Forro de teto em design de interiores
Como e como embainhar o teto, para que não seja apenas bonito, mas também prático e, se possível, ecologicamente correto, interessa a muitos. Pela variedade de acabamentos, os especialistas distinguem o revestimento de ripas, material que é uma das formas mais comuns de decorar o teto.
Peculiaridades
A origem do nome do material de construção é interessante. Anteriormente, os carros de transporte eram revestidos com ripas de madeira, que depois eram usadas na decoração de interiores. Foi assim que surgiu o nome generalizado para o material de madeira.
Sua principal característica é a naturalidade. A sala, em que o teto é decorado com tábuas de madeira, respira. Nele se forma um microclima natural devido a uma propriedade da árvore como a absorção de umidade em caso de excesso e liberação em caso de escassez.
As características distintivas são:
- naturalidade e naturalidade;
- durabilidade e confiabilidade no uso;
- isolamento térmico e acústico;
- segurança;
- resistência aos processos de degradação;
- facilidade de atendimento;
- facilidade de instalação;
- originalidade da aparência;
- segurança total para a saúde;
- uma ótima oportunidade para esconder comunicações.
O forro de madeira é o ancestral de produtos como o forro de metal e plástico. Uma característica de todos os tipos é sua forma e instalação. Um clássico do gênero - o forro em madeira é adequado para o acabamento de várias superfícies, inclusive o teto. A desvantagem existente é umidade fraca e resistência ao calor são facilmente eliminadas hoje. As impregnações necessárias resolverão facilmente este problema..
A versão de plástico do revestimento do teto é principalmente orçamentária. Fabricado com tecnologia perfeita, é atraente e elegante. No entanto, ele tem uma série de desvantagens sérias. O principal deles é sua fragilidade. Com o tempo, ele perde sua brancura de neve, desbota e fica amarelo. Ele é exposto a tensões mecânicas e reações de temperatura.
O forro, em chapa de aço e alumínio, é mais utilizado na decoração da fachada de uma casa, mas pode ser utilizado em edifícios auxiliares de quintal. O produto de alumínio é quase para sempre, o que não pode ser dito sobre o análogo. O material barato tem vida curta. Pequenos danos à camada protetora levam a um processo irreversível - danos ao metal fino.
Devido aos vários tipos de forro, é adequado para o acabamento de tetos em salas com diferentes requisitos de funcionamento e requisitos estéticos.
Como escolher um material?
Existem muitos fabricantes deste material, mas a qualidade dos produtos às vezes deseja deixar o melhor. Para não se enganar na compra, você deve examiná-lo cuidadosamente no momento da compra. Você deve prestar atenção a cada pequena coisa.
Embalagem - você deve ser avisado caso o forro seja vendido embalado em filme. Este fato indica a baixa qualidade da mercadoria, uma vez que o vendedor não tem permissão para rasgar o filme e retirar o painel para inspeção. Também painéis cobertos com papel alumínio são expostos à umidade devido à falta de ventilação... Esta embalagem afeta negativamente a qualidade até mesmo de materiais premium.
Se possível, verifique cuidadosamente a própria placa. Uma ligeira curvatura compromete o resultado do trabalho executado. Melhor recusar tal produto... Primeiro, haverá dificuldades de instalação. Em segundo lugar, mesmo após a instalação, não há garantia de que durará muito tempo.
Se a inspeção visual estiver clara, inspecione a superfície. Ondas de cisalhamento podem aparecer na placa. A inspeção mais completa é necessária para as estruturas de encaixe (ranhuras e cristas). Em nenhum caso devem conter lascas ou rachaduras.
É aconselhável ter um clipe de inspeção que possa detectar ondas. Se algum for encontrado, o kleimer não pode ser instalado conforme necessário. Observe que a montagem é fácil ao tentar conectar painéis individuais.
Certifique-se de usar um dispositivo, se disponível na loja, para medir o teor de umidade do revestimento... Reserve um tempo para inspecionar sua compra - isso servirá como garantia do resultado final.
Ao escolher um material de acabamento, você precisa estar ciente de suas especificações. Os painéis de madeira são divididos em quatro categorias de qualidade. Eles têm diferenças significativas. É impossível escolher um material de qualidade sem prestar atenção a eles.
- Produtos de classe "A" totalmente adequado para revestimento de teto. Erros são possíveis aqui, como manchas de alcatrão (não mais que dois), rachaduras cegas (um ou dois), um nó é permitido.
- Classe "B" - coisas relativamente boas. Seu uso em instalações residenciais é indesejável devido às suas características estéticas. Este é um número maior de rachaduras cegas, nós e manchas de alcatrão.
- Produtos de classe "C" tem baixa qualidade. Ele é usado apenas para a fachada de edifícios externos. Nesse grupo, os critérios são completamente diferentes - queda de nós, por meio de rachaduras, bolsas de resina. No entanto, este material não é um casamento completo.
- Produtos de classe extra caracterizado pela ausência completa de quaisquer defeitos. É ideal para acabamento de tetos.
Esta classificação é uma estrela-guia na escolha de um forro de madeira. O tipo de madeira afeta o desempenho do produto manufaturado.
Projeto
O teto branco em combinação com vários materiais parece incomum e original. O forro do teto em design moderno é popular e procurado, já que a tendência para materiais econômicos contribui para a criação de um estilo único. E o forro é um desses produtos, caracterizado por uma textura natural, custo adequado e facilidade de instalação.
Várias espécies de árvores são usadas para criá-lo:
- A peculiaridade dos produtos de pinho em tons suaves de castanho atrai clientes e a um preço acessível.
- O forro feito de abeto é um material de orçamento interessante. A última etapa é pintar a superfície, já que a estrutura da árvore não é muito pronunciada.
- As principais vantagens dos produtos de lariço são durabilidade, tonalidade rica e textura expressiva da madeira. Esta raça tolera bem a umidade.
- Linden, de origem plástica, tem atraentes tons dourados.
Os tipos de forro de coníferas são duráveis, práticos e resistentes à umidade. Indesejável em ambientes com temperaturas constantemente altas. Já as substâncias resinosas emitidas podem levar ao fogo. As espécies decíduas são processadas e tonificadas.
O branco, que é a base de qualquer estilo, combina perfeitamente com outras tintas, podendo expandir visualmente o espaço. É dada preferência a tintas a óleo e acrílicas. Tratando a superfície com uma solução que protege contra a penetração de umidade e insetos, você pode estender sua vida útil.
O Eurolining cria uma imagem elegante com uma variedade de combinações de listras diagonais.
Elementos individuais criados no teto - em torno do lustre, por exemplo, permitem adicionar variedade ao interior da sala. Um toque interessante no interior será o forro em forro de plástico, diferente na textura e padrão aplicado. Com a ajuda de painéis em cores contrastantes, é possível o zoneamento da sala.
As descobertas do projeto usando este material permitirão ao proprietário dar um caráter único e individual à sua casa.
- painéis estreitos e longos expandem o espaço;
- os designs de linhas combinam harmoniosamente com qualquer estilo;
- uma estrutura de treliça com ripas transversais cria uma imagem de um teto feito de vigas;
- o forro fica ótimo com placas de plástico de diferentes larguras;
- colocando painéis de MDF em diferentes direções, eles conseguem uma imitação magnífica da madeira natural;
- o luxo na decoração se consegue com o uso do branco diluído em ouro ou prata;
- os interiores da moda preferem o estilo cremalheira e pinhão;
- a combinação de tetos de madeira e pintados parece espetacular.
Existe uma opinião sobre a adequação de tais tectos apenas em varandas ou em casas de campo. Está errado.
Na sala de estar, é adequado utilizar este material na concepção do tecto. As pranchas envernizadas podem transformar a superfície. É possível projetar a imagem de tetos com vigas como em chalés alpinos ou chalés de caça. Este efeito pode ser obtido contrastando as cores dos elementos de acabamento.
É importante lembrar: para obter uma imagem completa, é necessário decorar todo o interior no mesmo estilo.... O forro pintado criará um ambiente aconchegante para relaxar no popular estilo provençal, tão necessário no quarto. Um elemento quase imperceptível de antiguidade e charme insuperável que adquirirá em uma combinação de móveis forjados e detalhes de revestimento envernizado.
Uma escolha mais cuidadosa desse produto evitará efeitos negativos em pessoas que sofrem de reações alérgicas aos compostos de éter secretados. O cômodo ideal com forro do teto seria uma cozinha.
O design no estilo acima também será uma excelente opção. Aqui é possível usar tons de bege, branco, azul para a cor dos painéis. O interior do ambiente ficará bonito na imagem concebida. Uma sala com eletrodomésticos elegantes e superfícies de aço de utensílios domésticos parecerá vantajosa.
Um teto de tipo natural será apropriado em uma cozinha com decoração em pedra natural ou sua imitação. O uso de painéis pintados em uma cor que combine com outros objetos é adequado para decorar um corredor. Não negligencie os detalhes adicionais e a aparência geral do interior.
O berçário e o estudo são projetados por analogia. No berçário, uma abordagem cuidadosa e escrupulosa dessa cobertura também é necessária. O único cômodo da casa onde não é recomendado instalar o forro do forro pode ser o banheiro... A umidade excessiva pode causar a deterioração do revestimento.
Pagamento
Não é difícil calcular a quantidade necessária desse material para o acabamento do forro, mas com muito cuidado. E o cálculo deve ser feito com cuidado para que o resultado final não traga nenhum pesar na forma de custos adicionais (tempo, dinheiro, nervosismo). É aconselhável adquirir o produto com alguma margem. Você precisa começar com um plano claramente desenvolvido para a direção de fixação dos elementos. Registre tudo isso no desenho.
Com a ajuda desses registros, é mais fácil calcular o item consumido. A área do teto é calculada de forma elementar: a largura é multiplicada pelo dine (por exemplo - ab - 3x4 = 12). Para um cálculo preciso, você precisa saber as dimensões do material de revestimento selecionado. Esses dados devem estar indicados na embalagem do material e cumprir os GOSTs. Ao dividir a área do teto pela área de uma placa, você descobrirá de quantos painéis precisa.
Matemática comum. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça da nuance da fixação, ou seja, da presença de sulcos e sulcos. Haverá uma diminuição na largura de cada placa. Este cálculo pode ser feito manualmente. Isso ameaça desperdiçar muito tempo e esforço.
Programas de calculadora online virão em seu socorro. Você só precisa saber os parâmetros básicos do painel - largura, comprimento, altura e espessura.Com base na prática, percebe-se que os resultados de duas medidas semelhantes não apresentam diferenças significativas. A precisão das medições economizará o orçamento alocado para reparos, protegendo contra desperdícios desnecessários. mas não se esqueça da regra de arredondar para cima o valor fracionário e adicionar 15% da reserva estratégica de material a ele.
Você pode calcular imediatamente o custo do material. Na hora de comprar é necessário conhecer os parâmetros do forro e a quantidade necessária. E não se esqueça dos fatores que afetam o custo: o preço depende do tamanho do forro, com uma medição precisa do qual será possível adquirir o dinheiro necessário. Agora é corajosamente certo começar o trabalho de instalação.
Montagem
Para fazer qualquer trabalho, você precisa se preparar cuidadosamente. Nenhuma habilidade especial é necessária, haveria um desejo. Mas você precisa montar uma ferramenta, sem a qual nada dará certo. Você precisará de vários tipos de nível de construção... Sem uma roleta, você terá que trabalhar, como dizem, a olho nu, o que é absolutamente inaceitável... Você precisa de um martelo, uma serra, uma serra de vaivém e uma chave de fenda.
No caso de a caixa ser de perfil metálico, é preferível utilizar uma tesoura. Ao instalar o revestimento, use uma furadeira com mecanismo de impacto ou uma perfuradora com teto de concreto. O diâmetro mínimo da broca é de pelo menos 6-7 mm... Em termos de tempo, o revestimento levará um pouco mais de tempo se o cálculo correto e a marcação clara forem feitos. A estrutura para montagem em painel é de dois tipos - madeira e metal. A primeira opção é considerada a mais ideal. É mais barato e fácil de usar.
A caixa de madeira exigirá:
- madeira 4x4 cm, respectivamente, a área do teto;
- colchetes;
- cunhas de madeira ou plástico;
- parafusos auto-roscantes.
Para uma estrutura de metal, você precisa de:
- perfil metálico;
- suspensão;
- fechos;
- parafusos auto-roscantes;
- âncoras.
Se necessário, o forro deve ser seco antes da instalação. Limpe o próprio teto de sujeira, poeira e gesso velho. Encontre os pontos-chave da marcação usando o nível. O primeiro será o ponto mais baixo do teto, que é transferido para todas as paredes e é conectado ao longo do perímetro por uma linha. Estas são as diretrizes para as barras de revestimento.
Uma pequena nuance: nos locais onde as guias não aderiram à sobreposição, use calços.
Os tetos com tal revestimento não toleram diferenças de altura e distorções. O torneamento é preso às cavilhas. A distância de fixação entre as vigas depende do material de que o forro é feito. Depois de montar a estrutura, você pode começar o acabamento propriamente dito. É aconselhável fazer esse trabalho juntos.
- O primeiro painel é fixado à parede com um espigão. As placas devem ser fixadas estritamente perpendiculares à caixa.
- Corrija sua posição antes de fixar com um nível de bolha.
- O segundo trilho, firmemente inserido nas ranhuras do primeiro, prende-o no lugar da moldura.
- Todos os outros painéis são anexados por analogia. Como a prática sugere, a última placa geralmente precisa ser cortada. Para tornar a costura menos visível, posicione-a longe da vista do público. Durante a instalação, meça imediatamente os furos para luminárias e comunicações. É necessário marcar bem.
- O teto acabado é decorado com um pedestal de madeira em todo o perímetro. É aconselhável envernizar o forro de madeira e os rodapés. A opção de pintura também é possível.
dicas e truques
Na criação de conforto na casa, a decoração do teto com ripa desempenha um papel importante.
Para mantê-lo em seu estado original por muito tempo, lembre-se:
- não é recomendável molhar;
- use um aspirador de pó ou pano seco para limpar;
- as manchas que aparecem são tratadas com um solvente fraco;
- Os mestres aconselham tratar periodicamente a superfície com anti-sépticos e retardantes de fogo;
- deve ser consertado com muito cuidado;
- dê preferência aos materiais naturais.
O teto de forro de euro pode ser feito tanto em uma casa de alvenaria quanto em um apartamento. É necessário pegar apenas forro de alta qualidade e instalá-lo, seguindo as instruções passo a passo.
Você pode escolher um material que tenha padrões. Esta opção é mais adequada para um sótão ou loggia, mas também parecerá benéfica no campo.
O forro do espelho parece elegante. Fotos de família podem ser aplicadas a ele. Nesse caso, certamente deve ser amplo.
No assentamento, é necessário, em primeiro lugar, definir corretamente os marcos. Assim, será mais fácil fazer a bainha do forro com suas próprias mãos. A colocação do material deve ser justa, unindo-o com cuidado. Depois, é importante pregar a tábua para que o limador lhe sirva por muitos anos.
Lindos exemplos no interior
As vigas transversais de madeira no teto tornam o ambiente visualmente mais amplo. Além disso, esse revestimento de teto parece muito elegante e interessante.
Este forro de teto se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de interior. Você pode escolher todos os tipos de belos elementos de decoração para ele.
O forro do teto não carrega o ambiente de forma alguma.
Você pode assistir a belos exemplos de design de tetos de madeira no interior neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.