Como alinhar o teto com suas próprias mãos?

Como alinhar o teto com suas próprias mãos?
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como preparar a superfície?
  4. Tecnologias e métodos
  5. Adendo

As tecnologias das últimas décadas tornam possível criar revestimentos de teto com qualquer característica da textura e, às vezes, com geometria 3D complexa. No entanto, uma superfície lisa pintada com branco ou tons delicados de tinta ainda está associada ao próprio conceito de "teto" e é improvável que desapareça da prática de design. Existem várias maneiras de se conseguir esse resultado, e todas elas permitem que você execute a tarefa sem envolver especialistas. Para nivelar o teto com suas próprias mãos, você precisa ter uma ferramenta não muito cara, alguns dias livres e, o mais importante, você precisa saber para que tipo de acabamento está sendo preparado. E quem sabe melhor do que o dono da casa?

Peculiaridades

Existem três tecnologias eficazes, relativamente baratas e fáceis de implementar: massa, gesso e drywall. Para poder fazer uma escolha para um caso específico, você precisa se familiarizar com as características distintivas de cada um deles.

A massa é um composto de nivelamento de plástico. A massa de massa consiste em pequenas partículas e polímero, graças aos quais literalmente "adere" à superfície. A massa é muito fácil de aplicar. Eles trabalham com espátulas de várias larguras. A massa de gesso, utilizada na decoração de interiores, é capaz de dar uma camada uniforme com uma espessura de 2 a 5 milímetros, esta é a sua "gama" principal.

Em alguns casos, a camada pode atingir até 2 cm, mas você não deve focar nisso como um parâmetro constante. A chamada massa inicial dá uma superfície um tanto áspera. A massa de acabamento cria uma superfície tão lisa quanto o olho humano pode discernir. Após a secagem, a camada de massa pode ser tratada com uma lixa (que, aliás, permite corrigir eventuais imperfeições). A cor do material é branca, às vezes acinzentada.

Em salas úmidas, massas à base de cimento são usadas, pois o gesso tem medo da umidade. As massas geralmente são vendidas na forma de misturas secas, mas também existem composições prontas.

O gesso é usado quando há necessidade de uma camada de nivelamento muito mais substancial. A espessura usual é de 2 cm; com reforço adicional (reforço), este valor pode ser aumentado para 5 cm. Não se utiliza reboco de tectos com argamassa normal de cimento e areia devido à dificuldade de aplicação. A argamassa de lima e areia para os padrões atuais também não é suficientemente plástica e raramente é usada. Agora eles trabalham com gesso ou cimento. Os nomes não devem enganá-lo: eles se distinguem das formulações tradicionais por aditivos de polímero que fornecem alta plasticidade e adesão (a capacidade de aderir a uma superfície).

Os gesso são vendidos como mistura seca em embalagens de papel ou papelão. Antes da aplicação, a mistura é selada com água e agitada. Para o trabalho, use a régua, níveis de água e normais, espátulas, meias colheres e outras ferramentas.

É importante compreender a diferença entre o gesso e o gesso. Sem olhar para o mesmo aglutinante, o tamanho da partícula e a composição de cada mistura correspondem ao propósito pretendido. Se você aplicar a massa em uma camada de 4-5 cm, ela simplesmente desmoronará depois de um tempo. Portanto, é necessário atuar estritamente dentro da estrutura especificada pelo fabricante.

O dispositivo de um teto de gesso envolve a criação de uma moldura forte de perfis metálicos especiais e, em seguida, revesti-los com gesso cartonado - placas de gesso cartonado.Na verdade, este é um teto falso de tipo rígido, uma tecnologia que é fundamentalmente diferente da aplicação de compostos de nivelamento. "Nivelamento" aqui significa a capacidade de criar uma superfície horizontal perfeitamente plana em qualquer altura. Para fixar os perfis às paredes, é necessário um berbequim de percussão (ou um berbequim de percussão).

Para que o nivelamento visual do teto seja bem-sucedido, compre apenas materiais de alta qualidade para o trabalho, então você mesmo pode nivelar o teto.

Vantagens e desvantagens

Raramente acaba nivelando o teto com uma massa. Via de regra, o gesso também é necessário. Portanto, você pode avaliar suas qualidades juntos. A vantagem da camada de gesso é que sua espessura não ultrapassa o necessário para o próprio nivelamento, ou seja, 2-3 centímetros. O gesso é relativamente barato, durável e não forma rachaduras se a tecnologia for seguida.

A tecnologia de revestimento de placa de gesso tem uma série de vantagens:

  • a capacidade de ocultar quaisquer falhas no teto da base;
  • a presença de um espaço entre os tetos, no qual fios, canos, dutos de ar podem ser colocados;
  • funções adicionais do teto: a capacidade de providenciar isolamento térmico ou acústico;
  • qualquer configuração do sistema de iluminação interna;
  • um mínimo de trabalho preparatório;
  • instalação rápida;
  • a capacidade de criar facilmente um novo plano geometricamente correto;
  • ausência de processos “úmidos” (todo o trabalho é realizado com total limpeza);
  • o revestimento GKL acabado precisa apenas de uma fina camada de massa;
  • diferentes versões do GKL: para salas úmidas e com maior resistência ao fogo;
  • criação de soluções decorativas de dois ou mais níveis.

A principal desvantagem é uma, mas muito significativa: a construção de perfis e chapas de GK reduzirá a altura da sala em pelo menos 5 centímetros.

Às vezes, há informações sobre mastiques especiais que podem ser usados ​​para colar folhas de GK diretamente sobre uma base de concreto, mas aqui é necessário pesar os possíveis riscos. Seria mais correto presumir que não há opções para instalar placas de gesso diretamente no teto de concreto. A única alternativa é possível para os proprietários de tectos planos de madeira, mas mesmo aqui é melhor não começar a trabalhar sozinho.

O proprietário das instalações precisa decidir o quão altos são os requisitos para a geometria do avião. Outras decisões dependem disso.

Em termos de magnitude, todos os desvios do plano podem ser condicionalmente divididos em dois grupos:

  • irregularidades em uma área pequena (até meio metro): saliências ou depressões, rachaduras, costuras entre lajes;
  • irregularidades em grande escala (até toda a área do teto), incluindo desvios do horizonte.

Os defeitos do primeiro grupo são literalmente impressionantes; se não forem eliminados, o olhar voltará a eles continuamente.

Os defeitos do segundo grupo são apenas perceptíveis, muitas vezes não os sabemos. Por exemplo, uma superfície de massa pode parecer uniforme, e somente se você aplicar uma régua de dois ou três metros (trilho), uma lacuna de 2-3 centímetros ("buraco") ou, inversamente, uma protuberância ("barriga" ) seja encontrado. Um caso separado é o desvio do plano horizontal como um todo (diferentes alturas de parede). Um canto do teto e da parede (casca) pode ser 2 a 3 centímetros mais alto que o oposto. O olho não distingue tal desvio; ele é detectado com uma ferramenta especial.

Pequenos defeitos podem ser facilmente resolvidos com uma massa, no pior caso - uma pequena camada de gesso. Mas para eliminar as irregularidades do segundo tipo, são necessárias misturas especiais, um dispositivo de malha de reforço (reforço) e, com um grande desvio do horizonte, uma estrutura suspensa terá que ser feita. Ou seja, muito mais trabalho precisa ser feito.

Como preparar a superfície?

O revestimento decorativo final deve ser aplicado a uma superfície bem preparada.

Na maioria das vezes, os proprietários esperam inicialmente uma das opções:

  • monólito de concreto: irregularidades do próprio concreto, áreas descobertas de armadura enferrujada, restos de massa velha, gesso, papel de parede, às vezes mofo (banheiro) ou graxa (cozinha);
  • sobreposição de lajes de concreto: tudo igual, mais costuras profundas e diferenças de altura entre as lajes (até 3-4 cm);
  • teto de madeira: tábuas ou telhas.

Para gesso e massa de vidraceiro, o princípio é simples - tudo é removido, até o concreto limpo:

  • Restos de massa velha, emulsão e papel de parede são umedecidos duas vezes com um intervalo de uma hora e, em seguida, removidos com uma espátula.
  • O gesso e os elementos soltos são derrubados com uma picareta ou martelo.
  • As costuras entre as lajes são bordadas até a profundidade máxima.
  • A tinta a óleo é removida com uma esmerilhadeira com bico de arame (escova de cordão). Se não houver ferramenta, eles fazem um entalhe de alta qualidade com um cinzel. Não use produtos de limpeza químicos.
  • As manchas de ferrugem são removidas com uma solução de ácido altamente diluída.
  • O mofo e o bolor requerem um tratamento cuidadoso com anti-sépticos.
  • O reforço "penetrado" é pintado com tinta a óleo para evitar manchas de ferrugem na superfície do acabamento.

Vale a pena visitar uma loja de produtos químicos para o lar: estão à venda composições especiais para remover papéis de parede velhos, manchas de ferrugem, manchas de graxa. Durante o trabalho, é necessário o uso de equipamentos de proteção: óculos de construção, luvas. Seria bom para um moedor encontrar uma caixa com um bocal para um aspirador de pó.

Para um teto de drywall, uma limpeza áspera é suficiente: removendo camadas desagregadas, vedando costuras e grandes rachaduras.

Tecnologias e métodos

Vamos tentar imaginar como cada método é trabalhoso.

Placa de gesso

O dispositivo de forro em placas de gesso cartonado (GKL) não é uma tarefa particularmente difícil, mas requer uma familiarização cuidadosa com as normas e recomendações em cada etapa do trabalho.

As guias são pregadas ao longo do perímetro da sala a uma determinada altura, - perfis ud. Uma grade é desenhada no teto, em cujas linhas as suspensões são fixadas. Os perfis de teto de cd são inseridos em ângulos retos nas guias e, em seguida, presos aos ganchos. Folhas de drywall são aparafusadas aos perfis de cd.

Se você precisa que o plano do teto suspenso fique o mais próximo possível do teto real (esta opção é desejável se o objetivo é manter o máximo de altura possível), a tarefa da primeira etapa de marcação é reduzida a transferência o nível do ponto mais baixo do teto para todas as paredes.

É inconveniente trabalhar sob o próprio teto com um nível de água, portanto, marcações circulares podem ser feitas na parte inferior e, em seguida, movidas de volta para cima.

Isso é feito na seguinte sequência:

  • encontre o ponto mais baixo do teto, transfira seu nível para qualquer parede e faça uma marca;
  • da marca usando o nível e a regra, desenhe uma linha vertical para baixo;
  • nesta linha, aproximadamente na altura dos olhos, outra marca é feita. Meça e registre a distância resultante entre as marcas inferior e superior;
  • com a ajuda de um nível de água, a altura da marca inferior é transferida para todas as paredes da sala. Pelo menos em cada um dos dois lados dos cantos entre as paredes deve haver uma marca;
  • de cada marca recebida, meça verticalmente para cima a distância que foi registrada;
  • nas marcas encontradas com um cordão de construção tingido, eles riscam uma linha ao longo do perímetro.

Claro, tendo um nível de laser, seria possível não fazer tudo isso, mas uma ferramenta tão especial é, em geral, apenas para construtores.

Quando o nível do ponto mais baixo do teto é transferido para todas as paredes, as guias do perfil ud são fixadas neste nível ao longo de todo o perímetro. Seu lado superior é definido no nível da linha tracejada. Para fixar o perfil ud, perfura-se orifícios com um punção de 45-50 cm e martela-se pregos.

O comprimento dos perfis de teto de cd deve ser igual à largura da sala (ou comprimento, se forem junto), menos cerca de 5 mm. Corte o perfil com uma lixadora, tesoura de metal ou serra.Perfis de cd prontos para uso são inseridos em guias em duas paredes opostas, instalados em ângulos retos e fixados com parafusos auto-roscantes (ou, em linguagem comum, “besouros de pulga”). Os perfis de teto são colocados estritamente na mesma distância - 60 ou 40 centímetros. Neste caso, as juntas das chapas de drywall cairão no perfil.

Nesta fase, foi obtida uma moldura de perfis de forro paralelos. Agora, sobre cada perfil, com um passo de 50-60 centímetros, placas-suspensões de montagem (suportes em forma de U) são aparafusadas ou pregadas na base do teto. Eles conferem rigidez a toda a estrutura e a capacidade de suportar o peso total das placas GK.

Antes de anexar perfis de cd às suspensões, eles devem ser alinhados estritamente no mesmo plano. Esta tarefa é resolvida de forma bastante simples: no meio da sala, um forte fio de seda é puxado pelos perfis e preso às guias de ud. O perfil está acima da rosca; é levantado apenas o suficiente para formar uma folga milimetrada e, em seguida, é fixado com parafusos à suspensão, primeiro de um lado, depois do outro. É necessário garantir que o outro perfil não toque no fio neste momento e não derrube as marcações.

No momento da instalação, as folhas de drywall devem permanecer na sala por vários dias. Agora resta fixá-los com parafusos auto-roscantes na estrutura acabada.

Desta forma, você também pode consertar um teto flácido em uma casa ou apartamento particular.

Gesso

Depois de limpar a base e selar as juntas, proceda ao nivelamento com uma mistura de gesso.

Inclui uma série de operações:

  • Preenchimento. O reboco de tetos de concreto nunca é executado sem um tratamento superficial preliminar. Um dos primers especiais do tipo Betonkontakt é aplicado sobre uma base limpa e seca. Esta mistura não só funciona como um primer de penetração profunda, mas também reveste a superfície com uma camada de partículas que garantem uma adesão confiável à camada de gesso. (Esta superfície áspera parece esmeril.)
  • O dispositivo dos faróis. O farol é um perfil especial de metal com perfuração nas bordas e uma borda plana no meio. Seu comprimento é de 3 metros, e sua “altura” tem um degrau: são balizas de 8, 10 e mais milímetros. Quanto maior a altura do farol, mais espessa será a camada de gesso. Para o teto, é melhor comprar balizas com altura de 6 mm.

Os faróis são colocados no nível e "congelados" com uma solução. Quando o pintor segue a regra das duas balizas, o excesso de solução é cortado e uma superfície plana permanece. Com paciência ao instalar beacons, você pode então engessar a superfície de qualquer área com uma precisão de um a dois milímetros.

Os faróis são instalados paralelos uns aos outros. Com a ajuda de um cordão de construção, eles percorrem uma linha paralela à parede. A distância até a parede é de cerca de 30 cm. Além disso, eles são guiados pelo comprimento da regra existente: para um instrumento de dois metros, a distância entre as balizas pode ser de 160-180 cm.

É necessário calcular que a distância da parede oposta não exceda isso.

Os faróis são configurados usando o nível de água. O avião inteiro está suspenso. No ponto mais baixo, é feito um furo para o pino e um parafuso auto-roscante é aparafusado, deixando 6 mm na superfície. Em seguida, na linha marcada, encontram outro ponto, aparafusam um parafuso auto-roscante e, controlando o nível, giram-no apenas o suficiente para que as tampas de ambos fiquem no mesmo nível. Em seguida, movendo-se ao longo da linha, o terceiro é aparafusado em nível e assim por diante. 2-3 parafusos são aparafusados ​​em dois metros. Ao final da obra, parafusos auto-roscantes são instalados em todas as linhas, de forma que todas as tampas fiquem no mesmo nível. Em seguida, aplica-se um pouco de argamassa de gesso no cabo, aplica-se uma baliza e rebaixa-se com uma régua até encostar nas tampas dos parafusos. Ele deve permanecer nesta posição até que a solução o agarre com segurança. A precisão da instalação é verificada várias vezes, pois disso depende o sucesso de todo o negócio. Os faróis instalados são deixados para secar até o dia seguinte.

  • Excesso de pasta. Os profissionais acreditam que é melhor fazer um esboço da mistura de gesso, mas para um iniciante é bastante adequado espalhar com uma espátula. A solução é aplicada entre dois beacons, e a seguir a regra é realizada ao longo dos beacons, retirando o excesso. Tendo terminado, eles não vão para a próxima pista, mas por uma. Quando a solução estiver seca, preencha as tiras restantes.

O reboco em faróis permite que você destaque uma superfície razoavelmente plana de cada vez. Para a próxima camada, uma solução mais líquida é preparada, e desta vez as réguas são niveladas em movimentos circulares ou esfregadas com um raspador. Depois de secar, essa superfície está pronta para ser finalizada com massa ou para ser colada com papel de parede denso.

  • Reforço. Se for necessária uma espessura de camada de gesso superior a 2 cm, deve ser utilizado reforço com redes especiais (em fibra de vidro, plástico, aço galvanizado, etc.). Na aplicação da primeira camada, a tela é "friccionada" na base, nos outros casos é aparafusada com parafusos. Se a espessura for de 4 ou mais centímetros, outra malha é colocada entre as camadas.

Massa

Para evitar o aparecimento de fissuras no futuro, as costuras entre as placas são preenchidas com um dos compostos elásticos especiais na fase de preparação.

Aplicar camadas mais espessas com massa inicial. A camada de acabamento não deve exceder 2 mm.

Se a massa for feita em duas camadas, uma malha fina ("teia de aranha") é esfregada entre as camadas. É possível selar as costuras com massa perfeitamente uniformemente. O principal é a ausência de sujeira nas costuras.

Adendo

  • Se não houver régua ou boas ripas, você pode usar um perfil de drywall.
  • As balizas de alumínio não precisam ser removidas após o reboco, pois não sofrem corrosão.
  • É melhor comprar tintas líquidas caras nas lojas, pois você pode comprar uma falsificação no mercado.
  • Se colocar as balizas não transversalmente, mas ao longo das lajes, pode-se reduzir o consumo da mistura de gesso. Mas isso só deve ser feito se a geometria do plano do teto for clara, caso contrário, a economia pode se transformar em perdas.
  • As misturas de gesso à base de cimento costumam ser mais baratas do que as misturas de gesso. Porém, basta recalcular levando em consideração o consumo de materiais, como fica óbvio: seu preço é praticamente o mesmo. Ao mesmo tempo, o gesso é considerado um material mais ecológico e adequado para a habitação.

Se a última camada for executada com massa de gesso de acabamento, isso facilitará muito a colagem de papel de parede de cor clara ou pintura com tinta branca.

  • Para calcular a quantidade de chapas e perfis de drywall, convém fazer um desenho, marcando todos os detalhes.
  • Para marcação, é melhor comprar um fio preto, pois fica mais bem visualizado.
  • Se os perfis ud-guia no "Khrushchev" forem colocados em juntas especiais, isso adiciona propriedades de isolamento acústico ao revestimento do teto.
  • Você não pode usar primers acrílicos para placas de gesso, isso leva a uma violação da estrutura da folha.
  • Os primers com "filler" precisam ser agitados de vez em quando para que partículas pesadas não permaneçam no fundo.

É necessário cobrir o teto curvo rapidamente para obter uma tela de forro contínua como resultado do reparo.

Para informações sobre como nivelar o teto com gesso, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário