Lã mineral para isolamento de teto

Lã mineral para isolamento de teto
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Espessura
  4. Qual escolher?
  5. Como fazer as malas?
  6. dicas e truques

O aconchego da casa é garantia de seu aconchego e conforto. Para manter a alta temperatura do ar em uma residência, é necessário isolar não apenas as paredes e o piso, mas também o teto. O material mais conhecido pelo seu isolamento é a lã mineral. Devido ao seu relativo baixo custo, facilidade de uso e durabilidade, este material é muito popular mesmo entre construtores experientes.

Peculiaridades

Minvata é um meio universal para isolar tetos de vários tipos de edifícios e estruturas. O material apresenta uma série de vantagens perceptíveis que o permitem ocupar uma posição de liderança entre outras opções de isolamento. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o processo de isolamento térmico deve ser realizado por profissionais ou pessoas que tenham recebido treinamento e estudado os materiais necessários. E o procedimento em si deve ser minucioso e executado com muito cuidado e precisão.

O fato é que mesmo o menor erro cometido no decorrer do isolamento pode causar uma diminuição na eficácia da ação da lã mineral. O que, por sua vez, levará a perdas financeiras adicionais e pode até arruinar seu telhado. Portanto, antes de proceder com o isolamento do forro, você deve estudar todas as recomendações e dicas necessárias para evitar custos de material e tempo.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro material, a lã mineral tem várias vantagens e desvantagens. Vamos tentar decifrá-los.

Vantagens da lã mineral como isolante de teto:

  • Preços acessíveis e acessíveis. A renovação costuma ser cara. Portanto, um agradável bônus será a oportunidade de economizar o orçamento da família. Principalmente se essa economia não prejudicar a qualidade.
  • Fácil de usar. A lã mineral é um prazer de usar. Via de regra, é produzido e comercializado na forma de rolos e pratos, o que torna seu funcionamento o mais simples e cômodo possível.
  • Alta resistência ao fogo. Um incêndio em uma casa é desagradável, mas possível. Portanto, a segurança dos materiais utilizados na sua construção, isolamento e decoração é uma das qualidades mais importantes. Além de ser resistente ao fogo, a lã mineral também evita a propagação do fogo para as profundezas de sua casa.
  • Baixo peso. Isolar o teto não é uma tarefa fácil. Para realizar o trabalho, você precisará de preparo físico e força. Principalmente se você decidir fazer um isolamento térmico por dentro. O baixo peso da lã mineral facilita muito a tarefa.
  • Alta densidade. O material possui uma estrutura fibrosa, que proporciona isolamento térmico de alta qualidade, mas também acústico, o que será um bônus adicional agradável.
  • Resistência a pragas. A composição do isolamento não permite que vários "convidados" indesejados (insetos, ratos e outros roedores) se instalem nele.
  • Uso de longo prazo. Ao contrário de alguns outros materiais de isolamento populares, a lã mineral será útil no longo prazo. Tendo outrora utilizado a lã mineral como material de isolamento térmico de uma casa, poderá desfrutar da sua ação produtiva durante muitos anos.
  • Ausência de odor desagradável. Esta qualidade do material permite que seja utilizado em qualquer espaço habitacional. É adequado também para quartos de crianças e quartos onde vivam pessoas com alergias e intolerância a odores.
  • Segurança e limpeza ambiental.Um indicador de qualidade particularmente importante no mundo moderno. Se você se preocupa com o estado do seu ambiente, a lã mineral é, sem dúvida, a escolha certa.
  • Alta permeabilidade ao vapor. Na estação quente, essa vantagem protegerá o prédio do superaquecimento e, na estação fria, contribuirá para a remoção dos vapores excedentes para a rua.
  • Fortaleza. O isolamento não se presta a tensões mecânicas de intensidade variável.

Porém, nada é perfeito. Isso também se aplica à lã mineral, portanto, agora consideraremos as deficiências do material.

Desvantagens da lã mineral:

  • Não tolera transformação estrutural. A lã mineral é um material de construção que não pode ser amassado e calcado. Isso se deve ao fato de que quando as fibras são compactadas, suas propriedades de isolamento térmico são significativamente reduzidas.
  • Não tolera umidade. Na maioria das vezes, para isolamento de tetos, a lã mineral é usada em conjunto com materiais adicionais, como poliestireno e polietileno na forma de um filme. Esta "cooperação" permite preservar as propriedades do algodão, evitar que se molhe e garantir um isolamento térmico eficaz e duradouro das suas instalações.

Como você pode ver, as vantagens da lã mineral como meio de isolamento de tetos são muito maiores do que as desvantagens. É por isso que um grande número de especialistas em construção escolhe este material.

Espessura

A espessura da lã mineral é um dos mais importantes indicadores de qualidade. Para fazer a escolha certa, estude bem a embalagem, ou melhor - consulte um especialista em uma loja ou construtora. Em geral, o principal que você precisa decidir é o número de camadas com as quais colocará o isolamento e o clima da área em que vive. A espessura da lã mineral varia em média de 20 a 200 mm. Normalmente, a lã mineral com uma espessura de 150 mm é usada para isolamento térmico de edifícios residenciais. No entanto, também existem várias opções aqui. Assim, para o isolamento térmico de uma cobertura plana horizontal, 30 mm serão suficientes, e para uma cobertura inclinada, cerca de 200 mm serão necessários.

Um parâmetro importante na escolha é o material de construção do qual o teto é feito. Portanto, em uma situação de presença de pisos de concreto, não deve ser utilizada lã mineral com espessura inferior a 100 mm. Para os edifícios em que existe um sótão aquecido, o material pode ser mais fino - até 80 mm.

Qual escolher?

O mercado moderno está repleto de variedades de lã mineral. Além disso, diferem não só no fabricante e no preço, mas também na matéria-prima (vidro, pedra, escória).

Vamos considerar os principais tipos:

  • Lã de escória, em sua maior parte, são usados ​​em empresas industriais: fábricas, fábricas, colheitadeiras. Este tipo de lã é melhor usado para isolamento térmico de superfícies horizontais que não tenham uma grande inclinação.
  • Lã de vidro - material que pode irritar o trato respiratório e a pele devido às partículas microscópicas aguçadas de que é feito. Na maioria das vezes, esse tipo de lã é usado para isolamento térmico de estruturas e edifícios de madeira.
  • Lã de pedra - o tipo mais comum. É produzido e vendido em grandes quantidades e é adequado para uma ampla gama de tarefas, sendo quase universal.

Além disso, ao escolher a lã mineral, deve-se prestar atenção ao local de armazenamento, que deve estar indicado na embalagem (a opção ideal é uma cobertura). Não compre material molhado ou úmido.

Como fazer as malas?

Com a ajuda da lã mineral, você pode isolar o teto de qualquer cômodo (por exemplo, em sua casa) de 2 maneiras: por fora e por dentro. O isolamento externo é considerado mais econômico, conveniente e fácil de implementar, mas o isolamento interno será mais eficaz. Vamos considerar passo a passo ambas as opções de isolamento térmico de uma sala com nossas próprias mãos.

Externo

Antes de iniciar o trabalho direto, a superfície isolada deve ser cuidadosamente limpa, removendo detritos, sujeira e outros elementos desnecessários.Conforme mencionado anteriormente, é aconselhável usar outros materiais junto com a lã mineral para evitar que fique molhada. Portanto, qualquer impermeabilização é necessária para a próxima etapa. O mais simples é o plástico. Cortamos o filme em tiras, que devem ser colocadas entre as vigas, prendendo as pontas. Após o procedimento de fixação do filme, você pode usar lã mineral. Se você decidir usar uma camada adicional de proteção contra molhamento, pode colocar camadas de espuma de plástico no plástico e só então usar o isolamento principal - algodão. A tecnologia de instalação da lã mineral é bastante simples: deve ser fixada com firmeza suficiente para que não se formem rachaduras ou fendas.

O isolamento deve ser feito em várias camadas. Este conselho é especialmente útil para pessoas que vivem em áreas mais frias. As juntas da camada não devem se sobrepor. A última camada deve necessariamente cobrir as vigas do teto. Isso evita que o calor escape pela madeira. Depois de conseguir instalar o isolamento, deverá fixar outra camada da impermeabilização escolhida (filme plástico). A etapa final é cobrir o isolamento. Qualquer revestimento pode ser usado. Na maioria das vezes, a madeira é a preferida.

Interior

O método interno de aquecimento de uma sala é um pouco mais complicado. Porém, nada é impossível.O primeiro passo é bastante simples e semelhante ao primeiro da versão anterior: é necessário colocar uma camada de barreira de vapor. Em seguida, construímos uma base de madeira, sobre a qual posteriormente será colocado o forro suspenso. Colocamos lã mineral firmemente entre as laterais de madeira da estrutura. Se você quiser proteger com mais segurança, use pregos e arame. Colocamos pregos de ambos os lados da camada de lã mineral, puxando o fio em zigue-zague.

Assim, a lã mineral pode ser usada efetivamente para isolar até mesmo um concreto muito frio ou sala de pedra, em vez de outros materiais de isolamento, por exemplo, argila expandida.

dicas e truques

Ao usar lã mineral, como qualquer outro material, você deve seguir algumas regras simples:

  • Durante o trabalho, use luvas grossas, respirador, óculos de proteção e roupas de proteção.
  • É melhor cortar camadas de lã mineral com uma faca de lâmina serrilhada ou uma serra especial para metal.
  • Ao isolar, atenção especial deve ser dada para garantir que o algodão não cubra o orifício de ventilação.
  • Camadas de lã mineral devem estar intimamente conectadas umas às outras.
  • Camadas de lã mineral devem ser mais largas do que a distância entre as vigas. Preste atenção a isso durante o processo de medição.
  • Verifique o funcionamento dos sistemas de comunicação antes de iniciar o trabalho.
  • A estrutura da viga deve ser forte, verifique este ponto com antecedência.
  • Para um melhor processamento da superfície isolada, é necessário o uso de agentes anti-sépticos.

Como isolar o teto com as próprias mãos com lã mineral, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário