Vigas decorativas no teto: como usar no interior
Com a ajuda de vigas decorativas, pode decorar de forma muito interessante o interior de um apartamento ou de uma casa privada. O principal é que os tetos sejam altos o suficiente. Muitas vezes, esses elementos têm uma função exclusivamente estética, mas também podem ser usados para fins práticos. Muitas vezes, lâmpadas são embutidas em tais vigas, vasos com flores ou cadeiras suspensas são fixadas nelas. Para que os itens decorativos no teto da sua casa tenham uma aparência harmoniosa, o projeto de design de tal interior precisa ser pensado com antecedência.
Peculiaridades
Se decidir diversificar o interior da sua casa com vigas decorativas da moda, também designadas por vigas falsas, deve ter em consideração as particularidades da sua colocação e fixação em diferentes tipos de instalações. A imitação de vigas é uma estrutura semelhante às vigas usadas na construção de casas de madeira e concreto. No entanto, as opções decorativas não servem para manter o teto, mas são utilizadas simplesmente para a beleza.
Freqüentemente, eles são criados vazios por dentro - o que torna a estrutura mais leve e mais barata quando se trata de madeira natural.
Existem as seguintes características da colocação de vigas decorativas no interior:
- As vigas falsas são adequadas apenas para quartos com tetos suficientemente altos. Esteja preparado para o fato de que as vigas farão o teto ficar visualmente mais baixo, e se a altura inicial era pequena, esta opção será inconveniente do ponto de vista prático.
- Em uma sala pequena, não é recomendado colocar muitas vigas estreitas, pois elas dividirão visualmente o espaço e tornarão a sala ainda menor. É melhor escolher uma ou duas vigas largas para criar um interior harmonioso.
- As vigas falsas podem ser colocadas de diferentes maneiras no teto. Tradicionalmente, várias vigas são colocadas em paralelo ou transversalmente, mas outras opções são possíveis. Por exemplo, os feixes podem irradiar do centro ou formar um quadrado ao redor do perímetro da sala. Essas opções podem funcionar bem em quartos espaçosos. Eles também permitirão destacar o centro simbólico da sala ou destacar vários detalhes da decoração.
- Com a ajuda de vigas, você pode esconder facilmente as imperfeições de um acabamento áspero. Se você tiver tetos irregulares, as vigas tornarão a falha invisível.
- Na maioria das vezes, as vigas são fixadas com tetos de metal. Isso garante a máxima confiabilidade estrutural, independentemente do peso das vigas.
- Freqüentemente, pequenas lâmpadas são montadas nas vigas, que são distribuídas por toda a área da sala. Isso cria uma iluminação suave e uniforme e uma aparência incomum. Isso também justifica a presença das próprias vigas, já que as lâmpadas podem ser montadas de forma diferente apenas em teto falso, e vai ocupar muito espaço e custar mais.
- As vigas falsas para o teto podem ser feitas de diversos materiais e pintadas em qualquer cor. Às vezes, combinações de várias texturas e tons parecem interessantes.
Visualizações
As vigas falsas são muito diversas. Mesmo se você decidir que a versão tradicional na forma de uma barra de madeira ainda mais espessa não é adequada para você, você provavelmente encontrará variedades mais originais que se encaixarão organicamente em seu interior. Quase todas as vigas decorativas são muito claras e vazias por dentro.
Se você precisa de vigas abertas de verdade em seu interior, isso só pode ser feito em uma casa particular, e tal projeto deve ser planejado ainda durante a construção do edifício.
No entanto, várias imitações de madeira podem parecer não menos elegantes, tanto em um apartamento quanto em uma casa particular.
As vigas podem ser altas ou baixas. Alguns produtos em miniatura podem ter de 10 cm de altura, mas você pode encontrar opções muito mais massivas. Grandes vigas falsas são geralmente escolhidas para casas particulares ou apartamentos espaçosos com tetos altos, uma vez que parecem mais orgânicos. Para um apartamento padrão, é melhor escolher vigas falsas não muito altas. Se você quiser torná-los o mais visíveis possível, opte por opções amplas, mas baixas.
Onde as vigas se cruzam ou se cruzam de maneira complexa, vários tipos de alturas diferentes são às vezes usados. Essas opções são típicas para organizar o sótão de uma casa ou de um apartamento de dois andares.
As vigas artificiais são frequentemente dispostas na forma de uma treliça, porque é mais fácil não serrar uma viga falsa reta, mas comprar estruturas decorativas prontas para sua casa. Eles vêm com quadrados de tamanhos diferentes e não será difícil recortá-los para caber no layout da sala. Essas vigas falsas ficam ótimas na sala de estar ou na cozinha.
As vigas falsas com um suporte decorativo na parede em forma de triângulo são outra solução elegante e interessante para o seu interior. Este projeto tornará seus feixes falsos o mais realistas possível. Esta solução ficará melhor com elementos decorativos que imitam vigas de madeira em interiores simples em estilo country.
Normalmente, as traves falsas curvas são feitas por encomenda para o interior específico do apartamento, já que desta forma podem ser encaixadas no arco ou continuar na parede com uma dobra suave. Essas vigas não podem ser chamadas de tradicionais, mas podem parecer muito elegantes e incomuns. Eles se encaixam perfeitamente em um apartamento na cidade. Se você se sente atraído pelo estilo moderno, eclético ou provençal, pode gostar dessas vigas.
As vigas decorativas não têm apenas a forma de vigas retangulares lisas. Você pode escolher opções de qualquer formato. Podem ser superfícies esculpidas ou perfuradas, vigas falsas redondas, opções de relevo com moldagem de estuque. É claro que esses modelos parecerão menos com vigas de verdade e dificilmente se encaixarão no estilo campestre de uma casa de campo, mas também parecerão muito incomuns.
Materiais (editar)
Enquanto as vigas reais em casas particulares são predominantemente feitas de madeira maciça, as vigas decorativas podem ser feitas de uma grande variedade de materiais: isso permite que as vigas sejam acessíveis para qualquer orçamento, bem como se encaixem mesmo em tipos de interiores modernos. Quaisquer feixes falsos podem ser colocados de diferentes maneiras no interior, lâmpadas podem ser embutidas neles, cortinas de estopa podem ser colocadas ou qualquer outra decoração adicional pode ser criada.
Existem as seguintes opções possíveis de vigas artificiais para organizar seu apartamento ou casa:
- As vigas decorativas de madeira são bastante caras, mas ficarão melhores em um interior em estilo country. Além disso, devido ao vazio interno, custarão menos do que as vigas reais. Essas opções podem ter textura lisa ou áspera, ser envernizadas ou simplesmente lixadas. Também vale a pena considerar as opções esculpidas.
Preste atenção ao fato de que a madeira foi tratada com impregnação resistente à umidade, caso contrário, essas vigas podem ruir com a alta umidade na casa.
Na maioria das vezes, as vigas de madeira natural são escolhidas em tons naturais, no entanto, exceções ou combinações de várias cores são possíveis.
- Para economizar dinheiro, você pode escolher vigas de poliuretano pintadas com aparência de madeira.Quando vistas de perto, essas opções são inferiores à madeira natural em suas qualidades estéticas, no entanto, as vigas no teto são geralmente visíveis à distância, portanto, as vigas de poliuretano visualmente não diferem em nada dos modelos de madeira mais caros. O material pode ter a cor que mais lhe convier e esses produtos não requerem cuidados especiais.
- Vigas falsas de ferro são menos comuns, mas podem ser relevantes para interiores modernos e minimalistas de alta tecnologia. Essas estruturas são mais pesadas do que outras opções, mas também podem ser fixadas com segurança no teto e nas paredes. Na maioria das vezes, um design interessante é escolhido para vigas de metal - elas podem irradiar do centro, criar molduras e cruzar. Isso tornará o mobiliário do quarto realmente moderno e incomum.
- As vigas falsas de plástico são freqüentemente usadas em interiores próximos ao estilo clássico. No entanto, eles podem ser não apenas brancos, mas também coloridos, e às vezes até imitam madeira ou metal. O plástico é um material versátil. Dependendo da solução de design específica, esses elementos decorativos podem ser adequados para uma sala de estar, quarto ou quarto de criança em qualquer estilo.
Opções de acabamento
As vigas falsas podem ser colocadas em uma sala de diferentes maneiras, dependendo de seu layout. Na maioria dos casos, prender vigas no teto é fácil, então você pode até mesmo decorar uma sala com elas. Você pode decorar uma sala já reparada com eles, ou você pode instalá-los durante o processo de reforma, quando o teto já está pintado.
Para instalar a viga, é necessário marcar a distância necessária no teto, fixar as cunhas nas juntas da viga com a parede ou com outras vigas, alinhar a posição da viga e fixá-la com parafusos auto-roscantes.
Você também pode encontrar os seguintes acabamentos:
- Fixar a viga falsa no teto isolado é quase o mesmo. No entanto, é necessário embainhar o teto com isolamento com antecedência, pois após a instalação isso não será mais possível. Os tetos isolados são geralmente criados em residências particulares. Esta é uma forma fácil de tornar a sua casa acolhedora mesmo no inverno e poupar nos custos de aquecimento.
- Se você deseja fazer iluminação em todo o perímetro da sala, é preciso pensar com antecedência onde exatamente deseja colocar as lâmpadas. Se os fios do seu apartamento envolverem um único lustre, é melhor entrar em contato com um eletricista para instalar várias lâmpadas. Para então construir as lâmpadas sob o falso feixe, basta calcular com precisão sua posição e fazer os orifícios adequados nos feixes.
- Elementos decorativos no teto não servem apenas como uma decoração adicional no interior - eles também podem esconder defeitos. Se houver tetos irregulares ou rachaduras, é preciso pensar com antecedência sobre um projeto que esconda as falhas do acabamento áspero e os torne invisíveis.
- Freqüentemente, vigas falsas são instaladas em interiores, que continuam nas paredes. A instalação de tais opções não será diferente da instalação de vigas falsas convencionais. Você só precisa se certificar de que as juntas estão suaves.
Melhores combinações de cores
As vigas modernas vêm em uma ampla variedade de cores. Os interiores modernos podem ser facilmente refinados com vigas em um esquema de cores sofisticado e sofisticado, e o agora popular mobiliário de estilo country pode ser complementado com sucesso por vigas de madeira maciças.
Para decorar o interior com muito estilo e beleza, a cor das vigas falsas deve estar em harmonia com as cores da decoração e do mobiliário.
Os mais populares são todos os tipos de vigas de madeira para o teto., bem como opções que imitam madeira. Muitas vezes, as cores escuras ou claras são combinadas com móveis de madeira ou parquete. Além disso, se não for possível escolher uma cor que combine, é perfeitamente possível combinar tons radicalmente diferentes, especialmente se você estiver decorando um quarto espaçoso.Por exemplo, o wengé pode ser perfeitamente combinado com madeiras vermelhas, e a nogueira ou a cereja ficam bem em combinação com tons claros. Você pode até fazer travessas em duas cores se quiser dar atenção especial ao design do teto.
Vigas falsas são coisas bastante cativantes no interior, são difíceis de perder. Se você não quiser realçá-los muito ou tiver medo de desviar a atenção de outros elementos decorativos de guarnição, vale a pena escolher vigas que combinem com o teto. Na maioria das vezes é branco, exceto em interiores em estilo country, nos quais o teto é totalmente forrado de madeira. As vigas falsas brancas se encaixam perfeitamente no estilo clássico ou provençal, bem como no estilo eclético e de alta tecnologia. Tudo dependerá dos materiais que você escolher.
As vigas falsas coloridas de plástico ou metal irão ajudá-lo perfeitamente a diversificar um interior aborrecido. Na maioria das vezes, essas opções são selecionadas para apartamentos modernos. Preste atenção ao fato de que as vigas falsas não são o único ponto brilhante no projeto de design - o teto em cores vivas deve ser equilibrado por outros realces brilhantes no chão e ao longo das paredes. Também é importante que as cores sejam complexas e compostas.
Tons de lilás, vinho, azeitona, turquesa e terracota podem ficar bem em interiores modernos.
Exemplos de design
Vigas correspondentes podem ser encontradas em quase todos os interiores. Ao mesmo tempo, é muito importante que se encaixem na disposição geral da sala, combinem bem com o mobiliário e decoração, e não pareçam muito maciças ou muito reduzidas em relação à altura do teto. A peculiaridade do seu espaço de vida também é de grande importância - as vigas de um apartamento ou de uma casa particular podem ser diferentes.
Em uma casa particular
No interior de uma casa particular, as vigas falsas costumam parecer muito interessantes. Com a ajuda deles, você pode vencer um telhado triangular e criar um design incomum usando vigas paralelas. Essa decoração é geralmente feita em interiores de estilo country ou provençal. No primeiro caso, você deve se limitar aos tons naturais e, no segundo, tentar escolher vigas em cores pastéis. Essa decoração dará ao interior um visual completo.
Freqüentemente, em casas modernas, um mínimo de partições são feitas entre os cômodos. Se você tem muito espaço livre em sua casa, pode tentar criar um interior em estilo loft. O arranjo dos falsos feixes pode ser simples - paralelo ou transversal. Você pode decorar a casa de maneira semelhante com suas próprias mãos. Na maioria das vezes, para combinar com o loft, vigas maciças e bastante simples feitas de espécies de madeira leve são selecionadas, tal acabamento será combinado com qualquer mobília.
Vigas falsas de plástico ou metal podem parecer muito interessantes em uma casa particular - essas opções são geralmente escolhidas pelos amantes de um interior moderno. Mesmo se você valorizar a compatibilidade ambiental dos materiais e a beleza da madeira natural, a combinação de uma grande variedade de superfícies e materiais no interior está agora na moda. O metal em combinação com a madeira pode parecer muito incomum, o que criará um interior verdadeiramente elegante e sofisticado. O plástico também permite que você organize elementos decorativos para o teto de qualquer formato interessante. Você pode escolher um produto de design sofisticado que irá decorar sua casa com sucesso.
No apartamento
Em um apartamento, vigas falsas também podem ser usadas para decorar quase todos os cômodos. Isso permitirá que você faça um destaque adicional no teto e decore o ambiente de uma forma interessante. Freqüentemente, em apartamentos estúdio espaçosos, vigas artificiais são usadas para delimitar visualmente a sala. Por exemplo, usando uma ou duas vigas, você pode separar a cozinha do quarto sem ter que instalar arcos ou paredes. Isso também é verdade para quartos combinados modernos: as vigas se tornarão uma dádiva de Deus para projetos de cozinha-sala ou quarto-berçário.
Muitas vezes, em apartamentos, as vigas são instaladas na sala de estar. Normalmente são elementos de madeira ou imitações de madeira: tal decoração permitirá que você se sinta parte da natureza, mesmo que more no centro de uma grande cidade. Não é necessário combinar vigas de madeira com um interior de estilo country, pois são quase universais e se adequam a qualquer tipo de interior. Apenas para os clássicos é melhor escolher vigas de plástico lisas. Os amantes experimentais podem até considerar opções de plástico brilhante ou produtos de metal brilhantes.
Nos quartos, as vigas são freqüentemente feitas o mais invisíveis possível, então uma variedade de cores pastel claras são muito populares. Madeira pintada de branco pode ficar bem. Essas vigas irão criar uma atmosfera de tranquilidade e conforto na sala. As vigas de plástico brancas de uma ampla variedade de formatos também são amplamente utilizadas para quartos. Isso é especialmente verdadeiro se você preferir soluções de design lacônicas.
Dicas e sugestões úteis
Antes de comprar vigas para o seu interior, você deve pensar corretamente sobre o projeto de design.
Considere as seguintes nuances:
- As vigas devem corresponder ao tamanho e ao layout da sala. Vigas muito grandes parecerão inorgânicas em uma sala pequena e, em uma sala espaçosa, as vigas em miniatura ficarão invisíveis. Além disso, em salas alongadas, recomenda-se a colocação de vigas transversais e, em salas quadradas, a intersecção de vigas deve ser evitada. Isso tornará o interior mais harmonioso.
- A cor dos produtos é de grande importância. Se a decoração da sua sala for clara e variada o suficiente, você deve fazer vigas falsas que contrastem com o teto. Se você tem um interior mais lacônico, não precisa fazer com que os elementos decorativos do teto se destaquem muito.
- Considere a iluminação com antecedência. Na maioria das vezes, as vigas ficam ruins com um único lustre. A melhor opção é fazer iluminação em todo o perímetro da sala. Às vezes, as lâmpadas são embutidas nas próprias vigas, e às vezes as lâmpadas ocupam o espaço entre eles.
Para obter informações sobre como instalar vigas decorativas no teto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.