Teto suspenso em design de interiores
Ao desenvolver um projeto de design para um futuro apartamento ou considerar reparos em um cômodo, prestamos pouca atenção ao acabamento do teto. O método mais simples e comum ainda é a coloração com branco. Mas as juntas das lajes, irregularidades da base, saliências e manchas são muito difíceis de remover. E a cal de costume não consegue esconder essas falhas. Em vez do gesso usual, os designers modernos sugerem o uso de tetos falsos.
Eles são uma estrutura instalada na partição principal. E os compradores são atraídos pela praticidade e aparência atraente dos tetos falsos. Mas tais estruturas têm um preço elevado, por isso antes de comprar é importante compreender as vantagens e desvantagens, bem como as principais características dos vários tipos de tectos falsos.
Peculiaridades
O mercado de materiais de construção modernos oferece uma ampla gama de tetos falsos. Eles são muito populares entre os designers de interiores. Uma variedade de métodos e materiais de decoração, além de praticidade e excelente design, tornam o interior mais completo e completo. Alguns tetos podem fazer um quarto parecer maior e mais claro. Outros são uma verdadeira decoração do interior e ajudam a criar uma composição única e interessante e ao mesmo tempo escondem irregularidades ou falhas no antigo tecto de betão, escondem os fios e outras comunicações, assim como isolam a divisão e melhoram o isolamento acústico.
A principal função de um teto falso é a estética. Os tetos suspensos são simples e de vários níveis, planos e curvos. A estrutura do tecto falso é constituída por uma moldura e um revestimento. Os tetos multiníveis com diferentes padrões são criados pela combinação de diferentes cores, texturas, formas e tipos de materiais. Eles permitem que você crie um interior único e fora do padrão.
Estruturas de vários tipos podem atuar como revestimento, o que permite criar superfícies de qualquer complexidade:
- Frameless - como o nome indica, para estes tipos de tectos, não é necessária a preparação da estrutura suspensa. Esta categoria inclui tetos de ladrilhos adesivos.
- Planar modular - são sistemas modulares prontos que são montados como um projetista e formam um plano quadrado ou retangular. Esses sistemas práticos são montados e desmontados rapidamente, fornecendo acesso a comunicações ocultas. Além disso, se danificada, cada peça individual pode ser substituída por uma nova. Esta categoria inclui tetos de azulejo, celular, cassete e treliça.
- Curvilíneo - usado para criar um teto multinível com inserções isoladas, várias formas e figuras. Freqüentemente, os projetistas combinam sistemas retos e curvos. Mas esses tetos suspensos são caros. Ao escolher um esquema, projeto e sistema, é necessário levar em consideração as características da sala, já que todo trabalho é calculado individualmente.
- Decorativo É uma estrutura suspensa de um sistema aberto.
- Retroiluminado - muitas vezes os designers propõem combinar várias fontes de iluminação, por exemplo, holofotes e faixas de LED em todo o perímetro da sala e um lustre na parte central.Assim, pode tornar a divisão acolhedora e dividi-la em várias áreas funcionais.
O teto falso é altamente variável e tem um acabamento impecável. O teto pode ser perfeitamente liso ou gofrado, colorido ou branco, multinível ou uniforme - toda essa variedade permite que você crie um interior único.
Vantagens e desvantagens
A popularidade dos tetos falsos se deve aos benefícios técnicos, operacionais e estéticos. Mas, como qualquer outro material de acabamento, os tetos falsos têm seus prós e contras. Comentários positivos de clientes indicam que eles têm muito mais vantagens.
Prós:
- Amplo campo de aplicação - tectos falsos podem ser utilizados não só em salas, mas também em quartos com condições especiais. Mas, nesses casos, é necessário escolher materiais resistentes à umidade e resistentes ao fogo.
- A possibilidade de escolher um teto para qualquer estilo e direção. O teto não precisa ser simples e claro. No design moderno, pode se tornar um elemento decorativo original.
- Não há necessidade de nivelar, reparar e preparar a superfície de base.
- Disfarça irregularidades e esconde falhas no teto, assim como vigas e dutos de ventilação.
- Expande visualmente o espaço.
- Transforma o interior.
- Torna possível zonear um espaço ou alterar visualmente as proporções de uma sala.
- Estruturas em metal, gesso cartonado e vidro aumentam a segurança contra incêndios das instalações.
- Possui características adicionais de isolamento acústico.
- É uma excelente estrutura para a instalação de um sistema de iluminação complexo.
- Permite ocultar fios elétricos e várias comunicações.
- Isolamento térmico e acústico pode ser instalado no espaço entre o teto e a tela.
- O teto suspenso acabado não precisa de reparos por muitos anos.
Apesar do grande número de vantagens, os sistemas de teto têm desvantagens:
- Um processo de instalação trabalhoso e complexo que deve ser confiado por especialistas.
- A altura real do teto cai de 5 a 10 cm.
- Suscetibilidade a danos mecânicos - alguns tipos de materiais não são particularmente duráveis, portanto, requerem um manuseio cuidadoso.
- Medo de inundações - se seus vizinhos de cima se esquecerem de fechar a torneira, seu apartamento não sofrerá tanto quanto a estrutura do teto.
- O custo de um teto falso é várias vezes maior do que o de gesso.
Visualizações
Os tectos duplex são uma forma moderna de tornar o interior único e original. Com a ajuda de materiais de construção e acabamento, você pode obter mais de dois níveis de altura. E, ao mesmo tempo, qualquer design, além da estética, possui características práticas adicionais. Mas essas estruturas de vários níveis só ficam bem em apartamentos espaçosos.
Existem vários tipos de tectos falsos:
- Esticam - talvez a opção de acabamento mais popular. Use um tecido ou filme de PVC com espessura mínima. A superfície não requer manutenção cuidadosa, bastando limpá-la periodicamente com um pano macio para se livrar do pó e da sujeira.
- Painel - são elementos metálicos para a base do teto. Os painéis têm até 30 cm de largura, este método de acabamento é ideal para um corredor. A instalação de um teto de painel é realizada rapidamente e com custos mínimos de mão de obra.
- Ladrilhado - o tipo de teto falso mais acessível. Permite ocultar rapidamente todas as comunicações sobre ladrilhos de textura leve - de fios elétricos a uma rede de computadores e sistemas de ventilação. Os sistemas de telha são frequentemente usados em instalações não residenciais: entradas, escritórios, armazéns, lojas, etc.
- Prateleira - uma forma durável e confiável de acabamento do teto. Freqüentemente usado em lugares lotados: estações de trem, aeroportos, estações de metrô, etc.Mas também as estruturas de rack encontraram aplicação em casa: em uma banheira, sauna, chuveiro. A fiação e todos os utilitários são escondidos de forma confiável atrás da superfície do teto. As ripas retangulares longas podem ser de cores diferentes e imitar um padrão natural: metal, madeira ou mármore. Assim, por exemplo, as ripas de madeira, à primeira vista, diferem pouco de uma superfície coberta com ripas.
- Placa de gesso - elementos decorativos, nichos e saliências decoram o teto e criam uma estrutura maravilhosa. Além disso, holofotes, faixas de LED ou outros elementos de iluminação podem ser montados em drywall. Um teto de dois níveis abre as maiores perspectivas para os designers em termos de iluminação.
- Cassete - são lajes de suspensão quadradas. Adequado para criar um estilo único e único. Uma espécie de módulos de cassete são fixados ao quadro em uma sequência específica. Cada detalhe pode ser diferente em cor, forma ou textura. Este método de acabamento do teto é confiável e prático, mas tem um custo elevado.
- Malha - são utilizados em grandes salas, por exemplo, em centros comerciais, restaurantes, salas de exposições, etc. Possuem um design interessante, uma vasta gama de cores e escondem redes de engenharia, mas ao mesmo tempo os deixam facilmente acessíveis.
- Celular - tem uma semelhança externa com um favo de mel. As células podem ter diferentes formas: círculo, oval, quadrado, hexágono, triângulo ou repetir qualquer outra forma. O design translúcido não torna o ambiente mais pesado e permite que você crie o interior de um autor.
Cada tipo de teto suspenso é específico para certos tipos de instalações. Uma grande variedade de materiais, designs, tamanhos e cores permite-lhe escolher a opção ideal para apartamento ou moradia.
Materiais (editar)
A opção mais simples e popular é um teto falso. Essa opção versátil fica linda em qualquer interior. Possui uma superfície perfeitamente lisa e uniforme e esconde perfeitamente as imperfeições dos pisos. O material é recortado ao longo do perímetro da sala e fixado por meio de um perfil especial instalado ao longo do contorno do teto. A tela pode ser colorida ou branca, lisa ou padronizada, bem como brilhante, acetinada ou fosca.
Cortinas claras não sobrecarregam o espaço e enchem a sala com ar e espaço. O teto suspenso pode até ser usado em layouts fora do padrão. Com uma pequena área, você pode fazer um design perfeito. O teto pode ser de tecido ou filme de PVC de pequena espessura. Para uma sala pequena, a melhor opção seria um acabamento brilhante. Ele reflete o espaço e cria o efeito visual de uma área ampliada. Além disso, o revestimento reflexivo distribui a luz uniformemente, o que, por sua vez, economiza nos custos de energia.
E o acabamento fosco cria a ilusão de um teto pintado perfeitamente uniforme. Parece discreto e elegante e harmoniza-se bem com qualquer interior. A superfície do teto é despretensiosa na manutenção, possui excelentes características de desempenho e pode ser instalada até na cozinha. No entanto, o tecto falso é fácil de danificar, por isso, para o quarto de uma criança, é melhor considerar outras opções.
Tetos espelhados parecem muito originais, ousados e também expandir perfeitamente o espaço da sala. Mas nem todos podem decidir instalá-los em seu apartamento. A superfície reflexiva nem sempre é perfeitamente clara, por isso antes de comprar é necessário esclarecer essa nuance. Esses revestimentos ficam ótimos não apenas em áreas residenciais, mas também em bares, restaurantes, boates e academias.
As tampas de vidro também parecem incrivelmente elegantes, lindo e incomum. Eles podem ter um acabamento fosco ou padrão. Esses sistemas são feitos de natural ou plexiglass.Eles não requerem manutenção especial e são fáceis de instalar. Mas, no entanto, os especialistas aconselham a escolher o vidro natural, ele tem as melhores características à prova de fogo, resistente à umidade e resistente ao choque. O plexiglass tem uma resistência inferior, podem formar-se microfissuras na sua superfície e o material também é altamente inflamável.
Se você deseja representar uma estrutura complexa no teto, a parede de gesso é ideal para isso. Possui uma grande variedade de formas: de linhas retas a curvas e elementos ondulados. O drywall dá espaço para soluções de design e permite que você incorpore qualquer ideia, até mesmo a mais ousada, com um design curvo de vários níveis e um sistema de iluminação interessante. Também ajuda a dividir visualmente o espaço em várias zonas. Portanto, esses tetos são especialmente populares entre os designers.
Esta é uma maneira relativamente barata e confiável de decorar um teto. Mas esse estilo não é adequado para todos os quartos. Por exemplo, em um pequeno apartamento ou em uma sala estreita, estruturas complexas irão comprimir a sala. Além disso, é preciso levar em consideração o estilo do interior. Os designs multinível parecem mais adequados em um interior minimalista. Se você deseja instalar um teto de vários níveis no banheiro, deve escolher placas de gesso resistentes à umidade.
A combinação de um teto falso e elementos de gesso cartonado é especialmente popular. Esta é uma ótima maneira de decorar o teto de uma sala grande. No meio, pode-se instalar um lindo lustre, e nas laterais, em estrutura de gesso cartonado, esconder holofotes. Além disso, essa iluminação pode ser ativada total ou parcialmente.
Um teto de azulejos permite que você crie um estilo simples e organizado. Com a ajuda de placas, não será possível criar estruturas complexas, mas você pode instalar o teto de forma rápida e fácil. Mas este é um material muito frágil que requer um manuseio cuidadoso. Ao mesmo tempo, você pode acessar facilmente as comunicações a qualquer momento. E toda a estrutura é relativamente barata, então um teto de azulejos é freqüentemente usado em escritórios, galerias, salões de beleza e outras áreas de tráfego intenso.
Os designers modernos apresentaram outra novidade - tetos de ripas. Externamente, eles se assemelham ao forro. Este método de decoração apareceu há relativamente pouco tempo, mas já está ganhando popularidade entre os amantes da Provença, estilos ecológicos ou clássicos.
Lâminas de alumínio ou PVC também são freqüentemente utilizadas. E cada material tem seus prós e contras. Então, por exemplo, o alumínio não tem medo de altas temperaturas e é resistente à alta umidade, mas tem um preço relativamente alto. E os painéis de plástico são leves e fáceis de instalar. A superfície da ripa pode ter várias cores e imitar padrões naturais. E embora esses tetos pareçam aconchegantes e apropriados apenas em algumas direções de estilo, os de alumínio são freqüentemente usados em locais públicos e os de plástico em ambientes com alta umidade, por exemplo, em um banheiro, chuveiro ou cozinha.
Tetos de azulejos Armstrong usado principalmente em instalações não residenciais, escritórios, corredores, shopping centers, etc. Esse teto suspenso ganhou popularidade devido ao baixo custo dos materiais e um método simples de instalação. As placas são instaladas em um perfil metálico, que permanece na parte frontal e serve como elemento de design. O tamanho padrão de um ladrilho quadrado é 60 x 60 cm e um retangular é de 120 x 60 cm. As placas são feitas de material mineral - lã de rocha triturada e reciclada.
Existem 6 tipos principais de lajes quadradas:
- econômica - utilizada em entradas, pequenas lojas e centros comerciais;
- resistente à umidade - uma excelente opção para instalações residenciais e não residenciais com alta umidade: piscinas, chuveiros, banheiros, saunas, etc .;
- universal - são resistentes à umidade, à prova de choque, confiáveis e têm boas características acústicas;
- acústica - mesmo em uma área extensa, reduzem o ruído e eliminam o efeito do eco, por isso este tipo de recuperador é muito utilizado em salas de aula, salas de crianças, bem como cinemas;
- higiênicas - como o nome indica, essas placas são feitas especificamente para salas que possuem requisitos especiais de higiene. As placas são tratadas com uma solução especial, que garante resistência ao desenvolvimento de bactérias e aos efeitos do cloro. Essas placas destinam-se a instituições médicas, jardins de infância, escolas, cantinas, etc .;
- design - além da funcionalidade, eles também combinam estética. Eles têm uma grande variedade de cores, uma grande variedade de texturas e texturas. Essas placas são usadas para acabamento de tetos em restaurantes, cafés, shopping centers, hotéis, etc.
A escolha deste ou daquele tipo depende das características da divisão em que serão instalados.
Outra forma econômica de terminar o teto são os painéis de plástico. Com a ajuda deles, você também pode ocultar facilmente todas as comunicações e irregularidades na base. Mas, ao mesmo tempo, o acesso às redes de engenharia será limitado - a estrutura é montada com segurança no sistema de estrutura. Cada parte possui uma ranhura de fixação semelhante a uma placa laminada, de forma que as juntas entre os painéis permanecem invisíveis, o que garante também a resistência e estanqueidade do acabamento. A largura dos painéis padrão varia de 25 a 50 cm, as peças são muito leves, portanto, uma pessoa pode fazer a instalação.
É melhor confiar a instalação de estruturas de teto complexas e de vários níveis a profissionais. Este é um processo longo e trabalhoso que um iniciante não consegue enfrentar. É muito importante mascarar as juntas e suavizar as irregularidades entre as lâminas do forro. Neste caso, a fiação elétrica deve ser escondida atrás da superfície externa.
Tamanhos e formas
As estruturas suspensas podem ter várias formas e tamanhos. E com a ajuda de um teto devidamente selecionado, você pode expandir visualmente o espaço. A altura padrão do teto em um prédio de apartamentos é de 2,7 metros. Esses tamanhos são considerados já familiares para nós. E em tal quadratura, você pode até usar estruturas suspensas volumosas e complexas.
Para a execução de planos de design mais bonitos e ousados, é melhor escolher uma área maior. Assim, por exemplo, em uma casa particular com pé-direito de 2,9-3 metros, você pode fazer com segurança uma estrutura de drywall de vários níveis. Ao contrário de outros materiais, a placa de gesso pode repetir qualquer forma, linhas suaves e retas, curvas e permite criar elementos cacheados. Cada detalhe é feito individualmente, levando em consideração os desejos e características do ambiente.
Cores e design
A superfície do teto não precisa ser de uma cor branca uniforme. O teto pode ter diferentes tons ou padrões, ser brilhante ou fosco. A cor e o design do teto são selecionados com base no estilo geral da sala. Na Provença e no Eco, você pode usar um teto de madeira feito de ripas ou painéis de PVC com um padrão de madeira natural. E em retro - combine diferentes materiais em textura e cor. Um acabamento elástico branco brilhante e madeira sólida vintage são perfeitos para isso.
Os tetos de treliça ganharam grande popularidade na disposição de tetos em grandes salas e também podem ser usados em interiores residenciais de alta tecnologia. As estruturas são feitas de perfis de alumínio, a própria estrutura da treliça é recoberta com qualquer material e o tamanho e a forma das células podem variar. As cores mais adequadas para o estilo de alta tecnologia são aço, preto, branco e cinza.
Todas as comunicações são visíveis por trás da estrutura translúcida, mas este fato não impede os designers de usar um teto suspenso para criar efeitos originais, jogo de sombras e cores e criar luz difusa.Uma vasta gama de cores e acabamentos permite a utilização de tectos de treliça em combinação com outros materiais. A opção mais versátil é combiná-lo com drywall. Nesse caso, é possível usar iluminação em cores diferentes atrás da grade, dentro ou fora de cada elemento individual.
No estilo Império, por exemplo, as formas arredondadas e fluidas ficam bem, combinadas com linhas claras e uniformes que complementam os móveis luxuosos. Para completar o interior, você pode usar rodapés volumétricos em forma de molduras de estuque e molduras.
O interior do ocioso interior barroco também será complementado por tetos falsos. Detalhes esculpidos, elementos decorativos com dourados são capazes de se transferir para a atmosfera dos palácios reais e dar uma sensação de riqueza e elegância.
No estilo clássico, a simetria é um pré-requisito., porte e falta de detalhes desnecessários - eles enfatizam o gosto e o senso de estilo dos proprietários. Telas extensas em tons pastel e drywall combinam perfeitamente aqui. Tons adequados: branco, leitoso, bege, champanhe, marfim e tons delicados de rosa e lilás. A iluminação deve ser suave e fraca, mas, ao mesmo tempo, nenhum canto da sala deve ficar na sombra, então os designers usam iluminação em vários níveis no teto, além de um lustre elegante no centro da composição.
Para o minimalismo, o uso de elementos volumétricos volumosos e atraentes é inaceitável. É melhor se concentrar na monotonia e em linhas geométricas claras. Nesse caso, formas e formas podem ser assimétricas. A iluminação deve ser colocada entre diferentes níveis de tetos e adicionar pequenas luzes embutidas.
O teto suspenso vai ajudar a expressar emoções e adicionar som ao estilo moderno. Formas confiantes e incomuns, linhas suaves e leveza de construção - todos esses requisitos devem ser observados de forma clara e livre. Estampas, decoração, figuras abstratas podem ser usadas não apenas na escolha de um design, mas também na escolha de um lustre.
Para salas diferentes
Para cada cômodo do apartamento e casa, é necessário escolher diferentes formas de acabamento do teto. O principal aspecto a se prestar atenção ao finalizar o forro do corredor é como será instalada a iluminação. A melhor opção são holofotes no teto em combinação com arandelas de parede perto do espelho. Além disso, o material selecionado deve ser despretensioso na manutenção e fácil de limpar da sujeira e do pó das ruas.
Propriedades de alguns revestimentos:
- Teto extenso. Um brilho de luz adicionará luz adicional a um corredor escuro e ocultará a comunicação de pequenas lâmpadas.
- Painel. Os elementos são anexados a cantos fixados ao longo das paredes. o comprimento dos painéis pode atingir vários metros.
- Prateleira também permite que você instale refletores de forma rápida e fácil e oculte os fios com segurança.
- Espelhado os painéis irão expandir o espaço de um corredor estreito e aumentar a iluminação de forma vantajosa.
As condições específicas da cozinha obrigam-no a escolher cuidadosamente um tecto falso. A alta umidade, as mudanças de temperatura, bem como as graxas, odores e poeira, que se acomodam não só nos móveis, mas também no teto, afetam negativamente o acabamento. Portanto, é necessário escolher um material que seja fácil de limpar e que não se deforme com a alta umidade e temperatura.
As melhores opções para a cozinha são os materiais modernos:
- Teto elástico - despretensioso de manter, fácil de limpar de poeira e sujeira com um pano úmido;
- Os painéis de PVC são uma forma prática e conveniente de fazer o acabamento do teto;
- Lâminas de alumínio - têm desenho simples, são instaladas próximas umas das outras e formam uma única estrutura;
- Painéis de madeira - têm um aspecto nobre e são facilmente mantidos em bom estado.
- Estruturas de cassete - tais tetos podem ser montados sozinhos.Guias com ganchos são instalados sob o teto e, além disso, como um construtor, os cassetes quadrados são inseridos em módulos separados. Os principais materiais são alumínio ou aço galvanizado. Os tetos são instalados de duas maneiras - fechados ou abertos. No primeiro caso, a estrutura da moldura fica escondida atrás das cassetes e, quando aberta, a estrutura da moldura atua como um elemento decorativo. Os designs de cassete podem ser de qualquer cor, fosco, metalizado, espelhado ou pulverizado.
O quarto foi projetado para relaxamento e descanso, portanto, você não deve usar cores brilhantes e saturadas neste cômodo.
Recomenda-se dar preferência a tons pastel e formas arredondadas suaves:
- tecido elástico - é melhor usar cetim, ele, ao contrário do brilho, dará uma sensação de calma e calor;
- a parede de gesso se tornará a decoração do quarto por muitos anos;
- os designs das cassetes ficam bonitos e elegantes em qualquer sala;
- tetos de vidro ou espelhados escondem algum tipo de mistério e mistério.
Para a sala de estar, o teto é selecionado com base no estilo geral do quarto e no orçamento:
- na sala, você pode usar o branco em contraste com tons ricos;
- a combinação de um teto falso brilhante em combinação com estruturas de gesso cartonado é apropriada.
Existem requisitos especiais para o teto do quarto das crianças. Primeiro, o material deve ser seguro. Em segundo lugar, ter um nível ideal de isolamento térmico e acústico, bem como ser durável e confiável, uma vez que os jogos ao ar livre para as crianças na sala podem levar à deformação do tecido tensor.
Os seguintes materiais de teto falso são perfeitos para o quarto de uma criança e adolescente:
- Esticada - a tela pode ser colorida, com desenhos ou fotografias. A mais popular é a imagem do céu estrelado, mas o espaço da sala não deve ser sobrecarregado com outros elementos e detalhes decorativos. Downlights podem imitar o brilho das estrelas e criar um ambiente incrível em uma sala.
- Desenhos encaracolados ajudarão seu filho a mergulhar no mundo da fantasia e da magia.
- O gesso reforçado é excelente para absorver o som.
O teto do banheiro deve atender a diferentes requisitos.
A principal condição na escolha de um material é a resistência à alta umidade e temperatura:
- O drywall resistente à umidade fornecerá um acabamento perfeito e uniforme e protegerá a fiação da umidade. Mas a etapa final deve ser necessariamente o tratamento do material com um primer de composição hidrorrepelente.
- Um teto de ripas é uma maneira simples e acessível de decorar um teto em uma sala com alta umidade. Ao mesmo tempo, o perfil de alumínio é fácil de instalar, oferece fácil acesso às utilidades e serve como meio de boa ventilação.
Para uma varanda ou loggia de verão, você também deve escolher um material que seja resistente a temperaturas extremas. Neste caso, o revestimento não deve ter medo da luz solar direta e da umidade.
As melhores opções são:
- Painéis de plástico são uma opção prática e econômica para áreas abertas. Além disso, qualquer sujeira pode ser facilmente removida com um pano úmido.
- As ripas de metal são fáceis de limpar, resistentes a temperaturas extremas e corrosão.
dicas e truques
Os designers acumularam várias maneiras de dar ao teto uma aparência nova e torná-lo visualmente mais alto.
Aqui estão 12 dicas básicas para instalar estruturas suspensas:
- Verifique a resistência e confiabilidade da laje de concreto para suportar a estrutura pesada do teto suspenso.
- Escolha materiais de qualidade de fabricantes confiáveis e confiáveis. O teto irá atendê-lo por pelo menos 10 anos, portanto, mesmo estruturas caras terão retorno com o tempo.
- Usando um nível de laser e um marcador, marque o futuro teto e determine onde as suspensões e perfis de rolamento serão localizados. Desenhe um layout exato dos elementos do quadro.A planta também deve indicar o número e localização das saliências, bem como as obstruções do forro suspenso.
- Fixe todos os cabos e fios necessários e, em seguida, proceda à instalação dos perfis e alinhe-os.
- Ao escolher tetos de ripas ou cassete, lembre-se do fabricante e da marca do produto. Isso permitirá que, no futuro, quando um dos elementos se deforme, substitua a peça sem problemas e restaure o conceito geral do teto.
- Faça também um plano de iluminação preciso. Instalar holofotes conectados a chaves diferentes permitirá que você divida o espaço em várias zonas e use diferentes fontes de luz. Selecione os sistemas de instalação e proteção de cabos e fios, tipo e número de luminárias.
- A cor do teto é escolhida levando em consideração a tonalidade predominante no interior.
- Nivele o teto.
- Alguns proprietários preferem usar tetos de ripas ou cassete também como um esconderijo adicional para esconder pequenas joias, joias ou dinheiro.
- Além disso, uma boa maneira de usar um nicho entre os tetos de concreto e falso é instalar pequenos alto-falantes para som estéreo.
- Use lã mineral para isolamento acústico.
- Os elementos de acabamento são rodapés - devem fechar os vãos entre as paredes e o teto.
Para instalar uma estrutura suspensa, você precisará de:
- material para o futuro teto falso e rodapé;
- escada;
- fita métrica e marcador para marcar o teto;
- tesouras e facas de construção;
- suspensões metálicas sobre as quais será fixada a estrutura do futuro teto;
- perfis principal e intermediário;
- cavilhas e parafusos;
- chave de fenda e martelo;
- dispositivos de iluminação: holofotes, faixas de LED ou um lustre;
- sistemas e acessórios para colocar e proteger a fiação elétrica;
- nível para controlar a uniformidade das estruturas suspensas.
Qual deve ser a altura?
Decorar o teto com uma estrutura suspensa requer pelo menos uma pequena moldura. Por que o espaço da sala se tornará visualmente menor. O desenho do teto falso é simples: por meio de um sistema de moldura feito de perfis metálicos ou vigas de madeira, a tela e vários elementos da futura cobertura são fixados à divisória principal. Painéis decorativos e todos os detalhes em uma grade de metal são fixados nas suspensões instaladas. A instalação correta dos guias e perfis de suporte garante uma instalação fácil. E com a menor opção de instalação, a distância entre o teto e o teto falso será de pelo menos 3 cm.
A altura da instalação do teto também é influenciada por alguns motivos distintos:
- As luminárias embutidas podem ter um corpo grande que precisará ser escondido atrás da estrutura do teto. Se desejar, você pode montar uma faixa de LED ou um lustre simples na estrutura do teto. Também é necessário levar em consideração as dimensões da caixa, que ficarão escondidas atrás do material isolante.
- Se a instalação de um lustre e um plafond não requer comunicações adicionais, então com os holofotes as coisas são diferentes. Todas as linhas de força devem ser protegidas adicionalmente com tubos corrugados - um adicional de 2-3 cm é alocado para isso.
- Móveis embutidos também afetam a altura da estrutura suspensa. Durante a reforma, a altura do piso também pode sofrer alterações, portanto, na hora de escolher uma estrutura e um forro falso, é necessário levar em consideração o tamanho e a localização dos móveis existentes.
- Isolamento adicional de calor e som - uma camada de lã mineral não combustível pode ser colocada entre o piso de concreto e o material isolante para reter o calor e proteger contra ruídos estranhos. E o isolamento não deve exercer pressão sobre a pele.
Luz de fundo
Estruturas suspensas envolvem o uso de um sistema de iluminação complexo. Uma vez que todas as comunicações serão ocultadas, diferentes acessórios podem ser usados para cada nível do teto.Em um estilo moderno, você pode experimentar brilho, cor, matizes e efeitos diferentes. A iluminação LED, escondida na construção de um teto multinível, é uma tendência nos últimos anos. Uma linha suave de luz enfatizará a forma complexa da estrutura. Essa iluminação romântica e suave cria uma atmosfera de conforto e harmonia.
Os focos embutidos podem ser instalados em uma estrutura de teto de gesso cartonado ou tecido elástico. Você também pode adicionar um dimmer às lâmpadas e controlar a potência e o brilho da luz.
O lustre geralmente fica localizado na parte central da sala, mas também pode ser instalado acima do elemento principal do interior. Preste atenção especial às dimensões do lustre do teto e tenha em mente que o design de um teto de vários níveis “ocupa” de 3 a 10 cm de espaço. Portanto, um lustre muito volumoso ou longo pode reduzir visualmente a área.
Fabricantes
Entre a grande variedade de fabricantes, é bastante difícil decidir sobre um sistema de forro. E o principal erro será focar apenas no custo.
Os produtos de fabricantes nacionais custam menos do que os importados, mas esse fato não indica de forma alguma a qualidade dos materiais. Entre os fabricantes russos, atenção especial deve ser dada às marcas Albes, Baikal e Bard... À primeira vista, não será notado como seus produtos diferem dos estrangeiros.
Se, no entanto, você prefere produtos importados, recomendamos que você considere marcas Luxalon, Geipei, Ceiling Group USA Corporation.
Cuidado com as falsificações e não hesite em pedir ao vendedor os certificados de qualidade dos produtos oferecidos. Além do fato de que materiais de baixa qualidade podem perder sua aparência original ou se deformar rapidamente, alguns sistemas podem conter substâncias prejudiciais à saúde humana.
Lindos exemplos no interior
O teto não precisa ter uma superfície perfeitamente lisa. O teto em relevo e figurado parece muito original e elegante. Neste caso, foram utilizadas ripas de alumínio de tonalidades semelhantes. Esse teto é resistente a altas temperaturas, não tem medo de umidade e oferece excelente circulação de ar. Além disso, o design é de fácil manutenção e durará várias décadas.
A cor de teto universal e mais popular é o branco. Menos comumente, bege ou creme é usado. Mas também um teto colorido ou escuro fica bem em algumas direções de estilo. Mas é importante poder combiná-lo com o estilo geral do interior.
Ao escolher tetos tensos, você precisa decidir qual opção você mais gosta - fosco ou brilhante. O acabamento brilhante, quase espelhado, expande perfeitamente o espaço. E o fosco esconde as costuras entre as telas tanto quanto possível. Mas em alguns casos, mascarar as costuras não é necessário. Isso pode se tornar uma espécie de destaque do interior. Assim, por exemplo, um teto de cetim branco com listras pretas parece lacônico e elegante em um interior de sala de estar moderno.
O teto pode servir como uma continuação do conceito geral da sala ou se tornar uma peça de arte única. Um padrão incomum, ornamento ou mesmo fotografias podem ser aplicados à superfície.
Se a área do apartamento não permitir o aproveitamento e ponderação de um pequeno espaço com estruturas volumosas de vários níveis, e o estilo do interior deve ser complementado com elementos cacheados e entalhados, preste atenção às telas extensíveis com desenhos. Esta é uma ótima maneira de jogar clássico com um toque moderno.
Estruturas suspensas podem ficar ótimas em muitos estilos de interiores. E o loft não é exceção. A iluminação LED oculta acima da estrutura suspensa acentua a aspereza e as irregularidades naturais do piso de concreto e cria o efeito de estar em um espaço de produção industrial.
Os fãs de soluções de design fora do padrão irão apreciar os tetos que são incomuns em forma e estilo. Uma opção é considerada elegante quando o design do sistema de suspensão é combinado com prateleiras, nichos, móveis ou outros elementos decorativos. Por exemplo, uma solução não padronizada é um teto que complementa o projeto de uma escada em uma casa de campo.
Você pode assistir a uma aula magistral sobre a instalação de um teto de fita cassete neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.