As sutilezas de escolher um pedestal para o teto
A fase final das obras de renovação da zona residencial é completada com a instalação de rodapés. Esse material também tem outros nomes: filé, cornija, baguete. Anteriormente, em vez de rodapés, as pessoas usavam um painel de papel. Ele foi colado na borda superior do papel de parede e, assim, criou uma borda visual entre o teto e a parede.
O painel não escondia as irregularidades e defeitos do teto, e às vezes até destacava falhas individuais. Com o advento de belos rodapés, o design da sala tornou-se mais estético e original. As baguetes podem eliminar facilmente quaisquer falhas após a conclusão dos trabalhos de reparação e construção.
Peculiaridades
Um grande número de tipos e variedades de rodapés permitem que você crie um design único no interior de uma casa ou apartamento privado. As cornijas do teto são classificadas de acordo com o tipo de material confeccionado, textura e largura.
Na indústria da construção, os seguintes materiais são usados para a fabricação de cornijas de teto:
- Gesso. Cornijas à base de gesso raramente são utilizadas como decoração de teto. Devido ao seu alto custo, essas baguetes são encontradas em grandes mansões e chalés. Eles são usados em estruturas arquitetônicas relacionadas a monumentos históricos.
Não se esqueça que o pedestal de gesso é um material frágil e bastante volumoso. Portanto, sua posterior instalação em ambientes fechados deve ser realizada por um técnico experiente.
- Madeira. Uma baguete de madeira natural se encaixa perfeitamente no estilo clássico do interior com elementos decorativos adicionais. Normalmente, filetes de madeira são usados para decorar paredes em tons escuros e marrons, bem como aparadores altos no teto.
Profissionais experientes e designers recomendam a instalação de filetes em uma base de madeira junto com móveis clássicos. Na escolha de uma cornija de madeira, atenção especial deve ser dada à presença de tratamento UV. Por ser um detalhe importante, minimiza o impacto do meio ambiente sobre a madeira e prolonga sua vida útil.
- Poliuretano. Basicamente, os fãs de decoração antiga preferem usar essas cornijas. Uma vez que baguetes são externamente semelhantes à moldagem de estuque comum. Usando esse design, atenção especial deve ser dada até mesmo a pequenas nuances, como elementos decorativos.
Independentemente do alto custo do material, artesãos experientes preferem usar hastes de cortina de poliuretano. Como eles tomam qualquer forma sem maiores danos. Os rodapés também podem ser instalados no banheiro, pois são resistentes à umidade. Baguetes de poliuretano também são usadas para tetos de cozinha.
Este material não absorve aromas individuais e combina bem com vários elementos de interior. Os rodapés à base de poliuretano são bastante leves. Portanto, eles podem ser usados para tensionar superfícies. É importante destacar que as cornijas podem ser pintadas em qualquer cor, mantêm perfeitamente a sua forma e são fáceis de instalar.
- Isopor e poliestireno. Esses materiais têm uma grande variedade de formas e cores. Baguetes à base de poliestireno ou espuma são freqüentemente instaladas em tetos.Por serem de baixo custo, esses materiais são resistentes à umidade e também não estão sujeitos à decomposição e à influência de organismos causadores de formações fúngicas. As principais desvantagens são o material bastante fino e muda sua tonalidade sob a influência da luz.
- PVC ou plástico. Filetes em uma base de plástico são o tipo mais comum. Material barato, variedade de formas, tonalidades e texturas permitem o uso de rodapés em qualquer interior. As baguetes de PVC são leves, resistentes a qualquer impacto e também são resistentes à umidade e duráveis. A cornija de plástico é criada já pintada. Cada pessoa poderá escolher a cor desejada com base no design de interiores do quarto.
- Baguetes ou rodapés também são geralmente classificados de acordo com os parâmetros de textura:
- injeção - com rosca manufaturada;
- laminado - tem uma superfície plana;
- extrudado - com ranhuras prontas.
Critérios de escolha
Ao escolher certos rodapés, atenção especial deve ser dada ao material, cor e forma. Um papel importante é desempenhado pelo tipo de forro, nomeadamente o material utilizado para o seu fabrico.
Quando se trata de superfícies de tensão, as baguetes são montadas para eliminar quaisquer defeitos e lacunas associadas à parede. No entanto, é estritamente proibido colar o material na estrutura do teto.
É dada atenção especial a essas nuances:
- Peso total. Os materiais mais leves - poliestireno expandido, plástico, poliestireno - são colados diretamente na parede, pois praticamente não se deformam. O adesivo usado para a instalação deve ser altamente durável e confiável. Melhor confiar em marcas experientes do que refazer o trabalho novamente.
- O abutment para a superfície deve ser plano o suficiente para que nenhuma lacuna seja deixada.
- Baguetes de plástico mascaram perfeitamente todas as juntas do teto e das paredes. A pequena rugosidade será quase invisível.
- Os produtos de madeira só podem ser instalados com fixadores especiais para a parede.
- Os filetes escondem perfeitamente as lacunas extras entre o teto e a parede.
Quase todos os modelos podem ser usados para estruturas suspensas de gesso cartonado. Porque a fixação principal na estrutura do teto é feita em ambos os lados. Em estruturas suspensas, cornijas de poliestireno ou espuma de poliuretano ficam ótimas.
O lado principal do abutment com a superfície contribui para um aumento visual na altura da sala. Cornijas retroiluminadas e rodapés de madeira também podem ser usados em superfícies suspensas.
- Se tocar nos tetos gessados, vale a pena destacar os principais detalhes e nuances desse processo. Normalmente, mesmo uma superfície perfeitamente lisa pode apresentar pequenas imperfeições e irregularidades após o reboco. Portanto, a escolha deve ser feita em favor das baguetes com bordas suaves - espuma ou poliuretano.
Recomendo também a instalação de rodapés à base de gesso sobre uma superfície estucada. Uma opção semelhante pode ser a moldagem em estuque, que ocupa um lugar especial na decoração de interiores.
- Para a instalação de cornijas sobre uma superfície rebocada, é preferível utilizar um material com calha pré-fabricada que permita ocultar qualquer cablagem sem esmagamento adicional das paredes.
Visualizações
Perfis de filete para filetes podem ser criados a partir de vários componentes. Além disso, eles podem variar em largura e forma. Na maioria das vezes, o comprimento da baguete não ultrapassa 2 m.
Rodapés à base de poliuretano podem ser imitados com moldagem de estuque:
- baguetes inteiras de poliuretano decoradas com decoração e miçangas;
- filetes com orifícios cortados para o sistema de iluminação, tubos de néon também são usados.
Além disso, vale a pena destacar alguns tipos de cornijas à base de poliuretano.
Filete original com iluminação para teto. Esses meios-fios são chamados de "diodos". Esta é uma tendência única no mundo do design de interiores.Materiais semelhantes são usados em salas com uma fonte principal de iluminação e holofotes e lâmpadas adicionais. As lâmpadas de diodo se encaixam perfeitamente na baguete graças ao recorte na superfície do produto.
Além disso, pode ser utilizado um perfil de poliuretano, no qual está instalada a fonte de luz. Portanto, muitas empresas fazem cornijas com orifícios prontos para lâmpadas e outras fontes de luz.
Entre outros materiais, distingue-se por uma moldagem flexível. É utilizado principalmente para organizar formas suaves, já que o material decora perfeitamente as colunas. Um perfil flexível pode esconder falhas e defeitos no teto, transformando a geometria da sala.
Existem outros tipos de baguetes de poliuretano. Em particular, muitos fabricantes criam molduras de vários materiais compostos. Por meio desse processo, as hastes da cortina podem ser flexíveis e rígidas. Eles estão perfeitamente combinados e combinados entre si.
Os preços desses rodapés podem variar de 280 a 3000 rublos por unidade. O custo final do produto depende do perfil utilizado, padrão decorativo e outras decorações e elementos. Por exemplo, perfis flexíveis convencionais custarão uma ordem de magnitude mais baratos do que rodapés com padrões decorados.
Como resultado, todos podem escolher a melhor opção para si mesmos com base em seu próprio orçamento. A auto-instalação do filete também economiza na chamada do mestre.
Cores
Os filetes de teto desempenham um papel importante na decoração e decoração do interior de qualquer sala. Um papel importante neste processo é desempenhado pela cor, padrão e textura do material.
Várias cores de filete podem reduzir ou aumentar visualmente o espaço. Quando as cores da parede e da baguete combinam, a altura da sala é visualmente reduzida. Se o teto e a moldura tiverem o mesmo tom de cor, a altura será maior.
Os filetes do teto em cores vivas e as paredes em tons mais escuros contribuem para uma redução visual da altura no ambiente, mas adicionam um estilo sofisticado a qualquer ambiente. Nesta situação, o filete luminoso se encaixa perfeitamente no design com o resto dos componentes da composição: móveis, piso.
Focando na forma e no padrão do filete, atenção especial deve ser dada aos seguintes princípios:
- O padrão ou padrão no filete é escolhido de acordo com o design geral da sala. Por exemplo, para um interior clássico, é necessário usá-los com vários padrões decorativos representando estuque ou madeira com entalhes originais, possivelmente pretos.
- O interior no estilo inglês envolve o uso de filetes lisos e largos. Em algumas situações, pode ser usado material colorido.
- O interior minimalista combina perfeitamente com baguetes finas e enfeites geométricos leves.
- Um grande padrão ou ornamento é melhor usado em superfícies de teto ou parede simples. Este método não cria volume no interior de uma pequena sala.
- Se você usar uma baguete com um padrão colorido, ela deve se encaixar perfeitamente na textura geral do interior. As transições devem ser o mais suaves possível entre os planos.
- Texturas e filetes complexos tornarão o ajuste muito mais difícil. Nessa situação, os componentes dos cantos podem ser combinados para criar um design colorido.
Como colar?
Antes de iniciar o processo de instalação e colagem sob a estrutura de tração, é necessário definir claramente todas as marcações dos filetes. Para concluir este trabalho, você precisará de um nível de construção. Se essa ferramenta não existir, você pode usar o método antigo e consertá-lo desta forma, por exemplo, acima da janela do sótão.
Para começar, você deve esticar o cabo ao longo do teto, marcar marcas claras com um giz de cera ou lápis e bater em uma linha reta. Se o papel de parede já foi colado nas paredes, é necessário fazer um corte bem cuidado e remover o excesso de revestimento.Este assunto deve ser abordado com cuidado e escrupulosamente.
Independentemente da escolha das molduras ou filetes de poliuretano ou espuma, devem ser colados desde o início do canto da estrutura tensionada. Isso exigirá um canto. Se não houver ferramenta, você mesmo pode preparar o material para criar o ângulo correto.
O processo é o seguinte: as peças são perfeitamente cortadas em um ângulo de 45 graus. Cada peça deve ser experimentada para costura máxima. As seções acabadas são aplicadas ao teto. Os iniciantes devem levar em conta o fato de que o recorte ocupa cerca de 15 cm de material. Portanto, você deve levar em consideração com antecedência o possível erro do filete de espuma.
Caso os rodapés se encaixem perfeitamente, pode-se usar uma cola forte e iniciar o processo de instalação da peça na estrutura do teto. A cola é aplicada na extremidade do produto e nos elementos adjacentes ao teto. Você precisa fixá-lo o mais próximo possível da superfície para um encaixe perfeito.
Para quem tem planejado usar a faixa de LED como fonte de luz, o vão deve ser aumentado em 2 cm, a ação deve ser realizada com o máximo de cuidado possível. O revestimento na superfície da estrutura não deve entrar em contato com as baguetes.
Na próxima etapa, o trabalho de instalação é feito de um ângulo diferente. As peças são montadas sequencialmente, os cantos são feitos e complementados com elementos pares. A cola deve aderir à superfície tanto quanto possível. Ao aplicar o adesivo, o filé deve ser mantido por cerca de 30 segundos. Se o material for feito de poliestireno, o tempo será significativamente reduzido.
Para uma fixação ideal, deve-se usar fita adesiva. Ele é colado na parede e na estrutura de tensão e, em seguida, removido após a secagem da cola. Filetes feitos de materiais de alta qualidade escondem quaisquer defeitos em paredes e tetos irregulares. No entanto, se uma grande lacuna permanecer, ela deve ser mascarada por você. Não se esqueça de cobrir as costuras.
O principal processo para mascarar defeitos:
- as bordas das molduras são preenchidas com docking ou cola de silicone;
- os pontos de encaixe são inspecionados cuidadosamente e ajustados com cola de silicone;
- a superfície é limpa de poeira e sujeira;
- baguetes prontas são decoradas e decoradas de acordo com o design do quarto.
Procedimento de aplicação de adesivo
O adesivo deve ser aplicado nas laterais do filé. Um pincel deve ser usado para este procedimento. As juntas dos componentes principais são perfeitamente coladas e firmemente pressionadas contra a estrutura da parede e do teto. O processo dura cerca de um minuto, ou seja, é o período em que a composição seca completamente e endurece.
Para a instalação das molduras plásticas na fase final da obra, é aplicada uma camada adicional de selante. Em seguida, após a secagem, deve-se enxugar o excesso de resíduos entre o produto e a parede. Esse trabalho é realizado em toda a área de instalação das baguetes. Recomenda-se o uso de espátula de borracha para facilitar o processo.
Variedades de composição adesiva para filetes de teto
Molduras à base de poliuretano são fixadas em tetos e superfícies com adesivos à base de polímeros. Misturas semelhantes são feitas separadamente para cada tipo de filé. As marcas mais comuns são adesivos - "Moment", "Titan".
Características dos adesivos
Essas misturas têm um alto nível de tenacidade e resistência. Eles secam e endurecem instantaneamente, o que ajuda a segurar com segurança o material aderido à estrutura ou superfície do teto. Para quem decide instalar um filé à base de poliuretano, atenção especial deve ser dada à composição das misturas adesivas.
Peculiaridades:
- alto nível de capacidade adesiva e confiabilidade;
- praticamente inofensivo para a saúde humana.
No momento da instalação dos filetes, antes que a cola comece a endurecer, devem-se segurar os produtos principais. Isso eliminará possíveis deslocamentos de material. O primeiro tipo de cola adere instantaneamente à superfície do produto. Você deve trabalhar com ele o mais cuidadosamente possível, pois a composição pode atingir a parte frontal do filé e danificá-lo.
Artesãos experientes recomendam usar este tipo de composição junto com uma arma de montagem. Na prática, a segunda opção é cara. No entanto, a pistola reduzirá a probabilidade de danos ao filete.
Vários adesivos à base de polímeros. Na maioria das vezes usado em conjunto com um solvente, uma vez que o componente químico mantém a mistura no estado líquido e evita que ela seque. Não se esqueça de que tais formulações só podem ser trabalhadas em ambientes bem ventilados. Eles são perfeitos para instalar hastes de cortina de gesso.
Unhas líquidas podem ser uma alternativa. É um componente versátil que pode aderir firmemente a qualquer material. Entre outros, destacam-se os pregos líquidos sobre base de acrílico ou neopropileno.
O primeiro tipo de cola tem um odor bastante pungente e é criado à base de solventes naturais, adequado para muitos painéis. Essa composição é bastante segura para a saúde humana até que seque. Portanto, é melhor abster-se de tais adesivos.
Quanto às variedades acrílicas de unhas líquidas, elas apresentam uma pequena desvantagem. Em salas com alto nível de umidade, filetes de acrílico não devem ser usados para colar filetes. Uma vez que possuem um baixo nível de resistência à umidade e se deformam em baixas temperaturas. No entanto, este tipo de unhas líquidas é absolutamente inofensivo para a saúde, por isso a cola pode ser utilizada para montar cornijas em qualquer divisão, excepto na casa de banho.
Adendo
Ao instalar qualquer tipo de filete, os especialistas recomendam levar em consideração os seguintes fatos:
- Filetes leves devem ser colados com cuidado usando um enchimento de borracha.
- Para paredes irregulares, materiais flexíveis devem ser usados. Em caso de união incompleta do filete com a estrutura do teto, é necessário o uso de selante acrílico.
- Na hora de instalar a cornija sob as estruturas de tensionamento, não se esqueça da entrada de cola na frente da tela.
- É estritamente proibido usar componentes de canto quando os ângulos da superfície não são de 90 graus.
- Isso o ajudará a escolher a corda.
Os filetes do teto podem ser pintados. A tinta é aplicada uniformemente com rolo, sem as menores fendas e aspereza. As cornijas são pintadas antes da instalação na superfície. Como exceção, vale destacar as superfícies pintadas. Se partículas de cola entrarem em contato com a superfície do filé, elas podem ser removidas suavemente com uma esponja macia.
Para instalar hastes de cortina de madeira, você deve usar um dispositivo especial - uma caixa de esquadria. Como elementos adicionais para a instalação, os especialistas recomendam o uso de um nível e um canto.
Sujeito a todas as regras e regulamentos, todos serão capazes de instalar corretamente as baguetes e criar um estilo único no design de interiores de sua própria casa.
Lindos exemplos no interior
O pedestal fica muito bem em um teto de dois níveis. Ele esconde a transição entre os níveis.
Uma bela iluminação pode ser incorporada ao rodapé.
Se você tem um espaço barroco, então um rodapé largo esculpido vai servir para você.
Para obter informações sobre como colar o pedestal do teto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.