Cinzel: finalidade, variedades, regras operacionais
Cada proprietário do arsenal doméstico deve ter um conjunto de ferramentas. Um dos itens mais importantes e necessários é considerado um cinzel, conhecido como corte por impacto.
O que é isso?
Um cinzel é uma ferramenta cujo objetivo principal é processamento de materiais duros, como pedra, madeira. Parece uma barra de metal com um lado plano e o outro afiado em ambos os lados. As hastes do objeto podem ser ovais, retangulares, multifacetadas.
Devido às características de design da ferramenta, ela é classificada como manual. Além disso, o cinzel pode ser usado como um acessório para um martelo pneumático, que é anexado à broca de impacto. Para manter baixo o risco de ferimentos, fungos de borracha de natureza expansiva são instalados nos objetos. Este último também pode ser criado a partir de outro material.
A utilização da ferramenta baseia-se no impacto de natureza mecânica com destruição. O cinzel é caracterizado por uma ampla gama de aplicações:
- rachar pedras;
- corte de metal;
- derrubando ladrilhos de cerâmica;
- bater as tampas dos rebites;
- desenrolamento de parafusos, porcas.
Para adquirir esse assistente, você precisa ir a qualquer loja onde as ferramentas sejam vendidas. O cinzel é um item bastante comum e muito procurado no mercado.
Vantagens e desvantagens
As características vantajosas do cinzel são a resistência e a confiabilidade, garantidas pelo metal de alta qualidade utilizado na fabricação. O resultado de trabalhar com esta ferramenta é um corte de material de alta qualidade. As avaliações do usuário com um cinzel indicam que o item é capaz de suportar altas cargas de choque. As peças de trabalho endurecidas do cinzel garantem sua resistência e durabilidade.
Os cinzéis têm muitas vantagens, são fáceis de usar e, além disso, este produto é barato. Quanto às desvantagens, ao trabalhar com esta ferramenta, você precisará fazer muito esforço, além de ter conhecimentos específicos para utilizá-la.
Tipos e características
Existem muitos modelos que diferem em tamanho, função. Dependendo da finalidade, o usuário pode adquirir uma ferramenta que funcione em metal, concreto, pedra.
- Chaveiros. Esta versão do aparelho é uma das mais comuns, é utilizada para metais não endurecidos.
- Picos usado em conjunto com ferramentas elétricas. Os últimos podem ser perfuratrizes, britadeiras, talhadeiras de construção, rompedores pneumáticos. O dispositivo em forma de lança é muito comum e faz um excelente trabalho em suas tarefas.
- Kreutzmeisel. Este item é equipado com uma borda cônica pontiaguda. Este projeto permite a fácil execução de ranhuras, bem como pequenas ranhuras na superfície do metal.
- Ranhura É uma espécie dotada de uma borda especialmente desenhada. Com a ajuda deste último, várias esculturas são feitas em superfícies de pedra e metal. Um cinzel de ferreiro com cabo é usado para cortar metal frio e quente.
- Cinzel de espátula Concebido para fazer furos em paredes, é necessário triturar e partir materiais duros. A matéria-prima para a fabricação é o aço de alta resistência, a extremidade da ferramenta tem uma aparência de lâmina.
- Dispositivo pneumático equipado com dentes semelhantes aos dentes das brocas de martelo. Este tipo de ferramenta encontrou seu caminho em oficinas de automóveis. O cinzel ajuda a cortar o excesso de ferro ao longo das costuras soldadas.
Os cinzéis projetados para trabalhar em metal e em pedra são diferentes, embora externamente sejam bastante semelhantes. A presença de um fio cortante, uma lâmina com formato largo indica que o objeto se caracteriza pelo trabalho com pedras. Uma ferramenta que trabalha com metais, geralmente sólidos. É caracterizada por um endurecimento especial, portanto, possui um fio de corte duro que resiste a golpes de martelo.
Muitos cortadores de rocha têm ponta de carboneto e, portanto, tendem a lascar facilmente e não são considerados adequados para corte de metal.
Dicas de Seleção
Antes de comprar um cinzel, você deve decidir sua finalidade. Definitivamente, você deve prestar atenção ao material do qual é feito, à qualidade do processamento, às dimensões, à forma, à proteção das mãos, bem como ao custo. Não esqueça isto um preço muito baixo e um fabricante pouco conhecido podem indicar a má qualidade do produto. Se a ferramenta for feita de metal de maior maciez ou com um cinzel não endurecido, ela se tornará rapidamente inutilizável.
Uma boa ferramenta é conveniente de usar, ela permanecerá funcional por um longo tempo. A nomeação é o principal critério de seleção. Além disso, a ergonomia das ferramentas depende do formato da seção, da presença de alças, protetores, bem como da eficácia que serão na execução de determinado trabalho. Além disso, não se esqueça do recurso do produto: de acordo com GOST, a fração de trabalho do raio de aspereza não deve ser superior a 0,4 milímetros. Para fazer a escolha certa, você deve dar preferência a um produto feito de aço inoxidável. Se o cinzel for usado em uma área estreita, suas propriedades devem ser adequadas.
Como usar?
Apesar de o mercado moderno de ferramentas implantar muitas opções elétricas, o cinzel não perde sua popularidade. Para usar o objeto corretamente, vale a pena conhecer as características das ferramentas. Os processos com cinzel devem ser cuidadosos e de qualidade ao mesmo tempo.
Regras básicas de uso:
- verificar a confiabilidade do encaixe do martelo no cabo;
- calçar óculos e luvas antes de iniciar o procedimento;
- determinação da secura da ferramenta;
- ao trabalhar com metal, vale a pena levar em consideração o tipo, a espessura do metal.
Se o material não consistir em uma lâmina, o corte deve ocorrer em mais de uma abordagem. Caso seja necessário separar uma parte do fio, não o faça com um único golpe. Primeiro você precisa fazer uma pequena incisão e, em seguida, quebrar a haste. A presença de fungos no moderno modelo de cinzel tem uma função protetora.
Antes de iniciar o processo de uso do cinzel, certifique-se de que está em bom estado. O cabo é digno de atenção, pois seu mau funcionamento pode causar danos. A parte funcional metálica deve estar sempre limpa.
O fluxo de trabalho é uma operação de corte que se repete constantemente. O primeiro passo é consertar a ferramenta de encanamento. O cinzel deve ser instalado no local do corte, sendo segurado com o auxílio do membro esquerdo. Depois disso, martelos ou marretas devem ser envolvidos no processo. Com a mão direita, vale a pena bater no ombro.
Para que o cinzel execute suas funções normalmente, ele deve ser afiado. Dependendo da finalidade, o ângulo de nitidez pode ser de 35, 45, 60, 70 graus. Para evitar o lascamento das lâminas, é ligeiramente cega. Com o tempo, pode ocorrer deterioração da aresta de corte. Apenas afiar a unidade pode resolver o problema, neste caso, você pode usar esmeril.
Antes de iniciar o procedimento, o instrumento aquecido é imerso em água fria. Essa ação ajuda a endurecer o cinzel.A afiação do objeto deve ser realizada ao longo da parte da extremidade do círculo de esmeril. A lâmina do cinzel deve ser colocada na direção oposta à da esmeril, para que as faíscas sejam direcionadas para o chão. A duração da nitidez é influenciada pela potência do aparelho, pela temperatura do ambiente, geralmente o processo dura de 30 segundos a um minuto. Se a borda for superexposta, ocorrerá forte aquecimento e o cinzel poderá perder sua dureza.
Um cinzel é o tipo de ferramenta que pode competir com a plaina e a plaina. Nem toda máquina elétrica pode superar um cinzel em desempenho e eficiência. Esta ferramenta é ideal para acabamentos decorativos, bem como spot-ons para bases de madeira.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral detalhada do cinzel de ponta da Bosch.
O comentário foi enviado com sucesso.