Teto em casa particular: como isolar do lado do sótão?

Contente
  1. Características: prós e contras
  2. Tipos e materiais de isolamento
  3. Qual escolher?
  4. Como calcular a espessura da camada?
  5. Tecnologia de trabalho
  6. Dicas e sugestões úteis

Se a casa tem sótão, então deve ser isolado, pois qualquer dono está pronto para brigar pelo calor de sua casa. Portanto, o processo de arrumação do teto do sótão deve ser assumido com total responsabilidade e deve ser feito de maneira correta.

Características: prós e contras

De acordo com o conhecido cânone da física, o ar quente sobe até o teto. Portanto, com um "telhado frio" e um piso insuficientemente isolado, o calor é eliminado. Isso é chamado de "perda de calor". 25-40% do calor pode ir pelo telhado da casa. Para não aquecer a rua, faz sentido realizar trabalhos de isolamento térmico.

O isolamento do teto desempenha várias funções ao mesmo tempo:

  • mantém o calor dentro dos cômodos durante a estação fria - o ar esquenta e sobe, mas não encontra "brechas" de saída e desce novamente, permanecendo dentro de casa;
  • impede a penetração de calor no verão, portanto, um microclima favorável com um regime de temperatura ideal é mantido na sala;
  • minimiza a penetração de ruídos desnecessários, mantém a paz e sossego em casa durante vento, chuva ou tempestade.

Todo trabalho de isolamento exige preparação, pois o uso iletrado de materiais isolantes e a não observância da tecnologia, na melhor das hipóteses, levará ao aparecimento de condensação e, na pior, criará uma ameaça real de incêndio na casa.

Abaixo estão as características dos materiais utilizados para o isolamento de pisos.

Tipos e materiais de isolamento

Tradicionalmente, o seguinte é usado para isolamento térmico do sótão:

  • lã mineral de basalto ou fibra de vidro;
  • Isopor;
  • poliuretano;
  • argila expandida, vermiculita e outros materiais a granel;
  • ecowool.

Freqüentemente, os proprietários usam métodos tradicionais de aquecimento usando serragem e palha misturada com argila.

Os materiais de isolamento diferem muito em suas características de desempenho., e seus preços variam em uma faixa bastante ampla. É por isso que você precisa considerar cada grupo de materiais separadamente.

Serragem

O isolamento térmico com serradura é uma das formas mais antigas de aquecer uma divisão. A serragem é usada nas regiões onde as indústrias de madeira são amplamente desenvolvidas, onde o material pode ser comprado quase de graça.

É a disponibilidade e o baixo custo que se tornaram as principais vantagens do material.

Das desvantagens, deve-se notar a alta inflamabilidade. No entanto, esta lacuna é facilmente compensada pelo uso competente de sistemas de instalação modernos. Outra desvantagem é que, mais cedo ou mais tarde, os ratos e camundongos vão "gostar" de lascas de madeira. Para evitar uma vizinhança tão indesejável, mistura-se serragem com cal, o que afugenta os roedores.

Lã mineral

A lã mineral é usada para isolar o sótão, teto, fachadas, varandas e galerias.

Este material tem excelentes propriedades de consumo e tem muitas vantagens:

  • custo relativamente baixo;
  • facilidade de instalação;
  • impróprio para alimentação de ratos e camundongos;
  • baixa inflamabilidade.

Junto com as vantagens, a lã mineral também tem desvantagens:

  • o algodão em rama não deve ser prensado - sua eficácia pode diminuir em 30-40%;
  • as propriedades do material se deterioram quando molhado, pois se o telhado vazar na casa, então a umidade começará a se acumular no isolamento, o que não só piorará suas propriedades, mas também se tornará um terreno fértil para fungos e mofo;
  • o isolamento não pode ser usado em uma casa onde moram pessoas com asma e outras doenças do aparelho respiratório.

Argila expandida

Isolamento simples e durável.

Suas vantagens são óbvias:

  • peso leve;
  • baixa condutividade térmica;
  • segurança ambiental;
  • resistência a baixas temperaturas e combustão.

A utilização da argila expandida não requer formação técnica especial, pois para efectuar trabalhos de isolamento do tecto basta cobrir com este material a superfície tratada, tendo previamente colocado qualquer camada de barreira ao vapor.

A argila expandida é adequada para instalação em sótãos com um grande número de tubos e tetos.

Poliestireno expandido

Este é o mesmo isopor. É bem conhecido de todos, é amplamente utilizado para o isolamento rápido e eficaz de tetos e fachadas de edifícios. Trabalhar com poliestireno é simples: para isso, você precisa fazer medições precisas e não cortar o excesso de material de uma folha sólida.

As vantagens do poliestireno expandido são:

  • peso leve;
  • é fácil de cortar;
  • é resistente à umidade e temperaturas extremas;
  • tem baixa inflamabilidade;
  • ambientalmente amigável;
  • não é um terreno fértil para o mofo;
  • não usado para alimentação por roedores;
  • tem baixo custo e disponibilidade.

O isopor não deve ser usado em um sótão com um grande número de tubos, pois neste caso a cobertura terá apenas que ser dobrada como um quebra-cabeça.

Espuma de poliuretano

É um material especial pulverizado. Sua aplicação requer habilidades especiais e equipamentos profissionais.

O material é usado principalmente em zonas climáticas adversas - isso se deve às suas características de desempenho extremamente altas:

  • espuma de poliuretano preenche todas as lacunas, formando um revestimento selado sem costura;
  • congelamento, forma uma camada densa sobre a qual você pode caminhar sem medo do aparecimento de amassados;
  • devido às baixas taxas de condutividade térmica e absorção de água, as propriedades de isolamento não diminuem em nenhum nível de temperatura e umidade;
  • não requer o uso preliminar de calor e materiais de impermeabilização durante a instalação.

Dos pontos negativos, é possível notar a alta capacidade de fabricação, porque trabalhar com espuma de poliuretano requer equipamento profissional e habilidades especiais de trabalho.

Ecowool

É um material relativamente novo composto de fibras finas de celulose.

Entre suas vantagens estão:

  • leve - a ecowool pode ser aplicada em qualquer camada, sem medo de tornar o piso do sótão mais pesado;
  • segurança - o isolamento é feito de matérias-primas ecológicas, não contém substâncias nocivas e tóxicas;
  • é um terreno fértil desfavorável para mofo e fungos devido às suas propriedades de "preservação";
  • retém propriedades de desempenho extremamente altas por um longo período de operação;
  • baixa inflamabilidade e capacidade de auto-extinção.

Qual escolher?

Abaixo estão algumas diretrizes que irá ajudá-lo a decidir sobre a escolha certa de isolamento para o sótão de uma casa particular:

  • Se você planeja fazer o isolamento térmico por conta própria, dê preferência à argila expandida, espuma ou lã mineral. Para trabalhar com ecowool e espuma de poliuretano, são necessários equipamentos especializados e algum treinamento técnico - esses materiais devem ser confiados a profissionais.
  • Se o piso do sótão for feito com lajes de concreto armado, o ideal é usar argila expandida como isolamento, mas é mais conveniente proteger o piso de madeira com lã mineral ou lã de celulose, uma vez que esses materiais são considerados "respiráveis" e evitam o formação de condensação, bem como destruição de madeira.
  • Também afeta significativamente a escolha do material e o orçamento planejado.Por exemplo, se o dono da casa tem acesso aos resíduos da serração, pode simplesmente usar serradura e aparas - esta será a forma mais ecológica e ao mesmo tempo a mais barata de isolamento térmico.

Como calcular a espessura da camada?

Para calcular a espessura da camada de isolamento necessária, cálculos especiais devem ser feitos. Não será muito difícil se você usar uma calculadora online. Em termos gerais, o esquema de cálculo é baseado nos parâmetros físicos das substâncias e nos códigos de construção estabelecidos.

Por exemplo, em Moscou, os SNiPs estabeleceram que o isolamento de todos os tipos de pisos deve fornecer resistência à transferência de calor, R = 4,15 m2C / W. Quando a espuma com uma condutividade térmica de 0,04 W / mC é usada, a espessura de revestimento necessária é calculada da seguinte forma: 4,15 x 0,04 = 0,166 m. A espuma de poliuretano exigirá uma espessura de camada de 125 mm, e a argila expandida deve ter 415 mm em altura.

Tecnologia de trabalho

A tecnologia de isolamento térmico funciona diretamente na dependência do tipo de material utilizado.

Materiais de massa

A tecnologia para trabalhar com materiais a granel é considerada a mais simples. Para começar, o teto é cuidadosamente limpo, livre de sujeira e detritos. Em seguida, uma camada de barreira hídrica e de vapor é colocada na superfície. Mais frequentemente usado "Izospan", folha de alumínio, feltro para telhados ou polietileno.

O material selecionado é cortado em tiras e sobreposto. Sobre ela, é aconselhável aplicar uma camada de argila mole, após a qual é derramado o isolamento.

Na etapa final, uma mistura de areia e concreto é aplicada sobre a argila expandida e costurada com tábuas de assoalho.

Instalação de lajes

Ao colocar lajes (por exemplo, espuma), o trabalho técnico é realizado em várias etapas.

Para começar, você deve colocar a barreira de vapor com uma sobreposição sobre toda a superfície do sótão. Depois disso, as placas são colocadas diretamente. Ao mesmo tempo, o mais difícil é cortá-los corretamente, o que é bastante difícil, dada a fraca flexibilidade do material e sua fluidez.

Todas as lacunas nas juntas são preenchidas com espuma de poliuretanopara evitar a formação de pontes frias. Além disso, os pontos de entrada dos tubos de ventilação e fiação elétrica são tratados com espuma. Outra camada de barreira de vapor é colocada no topo das placas.

Pulverização

Essas obras requerem equipamentos especiais e são realizadas por equipes profissionais em várias etapas. Após a aplicação de cada camada de espuma de poliuretano, ocorre uma etapa de formação de espuma e estabilização. Como resultado, a superfície fica perfeita e vedada.

Este é um método eficaz que permite realizar grandes volumes de trabalho no menor tempo possível.

Dicas e sugestões úteis

Cada material para isolar o teto do sótão tem suas vantagens e desvantagens. A escolha depende muito das preferências pessoais do proprietário das instalações, da sua situação financeira e dos planos futuros de utilização do sótão. Obviamente, é melhor dar preferência a materiais ecológicos, que não causem alergias nos lares, não representem uma ameaça à vida e à saúde de adultos e crianças.

Após o isolamento, o sótão pode ser convertido em espaço adicional, organize ali uma despensa para guardar coisas desnecessárias, ou mesmo faça um pequeno cômodo. Mas isso fica a critério do dono da casa.

Para obter informações sobre como isolar adequadamente o teto do lado do sótão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário