Tetos retroiluminados de dois níveis: seu dispositivo, prós e contras
Em um esforço para se destacar, muitas vezes as pessoas procuram soluções prontas para usar. Isso também se aplica ao projeto de tetos - as estruturas estão se tornando mais complicadas, eles usam diferentes tipos de luminárias. No entanto, antes de escolher uma ou outra opção, você precisa considerar cuidadosamente todos os prós e contras de cada uma delas.
Vantagens e desvantagens
Um teto retroiluminado de dois níveis é uma das opções para estruturas volumétricas, cujo diferencial é a diferença de altura.
Em comparação com o design de teto tradicional, as estruturas de dois níveis com lâmpadas embutidas têm uma série de vantagens:
- originalidade;
- espaço para soluções de design (além da iluminação, os elementos decorativos podem ser na forma de estruturas, imagens, perfuração, etc.);
- mascarar irregularidades, dutos de ventilação, cabos, fios, porta-lâmpadas;
- a capacidade de instalar fontes de luz adicionais;
- dividindo a sala em áreas funcionais.
As desvantagens deste design incluem:
- alto custo;
- reduzindo o volume da sala com cada camada adicional (portanto, esta opção fornece uma altura de pelo menos 2,5 metros).
Visualizações
A forma de qualquer uma das camadas da estrutura pode ser:
- retilíneo (quadrado, retangular);
- curvilíneo (redondo, oval ou arbitrário).
O nível inferior pode se sobrepor ao superior em vários graus (passar um pouco sobre suas bordas, cobrir uma parte significativa dele ou até mesmo cruzá-lo). Tudo depende do conceito de interior definido, da imaginação do designer, das capacidades financeiras e técnicas.
Todos os tetos de beliche com possibilidade de instalação de lâmpadas podem ser condicionalmente divididos em três tipos:
- Suspenso. Eles são baseados em uma estrutura de metal. Geralmente é revestido com gesso cartonado (menos frequentemente são usados plástico, alumínio, madeira). A vantagem indiscutível deste tipo é o respeito ao meio ambiente; as desvantagens são a instalação trabalhosa e a complexidade do projeto.
- Esticado. Eles usam uma tela de polímero em vez de materiais sólidos. Esse teto não precisa de pintura, pode ter uma superfície fosca ou brilhante. O esquema de cores também é variado.
- Combinado. Esses projetos combinam dois materiais.
Quais lâmpadas podem ser usadas
A iluminação artificial é dividida em:
- geral (central) - ilumina toda a sala;
- zonal - destinado a uma parte da sala;
- decorativo - usado para decorar um ambiente, é temporariamente ativado;
- misto (por conveniência, pode ser equipado com um sistema de controle remoto).
O fluxo luminoso pode ser:
- direcional (para destacar um objeto, adicionar volume, criar efeitos de iluminação);
- refletido (difuso).
Os dispositivos de iluminação podem ser localizados em ambos os níveis, em um, bem como entre eles. O principal elemento de qualquer luminária é uma lâmpada. Eles podem ser classificados por tamanho, potência, consumo de energia, forma.
Existem os seguintes tipos de lâmpadas:
- incandescente;
- halogênio;
- CONDUZIU;
- economia de energia;
- luminescente.
Eles podem emitir luz branca fria, neutra ou quente.
Além disso, você pode dar à luz uma ou outra tonalidade borrifando o frasco ou injetando um gás que pode colorir os raios (isso se aplica apenas a lâmpadas de descarga de gás).
Se forem utilizadas lâmpadas incandescentes de projeção, a distância entre a lona esticada ou suspensa e o teto não deve ser inferior ao valor de sua imersão neste ou naquele material. Para lâmpadas incandescentes, esse número chega a 12 cm, para halógenas - até 6 cm, para LED - até 2 cm, para fluorescentes - até 8 cm.
Preparação para instalação de luminárias
Antes de iniciar a instalação das lâmpadas, é necessário realizar as medidas preparatórias:
- Avalie o nível de luz na sala. Se estiver abaixo do nível recomendado pelas normas e regulamentos sanitários, é necessário aumentar o número de luminárias ou sua potência. Ao avaliar a iluminação, é importante considerar a iluminação artificial e natural.
- Decida a localização das luminárias.
- De acordo com a tarefa em questão, é necessário traçar um diagrama onde serão indicados não apenas os marcos da localização de cada dispositivo, mas também o sistema de ligação da fiação.
- Selecione o tipo de fiação de acordo com a sala em que será utilizada. O banheiro precisa de proteção especial contra umidade. No entanto, um bom isolamento deve estar em todos os lugares, uma vez que ninguém está imune a inundações por vizinhos e outras situações imprevistas.
- É necessário instalar a fiação antes que a banda seja esticada ou as placas sejam instaladas. Até o momento, deve ser verificado, pois então será possível corrigir as deficiências apenas desmontando um ou ambos os níveis. Não se esqueça de desconectar a fonte de alimentação durante a instalação.
- Selecione o tipo de anexo.
Existem três tipos principais de lâmpadas:
- A sobrecarga. Para eles, são fornecidos revestimentos especiais, que são fixados diretamente no revestimento do teto.
- Integrado. Eles são inseridos no teto de forma que sua superfície se funda quase completamente com o nível da tela.
- Suspenso. Geralmente são grandes luminárias.
Existem também lâmpadas que podem ser instaladas em um nicho. Normalmente, um nicho está localizado no local da queda entre os níveis.
Instalação
A instalação de luminárias em um teto de dois níveis não é difícil, mas apresenta algumas dificuldades, já que o principal requisito é a segurança. Isso se aplica tanto ao trabalho em andamento quanto à operação posterior. É melhor confiar a instalação a profissionais, mas para entender a essência do processo, vale a pena conhecer algumas das nuances.
As luminárias embutidas são bastante simples de montar em tectos de gesso cartonado.
- Uma abertura do tamanho necessário é cortada no teto instalado. O fio deve ser conduzido para fora. Seu comprimento deve ser calculado com uma pequena margem, para que seja mais conveniente realizar manipulações.
- Os fios colocados dentro da estrutura de gesso cartonado com um soquete são conectados por meio de um bloco de terminais.
- A tampa da luminária é colocada no orifício e fixada com grampos.
Para instalar as mesmas luminárias em um teto falso, são necessários clipes especiais em forma de anéis. Eles são necessários para proteger o material polimérico.
As luzes pendentes são montadas de forma diferente:
- Ao instalar essas luminárias, é importante calcular a carga que colocam no teto. Nos locais de instalação, deve haver fechos especiais para reduzir a carga. Na sua ausência, o dispositivo é adicionalmente preso ao teto. Um elemento de fixação em forma de barra, placas de metal ou adaptadores especiais é instalado no espaço entre o teto da base e a tela.
- Na fase de preparação do furo, é necessário marcar um anel especial de proteção e colá-lo na tela.
- Para conectar os fios, você precisa da ajuda de uma segunda pessoa que apoiará o lustre por baixo.
- O lustre pode ser pendurado de duas maneiras (em um gancho por um anel ou em uma barra com parafusos). Todas as ações realizadas em uma teia esticada devem ser cuidadosas, pois o material se danifica facilmente. É importante controlar o efeito térmico sobre ele. O drywall também requer um manuseio cuidadoso devido à sua fragilidade.
A instalação de uma lâmpada suspensa é a seguinte:
- faz-se um orifício no qual se insere o fio (deve ser menor que o tamanho da base da lâmpada);
- uma barra é instalada;
- os fios são conectados por meio de uma caixa de terminais;
- os fios são colocados no orifício e o corpo da luminária é aparafusado à barra.
Existem muitas maneiras de colocar a fita de diodo. A opção de fixação oculta é segura até mesmo para um tecido de polímero, já que a fita não superaquece. Também apresenta alta flexibilidade e baixo consumo de energia. Para a instalação, você precisa de uma fonte de alimentação, controlador e conectores para conectar os fios.
A fita é fixada com fita adesiva dupla-face no teto ou nas paredes (dependendo da direção de iluminação necessária).
Casos de uso
Apesar de alguma pompa dos tetos de dois níveis, decorados com diferentes tipos de iluminação, eles são adequados em quase todos os cantos de uma casa ou apartamento. Não pense que estruturas complexas de teto se destinam apenas a ambientes espaçosos. Eles podem ser usados mesmo em corredores estreitos.
No quarto, com a ajuda de rebaixos para o teto e da colocação de lâmpadas embutidas, é possível distinguir entre as zonas para dormir e trabalhar. No quarto de uma criança, o teto pode se tornar um elemento decorativo pitoresco. Para fazer isso, você pode usar não apenas várias lâmpadas, mas também a impressão de fotos. E a perfuração combinada com a luz de fundo pode criar a ilusão de um céu noturno repleto de estrelas.
Mas o verdadeiro escopo de um teto de duas camadas pode ser encontrado nos designs de salas de estar. Aqui você pode encontrar formas geométricas rígidas que complementam o interior lacônico, e linhas fluidas assimétricas que continuam os contornos intrincados das paredes e móveis, e padrões de fantasia.
Ambos os níveis de construção podem ter a mesma cor ou ser diferentes. O teto branco é versátil. Ele expande visualmente o espaço, torna o ambiente mais claro.
Este efeito pode ser aumentado várias vezes se o revestimento for feito em brilho e o destaque for colocado em torno de seu perímetro.
Os tetos coloridos estão na moda há relativamente pouco tempo, mas sua popularidade está crescendo. Eles criam o clima apropriado e definem o tom para todo o ambiente. Se você decidir fazer o teto multicolorido, com certeza ele estará no centro das atenções. Além disso, não só a tela pode ser colorida, mas também a iluminação embutida.
Para obter informações sobre como instalar um teto retroiluminado de dois níveis, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.