Iluminação de teto com faixa de LED: opções de localização e design

Iluminação de teto com faixa de LED: opções de localização e design
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens
  3. Critérios de escolha
  4. Montagem
  5. Projeto
  6. dicas e truques
  7. Lindos exemplos no interior

A iluminação de teto com faixa de LED é uma solução de design original que permite tornar a área do teto única. Para que esta técnica de decoração de teto seja elegante e apropriada, é necessário estudar as sutilezas de sua colocação e as técnicas de design mais benéficas.

Peculiaridades

A faixa de LED é uma luminária funcional com uma grande quantidade de luminárias de diodo. A estrutura é composta por uma base com superfície adesiva e película protetora. Algumas variedades são fixadas ao teto com suportes de plástico. Na base, existem componentes auxiliares, uma almofada de contato e LEDs. Para garantir uma iluminação uniforme, as fontes de luz são colocadas à mesma distância umas das outras.

Esse material é bastante flexível, a fita é vendida em bobinas, eliminando a formação de vincos, e possui linhas de corte. É uma iluminação auxiliar, embora a potência desta luminária muitas vezes permita a substituição da iluminação central. O consumo de energia de 1 m de fita é de 4,8 a 25 watts.

Nesse caso, o número de LEDs por 1 m pode ser de 30 a 240 peças. A sua singularidade reside na sua eficácia em termos de custos: um corte de 10 metros é menos eficiente em termos energéticos do que uma lâmpada incandescente convencional.

Os resistores eliminam a possibilidade de surtos de tensão, eles limitam o fluxo de corrente. A largura da fita pode chegar a 5 cm.O tamanho dos LEDs também é diferente, portanto, algumas variedades brilham mais que outras. Se for necessário aumentar a intensidade da iluminação do teto, às vezes uma fileira adicional de diodos é soldada à fita.

De acordo com o aperto, as tiras de LED são divididas em três tipos:

  • não ter estanqueidade (para instalações normais);
  • com grau médio de proteção contra umidade (para ambientes com alta umidade);
  • em silicone, resistente à água (para o banheiro).

No mercado moderno, esses produtos são apresentados na forma de fitas brancas clássicas, variedades RGB e retroiluminação monocromática.

Vantagens

A tira de luz LED é confortável e de qualidade.

É uma ferramenta de design de teto muito procurada por vários motivos:

  • é uma técnica impecável para atualizar a composição interior do interior de qualquer divisão;
  • define uma atmosfera única para qualquer sala;
  • tem um brilho direcional uniforme e suave, sem oscilações e ruídos;
  • atribui diretamente ao teto;
  • economiza significativamente o consumo de energia;
  • tem um design atraente;
  • durável - tem uma vida útil de cerca de 10 anos;
  • difere na possibilidade de escolher uma tonalidade de cor para a composição do interior;
  • devido à flexibilidade, permite assumir qualquer forma;
  • inofensivo, não emite substâncias tóxicas no ar durante a operação;
  • a prova de fogo;
  • não afeta os sinais de TV e comunicação (não causa interferência).

Essa fita pode ser uma decoração para qualquer cômodo da casa.

Você pode decorar o teto com ele:

  • sala de estar;
  • crianças;
  • corredor;
  • corredor;
  • banheiro;
  • janela de sacada;
  • cozinhas;
  • armário de trabalho;
  • biblioteca doméstica;
  • loggia envidraçada;
  • sacada;
  • despensas.

A retroiluminação por LED de fita é acessível. É fácil de instalar, a sua instalação pode ser feita manualmente, sem envolver especialistas externos.

Critérios de escolha

A iluminação com fita LED tem muitas variedades. Antes de comprar, determine o tipo de iluminação.

Se esta fita tiver a função de iluminação geral, todas as luminárias serão removidas do teto. Em seguida, várias fitas de maior poder são fixadas no teto, colocando-as em torno do perímetro, bem como atrás da película de teto tenso (método caro). Para acentuar os contornos, esta retroiluminação autoadesiva é fixada ao longo do perímetro dos nichos, criando luz difusa e o efeito visual de aumentar o espaço.

Se você precisar destacar uma saliência ondulada, pode repetir parcialmente sua forma, o que é especialmente importante para estruturas suspensas. Ao mesmo tempo, a flexibilidade da fita não limita a curvatura da linha.

Se a iluminação do teto é planejada para ser repetida, por exemplo, destacando a forma de um espelho ou de frente para um avental de cozinha, eles adquirem variedades que têm o mesmo brilho. Para escolher a faixa de LED corretamente e não se confundir na ampla gama do sortimento apresentado, você precisa decidir sobre o tipo de fixação, a tonalidade do brilho, a potência das fontes de luz e sua quantidade. A ideia do projeto também importa, da qual depende o efeito final da transmissão da luz.

Portanto, na hora de comprar, vale a pena prestar atenção até no substrato: é indesejável que seja visível. É adquirido para coincidir com a cor do fundo principal do forro. Não pode ser apenas branco. No mercado de produtos semelhantes, você encontra opções com base marrom, cinza e até transparente.

Matiz brilhante

As fitas não são simplesmente divididas em cores sólidas e fitas coloridas. No primeiro caso, são lâmpadas que queimam exclusivamente em uma tonalidade (por exemplo, branco, azul, amarelo, laranja, verde). Além disso, essas variedades podem emitir luz infravermelha e ultravioleta. A segunda é uma fita com lâmpadas embutidas que podem brilhar em cores diferentes, alternada ou simultaneamente. As diferentes capacidades das fitas afetam o preço: as opções com modo de comutação de luz são mais caras.

Potência e densidade

Se o principal requisito da retroiluminação é o brilho do fluxo luminoso, deve-se adquirir um produto com menor gap entre os diodos. Ao mesmo tempo, o consumo de eletricidade será maior do que o das variedades com lâmpadas raras. Se a iluminação no projeto do teto tiver apenas uma função decorativa, basta comprar um sistema de LED para decorar a zona do teto - um sistema com cerca de 30-60 LEDs por 1 m. Para a iluminação principal, uma fita com 120-240 lâmpadas por 1 m de comprimento é adequada.

Nesse caso, uma nuance é importante: quanto mais espaçosa a sala, maior deve ser a largura da fita. Uma versão estreita em um teto alto de uma grande área será perdida. Melhor decorar a área do teto com uma grande variedade de LEDs em 2 filas.

Examinando a placa

Na verdade, tudo é simples aqui: a abreviatura SMD, indicada na fita, significa "dispositivo de montagem em superfície". Existem 4 números ao lado das letras: este é o comprimento e a largura de um LED. Das opções apresentadas, a escolha mais relevante são os parâmetros 3020 (3 x 2 mm), 3528 (3,5 x 2,8 mm), 5050 (5 x 5 mm). Quanto maiores os diodos e a densidade de sua colocação, mais brilhantes eles brilham. Cada tipo de correia possui uma capacidade diferente. Por exemplo, SMD 3528 com 60 diodos por 1 m consome 4,8 W, se houver 120 fontes de luz, a potência é 9,6 W. Se houver 240 deles, o consumo é de 19,6 watts.

Imagens de vídeo

A metragem da fita depende do perímetro do plano do teto colado. Como os LEDs diferem na intensidade do brilho, eles não o compram ao acaso: se o espaço for pequeno, o excesso de luz atingirá os olhos. Simplificando, um volume total de 11 W substituirá uma lâmpada incandescente de 100 W.

Para selecionar o nível de luz, meça a metragem necessária da área iluminada usando uma fita métrica. Depois disso, o valor resultante é multiplicado pela potência de 1 m da fita.Este valor permitirá que você decida sobre a compra de uma fonte de alimentação ou controlador, caso pretenda comprar uma fita com lâmpadas multicoloridas para decorar o teto.

Via de regra, a metragem da fita para iluminar o teto é de 5 metros, embora hoje esse produto possa ser comprado em um comprimento menor.

Aula de proteção

Cada tipo de faixa de LED é projetado para decorar o teto de diferentes tipos de instalações.

Voltando ao tópico da notação, vale a pena considerar as marcas:

  • IP 20 é uma marca que indica a possibilidade de utilização de faixas de LED em ambientes secos (salas de estar, quartos de crianças, escritórios, corredores).
  • IP 65 é um indicador que indica que a placa pode suportar o contato com a umidade, pode ser usado em áreas "úmidas" (locais onde é possível vazar perto de vizinhos no topo).
  • IP 68 - categoria com isolamento.

Na hora de comprar, vale considerar que variedades com camada de silicone não são adequadas para decorar o teto, pois ocultam a intensidade do fluxo luminoso, forçam o aquecimento do substrato, o que provoca aquecimento da superfície do acabamento do teto.

Montagem

A instalação de iluminação LED "faça você mesmo" é fácil. Porém, antes da instalação, vale a pena considerar o fato de que as fitas dissipam parte da energia na forma de calor. Portanto, antes de fixar e conectar a luz de fundo, em algumas salas é necessário pensar no isolamento. Para diodos com maior potência, pode ser um substrato de alumínio. Se a luz de fundo estiver baixa, a lâmpada é necessária como iluminação decorativa, o isolamento não é necessário.

No rodapé

Este método é conveniente porque a luz de fundo pode ser montada no teto após a instalação do revestimento do teto. A tarefa principal é comprar um rodapé atraente, embora seja importante levar em consideração que não é fino. Isso pode fazer com que a luz de fundo perca sua expressividade. No início do trabalho, o pedestal é fixado ao teto com cola confiável (por exemplo, pregos líquidos), deixando um canal a cerca de 8-10 cm do teto. Para manter a cornija uniforme, você pode marcar usando um nível.

Depois que a cola endurecer e secar, prossiga para a instalação da fita. Para fazer isso, a superfície do rodapé é limpa, a camada adesiva é removida da parte de trás da luz de fundo e fixada no teto ou na parte de trás do rodapé na abertura à esquerda. Se a instalação da fita autoadesiva não parecer confiável, pode-se colar em vários lugares com cola de silicone ou fita dupla-face. Resta conectar a fonte de alimentação, e para variedades RGB multicoloridas, a caixa, levando em consideração a polaridade. Depois de verificar a tensão no sistema, você pode conectar a fita à fonte de alimentação de 220V.

Em uma cornija de gesso cartonado

Você pode ocultar a iluminação em uma caixa de gesso ao instalar o teto. No momento da construção do sistema, é feito um nicho aberto ou fechado para o assentamento da faixa de iluminação embutida. A estrutura da caixa é feita de acordo com as marcações, conectando os perfis de rolamento com elementos CD às paredes, formando um nicho. Neste caso, seja qual for o sistema (nível único, dois níveis ou multinível), é necessário montá-lo com um vão de 10 cm para garantir a passagem da luz dos LEDs.

Sobre a moldura são colocadas placas de gesso cartonado, deixando um nicho para a iluminação da fita. O perímetro da caixa é fechado com uma lateral (cornija), que posteriormente ocultará a fixação da fita. As costuras são mascaradas, preparadas e pintadas e, em seguida, a luz de fundo autoadesiva é montada diretamente na parede de gesso. A fixação é feita de forma que a luz dos LEDs seja direcionada de baixo para cima. Após observar a polaridade, o sistema deve ser conectado aos condutores de corrente.

Projeto

A decoração do teto com faixa de LED é variada. Depende da criatividade, do projeto do teto, das saliências, dos padrões e do tipo de fixação. A faixa de luz pode ser localizada ao longo do perímetro do teto, sendo um elemento para decoração de estruturas de vários níveis.Existem muitas opções para a sua localização, em cada caso cria um efeito individual.

A iluminação do teto com faixa de LED parece especialmente interessante, participando da acentuação das saliências das estruturas. Por exemplo, o destaque do segundo nível com uma combinação de uma fita e uma lâmpada central será lindo. Ao mesmo tempo, eles tentam escolher a luz de fundo de forma que sua tonalidade coincida com a temperatura da luz central.

A fita adesiva escondida no nicho da estrutura suspensa irá enfatizar a área desejada do teto, devido à qual a divisão pode ser zoneada. Por exemplo, desta forma, você pode destacar a área de jantar na sala de estar combinada com a sala de jantar. A mesma técnica pode acentuar favoravelmente a área de hóspedes, criando uma atmosfera especial devido à tonalidade da cor.

A iluminação das linhas curvas de uma determinada parte da composição do teto é linda. Pode ser um revestimento monocromático ou um design de teto tenso com impressão de fotos. O uso de uma faixa de diodo ao longo do perímetro do padrão dá à imagem um volume e um efeito especial. A iluminação de pequenas estampas muda sua percepção, é uma ferramenta para adicionar o clima certo ao interior. Essa iluminação torna o teto visualmente mais amplo e leve, mesmo que a estrutura seja composta por vários níveis.

A textura do teto também é importante. Por exemplo, a iluminação por faixa de LED é refletida em uma tela brilhante, adicionando luz visualmente ao espaço, o que é especialmente importante para quartos com janelas voltadas para o norte e espaços com pequenas aberturas de janela. A direção ascendente dos diodos cria uma luz suave, a fixação na lateral do nicho fornece um fluxo direcional e um efeito de "teto flutuante".

Instalar uma fita entre o material de revestimento e a base cria a ilusão de um brilho interno. Um truque complicado é criar uma iluminação de design por meio de uma fita dentro de um teto falso. Freqüentemente, para tais sistemas, fios adicionais são usados ​​com uma fonte de brilho nas extremidades das fibras.

dicas e truques

Para tornar a iluminação o mais correta possível, os locais dos cortes devem ser fixados por meio de um conector ou ferro de solda. Nesse caso, você não deve agir sobre o material por mais de 10 segundos. Nas versões monocromáticas, é necessário conectar os contatos "+" e "-".

Em placas do tipo RGB, os contatos são combinados com base na cor e marcações, onde:

  • R é vermelho;
  • G - verde;
  • B - azul;
  • 4 pinos = 12 ou 24 V.

O cabo do transformador é conectado aos pinos N e L. Se uma fita RGB for conectada, um controlador será adicionado ao sistema. Neste caso, é importante não confundir os valores "+" e "-", isso pode levar à quebra da fita. Ao fazer a conexão, leve em consideração o fato de que o transformador é projetado para um comprimento total máximo da retroiluminação de até 15 m. Se o perímetro da retroiluminação do diodo for maior, uma fonte de alimentação adicional deve ser adicionada ao sistema.

Para não sofrer uma percepção negativa da cor no futuro, a fita deve ser escolhida corretamente. Não compre um modelo de luz de fundo de uma única cor. Considere a influência do tom: o vermelho provoca ansiedade e agressão, o azul a princípio acalma, mas com brilho constante, dia após dia, provoca depressão, depois depressão.

A luz amarela na iluminação diária do espaço cria uma atmosfera deprimente. Roxo é bom para iluminação temporária em ambientes de famílias jovens, mas é contra-indicado para membros mais velhos da família. Portanto, na hora de comprar, por razões práticas, vale a pena escolher entre retroiluminação branca para luz do dia e variedades com mudança de cor. Isso permitirá que você varie as tonalidades do fluxo luminoso de acordo com o seu humor, sem se acostumar com elas.

Lembre-se de limpar a superfície antes de colar a faixa de LED. Portanto, ele permanecerá nele de maneira mais confiável e por mais tempo.Mesmo que inicialmente a superfície, por exemplo, de uma cornija, pareça limpa, vale a pena limpá-la, tirando o pó, que pode fazer com que a camada pegajosa se descasque. Você pode cortar as fitas apenas nos locais marcados para o corte.

Lindos exemplos no interior

Para escolher sua própria versão de iluminação do teto com faixa de LED, você pode consultar exemplos de belos designs da galeria de fotos.

  • Um exemplo clássico de acentuar uma borda do teto com iluminação de faixa combinada com holofotes.
  • Fitas flexíveis enfatizam favoravelmente as linhas onduladas do teto de dois níveis, acentuando o espaço de hóspedes da sala de estar.
  • Destacar o design complexo da área de jantar com uma mesa de balcão parece incomum, embora não seja desprovido de harmonia.
  • A recepção de uma combinação de iluminação LED e focos devido aos diferentes tons permite que você crie uma composição de teto caprichosa.
  • A versão incomum da faixa de iluminação integrada com um efeito relâmpago no teto parece impressionante.
  • Enfatizar um teto de vários níveis com iluminação em cores diferentes cria um efeito único.
  • Destacar um pequeno fragmento de um teto tenso com iluminação de fita cria a ilusão de uma imagem realista.

Neste vídeo, você encontrará uma aula magistral sobre a instalação de uma faixa de LED e dicas úteis para ajudá-lo a evitar erros comuns.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário