Teto de madeira em design de interiores

Teto de madeira em design de interiores
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Iluminação
  4. Exemplos no interior

O projeto moderno das habitações prevê a utilização de acabamentos originais, principalmente para a concepção de tectos. Hoje existem muitos materiais de construção, graças aos quais você pode criar belas composições.

Para tornar o interior da divisão individual e invulgar, recomenda-se a instalação de tectos em ripas de madeira. Caracterizam-se não só pelo respeito pelo ambiente, mas também se encaixam perfeitamente em qualquer estilo, enfatizando favoravelmente os principais detalhes da decoração. Além disso, esses designs preenchem o espaço com um agradável aroma de madeira e tornam o ambiente aconchegante.

Peculiaridades

O tecto falso em banda é um sistema constituído por perfis metálicos e painéis de madeira fixados com agulhas de tricô especiais. Um espaço livre é formado entre a base e a estrutura disposta; ele é usado para a instalação de várias comunicações e fiação elétrica. Este tipo de teto é adequado para a decoração de casas de campo e apartamentos na cidade.

A decoração em madeira cria composições interessantes em corredores, banheiros e cozinhas, você pode instalar sistemas semelhantes em quartos ou berçários. Uma ampla seleção de modelos e cores torna o revestimento popular em design, além disso, a árvore é caracterizada por muitas qualidades positivas, é inerente a:

  • excelente isolamento acústico;
  • alta condutividade térmica;
  • Naturalidade;
  • uma grande seleção de opções de instalação;
  • facilidade de trabalho de instalação;
  • preço acessível;
  • aparência atraente.

Externamente, um forro de ripas de madeira assemelha-se a painéis suspensos de MDF, plástico ou metal, mas, ao contrário deles, seu revestimento é totalmente feito de material natural. A instalação da composição começa somente após a preparação da moldura, uma vez que as lâminas são fixadas na caixa.

Este acabamento possui as seguintes características:

  • O sistema de suspensão das lâminas é capaz de esconder imperfeições e falhas nas superfícies. Portanto, não é necessário nivelar a base antes de instalá-la. Além disso, os dutos de fiação e ventilação podem ser convenientemente colocados no espaço do teto.
  • Possibilidade de montagem de quaisquer fontes de iluminação. A escolha dependerá do desenho do teto e do tamanho da sala.
  • Os sistemas de madeira criam um microclima único na divisão, pois o material natural "respira" e permite a passagem do ar.
  • As decorações de rack ficam lindas em qualquer interior e combinam bem com outros acabamentos.

Apesar da presença de muitas propriedades positivas, tais tetos também têm suas desvantagens:

  • Reduzindo a altura da sala. Como a estrutura é fixada na moldura, o teto ocupa algum espaço.
  • O trabalho de instalação não é particularmente difícil, mas se você instalar trilhos longos em intervalos, não poderá ficar sem ajuda adicional.
  • O teto é instável à alta umidade e "tem medo" de água. Sob a influência da condensação, as partes estruturais podem deformar-se, portanto, recomenda-se cobri-las com soluções especiais.
  • A árvore esquenta e queima rapidamente. Portanto, esses tetos exigem tecnologias especiais de segurança contra incêndio. Para reduzir o fogo, as ripas são tratadas com impregnação.
  • A instabilidade do material de acabamento ao processo de degradação. As peças são muito suscetíveis à formação de mofo e bolor. A duração de sua operação só pode ser aumentada por meio de tratamento químico.

Claro, estes tectos são caracterizados por desvantagens significativas, mas se forem instalados correctamente, pode criar um design único, enchendo os quartos com uma decoração natural. A árvore parece respeitável e cara, tem uma estrutura única, por isso as composições de ripas vão caber harmoniosamente em qualquer espaço da casa.

Para a instalação de tetos de madeira, você pode escolher diferentes tipos de madeira maciça, e para deixar as ripas bonitas, muitas vezes são coloridas ou pintadas com verniz. Cada tipo de árvore tem um custo diferente, portanto a instalação das estruturas dependerá da capacidade financeira da família. Por exemplo, para o estilo clássico, você precisa adquirir materiais extremamente caros, e para decorar uma sala em estilo country, uma coleção barata é bastante adequada, que pode ser decorada semi-antiga.

Tetos suspensos de ripas são considerados um elemento de design incomum tanto em salas grandes como em pequenas, mas se a sala for muito baixa, então é melhor recusar este tipo de decoração. Para que o interior da sala se misture perfeitamente com o teto, é necessário primeiro fazer um esboço da sala e selecionar todas as partes que o compõem. A cor da madeira também terá um grande papel: para alguns estilos pode ser natural, enquanto em outros tipos de design, as ripas precisarão ser coloridas, dando-lhes o tom adequado.

Visualizações

Os tectos de ripas de madeira são muito populares na execução de trabalhos de acabamento em instalações residenciais e instituições públicas.

Esses materiais podem diferir não apenas em textura, cor, forma, mas também no tipo de construção, portanto, os tetos de rack são:

  • Tipo aberto. A principal característica desta configuração é a localização das placas: elas são fixadas de forma que permanece uma pequena folga entre as peças e a moldura. O espaço livre pode ser deixado aberto ou coberto com inserções decorativas especiais. Via de regra, os vãos são pequenos e sua largura é cinco vezes menor que a largura das lâminas principais.

As fichas entre os painéis podem ser de madeira, metal ou plástico, combinam harmoniosamente com a cor e textura do material, complementam perfeitamente a composição. Ao mesmo tempo, em salas baixas, recomenda-se o uso de inserções entre as venezianas, elas irão originalmente fechar as ranhuras e tornar a sobreposição sólida. Quanto aos quartos espaçosos, as construções sem plugues são adequadas para eles.

Além disso, as inserções entre ripas desempenham o papel de decoração e melhoram a aparência do teto. Para tornar o design da estrutura incomum, você precisa instalar plugues com relevo ou superfície espelhada. Essas estruturas costumam ser instaladas em centros comerciais e de entretenimento. Quando complementado com boas fontes de luz, você obtém uma interessante ilusão de luz.

  • Tipo fechado. Em tais tetos, as lâminas são fixadas de ponta a ponta, como resultado do qual um único plano é formado, que parece uma base sólida. Como não há espaços entre as peças, esses projetos são recomendados para salas com tetos baixos. Para melhor garantir a ventilação entre a base e o teto, são utilizadas lâminas perfuradas.

Além disso, em tais tectos, podem ser utilizados forros ou painéis multicoloridos como material de acabamento, eles vão transformar um design simples numa verdadeira obra-prima, graças à qual se obterá um interior rico e exclusivo.

  • Combinado. Recentemente, o design moderno de tetos foi apresentado por uma interessante combinação de madeira e outros materiais. Essa composição parece interessante em grandes quartos e os preenche com uma atmosfera de frescor. Para instalar um design elegante, primeiro faça uma moldura, prenda as ripas de madeira e complemente-as com inserções. Ao mesmo tempo, o material de decoração deve ter uma aparência espetacular, portanto, opta-se por painéis de diversos tamanhos, alturas e texturas.

Iluminação

A iluminação brilhante e de alta qualidade é o principal componente de qualquer teto suspenso, e as estruturas feitas de ripas de madeira não são exceção. Normalmente, holofotes e lâmpadas LED são usados ​​para este tipo de teto. Ao escolhê-los, é preciso estar atento aos tipos de lâmpadas e lâmpadas, pois existem sistemas rotativos e não rotativos.

Além disso, cada modelo de estrutura é único, portanto, para a sua iluminação, é necessário ter em consideração a finalidade funcional da divisão e a área do espaço.

Para selecionar e instalar corretamente as fontes de luz, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • Holofotes. Como regra, as lâmpadas incandescentes são incorporadas nelas e são caracterizadas por tamanhos grandes. Portanto, esse fato é importante levar em consideração ao calcular o nível da estrutura. Essas lâmpadas são baratas, mas consomem muita eletricidade e se desgastam rapidamente durante o funcionamento, são suficientes para um máximo de 2 anos de operação. Além disso, para efetuar a instalação da retroiluminação terá de prever aberturas especiais na moldura e, por isso, a altura da divisão diminuirá.
  • Lâmpadas halógenas. São considerados uma fonte de iluminação econômica e confiável, pois sua vida útil pode ser de até 10 anos. Ao instalar este sistema de iluminação, você não precisa "abaixar" o teto, as lâmpadas terão apenas 3-5 cm de sobreposição.
  • Luzes LED. Eles são considerados ideais para tetos de ripas de madeira. Possuem alta eficiência, são resistentes a danos mecânicos e alta umidade, podendo ser escolhidos para ambientes com condições de temperatura variável. Além disso, as lâmpadas LED fornecem uma iluminação brilhante que realça a beleza natural da madeira.

Vale a pena prestar atenção ao fato de que todas as fontes de iluminação acima podem ser instaladas separadamente ou em combinação umas com as outras. Por exemplo, em salas onde o zoneamento é necessário, a estrutura do teto é complexa, de modo que cada zona será iluminada com um determinado tipo de lâmpada.

Exemplos no interior

Os tectos de ripas de madeira ocupam um dos lugares de destaque no design moderno, pois, para além de apresentarem muitas características positivas, permitem decorar um interior com estilo. Essas estruturas ficam bem em salas espaçosas, na decoração em que foram usados ​​materiais naturais.

Uma escolha excelente seria um teto de ripas para salas de estar. Para adicionar luxo ao design, um tampo de madeira feito de pinho, carvalho ou bétula deve ser revestido com um verniz decorativo, resultando em um efeito incomum. Neste caso, a cor da estrutura do teto deve ser combinada com os tons das paredes e do piso.

Não se recomenda a utilização de tectos de ripas no interior das divisões onde haja decoração em forma de papel de parede e gesso decorativo. Se escolher esta composição para desenho, as ripas devem ser complementadas com materiais de acabamento com uma textura mais adequada para madeira. Portanto, painéis de madeira nas paredes e piso laminado são ideais.

A combinação de estruturas suspensas contra o fundo de paredes brancas também parece bonita. Se a área da sala permitir, então no seu interior é possível combinar o revestimento da parede de pedra e o teto de madeira de uma forma original.

Freqüentemente, em layouts de residências modernas, há cômodos combinados onde a sala de estar é conectada à sala de jantar ou à cozinha. Essas cozinhas de estúdio exigem um design inusitado, no qual seria possível realizar um zoneamento de forma belíssima e preencher o espaço com elementos decorativos naturais. Neste caso, recomenda-se a instalação de tecto falso em madeira na zona da cozinha e realçar a zona de jantar ou de estar com painel falso.

Para obter informações sobre o que é um teto de rack, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário