Tetos falsos iluminados: soluções de interiores elegantes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de lâmpadas
  3. Montagem
  4. Alojamento no interior
  5. Soluções espetaculares

A rejeição das divisórias da sala levou a um aumento e complicação do espaço interno, tornou-se necessário destacar uma parte específica da sala com luz. Essa tarefa é resolvida pela organização da iluminação de teto. A iluminação está se tornando um método de modelagem de espaço. Neste artigo, você descobrirá quais lâmpadas são necessárias para iluminar o teto, como devem ser montadas e qual método de iluminação escolher.

Peculiaridades

A luz da sala deve iluminar toda a sala uniformemente. Pode ser impossível iluminar áreas de canto ou distantes com um lustre. Os tetos de dois níveis e as configurações complexas do espaço em transformação impossibilitam a instalação do lustre no centro do teto. Neste caso, é usada iluminação de teto em todo o perímetro ou elementos de iluminação adicionais são montados em estruturas de teto suspenso em áreas escuras. Isso aumenta o grau de iluminação.

As opções de design de teto moderno excluem o lustre completamente., as lâmpadas são colocadas ao longo do perímetro do forro em nichos construtivos especiais ou distribuídas uniformemente por toda a superfície do forro.

A iluminação de um teto de dois níveis é usada com sucesso para o zoneamento de salas. Os layouts, onde a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e o quarto se conjugam num só espaço, estão equipados com tectos vários níveis com iluminação de acordo com a funcionalidade da zona. O lustre é montado na sala de estar e em outras - várias lâmpadas de spot ou fitas.

A luz de fundo é usada para criar um efeito decorativo. A função decorativa da iluminação de teto é combinada com uma funcional ou torna-se a principal tarefa de criar um interior elegante. Neste caso, os elementos de luz enfatizam as características de design da sala ou resolvem o problema de cor e informação. Eles usam cores diferentes para criar um certo clima no interior, ou pode ser uma distribuição temática de iluminação, por exemplo, um céu estrelado ou um jardim de borboletas.

A colocação de fontes de luz está envolvida na modelagem do espaço. Colocar uma faixa de luz ao longo de uma parede curta irá alongá-la, enquanto posicionar a luz lateralmente diminuirá e aumentará a distância entre as paredes opostas. Em uma sala baixa, a iluminação é feita ao longo do contorno interno da estrutura suspensa. A iluminação do contorno externo da caixa suspensa amplia visualmente o espaço.

Tipos de lâmpadas

Essas tarefas multifacetadas são resolvidas com a ajuda de certos tipos de luminárias.

Lâmpadas incandescentes requerem grandes estruturas suspensas, altura suficiente da sala - mais de 3 metros e uma grande área da sala. Lâmpadas suspensas são montadas nas partes verticais dos níveis, distribuindo-as uniformemente pelo perímetro ou agrupando-as para zoneamento. Este tipo de retroiluminação tem bom desempenho e brilho, as lâmpadas queimadas são fáceis de substituir e não são necessários transformadores especiais. Os pequenos espaços urbanos não são adequados para este tipo de iluminação. É mais frequentemente utilizado em áreas suburbanas em gazebos, terraços, porões, em casas de banhos, em interiores feitos em estilo vintage ou em estilo loft.

Luz de tira LED - o elemento de luz mais popular hoje.Eles decoram o teto, independente da altura e área do cômodo, podendo brilhar em qualquer cor dependendo da vontade do dono, possui vários graus de luminosidade - desde a penumbra até a forte luz do dia. O material macio da fita não aquece, pode formar qualquer imagem. Um material muito leve pode ser preso a absolutamente qualquer estrutura suspensa. A cor e o brilho do brilho são definidos no painel de controle. A faixa LED é uma luminária muito económica com uma longa vida útil, onde é fácil substituir uma peça avariada.

Mas a instalação requer habilidades elétricas. É necessário primeiro desenhar um diagrama da localização da fita, calcular o comprimento. A tira de LED é vendida ao metro. Faça a distinção entre LEDs pela potência e pelo número de lâmpadas em um medidor em funcionamento. 30-50 lâmpadas por metro serão suficientes para um banheiro, cozinha ou quarto, é melhor instalar uma fita com maior densidade de lâmpadas na sala. Para alimentação, escolha SMD35 ou SMD50. A faixa de LED pode ser resistente à umidade - é a melhor escolha para salas sanitárias e cozinhas. Esses tipos de lâmpadas se tornaram os favoritos do estilo de alta tecnologia.

Luzes LED individuais muito pequeno, econômico, leve, não requer plafond. Uma vez que um grande número de lâmpadas são necessárias para iluminar o interior, um sistema de fiação bastante complexo é necessário para sua instalação, mas o efeito decorativo é óbvio.

Luzes de neon há algumas décadas tem sido muito procurada como iluminação decorativa em cinemas, bares e restaurantes. Lâmpadas de néon econômicas com vida útil suficiente requerem equipamento especial e especialistas para moldar o tubo de vidro na forma desejada e enviá-lo para a rede elétrica. Mais tarde, a luz neon foi esquecida. O minimalismo e os estilos de alta tecnologia deram uma segunda vida ao néon. As cores bonitas e a luz ambiente fraca conferem características românticas ou futuristas ao interior do quarto.

Montagem

Numa primeira fase, é efectuada a instalação das estruturas de nicho do tecto para alojar as lâmpadas. A altura da estrutura deve ser suficiente para a altura da base da lâmpada. A fiação elétrica é colocada dentro, fica completamente escondida atrás da superfície do teto.

Furos são feitos no teto para holofotes. Os LEDs de tira são colocados em um perfil especial fixado na superfície da parede de gesso. Para criar um brilho difuso, o perfil com a fita é coberto com vidro fosco. As lamelas de néon não requerem um perfil e tela de vidro, apenas precisam ser fixadas com fechos em vários lugares.

A faixa de LED não é fixada no tecto falso, mas sim colocada entre o tecido e o tecto de betão ou nos níveis laterais da placa de gesso cartonado.

Alojamento no interior

O design de interiores usa uma combinação de diferentes tetos e métodos de iluminação. Na cozinha, duas zonas são distinguidas pela iluminação: acima da superfície de trabalho do móvel e acima da mesa de jantar. Estruturas pendentes são feitas sobre essas duas zonas e iluminadas com os mesmos holofotes. Outra solução elegante - uma caixa de gesso cartonado suspensa acima da área de trabalho é equipada com holofotes e um teto falso com iluminação de faixa de LED é montado acima da área de jantar.

A sala de estar combina várias funções: aqui a família toda se reúne depois do trabalho, recebe imediatamente os convidados, vê televisão. Vários tipos de iluminação são apropriados aqui. Na sala de estar, junto com a luz forte dos lustres do teto, o anexo será colocado em um nicho noturno de iluminação neon para festas dançantes ou exibições de filmes.

O minimalismo em interiores prefere um design monocromático e uma ausência quase completa de móveis. A cor e a disposição da luz servem para preencher o espaço. No quarto, a área da cabeceira ganha destaque com iluminação e relevo no teto.A cor é escolhida em tons calmos e pacificadores: azul ou roxo.

Uma técnica bem conhecida é a colocação no centro do quarto de um vitral com motivos florais em estilo Art Nouveau ou de tecto falso com iluminação. Nichos iluminados em vários níveis com diferentes tipos de iluminação quebram o espaço de uma pequena sala e lhe conferem profundidade e versatilidade. Dependendo da hora do dia, resta uma janela de vitral brilhante ou uma fileira de holofotes acima da cabeceira da cama para leitura, ou um nicho profundo com uma faixa de LED acima da parede oposta.

Um design espetacular para um quarto infantil é o "céu estrelado" de LEDs pontuais. Você pode ajustar a iluminação de diferentes zonas do quarto das crianças, combinando diferentes tipos de lâmpadas e níveis ondulados do teto de gesso cartonado. Esses tetos retroiluminados sofisticados criam composições volumétricas do céu com nuvens. As crianças olham para eles com prazer e os pais podem escolher um grau conveniente de brilho da luz a qualquer hora do dia.

Para crianças em idade escolar, a alocação ativa das áreas de trabalho e dormitório é apropriada. A área de trabalho é enfatizada pelo relevo profundo do teto de gesso cartonado, o quarto é decorado com um teto clássico tranquilo. A solução de iluminação também deve corresponder à função de cada seção da sala. A estrutura geométrica do teto em camadas com um desenho energético amarelo é adornada com iluminação LED da mesma cor do padrão geométrico do teto suspenso.

O zoneamento no quarto de um adolescente é necessário para um estudo bem-sucedido e um bom descanso. A preparação das aulas e das aulas deve ser realizada com boa iluminação e com um esquema de cores calmas. A zona de sono e passatempo ativo deve ser destacada com elementos estruturais e luminosos.

No banheiro, a área acima do espelho e da pia é tradicionalmente iluminada. Em grandes banheiros, a iluminação de diferentes cores no teto, trazida a diferentes interruptores, dará uma separação íntima da área de chuveiro, banheiro e lavatório. O painel iluminado acima do banheiro tornará os tratamentos relaxantes mais agradáveis.

Soluções espetaculares

Projeto de banheiro de néon.

Zoneamento de um único espaço usando estruturas suspensas iluminadas.

Design futurista com iluminação combinada.

Duplicação de iluminação de teto, parede e piso no interior.

Você pode assistir a uma aula magistral sobre a instalação de um teto suspenso de dois níveis com iluminação oculta neste vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário