Pintura de teto: pintura sobre tinta velha

Contente
  1. Recursos do processo
  2. Escolha de tinta
  3. Instrumentos
  4. Como diluir e calcular a quantidade?
  5. Sutilezas de aplicação
  6. Idéias de design

Acontece que ao pintar o teto, a pintura antiga é retirada, mas às vezes essa etapa é pulada. Se você fizer tudo certo, mesmo nessa situação, o resultado será surpreendentemente bom. Depois de ler o artigo, você aprenderá como é feita a coloração em tintas antigas.

Recursos do processo

A pintura do teto não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Como regra, antes desse processo, os trabalhadores limpam a camada de acabamento antiga. O fato é que uma camada espessa de tinta velha pode brilhar e estragar a aparência da superfície. Se aparecerem rachaduras no teto, então o assunto é completamente impossível - não importa como você pinte sobre elas, elas ainda serão visíveis. Se o conserto não é feito há muito tempo, então, sob uma camada de tinta velha, você pode até encontrar mofo, o que anulará todas as suas tentativas de renovar a superfície.

Se não houver problemas sérios, você pode aplicar com segurança uma nova camada de emulsão de água, acrílico, na tinta antiga. Dê uma olhada em seu teto. Se a aparência for adequada para você e as peças de tinta não caírem, você pode deixar tudo como está.

Os profissionais aconselham a atenção ao seguinte: se já pintou o tecto com tinta à base de água, está com sorte. É melhor do que caiar. Mesmo que esse tipo de tinta comece a descascar e cair em pedaços, pode não ser completamente removida. Você pode restringir-se com segurança à limpeza da superfície, removendo pedaços de descamação e limpando a área ao redor deles. Após este curto trabalho, você pode aplicar com segurança uma nova camada de tinta.

Escolha de tinta

Se você decidir cobrir o teto com tinta sobre uma velha camada de material, terá que enfrentar a questão de escolher a opção certa. Para esse trabalho, diferentes tintas são usadas. Cada tipo tem suas próprias vantagens e várias desvantagens.

Acrílico

Talvez esse tipo de tinta seja o mais popular. É bom porque é altamente resistente a todo tipo de sujeira e seca rapidamente. Então você pode usar com segurança esse material, por exemplo, na cozinha, onde o trabalho com a comida nem sempre é organizado.

Essa tinta também resiste bem a alta umidade. Caso apareça alguma contaminação na superfície pintada, ela pode ser removida com segurança com pano úmido ou guardanapo, sem medo de rachar a pintura.

A tinta acrílica pode ser facilmente aplicada em uma ampla variedade de superfícies. Encaixa bem em metal, madeira, plástico e até em bases já rebocadas.

Pintar com acrílico também é bom porque esconde perfeitamente pequenas imperfeições superficiais. A tinta texturizada é capaz de mascarar pequenas rachaduras ou locais onde pedaços do revestimento já tenham caído.

Também é agradável que esse revestimento seque rapidamente e retenha sua cor por muito tempo. Mesmo que você pinte o teto de um cômodo onde os raios de sol incidam constantemente sobre ele, a pintura vai desbotar e desbotar muito longe de ser imediatamente. Porém, há uma ressalva: ao escolher este tipo de tinta, lembre-se que a cor do revestimento aplicado no teto será um pouco diferente da que você vê na embalagem, pois o material escurece imediatamente.Isso não pode ser chamado de uma grande desvantagem, porque há muitas cores e você sempre pode encontrar exatamente a tonalidade que mais combina com você no final.

Com todos esses aspectos positivos, vale ressaltar que a tinta não é tão cara. Você pode comprar um quilo de tinta por cerca de mil rublos. E será consumido bem devagar - você precisará de menos embalagem de material para pintar o teto em uma sala de tamanho médio. Cerca de 100 g de tinta são consumidos por metro quadrado.

Látex

Existem vários outros tipos de tintas adequadas para o teto. Uma das opções mais caras é o látex. Esta tinta é ideal para pintar o teto sobre uma camada antiga. O fato é que mascara perfeitamente defeitos, microfissuras em qualquer superfície. Você pode lavar ou limpar com segurança o teto pintado com este material.

Silicant

Rachaduras (até dois milímetros) podem ser mascaradas por tinta de silicato. No entanto, é mais caro do que a maioria dos análogos.

Além disso, também é importante lembrar que as tintas de silicato, em regra, não são utilizadas em instalações residenciais.

Este é o revestimento que é usado para decoração de paredes de perfis. e tetos em áreas de produção - por exemplo, em armazéns. Esta tinta é à base de vidro líquido. O melhor de tudo é que esse revestimento é colocado sobre uma superfície de concreto ou pedra.

Emulsão de água

Freqüentemente, os tetos também são pintados com tinta de dispersão aquosa. No entanto, deve ser usado em salas secas - por exemplo, em salas de estar ou quartos. Um revestimento deste tipo não tolera muita umidade e rapidamente fica coberto por rachaduras, manchas escuras (no banheiro ou mesmo na cozinha). O custo da tinta de dispersão à base de água é baixo, o que é precisamente o que a torna popular. Além disso, pode ser fosco ou brilhante, o que é conveniente para quem decora as suas instalações com um determinado estilo e não quer perturbar a harmonia da divisão.

Você pode escolher qualquer um desses tipos básicos de tinta para repintar o teto. Pode ser denso e estrutural, oleoso, muito leve - tudo depende do tipo de teto que você tem, de quais são suas capacidades financeiras.

Instrumentos

A próxima etapa é escolher as ferramentas certas. Na maioria das vezes, um rolo ou pincéis largos são usados ​​para pintar o teto.

Pincéis

Pincéis de diferentes tamanhos podem ser usados ​​tanto para pintar a base como para juntas, acabamentos de elementos. Ao pintar a parte principal do teto, eles não são muito eficazes.

Se você decidir pintar uma superfície tão grande com pincéis, escolha o mais largo. As junções com as paredes, molduras em estuque e outros detalhes decorativos são apenas mais convenientes para pintar com pincéis.

Roller

É muito mais conveniente pintar o teto com um rolo. Ferramentas de espuma são usadas para pintar o teto. A segunda opção mais popular é um rolo com uma base de tecido. O comprimento desta ferramenta de pintura de teto pode variar de cinco a trinta centímetros.

Pistola de pulverização

É mais eficaz usar uma pistola de pulverização. No entanto, nem todo mundo prefere essa opção. O fato é que a pistola não só é mais cara do que todos os outros dispositivos, mas também mais difícil de usar. Se você não for um profissional, precisará primeiro se adaptar à pistola para pintura.

Como diluir e calcular a quantidade?

Tendo decidido o tipo de tinta e ferramentas, pode-se prosseguir com o trabalho preparatório. Primeiro, você precisará diluir a quantidade necessária de material.

O consumo de tinta depende do tamanho da sua sala., a área do teto é muito importante. Via de regra, todas as informações necessárias para ajudá-lo a calcular a tinta estão na embalagem. Confira essas informações.

Escolhendo uma tinta à base de água, você verá na embalagem que não deve diluí-la. Se o produto que você comprou já engrossou, você pode diluí-lo ligeiramente com água.Caso contrário, basta mexer a tinta, estender no palete e começar a pintar.

A preparação de outras tintas de teto não é muito diferente. Você também precisará adicionar um pouco de água à mistura de acrílico. É melhor usar o produto imediatamente após mexê-lo. Você não deve deixá-lo congelar.

Sutilezas de aplicação

Pintar o teto sem primeiro remover a camada de tinta antiga é um pouco diferente do trabalho de reparo usual. Você economizará um pouco de tempo, pois não será necessário remover completamente a camada antiga e aplicar massa ou primer no teto novamente. Bastará trabalhar as áreas com fissuras e retirar os pedaços de tinta e verniz que caem. Se a pintura estiver descascando, será necessário corrigi-la, caso contrário, a superfície do teto ficará irregular e desleixada.

Depois de lidar com as falhas mais perceptíveis, você precisará prosseguir para o trabalho principal. A tinta diluída deve ser despejada na bandeja - não deve sobrar muito para que os resíduos não sequem ou sejam jogados fora.

A pintura do teto começa nos locais mais inacessíveis. Passe por cima deles com uma escova estreita para que não haja vãos. Depois disso, você pode pintar toda a superfície. É mais conveniente trabalhar com rolo. Assim, você pode pintar rapidamente sobre o teto sobre a camada antiga e pintar sobre rachaduras, manchas.

Recomenda-se pintar o teto desta forma em várias etapas. A primeira camada pode não ser aplicada com muito cuidado, mas a segunda terá de ser muito bem trabalhada. Você deve começar a trabalhar com a segunda camada somente depois que a primeira estiver completamente seca.

Não é muito difícil pintar o teto com as próprias mãos, mesmo se você estiver fazendo isso pela primeira vez. Siga orientações simples, seja cuidadoso e você terá sucesso.

Idéias de design

O teto é uma parte muito importante do interior. Como você o decora depende em grande parte de como o ambiente será percebido.

Se você gosta do minimalismo ou do estilo finlandês, não deve deixar o teto claro e preenchido com uma variedade de padrões. Um acabamento liso é o melhor. Escolha uma cor de que goste e trabalhe apenas com ela. Recomenda-se dar preferência às cores claras, pois ajudam a deixar o ambiente visualmente mais alto.

Os tetos decorados com todos os tipos de padrões parecem mais interessantes. Podem ser padrões abstratos criados com pincéis finos ou desenhos completos. No entanto, é mais difícil trabalhar em sua criação.

Pintar o teto sobre uma velha camada de material de pintura não é uma tarefa tão difícil. Você pode mudar a aparência da sala de forma fácil e rápida com suas próprias mãos e criar o design dos seus sonhos.

Para informações sobre como pintar o teto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário