Teto Armstrong: vantagens e desvantagens
Quando houver uma necessidade urgente de decorar o teto de um apartamento ou espaço público, mas houver restrições de tempo e orçamento, recomendamos que você volte sua atenção para os tetos Armstrong. Eles se distinguem por uma variedade de designs e simplicidade de construção, são fáceis de instalar e operar por muitos anos.
Peculiaridades
Os tetos Armstrong são um dos revestimentos de piso mais comuns encontrados em edifícios residenciais e de escritórios. De si mesmo, é uma estrutura de placas dispostas em forma de células em uma estrutura de metal. Esse forro é muito fácil de instalar e não tem um custo alto - por isso é muito popular.
Vale ressaltar que o nome foi recebido em homenagem ao fabricante, que foi o primeiro a trazer esses tetos para a Rússia.
O desenho do revestimento é diferente, o que determina não só a aparência, mas também a acústica do teto. Durante algum tempo, a empresa se ofereceu para utilizar dois tipos de lajes: quadrada - com tamanho de 600x600 e retangular - com tamanho de 1200x600 mm. No entanto, o segundo tipo causou alguns receios, pois existia a ameaça de desabamento da estrutura, pelo que foi decidido abandoná-los. Além disso, destacam-se as características técnicas das pranchas Armstrong, como espessura (8-25 mm) e peso (de 2,7 a 8 kg / m2).
Uma pilha contém de 8 a 22 pratos, que podem ser armazenados em temperaturas de 15 a 30 graus Celsius e com umidade do ar de até 90%... De acordo com o GOST, Armstrong deve ser operado em uma temperatura não inferior a 12 graus Celsius e não mais de 70% de umidade na sala. O limite de resistência ao fogo é calculado em poucos minutos.
Este revestimento pode ser macio ou duro. O teto macio é mineral ou orgânico. As placas rígidas são muito pesadas, por isso precisam ser reforçadas com fixadores caros e processadas com ferramentas especiais.... Disto se segue que, via de regra, são escolhidos exclusivamente para a decoração de apartamentos caros ou casas de campo.
As características das placas minerais também as prejudicam - os especialistas descobriram que esse teto não é ecologicamente correto e prejudicial à saúde. Agora, a maioria dos compradores está voltando sua atenção para as placas orgânicas, porque elas são criadas a partir de resíduos de papel e, portanto, são praticamente inofensivas.
Vale a pena acrescentar que você pode retocar tal fogão usando uma faca comum - você não precisa gastar dinheiro extra em ferramentas.
A estrutura suspensa é composta por quatro tipos de lajes e perfis de forro: transversal, de parede, de suporte e longitudinal, bem como suspensões e fechos. Os perfis Armstrong estão disponíveis em uma variedade de materiais e formas: metal pintado ou plástico reforçado com orifícios suspensos.
A superfície não requer reparos por um longo tempo e é limpa de poeira usando escovas secas comuns ou panos úmidos. Se o teto for baixo o suficiente, pode até ser aspirado. Ao substituir um elemento estrutural, você não pode remover as suspensões ou alterar seu comprimento de forma alguma.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro tipo de cobertura de teto, o teto Armstrong tem suas próprias vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, destacam-se os seguintes pontos:
- Custo bastante baixo.
- É possível instalar você mesmo e não pagar a mais pelos serviços de especialistas.
- Isolamento térmico e acústico de alta qualidade, o que é especialmente importante para um espaço localizado em uma casa com tetos finos. O revestimento elimina sons desnecessários e mantém o apartamento aquecido.
- Após a instalação da estrutura suspensa, um espaço livre bastante grande é formado entre o teto original e o novo revestimento. Ele pode acomodar várias comunicações, fios, cabos de Internet e lâmpadas. Devido à facilidade de acesso e mobilidade da estrutura, são fáceis de reparar e substituir, se necessário.
- Se a escolha recai sobre as placas reflexivas, a quantidade de luz na sala aumentará.
- Segurança ambiental - as placas orgânicas feitas de materiais naturais são praticamente inofensivas.
- Você pode fazer placas de madeira de forma independente, se o projeto assim o exigir, e fixá-las na moldura do perfil.
- O revestimento em si também é fácil de reparar e manter.
- É possível usar Armstrong para isolar a garagem, varanda e salas de serviço.
- Não há necessidade de arrumar o teto original.
- Para Armstrong, uma variedade de componentes de design estão disponíveis.
- Os elementos são feitos de materiais não inflamáveis.
- Aparência atraente.
- Suporta até 6,5 kg por 1 sq. metro quadrado.
No entanto, Armstrong tem várias desvantagens. Por exemplo:
- As estruturas constituintes não são altamente duráveis - o material é muito frágil.
- Não o salvará de uma inundação se um cano romper a passagem dos vizinhos no topo. Além disso, se for escolhido o tipo de revestimento, constituído de fibras, o teto será danificado.
- Armstrong "rouba" quase um quarto de metro, por isso não é recomendado colocá-lo em apartamentos com tectos baixos. Ele ficará bem em apartamentos da era Stalin, arranha-céus modernos, shopping centers e prédios de escritórios, mas os proprietários dos edifícios "Brezhnev" e "Khrushchev" terão que dar preferência a um revestimento diferente.
- As placas minerais podem ficar amarelas devido a mudanças de temperatura ou umidade.
- Existem restrições de design: você não pode criar elementos curvos.
Visualizações
Alguns dos revestimentos Armstrong são mostrados abaixo.
Tetos de classe econômica, por exemplo, "Baikal" ou "Oasis"... Na maioria das vezes, essas placas são usadas em shoppings, prédios de escritórios, hospitais e outros espaços públicos com condições operacionais padrão, pois são baratas, mas são revestimentos de teto de aparência decente.
- "Baikal" É o modelo de economia mais popular. Possui uma superfície em relevo branco com buracos de minhoca na estrutura. O "Oasis" apresenta uma textura rugosa original e agradável ao tacto. Combina duas vantagens: aparência agradável e baixo custo. Há também "Oasis Plus" com perfurações de diâmetro alternado que amortecem o ruído.
- "Tatra" é um painel com fissuras criadas artificialmente. Ela absorve bem os sons. Além disso, o modelo "Norma" com perfurações de diâmetro alternado pertence ao mesmo tipo.
- Tetos funcionais, por exemplo, "Prima", são resistentes à umidade devido ao alto teor de látex na composição, são fáceis de limpar e não se deformam mesmo quando o nível de umidade sobe para 95%. Via de regra, são instalados em piscinas, banheiros, lavanderias, banheiras, alimentação pública e oficinas úmidas de empresas industriais. Todas as placas têm 15 mm de espessura e são mais insonorizadas.
- Tetos acústicos, por exemplo, "Ultima"... São constituídos por ladrilhos que possuem uma proteção adicional contra ruídos externos: um revestimento acústico de fibra de vidro. Devido ao seu alto isolamento acústico, são escolhidos para a decoração de cinemas, boates e salas de concerto, a fim de suavizar os sons altos. Além disso, "Ultima" tem um alto grau de reflexão da luz devido à presença de uma superfície branca e lisa.
- Tetos higiênicos, como "Bioguard"... Esses painéis são revestidos com uma solução especial que protege contra graxa e vapor e evita o crescimento de bactérias. A superfície é lisa e branca, fácil e sem problemas de limpar com esfregão úmido. Tectos deste tipo são colocados em locais para os quais o cumprimento do SanPiN é importante, por exemplo, hospitais, jardins de infância e oficinas de empresas alimentares.
Tectos de design são usados em apartamentos e outras instalações que requerem uma decoração, formas e cores originais. No entanto, se for necessário manter a altura dos tetos, então você precisa escolher uma estrutura com bainhas. Normalmente são espelhados, de vidro, de madeira ou estampados.
As tábuas de madeira são feitas de MDF de alta qualidade, fixadas com verniz durável e atendem aos requisitos de segurança contra incêndio.
- Especialmente destaque a série Graphis, que se distingue pela cor branca com relevo decorativo na forma de quadrados e círculos e design gráfico na forma de pequenas listras e quadrados, bem como Cirrus - com círculos decorativos "deprimidos", quadrados e riscas, com motivos decorativos em forma de ondas, fitas e cristas. Além disso, vale a pena notar as lajes, série Colorton, tetos de madeira Madera (laminado e folheado de madeira). Além disso, estão à venda placas de metal (rack ou cassete) e plásticas.
Para lajes pesadas, são necessários perfis de alumínio reforçados.
De acordo com o método de instalação, existem dois tipos de placas de forro: o tipo clássico, que é embutido na moldura por dentro, e as placas modernas que se encaixam quando instaladas pelo lado de fora.
Projeto
Ao escolher um forro Armstrong, é possível combinar a cor dos ladrilhos que combina perfeitamente com o design existente da sala. Embora as variedades de tectos sejam marcantes na sua variedade, na maioria das vezes a preferência é dada ao branco e ao clássico modelo "liso" - é o que fazem os decoradores de edifícios de escritórios, supermercados e outros espaços públicos.
No entanto, para cinemas, geralmente é escolhido um teto preto.
As soluções de design em instalações residenciais também são variadas: você pode encontrar lajes coloridas, estampadas e perfuradas com orifícios figurados de vários formatos e requintados relevos. Existem mais de dez tipos de relevo: ambos do mesmo tipo com um padrão de uma figura geométrica e combinados. Muitas vezes, o tipo de painéis perfurados é instalado em instituições médicas.
Existem também células do tipo rede aberta que são capazes de esconder a estrutura suspensa. Não se esqueça da disponibilidade de várias texturas de azulejos Armstrong - eles podem ter um padrão em relevo, estuque acrílico, douramento e outras decorações "espinhas".
A capacidade de alterar o número de níveis permite que você projete a sala ao seu gosto. Quando for tomada a decisão de montar dois níveis de teto, então vale a pena brincar com os elementos de iluminação para obter belos designs com efeito 3D... Você também pode alternar placas de cores diferentes: por exemplo, preto, branco e brilhante, contrastantes. Esta solução trará vantagens duplas, porque as inserções coloridas podem não só decorar o interior, mas também zonear o ambiente.
Ao decorar a sala de estar combinada com a cozinha com revestimento Armstrong, será possível distinguir entre a área de lazer e a área de cozinha através de uma faixa brilhante.
Elementos do sistema
O teto suspenso é composto por lajes e uma estrutura metálica suspensa. A estrutura do teto é montada a partir de perfis padrão com larguras de prateleira de 15 a 24 cm e orifícios para o sistema de grade. Pode ser visto ou escondido entre os elementos de revestimento. Os perfis são conectados usando travas de mola ou gavinhas dobráveis.
Os perfis de perímetro têm a forma da letra "G" e o resto - as letras "T". Os elementos de apoio têm 3,6 m de comprimento e os transversais 0,6 e 1,2 m, sendo que cada perfil pode ser facilmente cortado nas dimensões exigidas.
A treliça acabada é suspensa por hastes de metal de 6 mm de comprimento.Um deles deve ser plano, o segundo - com um gancho, e ambos estão conectados por uma mola especial - "borboleta". Se você apertar a "borboleta" e começar a mover as hastes, a altura do teto pode ser ajustada... Quando a borboleta é abaixada, as hastes são finalmente travadas. Caso seja necessário realizar trabalhos no espaço intercalado (com iluminação ou comunicações), um dos painéis é levantado e movido, e no final é devolvido ao seu lugar.
Armstrong tem uma montagem dobrável convencional com uma base de montagem, bem como um pino ou pinça de metal necessária para suspensão reforçada. A segunda opção costuma ser escolhida pelos supermercadistas, já que, além da severidade do revestimento em si, inúmeras lâmpadas, condicionadores de ar e grades de ventilação proporcionam peso adicional.
Existem várias opções para a instalação do teto: com moldura de dois eixos em um ou dois níveis, com ou sem moldura de um eixo. Ao escolher a terceira opção, é necessário fixar os perfis sem suspensões no teto original. Se se preferir uma moldura biaxial ao mesmo nível, os perfis são montados de forma a obter secções de 600x600 mm. No caso de dois níveis, elementos adicionais são usados para conectar os perfis.
A escolha das suspensões depende do tipo de teto.
Existem três tipos de luminárias que são usados em estruturas de teto Armstrong. Os primeiros são rasterizados, produzidos para tectos deste tipo e representam uma laje de 600x600 mm. Tal luminárias são escalonadas em vez de placas de teto ao usar suspensões adicionais.
O segundo - LED, que são placas de 600x600 mm ou 1200x600 mm, e o terceiro - ponto. Para eles, furos especiais são feitos no centro das placas do forro.
Montagem
A montagem de um teto Armstrong começa com cálculos preliminares cuidadosos.
Em primeiro lugar, é necessário que o revestimento se adapte harmoniosamente ao interior e, em segundo lugar, é necessário determinar a quantidade de material necessária e qual será o preço. Primeiramente, recomenda-se calcular o perímetro: para isso, mede-se o comprimento das paredes e os números são arredondados para múltiplos de três. Não devemos esquecer que o perfil do perímetro pode ser dobrado e encurtado nos cantos.
Alguns artesãos preferem fazer podas adicionais para privar o revestimento de uma aparência rigorosa.
Mesmo assim, as placas precisam ser cortadas com muito cuidado: não mais que a metade. Se a largura for inferior a 30 cm, serão necessárias células adicionais. A linha de corte deve ser colocada na parede mais distante da entrada.
Na instalação direta, leva-se em consideração que os perfis, que devem suportar a maior parte do peso, são fixados apenas paralelamente às paredes curtas.
A primeira fase inicia-se com a instalação dos perfis ao longo do perímetro com um degrau de fixação de 0,6 m no caso de lajes moles e de 0,3 m no caso de lajes duras. É feito um contorno com uma corda recoberta com um metro, ou a altura é medida com uma bolha ou nível de laser, após o que os perfis do perímetro são cortados e fixados em parafusos auto-roscantes em buchas ou pregos. Em seguida, é feita a marcação e são feitos furos para os demais perfis e suspensões.
Na próxima etapa, os perfis de rolamento aparados e os elementos acabados são conectados em pranchas e, em seguida, em um perímetro em uma superfície horizontal. As ripas se afastam ao longo do comprimento e as suspensões também são montadas nos elementos de suporte de carga.
A instalação das amarrações transversais e longitudinais começa em paralelo e em padrão cruzado, o que garante a resistência. O cabide é montado seguindo o perfil em incrementos de 1 m 20 cm usando orifícios feitos no teto.
Os nós devem ser colocados a não mais de 45 cm das paredes... Mas isso pode não ser possível - então eles são montados em um padrão xadrez. Se o projeto requer luminárias pesadas ou equipamento de engenharia, então suspensões diagonais adicionais são usadas. A carga em si está localizada mais perto das paredes e cantos.
A colocação das lajes só começa após a conclusão de todas as obras de construção e instalação, incluindo a instalação de pisos e vidros das janelas. Quanto à temperatura, ela precisa ficar entre 20-30°C, e a umidade relativa não deve ser superior a 70%... As próprias lajes, nas quais as lâmpadas foram inseridas previamente, são levantadas e instaladas em ângulo nas células no último estágio, mas se houver cargas adicionais, elas devem ser instaladas inicialmente. A montagem é concluída colocando as placas "cegas". O último deles é levantado manualmente, inserido na abertura da cela, nivelado e abaixado.
dicas e truques
Se houver o desejo de adquirir Armstrong para quartos com tetos baixos, por exemplo, “Khrushchevs”, então você terá que reduzir o espaço entre o teto e abandonar o uso de suspensões de pinos e molas em favor de chicotes de fios e cantos fixos com parafusos auto-roscantes. No caso de fixação da suspensão em piso de concreto, a preferência é por buchas com "fungos" no orifício de entrada - evitam o mergulho nos vazios disponíveis neste tipo de parede.
A instalação do sistema de teto só começa quando todas as comunicações principais já estiverem instaladas, pois, caso contrário, será muito inconveniente. Os parâmetros são calculados usando uma calculadora especial no instalador Armstrong ou no site do fabricante.
Ao planejar a iluminação, é importante pensar nas funcionalidades que ela possui. 10 sq. m geralmente 2 lâmpadas são usadas, mas este número pode ser reduzido ou aumentado.
Adequadas para Armstrong são luminárias modulares e raster, estruturas de superfície de grade dupla, luminárias fluorescentes com 4 lâmpadas, luminárias com superfície espelhada que refletem luz, Grilyato, Ringo, spot e LED.
Além do mais, tetos são complementados com difusores - placas finas especiais instaladas na parte inferior das luminárias. Os difusores podem ser foscos, opala, gelo picado ou revestidos com prisma.
A instalação das placas de forro é feita com luvas limpas para não manchar a superfície. A postura começa do centro.
O mais seguro e conveniente de usar é a variedade Armstrong Hydroboard.... O grau de inflamabilidade das placas é praticamente zero, e a umidade admissível chega a 100%. Além disso, esse teto é bastante barato - é escolhido para decorar salas úmidas: piscinas, chuveiros e salas de armazenamento.
Os orifícios para luminárias redondas podem ser cortados usando o adaptador de soquete. Fios e cabos devem ser retirados imediatamente e as pontas nuas devem ser cuidadosamente isoladas... A célula na qual a luminária é inserida deve ser equipada com quatro ganchos adicionais nos cantos.
Ao planejar um teto falso, é levado em consideração o peso de todos os equipamentos embutidos que cabem no teto falso.
Se desejar, os painéis Armstrong podem ser pintados apenas observando algumas regras: é necessário usar exclusivamente tinta à base de água e primer. Antes do processamento, os painéis devem ser removidos e colocados em uma superfície plana.
No final de todo o trabalho, a rede é ajustada horizontalmente - isso pode ser feito usando um nível. Após alguns dias, o procedimento de alinhamento deve ser repetido, pois o teto já receberá carga total durante esses dias.
Para montar o teto sozinho, você precisará de pelo menos duas pessoas - um será colocado no topo e tratará da fixação e conexão dos perfis, e o segundo ajudará com ferramentas e materiais.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário classificar todas as peças por cor e tamanho, rejeitar as amostras danificadas e preparar todos os elementos auxiliares.
Produção
Hoje, as fábricas da Armstrong estão localizadas em toda a Europa, com 42 fábricas em 12 países ao redor do mundo. Em junho de 2015, a produção foi estabelecida na Rússia.Foi aí que começaram a criar um modelo da classe económica "Baikal", desenvolvido especificamente para o nosso país. Esses revestimentos são de material de alta qualidade, construção conveniente e fácil montagem.
Os tectos Armstrong são quaisquer tectos falsos que normalmente são instalados em escritórios e são células preenchidas com um tamanho de 600x600 mm. Isso não é inteiramente verdade, já que é necessário utilizar exclusivamente os painéis deste fabricante, e não apenas o princípio de criação da estrutura.
Quando os componentes são feitos por outras empresas, não é mais Armstrong, portanto, todos os outros revestimentos são considerados “construções do tipo Armstrong”.
As placas de forro Armstrong são baseadas em fibras minerais misturadas com látex, amido, celulose ou gesso. As amostras mais orçamentárias contêm mais amido e as mais caras contêm mais látex, o que aumenta a resistência à umidade. A força e a capacidade do material de resistir à umidade dependem da proporção de amido e látex.
As telhas são empilhadas em fardos forrados com papel grosso e lacradas com polietileno a vácuo para manter o material em perfeitas condições durante o transporte e armazenamento. O número máximo de pratos em uma embalagem é de 22 peças, o que é suficiente para decorar quase 8 metros quadrados. teto m.
Os painéis são armazenados e operados em temperaturas e umidade específicas.
Existem três tipos de bordas lado a lado:
- Microlook... Possui uma borda escalonada não muito larga. Projetado para estruturas suspensas, cuja largura não seja superior a 1,5 cm.
- Tegular... A bainha tem uma borda larga e escalonada. É utilizado em sistemas de suspensão, cuja largura não excede 2,4 centímetros.
- Borda - Trata-se de um fio multifuncional de fio direito, adequado para os dois tipos de mecanismo.
A espessura das lajes é de 0,8 a 2,5 cm, e o peso pode ser de até 8 kg. Os painéis mais vendidos são brancos, mas todos os tipos de cores e texturas estão à disposição dos compradores. A refletividade do teto não excede 90%.
Existem os seguintes requisitos do fabricante:
- o tipo de travessas deve corresponder ao perfil lateral da laje;
- a montagem é melhor feita com uma "escada";
- elementos móveis adicionais, por exemplo, níveis, são fixados ao teto original em suspensões separadas que não fazem parte da estrutura principal;
- lâmpadas individuais também são fixadas no teto da base;
- o trabalho é realizado com escadas e em grandes altitudes - cintos de segurança.
O design de teto padrão da Armstrong cobre tudo, desde os desenhos preliminares até a conclusão da instalação, incluindo acessórios de iluminação.
Lindos exemplos no interior
- Superfícies espelhadas revestidas de prata adicionam magia e mistério a qualquer banheiro. Continuando o tema, o vidro leitoso com iluminação atrás do teto, que criará uma luz difusa suave e se encaixará perfeitamente no corredor, decorado em tons de areia e estilo clássico.
- A alternância de pratos brancos e vermelhos, nos quais as lâmpadas estão embutidas, diversifica até mesmo a cozinha mais enfadonha e alongada. O interior nobre da sala será complementado por lajes de madeira "sob o laminado".
- Grandes lajes com imagens fotográficas aplicadas de copas de árvores se tornarão um destaque brilhante no corredor, e personagens de desenhos animados que se instalaram sob o teto irão decorar qualquer viveiro. No entanto, se a sala já está sobrecarregada com móveis claros e itens de decoração, vale a pena parar no teto branco.
Veja o vídeo abaixo para instalação no teto da Armstrong.
O comentário foi enviado com sucesso.