Tetos de madeira: opções de design
O design interior original é enfatizado hoje por um teto de madeira tradicional. Os acabamentos em madeira maciça não são apenas adequados para casas grandes, mas também relevantes para a decoração de um apartamento normal. Graças às novas tecnologias de processamento desse material, é possível criar um ambiente adequado e destacar detalhes importantes.
Peculiaridades
Ao planejar uma reforma, muitas pessoas preferem tetos suspensos ou falsos. Tais opções são fáceis de usar e instaladas em um curto espaço de tempo, mas ao mesmo tempo não apresentam o devido respeito ao meio ambiente, ao contrário da madeira.
As vantagens de um teto de madeira:
- o acabamento fica ótimo, mesmo sem processamento especial de madeira, pintura ou tonificação;
- é possível pintar o material em qualquer cor ou escolher uma combinação de tonalidades, aplicar um enfeite, usar elementos adicionais;
- cor natural e textura única de madeira natural parece nobre, adiciona seu próprio charme ao interior;
- a madeira retém o calor na divisão, protege contra a penetração de sons e ruídos;
- é possível integrar lâmpadas e sistemas de ventilação no teto;
- a compatibilidade ambiental da madeira natural torna o ar da sala mais limpo, sem emitir substâncias nocivas;
- a combinação de material com qualquer tipo de acabamento amplia os limites para criar novas imagens no interior;
- o preço do acabamento do forro com matriz é diferente, depende do tipo de madeira e da forma como é processada.
A madeira natural serve por muito tempo, tem uma bela aparência, pode ser usada não só como decoração, mas também para suportar certas cargas. A principal qualidade positiva da madeira é a sua naturalidade e respirabilidade, que trazem conforto. Mas há nuances que tornam a madeira um elemento complexo de decoração - a severidade da estrutura e a dificuldade de cuidado do material. Principalmente por causa dessas características, as pessoas preferem um acabamento mais simples.
Mas essas nuances podem ser superadas, por exemplo, estruturas massivas podem ser utilizadas como portadores, que não só complementarão o interior de uma forma interessante, mas também serão funcionais. O uso de materiais compostos mais leves será um bom substituto para uma matriz, não inferior a ela em propriedades e aparência.
O cuidado com esses tetos não trará problemas se a madeira for corretamente processada durante o processo de instalação, observando os seguintes passos:
- trituração de material natural;
- revestimento com componentes de proteção - cera ou óleo;
- aplicação de compostos seguros - vernizes, tintas para proteção e conferindo um aspecto estético.
Além disso, no processo de operação, será necessário apenas fazer a manutenção da madeira, renovando e aplicando periodicamente novas camadas de proteção. Esses recursos irão adicionar características positivas ao teto e estender sua vida útil. O forro do teto, denominado madeira, deve ser de alta qualidade.
Tipos de materiais
Quanto mais nobre a espécie de madeira, mais bonito é o teto. Além disso, as variedades do maciço pressupõem certas estruturas arquitetônicas. O pinho e o carvalho podem ser considerados tipos de madeira populares, têm durabilidade e um custo aceitável.
Ao usar a madeira como decoração de teto, vale a pena considerar as peculiaridades de sua estrutura. Por exemplo, uma estrutura feita de um núcleo requer uma fabricação complexa e podem se formar rachaduras durante a operação se a placa não for processada adequadamente.Mas, ao mesmo tempo, essa matriz é durável e não tem medo de umidade.
Opções de materiais para acabamento do teto:
- Resina. São placas do mesmo tamanho, já esmerilhadas e derivadas, com ranhuras para montagem. O forro é feito de diferentes espécies: variedades de coníferas, faia, carvalho, etc. Os produtos podem ser pintados em várias cores ou ter tonalidade natural.
- Painéis. Para a sua produção são utilizadas espécies comuns: abetos, pinheiros, bem como variedades exóticas e valiosas - mogno, wengué. Camadas de folheado são coladas sob pressão, criando painéis acabados. Os produtos têm resistência, aparência excelente e longa vida útil.
- Pratos. São feitos de espécies de madeira valiosas, o que os torna resistentes à água, mofo, mofo e sujeira, o que permite que sejam usados em locais com umidade máxima. Os produtos impregnados com cera são mais caros e possuem as melhores características.
- Madeira compensada. É resistente ao desgaste e tem uma longa vida útil. Sua composição são várias camadas de madeira coladas umas às outras. O contraplacado é fácil de instalar, a superfície do tecto deste material é pintada ou tingida. A textura da madeira não é tão clara e nobre como a de uma placa sólida ou folheada.
- Filete de teto. Os produtos parecem um pedestal de madeira. Este acabamento irá esconder as imperfeições do teto, irregularidades e imperfeições. Os filés têm a cor natural da madeira, o comprimento é de cerca de 120 cm, o que garante uma montagem rápida. Os produtos podem ser folheados ou laminados.
- Papel de parede de madeira. Este material é aplicável tanto em paredes quanto em tetos. O papel de parede se distingue por sua graça e beleza de textura. A moderna tecnologia de sua produção permite aplicar diferentes idéias de design para papéis de parede de madeira. Os produtos são feitos de folha de madeira, de espécies raras de madeira, fixados a uma base de papel ou cortiça. Este material protege perfeitamente contra o som, é fácil de instalar e manter, enquanto a umidade afeta negativamente o papel de parede de madeira e está sujeito a danos mecânicos.
- Imitação de uma barra. Esta prancha aplainada de estofamento, em sua tecnologia de processamento é semelhante à prancha, mas muito mais larga do que ela. O material é usado como uma imitação da estrutura de suporte no teto da sala.
- Feixes falsos. Esses elementos estruturais são ocos por dentro, o que permite que os fios de comunicação sejam colocados neles. E, externamente, são toras de teto comuns, desempenhando visualmente uma função de suporte de carga. As vigas falsas servirão como um excelente local para a montagem de luminárias, tanto pontuais quanto centrais.
Você também pode aparar o teto com tábuas não cortadas, pedaços de madeira, madeira não tratada ou usar tábuas entalhadas.
Estilos
Estilo de alta tecnologia caracterizado por uma geometria clara de linhas, montadas composicionalmente em um único todo. O interior parece urbano, apoiado por uma viga de madeira, que é usada para decorar o teto. O desenho pode ser na forma de formas geométricas ou simular toras. De acordo com o esquema de cores, o teto deve coincidir com o acabamento do piso e das paredes. Ao planejar um projeto, vale lembrar que uma característica de alta tecnologia é a ausência de detalhes desnecessários no interior.
Estilo sertanejo complemento de painéis de madeira ou forro universal. Também interessante é a decoração do teto com madeira em combinação com pedra ou outros elementos naturais. O esquema de cores do estilo é tons naturais, castanho nogueira, pinho claro, faia branca, etc. E o conforto do lar dará ao quarto um interior coroado com uma lareira e móveis de madeira.
A combinação do belo e do utilitário é um sinal estilo moderno... Nos tetos, é aceitável combinar madeira natural de formas arredondadas com itens modernos no interior. O acabamento do teto com uma ampla ripa brilhante em combinação com paredes de madeira texturizada harmonizam-se perfeitamente. Um ornamento floral nas paredes e um piso de parquete complementam a decoração.
Estilo chalé O estilo tem suas raízes na Suíça e reflete as magníficas casas deste país. A monumentalidade dos tectos e uma certa escuridão, entrelaçada com o conforto, a caracterizam. O uso de vigas maciças ou vigas ao longo do perímetro do teto, montadas em uma variedade de estruturas, será muito útil. Não há cores vivas no interior do chalé, são cores escuras e ricas - marrom, verde, marrom, pântano.
Foco em acabamento ecológico sugere que o teto criado e todo o interior sejam feitos apenas de materiais seguros. A madeira é usada com uma textura pronunciada para demonstrar sua aparência original de todas as maneiras possíveis. Isso é expresso pelas estruturas de vigas colocadas no teto, que complementam os elementos decorativos criados a partir de materiais naturais, como gesso ou papel. Também no estilo ecológico, a madeira pode ser complementada com uma fração de pedra de minerais na forma de um painel ou decoração adicional feita de mármore, elementos de granito.
O design exótico e interessante caracteriza estilo japonês... A estrutura do teto é montada na Terra do Sol Nascente, na maioria das vezes a partir de filetes de teto ou painéis de madeira de tons escuros. A contenção do interior ao estilo japonês permite escolher uma geometria descomplicada para os tectos. São linhas retas, complementadas por detalhes de inspiração japonesa.
Além disso, tetos de madeira são bem-vindos em estilos loft ou provence... O forro do teto também fica lindo no design escandinavo.
Projeto
Na hora de criar um interior com teto de madeira, vale lembrar algumas características desse material, que afetará ainda mais a aparência geral da sala:
- rochas de tons escuros irão tornar o cômodo visualmente menor, então seu uso será apropriado para cômodos grandes e espaçosos;
- tetos de madeira clara são adequados para quartos pequenos, eles irão adicionar volume visual a eles;
- a utilização de diferentes tipos de madeira como elemento de decoração, irá criar uma decoração exclusiva;
- devido à capacidade da árvore de espalhar a luz, a impressão de uma sala sombreada é criada, mas um design bem escolhido e fontes de luz posicionadas corretamente resolverão esse problema;
- um teto de madeira, dependendo do material e do design, reduzirá o tamanho da sala em altura.
É necessário levar em consideração o fato de que cada cômodo é um elemento distinto de estilo que se confunde com sua finalidade. Portanto, o esquema de cores e o material para sua decoração devem ser selecionados individualmente para cada quarto.
Madeira no interior não deve ser usada em demasia, a supersaturação só trará uma impressão negativa. Se quiser destacar a presença de madeira, deve fazê-lo, por exemplo, ao longo da orla do tecto ou limitar-se a vigas longitudinais. Neste caso, a cor do piso deve ser selecionada em vários tons mais escuros que o teto, e no desenho das paredes, prescindir de decoração intrusiva.
A produção de teto e piso em madeira sempre foi relevante. Em algumas direções, é até possível usar o mesmo padrão em superfícies. Mas o esquema de cores do piso deve, neste caso, ser vários tons mais escuros, o que dará harmonia ao interior.
Se você ainda quiser escurecer o teto e as espécies de madeira permitirem, então o ideal é cobrir a superfície com um verniz transparente fosco em várias camadas, criando assim algum brilho.
Como escolher quartos diferentes?
Para cada cômodo da casa, o estilo do teto e o material de sua fabricação são escolhidos de acordo com a funcionalidade do cômodo.
Para a cozinha, o forro é relevante. Possui propriedades hidrorrepelentes, indispensáveis para esta divisão. O design do forro de acordo com o princípio da ranhura espinhosa permitirá facilmente embutir um capô no teto ou fazer orifícios para tubos, e sua estrutura suspensa é conveniente para a condução de fios e comunicações. O mesmo material é apropriado em um banheiro ou vaso sanitário.Freqüentemente, peças de madeira laminada ou envernizada em várias camadas são usadas no teto da cozinha. Isso é necessário para uma limpeza rápida e prática e também exclui a formação de bolor.
O esquema de cores do teto da cozinha é em tons claros., proporcionando uma amplitude visual da sala. Se desejar, você pode usar cores vivas, combinando-as com peças de mobiliário.
A sala de estar de uma casa privada é o local onde toda a família se reúne, pelo que o acabamento em madeira do tecto irá criar aconchego e conforto neste quarto. Por exemplo, vigas largas ou uma estrutura de painel e ripa seriam adequadas para uma sala de estar. E a presença de lareira na sala e móveis de madeira complementam perfeitamente este interior. Os tectos altos da sala podem ser adornados com madeiras escuras, sombreando-os com fontes de luz. Ao mesmo tempo, várias opções de iluminação podem ser usadas em uma sala, por exemplo, holofotes montados em vigas e lustres principais, holofotes direcionados uns aos outros. Essa iluminação leve ajudará a enfatizar a textura da madeira no teto e também dividirá a sala em zonas.
No quarto, dependendo do estilo da sala, tetos de ripas ou tetos com vigas podem ser usados. Este quarto é um canto de paz e tranquilidade, então a maciça dos detalhes não é necessária aqui. As cores principais deste quarto são pastel - bege claro, creme, pó, azul claro, lavanda, oliva. Nesse caso, será necessário pintar a madeira, mas se ainda quiser aplicar opções texturizadas no teto, então deve-se escolher raças de tons claros. O óptimo no quarto será o fabrico de um tecto e pavimento em madeira. Esta combinação irá adicionar suavidade e calor ao ambiente. O mesmo teto pode ser escolhido para o corredor.
Lindos exemplos no interior
A decoração do teto com painéis escuros corresponderá a colunas de parede brancas decoradas com ripas, enfatizando o estilo da sala e criando um contraste. E móveis feitos de madeira natural em um esquema de cores com teto irão adicionar harmonia ao interior. Toda a beleza das texturas do arranjo será destacada pela iluminação localizada ao longo do perímetro do teto na forma de eletrodomésticos embutidos, e arandelas em colunas com lâmpadas amarelas vão realçar o estofamento dos móveis em tons bege.
As vigas de madeira rejeitadas em forma de lariço marrom escuro feitas de larício darão um toque rústico à sua casa de aldeia. Combinando um teto tão único com paredes de cores claras em contraste, o efeito de monumentalidade é visível, beirando a simplicidade. O teto de madeira, decorado com baixo-relevo de gesso nas bordas, vai enfatizar o estilo eco, e se você escolher móveis com elementos de vidro, o design do quarto será mais sofisticado.
Além das elegantes construções de drywall com vários níveis, o uso da madeira também é uma opção interessante e incomum. À custa de vários níveis, o espaço é zoneado, dando ao teto uma complexidade visual. É possível criar uma estrutura de treliça de ripas ou painéis, ao colocar os quadrados em linha reta ou diagonal. Pode-se enfatizar a originalidade do desenho com vigas decorativas fixadas com ponta, basta cobrir a superfície da madeira com verniz ou óleos, enfatizando sua textura. E uma iluminação harmoniosa sombreia perfeitamente os elementos, tornando o interior único.
Como cobrir um teto de madeira, você pode ver neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.