Como colar rodapés no teto?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Seleção de adesivo
  4. Preparação
  5. Como colar?
  6. dicas e truques

Hoje em dia, os rodapés são frequentemente colados ao teto. Não é nada difícil aparafusar, e o forro com pedestal parece mais estiloso. Mas é preciso arquivar, encaixar corretamente e colar. Esses reparos não levarão muito do seu tempo.

Peculiaridades

Os rodapés de teto, também são filetes, baguetes e molduras, são utilizados para:

  • ocultação de defeitos na conexão da parede e do teto. Afinal, é muito mais fácil colar o filete do que alinhar os cantos;
  • decoração da linha chanfrada do papel de parede;
  • suavizar cantos para transformar o ambiente;
  • escondendo fios e outras comunicações.

Os rodapés modernos são feitos de vários materiais, mas independentemente disso o comprimento é padrão para todos os tipos - dois metros, portanto, com uma distância maior do meio-fio, é necessário unir as faixas.

A colagem de rodapés de teto não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Se você não levar em consideração as peculiaridades do material, a composição do adesivo, o corte limpo e correto das tiras não foi feito, o resultado pode ser desastroso.: partes irão cair, fendas irão aparecer nas juntas, cantos irregulares irão cortar o olho. Não é difícil colar trechos retos, os iniciantes, via de regra, têm dificuldade para trabalhar com cantos.

Visualizações

Hoje, o mercado de rodapés está cheio de ofertas, desde espuma econômica a madeira luxuosa.

Rodapés de isopor leves, distinguem-se pela facilidade de instalação. Seu preço é baixo, no entanto, sua estrutura de domínio pertence às desvantagens do plástico de espuma. Uma faca simples é adequada para cortá-lo. No entanto, não deve ser cego, caso contrário, em vez de cortar, ele empurrará a espuma, e partículas redondas irão estourar. Durante a instalação, você deve ter cuidado, porque você pode esmagar a superfície pressionando firmemente com o dedo. Após a colagem, a espuma deve ser massajada e pintada de forma que não fiquem sulcos na superfície, que gradativamente ficará suja de poeira. Este material é macio e não pode ser lavado.

Rodapés de isopor geralmente um pouco mais caro do que o isopor. Eles são mais leves e flexíveis e têm uma superfície mais lisa. Você também precisa serrar com uma faca afiada. Você não pode pintar, apenas tapar as juntas. Além disso, o poliestireno expandido é mais forte - não funcionará para amassar sua superfície com a pressão normal. Os rodapés são fáceis de limpar com água.

Este material é bastante flexível - um rodapé de 2 metros de comprimento dobra em ângulos retos, o que é ótimo para emoldurar drywall no teto.

Os fabricantes modernos fazem baguetes de duropolímero - o mesmo poliestireno expandido, adicionalmente processado sob alta pressão. Graças a este tratamento, sua resistência é aumentada.

Rodapés de poliuretano são particularmente duráveis. Eles não criam poeira, são fáceis de limpar e pouco exigentes para cuidar. Além disso, eles podem ser usados ​​em alta umidade, ou seja, em banheiros, cozinhas. Este tipo de filete pode ser pintado sem problemas. Mas sua principal vantagem é a flexibilidade. Você tem que tentar muito quebrar esse pedestal, além disso, ele não se desintegra. A flexibilidade é essencial ao enquadrar estruturas curvas de gesso cartonado. Além disso, o poliuretano adere bem a muitos tipos de cola.

Rodapés de PVC há uma variedade de formas, texturas e cores. Eles têm vantagens como leveza, resistência e preços diferenciados. No entanto, eles não se dobram, o que os torna mais exigentes na superfície.Deve ser perfeitamente plano. Você vai precisar de uma serra para cortar, já que uma faca simples é indispensável aqui.

Rodapés de gesso - uma boa opção para interiores clássicos, uma vez que o gesso é muito plástico e todas as superfícies decorativas sofisticadas são feitas a partir dele. Eles também são duráveis ​​e ecológicos. As desvantagens incluem fragilidade e preço alto.

Rodapés de madeira muito mais caro e mais difícil de montar do que os tipos anteriores. No entanto, a aparência é muito mais sólida e rica. Acoplá-los é muito mais difícil: você terá que cortá-los com uma serra de dentes finos e depois ajustá-los com uma lima. É impossível cometer erros neste caso, pois a massa não ajudará mais.

Fixá-los ao teto também é mais problemático: a cola não vai suportar a madeira sozinha, então você deve primeiro fazer os furos para os fixadores e, em seguida, corrigir o próprio filete... Há outra desvantagem - a árvore apodrece e, se houver perigo de inundação pelos vizinhos, é melhor escolher uma borda de plástico.

Seleção de adesivo

Tendo escolhido os filetes, você pode ficar com a seleção da composição do adesivo. Em primeiro lugar, preste atenção à cola recomendada pelo fabricante. No entanto, você também deve escolhê-lo levando em consideração a presença ou ausência de papel de parede.

Existem diferentes tipos de adesivos hoje. Para nossa tarefa, os seguintes são adequados:

  • Substâncias universais São soluções viscosas e transparentes que se solidificam por muito tempo.

Os mais corridos são chamados "Titânio"... A gama de aplicação desta cola é extensa, também é adequada para filetes. É transparente e incolor, não havendo cargas na composição. O adesivo é composto por polímeros. Funciona bem com isopor. Moderadamente tóxico e seguro para a pele.

Outro representante da classe das peruas - Eco-Set... Geralmente é semelhante ao Titan. O problema com esses adesivos é o inconveniente associado a longos tempos de espera. Aqui pode vir para o resgate "Momento"... Possui características semelhantes, mas se solidifica imediatamente. A desvantagem dessa cola é seu preço.

  • Unhas líquidas - uma composição prática bastante conveniente, produzida na forma de tubos para armas de construção. Muitos profissionais preferem unhas líquidas. Existem pregos líquidos de acrílico e neopropileno. Os primeiros exalam um odor suave, inofensivo à saúde e inadequados para o trabalho no frio. Estes últimos são perfeitos para ambientes e áreas com alta umidade. A temperatura ambiente não desempenha nenhum papel quando se trabalha com neopropileno.

Os profissionais não recomendam o uso de pregos líquidos para colar rodapés de espuma e poliestireno.

  • Selante acrílico - uma opção universal, adequada até mesmo para paredes irregulares, pois as fissuras podem ser seladas com o mesmo selante.
  • Massa adesiva - composição caseira de massa seca, PVA e água. O processo de confecção dessa cola começa com o fato de a massa ser colocada em um recipiente junto com a cola PVA na proporção de 4 para 1, ou seja, 4 partes de massa e 1 parte de cola PVA. Depois disso, tudo é misturado com uma adição gradual e uniforme de água. Como resultado, forma-se uma mistura homogênea e de consistência espessa. Então, por cerca de dez minutos, essa mistura é infundida e misturada novamente. Após duas horas, a solução está pronta. O principal é garantir que não haja coágulos e que seja totalmente homogêneo.

Preparação

Os filetes são frequentemente colados sobre o papel de parede, caso em que é imperativo certificar-se de que eles estão colados de forma confiável e ajustá-lo aos padrões. Então você precisa começar a preparar a superfície. Deve estar livre de umidade, manchas de graxa, deve estar limpo. É necessário inspecionar e verificar se há defeitos mecânicos e irregularidades, cortar todos os defeitos. Se houver, tudo deve ser feito para eliminá-los, caso contrário, as pranchas não irão pressionar e os rodapés irão dobrar.

Um dos pontos problemáticos é aparar o rodapé da extremidade... Cada prancha de filete deve ser encaixada com a adjacente no canto da sala em exatamente um ângulo de 45 graus.Para resolver este problema, você precisa de uma caixa de esquadria. Possui ranhuras em ângulos diferentes - de 45 a 90 graus. É necessário inserir o molde na caixa de esquadria em um ângulo de 45 graus e cortar com uma faca, em seguida, alisar as pontas. A borda inferior do filete deve ser pressionada firmemente contra a caixa de esquadria e a parte superior deve ser segurada com a mão. Primeiro você precisa começar a cortar os cantos e só então começar a ajustar a filmagem.

Aliás, você não pode comprar mosto em uma loja de ferragens, mas faça você mesmo a partir de meios improvisados, já que se trata de uma ferramenta muito primitiva. Você só precisa juntar algumas tábuas no ângulo certo e recortar no lugar certo. Tendo feito essa caixa de esquadria, você pode cortar as tábuas diretamente sobre o peso, pressionando a tábua contra as tábuas.

Se você cortar o canto incorretamente, terá que cortá-lo novamente, então a barra ficará mais curta, ou seja, haverá um vão no teto. Para facilitar todo o processo, você pode comprar cantos especiais que são colocados no canto superior direito no ponto de encaixe. No entanto, eles são muito caros.

Portanto, as seguintes ferramentas são necessárias:

  • uma serra para metal, uma faca de escritório ou de construção ajudará a cortar o material;
  • lápis e régua;
  • caixa de esquadria;
  • escova, espátula e recipiente de mistura (quando usar massa);
  • trapos e escovas para umedecer o teto ao aplicar a massa;
  • escada ou algum outro suporte.

Como colar?

Os rodapés são colados de duas maneiras: sobre o papel de parede ou antes de colar o papel de parede em uma superfície nivelada com primer. O segundo método é prioritário, mas mais trabalhoso. Ao substituir o papel de parede no segundo caso, não será necessário reinstalar o filete. Além disso, se as paredes forem irregulares, será muito mais difícil vedar os orifícios. Portanto, é melhor começar a colar o papel de parede somente depois de instalar os rodapés do teto.

Primeiro você precisa escolher um local para colar o primeiro elemento. É preferível começar pelos cantos e depois trabalhar em direção ao perímetro. Não haverá problemas com seções retas ao redor do perímetro se tudo estiver em ordem nos cantos.

Se você tiver um tecido elástico instalado, os rodapés precisam ser colados apenas nas paredes. É aconselhável fechar o pano antes disso com polietileno.

O resto do processo é igual ao descrito acima. No entanto, ao escolher rodapés, deve-se orientar pelas especificidades de fixação da tela. O principal requisito para baguetes instaladas em uma sala com teto falso é que a parte inferior seja muito mais larga do que a superior. Os rodapés de madeira emparelhados com um painel extensível estão excluídospois a superfície pode ser danificada.

Se for instalar iluminação no rodapé do teto, o principal antes de colar o rodapé é começar a colocar o arame, caso contrário não há diferenças.

É preciso abordar a colagem, certificando-se de que suas mãos estejam limpas, para não manchar os rodapés de branco. Uma fina tira de cola é aplicada com uma pistola ou espátula na parte de trás do filete, que será pressionado contra o teto e a parede. Na versão com tecto falso, aplica-se apenas ao inferior, junto à parede.

Após colar diretamente o rodapé, é necessário aguardar um pouco e, em seguida, pressioná-lo no local correto. Parte da cola ficará saliente por baixo da tira e deve ser removida com um pano seco. Para a colagem, deve ser utilizada a peça recortada do rodapé de forma a duplicar o perfil recortado. É preciso repetir essa tecnologia até o fim.

Depois de colar, você pode encontrar lacunas e buracos entre as pranchas. Eles são removidos com um selante branco.... Talvez você ainda não tenha caiado e pintado o teto; nesse caso, você precisa passar uma massa de vidraceiro pelas tiras coladas. É necessário revestir as tiras com tinta e, após secar, retirar o excesso com lixa fina ou esponja de gesso. Depois disso, o teto se fundirá com as tiras em um único todo e as lacunas desaparecerão com certeza.

Além disso, depois de colar e eliminar os defeitos, pode-se pintar os rodapés.A pintura geralmente é opcional, mas para um maior apelo visual, ainda vale a pena fazer. além disso se o pedestal for branco, então é necessário pintar, caso contrário, com o tempo, vai adquirindo gradativamente um tom de amarelecimento desagradável... Para isso, normalmente são utilizados corantes à base de água, látex e acrílicos. Ou você pode usar tinta nitro, mas neste caso, a superfície das réguas terá que ser preparada.

É melhor pintar as molduras não imediatamente após a instalação, mas em algum ponto do dia.

A aplicação de rodapés não é um processo muito difícil. Até mesmo um mestre não profissional pode anexá-lo. O principal é colar e conectar bem as juntas.

Para uma aula magistral detalhada sobre como colar um pedestal de teto, veja o vídeo a seguir.

dicas e truques

Ao escolher o material, o tamanho e a forma do filé, antes de mais nada, é necessário focar na aparência geral da sala. É aconselhável combinar os elementos do interior entre si, evitando os olhos cortantes do contraste de cores e estilos. A forma do filete e os elementos da sua decoração devem corresponder à ideia do design com base na qual a divisão é decorada..

Não é desejável adquirir rodapés de estilo clássico com moldura de estuque chique para uma sala de design moderno, ou, pelo contrário, instalar uma modesta moldura indefinida em um teto de dois níveis em uma sala decorada com papel de parede com sofisticados padrões pomposos e móveis clássicos exuberantes.

Ao escolher as opções de acabamento, os recursos financeiros desempenham um papel importante. No entanto, deve-se prestar a devida atenção ao processo de instalação do filé, caso contrário, qualquer produto caro apenas estragará o interior com uma aparência desleixada.

É necessário levar em consideração as dimensões da própria sala, a altura dos tetos. Para uma sala grande, filetes largos são adequados. Para salas com tetos abaixo de 3 metros, esses filetes não são adequados.pois irão reduzir as dimensões visíveis da sala. A largura do filete é de 2 a 7 centímetros.

Ao cortar baguetes, você precisa prestar atenção às bordas - geralmente os lados superior e inferior têm espessuras diferentes. É preferível fixar a prancha saliente para o canto da baguete depois de marcar e processar o canto adjacente do próximo fragmento.

Para evitar que a cola atinja o teto, você não deve exagerar na quantidade. Se o orçamento não for mínimo, preste atenção aos cantos decorativos. Isso vai lhe poupar tempo e aborrecimento e adicionar sabor ao ambiente, se você escolher com gosto.

Para tetos tensos, as tiras devem ser largas... Como a parte de cima não cola, a tira só vai grudar na lateral da cola.

Descobrimos o processo em etapas e em detalhes, agora tudo ficará claro para o iniciante. O principal é selecionar e calcular cuidadosamente os materiais e, em seguida, executar todo o trabalho com cuidado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário