Teto em caixotão: belos acabamentos interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e materiais
  3. Projeto
  4. dicas e truques
  5. Lindos exemplos no interior

A busca pela harmonia e perfeição é inerente às pessoas por natureza. Ao decorar sua casa, a pessoa procura torná-la aconchegante, confortável e estética. As tendências da moda cada vez mais nos remetem às origens da alta arte da arquitetura: o uso de materiais naturais no estilo clássico, império, renascentista e barroco é impecável. Os tetos em caixotão podem desempenhar um papel incrível na criação de belos acabamentos interiores.

Peculiaridades

Caisson é um painel geométrico (geralmente na forma de um retângulo, quadrado, losango), recuado no teto. Esses tetos podem frequentemente ser vistos em cúpulas ou abóbadas. Uma série de tais painéis cria um teto em caixotões. Os tetos em caixotão são conhecidos desde os tempos da Grécia Antiga, Egito e Roma. Terracota natural, mármore, pedra e madeira foram tradicionalmente usados ​​em sua decoração.

Este design é perfeitamente combinado com uma elegante moldura de estuque. e pintura de teto sofisticada. As estruturas Caisson são decoradas com várias rosetas, bordas, cornijas e relevos. Esses tetos são encontrados em obras-primas arquitetônicas de várias culturas ao redor do mundo: em castelos, palácios, templos, teatros, museus e galerias de arte. Os tectos em caixotões com vigas atingiram o seu apogeu na era do Renascimento ou Renascimento, marcada pelo florescimento intelectual e artístico da sociedade antiga. Anteriormente, essas estruturas desempenhavam uma função predominantemente construtiva.

Os caixões modernos costumam ter uma finalidade estética. Podem ser vistos em salas com lareira, escritórios, bibliotecas domésticas, salas, quartos, cozinhas de edifícios privados e de apartamentos. Este projeto é capaz de melhorar a acústica da sala, expandir visualmente o espaço. Ela adiciona arquitetura e leveza ao ambiente, bem como literacia estilística e completude. O valor decorativo dos tectos em caixotões é original e luxuoso.

Tipos e materiais

Os tetos em caixotão podem trazer nobreza, conforto e aconchego à casa. Eles podem ser feitos em estilo neoclássico ou moderno. Alcançar diferentes cargas estilísticas tornou-se possível devido aos diferentes materiais usados ​​para criar designs tão impressionantes.

Existem as seguintes técnicas para fazer tetos em caixotões:

  • execução clássica de madeira;
  • harmonização de placas de madeira e MDF;
  • versão em placa de gesso;
  • caixotões de poliuretano.

Os tectos em caixotões de madeira maciça são clássicos. Ao criá-los, eles usam materiais ecológicos. Portanto, cada caixão individual tem uma textura individual, única e elegante. Para realçar o efeito de elegância e estética, pode-se usar verniz ou tinta. A madeira natural enche a sala de dignidade e importância, ao mesmo tempo que a decora.

Normalmente, carvalho, nogueira e freixo são usados ​​para criar tectos de caixotões de madeira. Eles conferem aos pisos resistência, praticidade e durabilidade. Caixas de madeira são uma maneira infalível de aumentar a insonorização de uma sala. Apesar do fato de que tais tetos requerem tratamento regular de pragas de árvores que se alimentam de madeira, eles sempre permaneceram como líderes do nicho por séculos. Este método de transformar estruturas em caixotões em decoração é adequado para verdadeiros conhecedores do interior, que não temem os custos de material e a laboriosa instalação.

A combinação no processo de criação de tectos em caixotões implica a utilização de placas de MDF em vez de alguns fragmentos de espécies naturais de madeira.

Esta harmonização tem várias vantagens:

  • o material não encolhe nem deforma;
  • o processo de instalação é menos complicado;
  • o custo é menor;
  • identidade externa com teto de madeira natural;
  • resultado lindo garantido.

Apesar das vantagens do método combinado, ele também apresenta desvantagens. Devido ao uso de compensados, o valor e a naturalidade das caixas são reduzidos. Painéis de madeira compensada não são à prova de fogo e à prova d'água. No entanto, os tectos em caixotões harmonizados são muito eficazes. Sua beleza e sofisticação podem ser enfatizadas, por exemplo, por uma roseta de teto com douramento e um lustre elegante.

As caixas de gesso são uma solução de design encantadora. A tecnologia consiste na criação de uma moldura para teto falso em plástico gesso. Esse teto é decorado com várias cassetes de gesso, cornijas, emolduradas com relevo e pintura. Ornamentos geométricos são especialmente populares.

Esses tetos em caixotão são texturizados e sofisticados. No entanto, esses projetos são complexos e requerem trabalho preliminar no esboço. Devido ao seu alto peso e características decorativas, esses tetos são difíceis de manter (remoção de poeira durante a operação). Entre as vantagens destacam-se a segurança para a saúde humana, longa vida útil e eficiência.

O poliuretano se tornou um verdadeiro benefício para os caixões. Este material representa idealmente elementos de estuque, a textura de materiais naturais (madeira e pedra). Com sua ajuda, você pode transmitir com precisão e em detalhes a estrutura da composição aplicada. Esses tetos são perfeitos para a montagem de vários tipos de iluminação.

Uma das vantagens dos tetos em caixotões de poliuretano é o seu baixo peso, o que facilita muito o processo de instalação. Este material é fácil de limpar. Não muda de cor com o tempo, é resistente à umidade e não está sujeito à destruição. É fácil dar a esse teto a textura e o tom desejados, complementando-o com douramento e prateado, se desejado. O custo dessas caixas é relativamente baixo.

Projeto

Nada adiciona personalidade instantânea a um interior como um teto em caixotões. Alguns deles são originalmente detalhados com vigas de caixa e outros elementos interessantes, todos os tipos de texturas e cores. Outros são construídos a partir de telas planas e são menos difíceis de instalar. No entanto, todos eles trazem um grande número de oportunidades e ideias de inspiração.

Aqui estão os truques básicos de design:

  • Contraste impressionante;
  • leveza e leveza;
  • decisão inesperada.

Embora um teto em caixotões acrescente detalhes impressionantes a qualquer cômodo por si só, existe um truque para adicionar contraste. Por exemplo, pintar o teto com um tom de branco gelado cria o efeito de paredes escuras. A técnica reversa também é bem-sucedida. Se houver paredes brancas ou claras no espaço, um teto de caixotões escuro vai parecer digno.

O contraste não precisa ser criado a partir de tons claros e escuros. Dignos de nota são os tons dourados e amadeirados do teto em caixotões. Eles realçam os tons quentes do mobiliário e o contraste, por exemplo, com paredes brancas principais, uma superfície de realce preto, carpete. Você pode combinar a sombra do teto em caixotões com o chão.

Se as paredes brancas ou claras abundam na área de trabalho, os tons escuros podem ser harmoniosamente distribuídos no teto e no chão, bem como decorar os elementos das estantes embutidas com eles. O contraste também pode ser criado no próprio teto pintando artisticamente o interior dos painéis com uma cor escura, mantendo o acabamento branco. Adicione um papel de parede estampado original e uma ousada iluminação pendente e o resultado é um exemplo estelar de design moderno.

Outra técnica profissional de design de tetos em caixotões é torná-los claros e arejados. Os tetos tipo cassete são a escolha ideal para espaços iluminados e arejados, cheios de frescor. Um detalhe de teto em caixotão pode adicionar personalidade a um espaço. Ela é capaz de refletir fragmentos interessantes de decoração na sala, fornecendo um forte foco em um elemento de design específico.

As cozinhas são uma escolha popular de espaço para tetos em caixotões, especialmente quando se trata de cozinhas brancas, ou espaços feitos em cores claras e quentes com janelas francesas panorâmicas e vistas abertas. Grandes painéis de teto embutidos podem melhorar a atmosfera aberta de tal sala. Se houver um teto alto em uma sala de estar bem iluminada e arejada, os caixões ajudarão a chamar a atenção para ele. Será especialmente eficaz se adicionar uma iluminação pendente extravagante à estrutura.

Não se esqueça das possibilidades de tectos em caixotões na área de jantar. Um espaço de jantar aberto pode irradiar um tom sutil quando os detalhes fortes do teto são o acompanhamento perfeito, criando uma paleta vibrante à sua maneira.

Isso se deve ao fato de que eles são capazes de colocar uma ênfase moderada no espaço, por exemplo, enfatizando:

  • a ternura do quadro na parede;
  • plantas verdes e flores frescas na mesa ou no peitoril da janela;
  • Luzes suspensas com cercadura;
  • iluminação de fundo velada graciosa;
  • renda nas capas das cadeiras.

Os tectos em caixotão chamam a atenção pela sua complexidade. As paredes de cores claras realçam a atmosfera aberta da sala, tornando-as ideais para interiores com tetos em caixotões (como uma sala de jantar eclética). Às vezes é bom adicionar um toque inesperado, use um design não trivial. Por exemplo, você pode colocar um lustre pendente Art Déco atraente com seu chique. Uma solução de design interessante será a luz das luzes pendentes. Tetos em caixotão são uma forma de mostrar coragem e desafio. Para ir além do modelo e alcançar originalidade, você pode usar papéis de parede autênticos interessantes, painéis e seções atraentes.

As caixas clássicas são compostas por retângulos e quadrados. Uma solução incomum, mas especialmente elegante, seria demonstrar a geometria que consiste em polígonos com um padrão. Você pode pintar o teto com uma cor especial e adicionar um padrão feito à mão. Um teto em caixotões como este ficará perfeito.

Existem exemplos que comprovam claramente que um bom design pode ser acompanhado por motivos rústicos acolhedores e bom gosto moderno. Abaixo está um instantâneo de uma casa cujos proprietários projetaram um teto para ajudar a resolver problemas de fiação. O resultado é nada menos que deleite. Este projeto parece único.

dicas e truques

Uma vez que o projeto de tetos em caixotões tem uma série de características, você precisa se lembrar de algumas recomendações e dicas importantes se planeja projetar e montar esse teto sozinho:

  • As estruturas em caixotão são adequadas para decorar salas com tectos altos a partir de 2,5 metros (quanto mais alto, melhor).
  • Dependendo do estilo e dos materiais, você pode expandir o espaço ou tornar as bordas superiores visualmente mais baixas (você precisa ter um cuidado especial com caixotes de cor escura).
  • Se o plano de projeto não implica ênfase no teto, ele deve ser branco ou claro.
  • Quanto maior o espaço, menores devem ser os cassetes em caixotão. Em salas pequenas, é recomendável aumentar os painéis embutidos.
  • Ao escolher um desenho em caixotão de madeira, é necessário observar a combinação de cores do teto, do piso e dos móveis para se conseguir um desenho harmonioso.
  • O aprimoramento do efeito estético pode ser alcançado por meio de iluminação habilmente selecionada. Uma retroiluminação mal concebida pode arruinar a imagem inteira.

O teto em caixotões não é universal, portanto, não é orgânico para todos os estilos de interiores. A auto-instalação de estruturas em caixotões requer uma preparação de alta qualidade, o desenvolvimento de um esboço de projeto profissional preliminar, levando em consideração todos os detalhes do processo e a ajuda de várias pessoas na instalação.

Lindos exemplos no interior

Com base nas características da divisão a decorar, em grandes espaços é adequado criar uma composição de centro com o auxílio de caixotões.

O círculo com um design elegante no centro da sala criará uma sensação de aristocracia, evocará o espírito do salão de baile com seu charme e luxo. As caixas vão se dispersar simetricamente em diferentes direções da composição central.

Uma técnica impecável: de acordo com o centro do círculo na tela, coloque um objeto com a mesma forma no chão, que irá espelhar a geometria do centro da composição em caixotão. Pode ser uma mesa ou um tapete. Um outlet com um lindo lustre ajudará a enfatizar a exclusividade do design.

As caixas podem ser usadas com sucesso em um estilo moderno e moderno, como um loft ou um chalé. Madeira com acabamento bruto e vigas maciças que se cruzam ajudam a atingir a direção de projeto desejada e uma interpretação moderna das caixas. Naturalidade e naturalidade da madeira, os têxteis são bem-vindos. A abordagem competente de um designer com um senso de gosto desenvolvido é capaz de criar uma decoração incrivelmente estilosa.

Um exemplo interessante do uso de um teto em caixotões em um interior é o teto em caixotões diagonal. Se você colocar os painéis do teto na diagonal em relação às paredes do espaço a ser decorado, você obterá um efeito muito original. Da mesma forma, é fácil conseguir um teto e chão espelhados, uma vez que os ladrilhos são normalmente colocados com a mesma tecnologia.

Outra bela opção de design, embora bastante complexa, são os painéis em forma de favo de mel. Esta opção parece interessante no interior, mas requer cálculos matemáticos precisos.

O desenho da estrutura em caixotões com forro é típico dos estilos country e provençal. As madeiras naturais pintadas de branco também refletem o estilo arquitetônico escandinavo. Esta opção de design traz nobreza.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário