Teto suspenso Armstrong: prós e contras
Os tectos falsos Armstrong são um acabamento versátil adequado para escritórios e lojas, bem como espaços habitacionais. Esse teto é bonito, é montado rapidamente e é relativamente barato. Gostaria de dizer desde já que os fabricantes costumam dizer que Armstrong é uma palavra nova em design, mas não é assim.
Os tetos tipo cassete (telha-celular) eram amplamente usados na União Soviética, porém, não em residências, mas em instalações industriais. Sob tais limites, era possível ocultar com sucesso qualquer comunicação - fiação, ventilação.
Vamos dar uma olhada mais de perto nas características dos tetos Armstrong.
Peculiaridades
Os tetos suspensos da Armstrong podem ser divididos em cinco classes principais. Para entender com quais materiais você lidará, peça ao vendedor um certificado do fabricante. Deve indicar todas as características técnicas das placas de forro.
Esses revestimentos são divididos nos seguintes tipos:
- Classe econômica... Como placas, utilizam-se placas mineral-orgânicas, que não apresentam vantagens como resistência à umidade ou isolamento térmico. É verdade, eles custam um pouco. A maioria dos modelos da classe econômica tem uma ampla gama de cores e tem uma aparência elegante e bonita. O principal é não usá-los em ambientes úmidos.
- Tetos de primeira classe... Excelentes características técnicas - resistência à umidade, durabilidade, resistência, combinadas com uma variedade de cores e relevos. Essas placas são feitas de metal, plástico, acrílico e outros materiais duráveis. Os fabricantes dão garantia para tais produtos por pelo menos 10 anos.
- Acústico... Esses tetos com uma espessura de laje de até 22 mm são necessários quando é necessário garantir a redução do ruído. São tetos confiáveis e robustos com longa vida útil.
- Higiênico... Eles são feitos de materiais especiais resistentes à umidade com propriedades antibacterianas.
- Categoria especial - tetos de designer... Eles podem ser muito diferentes e de materiais com uma grande variedade de texturas.
As lajes de teto Armstrong também diferem na forma como são instaladas: a forma clássica, quando a laje é inserida por dentro na estrutura, e a opção moderna, quando as lajes são instaladas por fora (elas se encaixam na estrutura com leve pressão )
Vantagens e desvantagens
O teto Armstrong tem muitos benefícios:
- uma enorme variedade de painéis para tectos falsos permite-lhe escolher a cor, textura, espessura e tamanho adequados para qualquer divisão;
- este acabamento é perfeito para uma sala grande;
- o tecto irá adaptar-se perfeitamente ao isolamento da divisão, uma vez que o isolamento da luz pode ser colocado no espaço entre o tecto principal e o forro suspenso;
- a resistência à umidade do teto depende da qualidade das telhas. A maioria dos tetos da classe Prima não tem medo de umidade;
- se o seu teto não for perfeito e houver rachaduras, costuras, diferenças de altura e outros defeitos nele, o acabamento Armstrong será uma excelente solução para o problema;
- fiação, ventilação e outras comunicações são mais fáceis de esconder na estrutura do teto Armstrong;
- a instalação de um tecto falso pode ser feita por si;
- se algum dos ladrilhos estiver danificado, você mesmo pode substituir o elemento;
- os materiais de acabamento utilizados na construção do forro Armstrong, em sua esmagadora maioria, são fáceis de limpar e até lavar;
- os painéis de azulejos são ecologicamente corretos e seguros para os humanos.Nem os painéis de plástico nem de minerais emitem substâncias nocivas, não cheiram ou se deterioram com a exposição ao calor ou luz solar;
- o projeto não exerce pressão desnecessária nos pisos;
- O teto Armstrong tem boas características de isolamento acústico.
Claro, esse acabamento também tem algumas desvantagens:
- em termos de estilo, nem sempre é adequado para o acabamento de um apartamento ou de uma casa privada, visto que se parece com um "escritório";
- o uso de materiais baratos significa que os painéis não durarão muito. Eles são facilmente arranhados ou danificados por qualquer impacto acidental;
- a construção do teto inevitavelmente "comerá" parte da altura da sala.
Dispositivo
O dispositivo de teto é um sistema de suspensão composto por uma moldura, um sistema de suspensão e telhas. A estrutura é feita de ligas leves, o peso total dependerá da área da sala (quanto maior a área, mais pesada a estrutura), mas em geral a carga no piso é muito pequena.
A estrutura pode ser montada em quase qualquer teto.
A altura da sala desempenha um papel importante.
lembre-se disso O teto Armstrong vai "comer" pelo menos 15 centímetros de altura. Os projetistas recomendam o uso de tetos falsos em salas com altura de pelo menos 2,5 m... Se forem necessários em uma sala pequena e baixa (eles escondem a fiação ou a ventilação), certifique-se de considerar o uso de painéis espelhados. Painéis de espelho aumentarão visualmente a altura da sala.
As características técnicas dos elementos do quadro de suspensão são as seguintes:
- perfis de rolamentos do tipo T15 e T24, comprimento de acordo com GOST 3,6 metros;
- perfis transversais do tipo T15 e T24, comprimento de acordo com GOST 0,6 e 1,2 metros;
- perfil de parede de canto 19 \ 24.
O sistema de suspensão consiste em:
- Raios com mola (cordas) para suportar os perfis com os quais a altura do quadro pode ser ajustada. As agulhas de tricô padrão (fios) são de dois tipos - agulhas de tricô com um ilhó na ponta e agulhas de tricô com um gancho na ponta.
- Butterfly Springs com 4 furos.
Depois de instalar o quadro e o sistema de suspensão, você pode consertar a parte mais importante - as placas (guarnição). As lajes podem ser de tamanhos diferentes, mas na maioria das vezes existem quadrados padrão de 1 m².
Fixação
O teto é composto por um conjunto de elementos (perfis e painéis) que podem ser facilmente conectados entre si. Portanto, para tal teto, o tamanho não importa, as dificuldades podem surgir apenas com formas não lineares dos quartos. A fixação correta de perfis de alumínio ou galvanizados em paredes e tetos é a chave para a durabilidade de toda a estrutura. Não há nada complicado aqui, mas vale a pena insistir em alguns detalhes com mais detalhes.
O kit de ferramentas de que você pode precisar é pequeno: alicate, broca, tesouras de metal, cavilhas e um martelo... O comprimento do perfil geralmente não ultrapassa 4 metros. Já agora, se necessitar de perfis mais curtos (ou mais longos), quase sempre pode encomendá-los a um vendedor ou fabricante, neste caso não tem de se preocupar com o corte ou montagem.
É importante compreender que os diferentes materiais do teto base nos ditam a escolha de diferentes fixadores.
Assim, superfícies de pedra ou blocos de silicato requerem o uso de buchas de pelo menos 50 mm. Para pisos de concreto ou tijolo, buchas de 40 mm com diâmetro de 6 mm são adequadas. É mais fácil com pisos de madeira - uma moldura suspensa para esse tipo de teto também pode ser fixada com parafusos auto-roscantes.
Prender as placas não é difícil, mesmo para um mestre novato. Antes da instalação, é recomendado verificar todos os ângulos entre as guias (devem ser exatamente 90 graus)... Em seguida, os painéis são instalados, conduzindo-os para o furo "com uma borda". Em seguida, damos aos painéis uma posição horizontal e os abaixamos cuidadosamente no perfil.
Observe que se as bordas das lajes eram visíveis, isso indica erros ao instalar a estrutura... Infelizmente, muitas vezes acontece que as lajes precisam ser cortadas.
A instalação de tais placas deve ser feita na fase final da obra, quando todas as demais já estão em cassetes. Certifique-se de que a borda da parede é uniforme, e, se necessário, use um pedestal de teto. Ele dará integridade e precisão a toda a estrutura.
Instalação e montagem da estrutura
Na maioria das vezes, a instalação é realizada por empresas que comercializam tetos falsos, pois incluem esse serviço no custo de toda a estrutura. No entanto, muitos artesãos caseiros realizam a instalação do teto Armstrong com suas próprias mãos.
Oferecemos instruções passo a passo para a instalação de um teto falso, o que o ajudará a dominar facilmente a tecnologia de preparação e montar a estrutura rapidamente:
- Antes de iniciar a instalação do forro, é necessário concluir todos os trabalhos de instalação das comunicações.
- Comece a instalação marcando o ponto de partida. Para isso, do canto inferior para baixo, marque a distância correspondente à altura da estrutura de suspensão. O recuo mínimo é de 15 cm, tudo depende do tamanho e da quantidade de comunicações que ficarão escondidas dentro da estrutura suspensa.
- Agora você precisa instalar um perfil em forma de L com uma seção de 24X19 ao longo do perímetro das paredes. Para fazer isso, fazemos marcações com uma corda de corte. Não é difícil fazer você mesmo - você precisa untar o cabo com um elemento especial de coloração (você pode usar grafite comum), prendê-lo nas marcas nos cantos e “bater”. Agora podemos ver o nível de nosso novo teto.
- O perfil inicial (canto) é fixado à parede com buchas, que devem ser selecionadas em função do material em que serão instaladas - concreto, tijolo, madeira ou pedra. A distância entre as buchas é geralmente de 500 mm. Nos cantos, cortamos o perfil com uma serra para metal.
- A próxima etapa é definir o centro da sala. A maneira mais fácil é puxar as cordas de cantos opostos. O cruzamento será o centro da sala.
- Separamos 1,2 metros do centro em cada direção - perfis de rolamento serão instalados nesses locais.
- A fixação dos perfis de mancal T24 ou T15 ao teto é realizada por meio de suspensões. O comprimento dos perfis de rolamento é padrão - 3,6 metros, mas se esse comprimento não for suficiente, os perfis podem ser conectados usando travas especiais.
- Após a fixação dos perfis dos mancais, inicia-se a instalação dos transversais. Para isso, existem ranhuras especiais nos perfis dos mancais, onde é necessário inserir os transversais. A propósito, eles podem ser curtos (0,6 m) ou longos (1,2 m).
A estrutura do quadro em forma de células com células está pronta, você pode instalar ladrilhos. A tecnologia de instalação de ladrilhos é geralmente simples e está descrita acima, as características só estão disponíveis para o esquema de instalação de ladrilhos tipo fechado. Para tais tetos, perfis especiais são usados (com um orifício na prateleira de perfil inferior).
As bordas dos painéis são inseridas nele até um clique característico. As placas podem ser movidas ao longo dos perfis.
Se você precisa instalar lâmpadas no teto suspenso, então você deve determinar a necessidade de instalar lâmpadas desse tipo específico (rotativas ou fixas), sua potência e o estilo geral da sala. Se você decidir usar lâmpadas giratórias, é recomendável “montar” toda a fiação e os acessórios de iluminação antes de instalar as placas. Contudo, hoje existe uma grande seleção de dispositivos de iluminação embutidos - eles substituem uma série de painéis... A instalação de luminárias embutidas pré-fabricadas é simples e geralmente semelhante à instalação de um acabamento em azulejo.
Cálculo de materiais
Você deve começar calculando o comprimento do ângulo da parede. Somamos todos os comprimentos das paredes onde o canto será fixado. Não se esqueça de adicionar beirais e nichos. O valor deve ser dividido pelo comprimento de um canto. Por exemplo, se o perímetro da sala for 25 m e o comprimento de um perfil for 3 metros, então o número de cantos de que precisamos será igual a 8,33333 ... O número é arredondado. Resumindo - precisamos de 9 cantos.
O desenho das guias (principais e transversais) ajuda muito nos cálculos - dá para ver a disposição direta dos elementos.
É bom se o quadro do chicote contiver um número inteiro de células, mas isso raramente acontece. Às vezes, os designers usam um "truque" com componentes de tamanhos diferentes, colocando, por exemplo, grandes painéis idênticos no centro da sala e pequenos painéis ao longo do perímetro das paredes... Mas se você mesmo está pendurando a estrutura, então você só precisa colocar os elementos aparados em uma ou ambas as extremidades da sala.
Para decidir onde suas células "incompletas" serão localizadas, você precisa dividir a área do teto em quadrados bem no diagrama. Células padrão - 60 sq. cm... Conte o número de quadrados que você obtém, incluindo "células incompletas". Subtraia o número de painéis para os quais os acessórios serão instalados.
Agora você pode calcular o número de guias que estarão localizados na sala, começando pela parede. Se você vir que o comprimento da sala não é divisível por um número par de guias e você tem um pequeno pedaço, então é necessário tentar colocar "células incompletas" do lado onde não serão visíveis.
Se trabalhar com um desenho for difícil, uma fórmula simples ajudará. É necessário calcular a área do teto (multiplicar o comprimento pela largura).
Para cada elemento do teto, precisaremos de um coeficiente individual.
O coeficiente do bloco é 2,78. Para o perfil principal - 0,23, e para o perfil transversal - 1,4. Coeficiente de suspensão - 0,7. Portanto, se a área da sala é de 30 metros, são necessários 84 ladrilhos, embora a espessura não importe.
De acordo com o tamanho de todo o teto, o número de lâmpadas também é calculado. Padrão - um por 5 metros quadrados.
Opções de acomodação
O design do teto da Armstrong é versátil e adequado para colocação em edifícios públicos e residências e apartamentos privados.
Escritórios e shoppings com grandes espaços, hospitais e escolas - os tetos Armstrong irão atendê-lo fielmente nesses espaços por muitos anos. A colocação das placas é normalmente padrão - são todas iguais e alternam apenas com elementos de iluminação. Às vezes, você pode encontrar um tabuleiro de xadrez ou uma combinação linear de superfícies mate e espelhadas.
Colocar ladrilhos de acabamento em aposentos permite que você experimente texturas, cores e tamanhos. Em interiores modernos de cozinhas e banheiros o acabamento com placas de cores contrastantes é popular, por exemplo, preto e branco, azul e laranja, amarelo e marrom. As combinações de cinza e branco também não saem de moda. A colocação dos ladrilhos no design de Armstrong pode ser qualquer coisa - "tabuleiro de xadrez", manchas de cores caóticas, placas mais claras ao redor das lâmpadas, ladrilhos mais claros no centro e mais escuros nas bordas - a complexidade do padrão geral dos ladrilhos é limitada, talvez, apenas por o tamanho da sala.
Para quartos e corredores, uma combinação de espelho e azulejos comuns é adequada. Ladrilhos acrílicos iluminados por dentro ficarão espetaculares.
Dicas úteis
- ao instalar as placas em cassetes, realize todos os trabalhos com luvas de pano limpas, pois as manchas das mãos podem permanecer nas placas;
- uma laje torta ou desnivelada deve ser levantada e colocada novamente, mas é impossível pressionar as lajes contra os elementos de suspensão - o material de acabamento pode quebrar;
- luminárias pesadas são mais bem instaladas em seus próprios sistemas de suspensão;
- assim que a luminária for instalada, você deve conectar imediatamente a fiação a ela;
- lâmpadas embutidas requerem um aumento no número de suspensões convencionais;
- se os fechos prontos forem muito grandes, eles podem ser substituídos por outros feitos em casa;
- é preferível instalar um teto lavável nas cozinhas;
- o tecto Armstrong combina-se perfeitamente com o isolamento da casa, pelo que qualquer isolamento de luz é colocado entre o tecto baixo e o tecto suspenso.
Você pode ver o processo de instalação do teto suspenso Armstrong neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.