Baguetes de teto: como escolher e instalar?
Quando o reparo estiver quase concluído, olhando para os cantos onde o teto encontra as paredes e as bordas irregulares do papel de parede colado, você deseja concluir o processo. Nesse caso, baguetes e rodapés ajudarão. Eles escondem perfeitamente todas as irregularidades e complementam o interior geral.
Ao escolher o tipo de baguete e sua quantidade, deve-se prestar atenção a várias nuances:
- o tamanho da sala;
- material de teto e parede;
- baguete material.
Cada material de que uma baguete é feita tem suas próprias vantagens e desvantagens. Você precisa conhecê-los para que o trabalho de colagem de produtos seja rápido. Isso requer alguma habilidade, mas qualquer um pode dominar essa ciência. Se as paredes e o teto apresentarem grandes irregularidades, recomenda-se confiar a colagem ao mestre.
Baguete ou rodapé?
Hoje, nas páginas da Internet, você encontra dois conceitos: uma baguete e um rodapé. Surge a pergunta: qual é a diferença entre eles? Em geral, esses dois conceitos significam o mesmo detalhe interior.
A principal diferença entre os dois é a largura. A baguete é um produto com largura superior a 5 cm, que é feito de gesso, madeira, espuma. Outra de suas principais características é o padrão de relevo, ovais. O rodapé é geralmente feito de poliestireno sem padrão, sua largura é inferior a 5 cm.
Variedades de baguetes de teto
O mercado moderno apresenta um amplo sortimento na escolha deste produto por modelo, tamanho, material, relevo e cor. Pode ter uma forma lacônica ou moldagem entalhada. Adere firmemente ao teto e à parede. Mas se for planejada a realização de iluminação LED, então ela é colada apenas na parede com uma reentrância de alguns centímetros do teto.
O mesmo tom do teto e baguete é considerado uma combinação lacônica. Mas existem muitos estilos em que você pode escolher a cor que combina com as paredes ou papel de parede. Ou, em geral, você pode realizar acabamentos que irão delimitar com sucesso as paredes do teto. Em qualquer caso, você precisa selecionar esta parte da decoração de forma que no final obtenha um visual harmonioso do interior.
- O gesso é anexado ao alabastro. É indesejável pintar o produto. O material tem boa resistência à umidade.
- Madeira. Este material é fixado com pregos ou parafusos auto-roscantes, cujas tampas são mascaradas com massa de vidraceiro, e também é fixado sobre uma cola especial. O produto pode ser pintado. Cuidado com a alta umidade. O material é durável e ecologicamente correto, conferindo ao interior uma aparência rica.
- Poliuretano. Ao colar este material, um selante de silicone é usado. Não haverá dificuldades com pequenas irregularidades. Essas baguetes são coladas antes do acabamento das paredes e do teto. O material não tem medo de umidade e temperaturas extremas. O material de poliuretano é a solução ideal para o planejamento de iluminação LED. Pelo preço, é um pouco mais caro que os outros, mas parece mais refinado.
- Isopor. Se as irregularidades forem mais significativas, é melhor usar um produto de espuma. Neste caso, grandes lacunas são preenchidas com massa. Você pode anexar produtos à massa ou cola. Eles são caracterizados por uma boa resistência à umidade. Se necessário, você pode pintar o material. É leve e tem uma aparência decente por um preço baixo.
- Plástico. Para instalar baguetes de plástico, você precisa de ripas de metal ou madeira. Baguetes são fixados a eles usando parafusos auto-roscantes. O material é leve, resistente à umidade e pode ser pintado. Devido à sua flexibilidade, é recomendado para estruturas com ovais e linhas curvas. Pelo preço, essa baguete é bastante acessível.
Três etapas básicas antes de colar
- Passo 1. O primeiro passo é calcular a quantidade de todo o material. Para fazer isso, você deve saber o perímetro da sala a que se destina. Os tamanhos da baguete variam. Para uma sala grande, será mais prático ter um comprimento maior para que menos juntas sejam formadas. Para um perímetro menor da sala, o comprimento precisará ser menor.
Melhor comprar a quantidade certa com uma pequena margem. Afinal, todo trabalho tem falhas, e um pequeno incômodo pode acontecer ao material de trabalho - quebra, dano ou falta de uma peça muito pequena.
Para um trabalho de alta qualidade, você precisará de ferramentas especiais: um lápis de marcação, uma faca de lâmina afiada, uma serra para metal e uma caixa de esquadria, além de uma cola adequada para o material utilizado.
- Passo 2. Quando as superfícies já tiverem sido niveladas com gesso ou massa de vidraceiro, pintadas, recobertas com papel de parede, é a vez da colagem. Se a baguete for posteriormente pintada junto com o teto, um primer deve ser aplicado no ponto de fixação. Caso contrário, nenhum trabalho adicional é necessário.
Se a iluminação LED for planejada acima do rodapé, as marcações devem ser feitas ao longo da linha de colagem inferior. Para fazer isso, pregos são martelados nos cantos da sala com o recuo necessário do teto. Em seguida, entre os pregos adjacentes, você precisa esticar o cabo ao longo da parede, prender a tira de pedestal ao cabo e fazer marcas de lápis na parede.
- Etapa 3. Você não deve pré-cortar o material. É melhor fazer isso no processo de trabalho, para não se enganar no tamanho. A borda do produto que atinge o canto deve ser cortada com uma caixa de esquadria. Isso garante que o ângulo de corte esteja correto, o que não resultará em folgas nas juntas.
Se as lacunas ainda estiverem formadas, você pode preenchê-las com massa de vidraceiro ou ocultá-las sob inserções decorativas. Eles podem mascarar as juntas dos cantos externos e internos. Esta opção é bastante apropriada se você não tem medo de despesas desnecessárias. Um teto de dois níveis é mais bem executado dessa maneira.
Nós mesmos colamos. Instruções passo a passo
Para realizar a colagem o mais rápido possível, você deve seguir as instruções.
O poliuretano e o material de espuma são fixados em vários estágios:
- A colagem deve começar na entrada da sala. Nas juntas e ao longo das bordas do rodapé do teto, é aplicada cola, o rodapé é aplicado de acordo com as marcações na parede e pressionado contra ela por um tempo. É melhor remover o excesso de adesivo imediatamente com um pano úmido.
- Cada baguete seguinte é medida, o excesso é cortado e colado da mesma forma. É importante pressionar o produto com a palma da mão, não com os dedos. Caso contrário, você pode deixar marcas nele.
- Quando todo o trabalho de colagem estiver concluído, resta apenas colocar as juntas e deixar toda a estrutura secar. Após a secagem, as áreas de massa devem ser limpas com lixa fina. Depois disso, a baguete é coberta com tinta, se fornecida.
Madeira
Você terá que mexer com este material. Mas todo o processo demorado é justificado pela aparência requintada e luxuosa de tal acabamento.
É importante seguir o algoritmo de trabalho:
- A superfície das paredes é nivelada.
- A marcação está em andamento.
- As costuras e bordas devem ser bem medidas e, em seguida, aparadas em uma caixa de esquadria.
- Uma baguete leve e pequena pode ser facilmente colada em pregos líquidos. Mas um largo e pesado é melhor prender com parafusos auto-roscantes. Anteriormente, você pode agarrá-lo com cola para torná-lo mais conveniente para trabalhar. Cada peça seguinte é medida com o comprimento desejado, a borda é cortada com uma serra e a parte do canto é cortada em uma caixa de esquadria.
- As juntas e cabeças dos pregos são cobertas com massa.Você precisa deixar secar e depois limpar com lixa.
- As juntas devem ser pintadas com verniz ou tinta para combinar com a cor da madeira.
Às vezes, a seguinte tecnologia é usada: pequenos cantos de madeira especiais são fixados na parede a uma distância de cerca de 40 cm um do outro. A baguete já está fixada nestes suportes de acordo com os passos descritos acima.
Rodapé de teto em PVC
Na maioria dos casos, esse material é utilizado em banheiros e cozinhas com alta umidade. Nesses produtos, existe uma ranhura especial para conexão com painéis de plástico, que muitas vezes são vendidos como um conjunto. Os painéis são usados para decorar as paredes ou o teto. O plástico é muito prático. Não amarelece com o tempo, é fácil de limpar. A instalação é realizada somente após a instalação dos painéis nas ranhuras correspondentes. Você precisa cortar a baguete de PVC com uma serra de metal.
Recomenda-se fazer o seguinte:
- Fixe o trilho da estrutura à superfície dependendo de onde os painéis serão localizados.
- A baguete é fixada na estrutura com grampos ou parafusos auto-roscantes. As bordas são cortadas na caixa de esquadria com uma serra. As lacunas formadas durante a instalação são cobertas com silicone.
Baguetes de gesso
Esse material é considerado o mais caro e pesado, mas ao mesmo tempo muito frágil. É melhor confiar o trabalho com esse produto a artesãos experientes.
Escolhendo cola
Pregos de polipropileno líquido ou acrílico podem ser considerados um meio universal para colar baguetes. Eles fixam o produto em um momento. Portanto, não há necessidade de segurar a estrutura com as mãos até que ela se agarre.
Após o trabalho de reparo, a massa geralmente permanece. Alguns artesãos o usam como adesivo para baguetes. No decorrer da colagem, você pode fechar imediatamente as rachaduras e fendas que se formam entre a parede e a baguete. Mas os especialistas preferem a solução de cola. Ele endurece rapidamente e mantém a peça firmemente por um longo tempo. A única desvantagem é que a solução não é adequada para baguetes de espuma. O selante de silicone também pode ser usado como adesivo. Só agora será impossível pintá-lo depois.
Cola de forro extensível
Na presença de tetos tensos, a baguete é fixada estritamente na parede, fechando apenas a junta entre a parede e o teto. Caso contrário, você pode estragar irremediavelmente não apenas a aparência do teto falso de dois níveis, mas também a própria tela. Afinal, a cola tem a capacidade de unir a superfície, deixando ondas e manchas nela. Produtos de colagem suave também não funcionam. A superfície lisa da teia requer um adesivo suficientemente agressivo com boa adesão. Portanto, é difícil colar qualquer coisa para esticar os tetos.
Outra regra importante ao instalar molduras de teto é que o forro tenso deve ser perfeitamente plano. Caso contrário, na presença de baguetes, serão perceptíveis as menores irregularidades da tela, que serão impossíveis de corrigir. Afinal, infelizmente, não adianta massagear os espaços entre o tecido elástico e a baguete. Portanto, se não houver 100% de certeza na regularidade do teto, é melhor recusar a colagem das baguetes, caso contrário todos os defeitos ficarão visíveis.
O espaço da tela ao rodapé é quase invisível. Pode ser grande se uma luz de fundo for fornecida. Qualquer material pode ser usado para tetos tensos. Ainda assim, matérias-primas mais leves (poliuretano ou espuma) serão mais fáceis de instalar.
Como a baguete está colada apenas na parede, você precisará segurá-la com as mãos por um tempo para agarrá-la. Se for pesado, existe a possibilidade de que, com a força de seu peso, escorregue pela parede.
Se decidir adquirir material de alto peso, deve pensar na forma de fixação e dar preferência aos modelos com parte inferior larga.
Baguete flexível
Se o interior oferece formas arredondadas e curvas, você precisará de uma baguete flexível. Moldar seu produto de isopor é fácil.
Existem várias maneiras de fazer isso:
- Faça alguns cortes nas costas.
- Corte todo o produto em pequenos pedaços e volte a montar.
- Tratamento térmico. O produto é aquecido com um secador de cabelo de construção, é feita uma dobra no local certo, após a qual o produto deve ser mergulhado em água fria para resfriamento.
- O mais fácil de deformar é uma baguete de poliuretano. Nenhuma ferramenta especial é necessária com ele.
- A árvore pode ser modelada com vapor. Depois de cozido no vapor, deve ser fixado na posição desejada até esfriar.
Aconselhamento profissional
Decorar o teto com baguetes agrada aos olhos e não se torna uma dificuldade inesperada, você deve se lembrar de alguns recursos ao escolher um modelo:
- Uma moldura ampla tornará visualmente o teto mais baixo.
- O mesmo efeito pode ser obtido escolhendo uma cor escura.
- O relevo volumétrico do produto parece deslocado em ambientes pequenos.
- A complexidade do padrão depende diretamente da complexidade do corte de cantos e juntas.
- Se o teto for muito alto, a baguete deve ser colocada afastada dele.
Para um teto falso, escolher uma baguete é muito fácil, basta seguir as instruções fornecidas.
Para obter informações sobre como colar uma moldura de teto em um teto tenso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.