Como colocar corretamente um teto de gesso cartonado?

Como colocar corretamente um teto de gesso cartonado?
  1. Nós selecionamos a massa
  2. Instrumentos
  3. Preparação da superfície
  4. Selagem de costuras
  5. Fortalecendo os cantos
  6. Massa de acabamento

O drywall é um material versátil para nivelar várias superfícies. Hoje, é muito usado para arranjar tetos. Um processo obrigatório após a instalação é o nivelamento da base com argamassas especiais. Isso é necessário se eles planejam pintar o teto ou colar papel de parede nele. Para excluir o aparecimento de fissuras, é importante seguir uma determinada sequência de operações, bem como utilizar soluções de alta qualidade.

Nós selecionamos a massa

A placa de gesso consiste em gesso extrudido, que é mantido no lugar por uma moldura de papel especial. Portanto, tetos de gesso cartonado devem ser massajados apenas com compostos que possam aderir bem a tais substâncias. Hoje existem vários tipos de enchimentos.

Dependendo da composição, os seguintes tipos de produtos podem ser distinguidos:

  • Misturas de gesso. As soluções são duráveis ​​e ecológicas. Mas o gesso absorve muito bem a umidade, por isso não é adequado para tetos no banheiro ou na cozinha. É aconselhável usá-los em ambientes secos com temperaturas extremas mínimas.
  • Enchimentos de cimento. Uma excelente alternativa para tectos em gesso cartonado. Após a secagem, a camada de gesso resiste calmamente à alta umidade sem rachar. Portanto, podem ser aplicados no banheiro, onde existem condições microclimáticas especiais.
  • Composições de polímero. Os materiais são obtidos a partir de vários componentes com a adição de polímeros. Essas substâncias mudam radicalmente as características físicas. Os especialistas recomendam usá-los para formar mesas de acabamento, visto que ficam uniformemente e formam uma camada uniforme. Com a ajuda de massas de polímero, é fácil organizar o teto para a pintura.

Outra gradação das misturas de drywall é o nível de prontidão.

As mais populares são as soluções secas, que devem ser adicionalmente misturadas com água. Hoje se apresentam no mercado massas prontas que, após a compra, podem ser aplicadas imediatamente em superfícies de gesso.

Ao comprar essas misturas, é importante prestar atenção ao propósito a que se destinam. Hoje, as soluções são usadas para alinhamento inicial e final. As massas iniciais são caracterizadas por uma estrutura granulada de granulação grossa, o que não permite a obtenção de uma base perfeitamente plana.

Instrumentos

Você pode terminar o teto falso com suas próprias mãos, sem ter uma certa experiência.

Para simplificar esta tarefa, você deve estocar um conjunto de ferramentas auxiliares:

  1. Tigela de mistura e batedeira. A ferramenta elétrica será necessária se o volume de trabalho for grande e você precisar preparar rapidamente uma solução de alta qualidade. Quando a sala é pequena, a mistura também pode ser feita manualmente.
  2. Pincel largo e espátulas. O tamanho da última ferramenta é selecionado individualmente. É necessário ter vários tipos de espátulas, pois serão necessárias em determinadas áreas do teto.
  3. Malha abrasiva e flutua em vários tamanhos. Usado para nivelar superfícies depois que a solução solidificou.
  4. Grade de pintura. O principal objetivo do produto é mascarar e corrigir costuras.

Preparação da superfície

Antes de iniciar os trabalhos de tecto, é aconselhável libertar o mais possível a divisão de móveis e objectos desnecessários. Durante o processo de enchimento, pode haver muita sujeira, que será difícil de ser removida.

A preparação do teto começa ajustando os parafusos.Os fechos devem ser aparafusados ​​de modo que suas cabeças não fiquem salientes acima da superfície da parede de gesso. Você pode verificar isso pelo toque. Se essas deficiências estiverem presentes, usando uma chave de fenda manual, os parafusos auto-roscantes são aparafusados ​​na profundidade do material.

Não forme uma fossa muito profunda, pois isso pode levar a um empurrão da moldura ou à sua curvatura. É necessário que a cabeça se afunde ligeiramente em relação ao plano superior.

Às vezes, durante a instalação, acontece que o parafuso auto-roscante pressiona fortemente a folha, e uma pequena depressão se forma neste local. Esse defeito pode ser corrigido torcendo os fixadores em um novo local, mas apenas com menos esforço. Quando tudo estiver pronto, todas as covas nos locais dos parafusos são seladas com argamassa. É aplicado nas ranhuras com uma espátula, realizando movimentos transversais.

A próxima etapa é alinhar as costuras entre as folhas.

Este processo é simples e envolve várias operações sequenciais:

  • Inicialmente, toda a poeira é removida da superfície do teto com uma escova comum. Se drywall foi usado durante o arranjo sem uma borda de fábrica, as juntas são cortadas em um ângulo de 45 graus. Quando os chanfros ainda estão presentes, você deve verificar se o papel está descascando nas pontas. Se tal fenômeno estiver presente, ele deve ser cuidadosamente cortado com uma faca de escritório.
  • Em seguida, usando uma faca de pintura, vários cortes finos devem ser feitos ao longo da costura. Eles são necessários para uma melhor adesão da solução ao gesso.
  • Nesta fase, todo o teto é preparado com soluções especiais. Não use compostos alquídicos para isso, pois eles danificam a estrutura do papel e ele perde sua resistência original. Vale a pena usar apenas fluidos especializados de alta qualidade destinados ao gesso.
  • A preparação é finalizada com a retificação da argamassa endurecida nos locais dos fixadores. Esta etapa é importante, pois o número de camadas de massa aplicadas e a qualidade da superfície dependem disso.

Selagem de costuras

A massa de teto começa com esta etapa. Para obter um sistema forte, todas as juntas entre as placas devem ser reforçadas adicionalmente com uma malha serpyanka. Você pode comprar em lojas especializadas, basta escolher o tamanho de célula desejado.

A tecnologia de preenchimento de costuras é bastante simples e consiste nas seguintes etapas:

  1. Preenchimento das juntas com uma pequena quantidade de argamassa. É importante que a mistura não preencha completamente os poços, pois será difícil prender a fita de reforço.
  2. Prendendo o serpyanka. Coloque-o ao longo da costura de forma que fique estritamente no centro. Para fixar a malha, o material é levemente pressionado na solução. É importante não dobrar muito a malha para não formar um arco.
  3. Alinhamento. Após a fixação da serpentina, deve-se aplicar outra camada de gesso para fechá-la. Isso permite que uma superfície relativamente plana seja alcançada. Todo o trabalho é executado com uma espátula larga, que cobre a largura da costura e a malha aplicada de cada vez.

Na hora de aplicar a massa, é aconselhável deixar cada camada secar um pouco. Dessa forma, você pode distribuir uniformemente a próxima porção da mistura.

Fortalecendo os cantos

Os tectos de gesso cartonado têm mais do que um plano. Hoje, as caixas de vários níveis ganharam popularidade especial, que formam uma superfície decorativa. Estas estruturas distinguem-se pela presença de cantos internos e externos, que é desejável reforçar. Dependendo do tipo de ângulo, essas operações são realizadas de forma diferente.

interno

Para tais sistemas, cantos perfurados são usados, ao longo das bordas das quais uma tela serpyanka é fixada. Ele permite que você amarre as folhas, enquanto obtém uma junta retangular.

O canto interno é fixado à superfície com uma pequena quantidade de solução. Em seguida, usando a mesma mistura, a serpyanka também é fixada, nivelando-a ao longo da base do lençol. Em seguida, com uma espátula angulada, aplica-se a massa e o ângulo é nivelado em relação ao nível.

Externo

Os cantos desse tipo são um pouco mais fáceis de prender. Inicialmente, uma pequena quantidade de solução é aplicada no final da folha. Depois disso, uma estrutura de alumínio e plástico é pressionada contra ele. Depois de nivelado, o resto da mistura é removido com uma espátula.

Para obter um ângulo perfeitamente uniforme, a massa deve ser aplicada em várias camadas. Além disso, cada um deles deve secar para que a qualidade do revestimento possa ser controlada na próxima etapa.

Massa de acabamento

Esta etapa é definitiva, pois permite obter uma superfície já bonita e uniforme.

O acabamento envolve a execução das seguintes operações sequenciais:

  1. Usando uma espátula larga, espalhe a mistura uniformemente sobre o teto. É importante que a espessura da argamassa não ultrapasse 2-3 mm. Caso contrário, pode causar fissuras ou queda da massa.
  2. Limpe a espátula antes de aplicar a solução na nova área. A superfície também é formada esticando o material em uma camada fina.
  3. Se você não obteve o efeito ideal, pode tentar aplicar outra camada de massa sobre o material inicial. Essas operações de restauração são realizadas ao longo do tempo, quando o teto fica amarelo devido a fatores adversos.

A qualidade do nivelamento depende muito do ângulo em que a espátula se move. O indicador ideal é um valor de 15 graus.

Isso permitirá que você obtenha um revestimento uniforme sem formar uma teia de várias camadas. É aconselhável realizar todos os trabalhos de nivelamento do teto em uma sala onde a temperatura varie na faixa de +5 a +30 graus.

A massa deve secar apenas em uma sala relativamente úmida, sem exposição à luz solar direta. A evaporação muito rápida da água levará à formação de pequenas fissuras, que só podem ser removidas com uma nova massa. Quando a betonilha estiver seca, deve ser lixada. Isso é feito com uma bóia e uma lixa fina.

Preencher um teto de gesso cartonado é um procedimento trabalhoso e demorado que exige o cumprimento de todas as regras e a escolha de apenas misturas de construção de alta qualidade.

Para obter mais informações sobre como aplicar uma massa adequada em um teto de drywall, consulte o próximo vídeo.

1 comentário
0

Betume "Polyfill". Eu estava com muito medo de que não coubesse em um teto de drywall. Mas não, no final tudo é perfeitamente bom, o resultado é ótimo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário