Tudo sobre perfuração de diamante
Será útil saber tudo sobre as características da perfuração de diamante para aqueles que decidiram dominar esta técnica ou pelo menos compreender completamente o que é.
O que é isso?
Perfuração de diamante - uma das tecnologias modernas em que as realizações científicas são aplicadas, que tornou os processos fundamentalmente possíveis baratos e reais. Quando um relojoeiro suíço sugeriu o uso da pedra preferida dos joalheiros para a produção de ferramentas de perfuração e fez a primeira delas, todas as vantagens do método ficaram claras. Um obstáculo ao seu uso generalizado era apenas o alto custo das matérias-primas naturais utilizadas com 10 pontos em 10 na escala de dureza.
A produção de diamantes artificiais, estabelecida graças à brilhante descoberta de Ovsey Leipunsky, que mais tarde participou da criação de armas nucleares, não despertou muito interesse entre os joalheiros. Mas, por outro lado, a preservação das características de resistência tornou possível a fabricação de ferramentas para uma variedade de necessidades nas esferas científica e industrial. A perfuração com diamante foi amplamente utilizada na construção após a criação de novos materiais para a construção de edifícios - concreto armado monolítico. Seria difícil (e às vezes simplesmente impossível) fazer furos nele com as ferramentas usuais.
Agora, este é frequentemente o único método de estabelecer comunicações que permite reduzir o tempo gasto no trabalho, para minimizar as perdas financeiras que são inevitáveis durante processos prolongados que são difíceis para os construtores.
A utilização de uma tecnologia única na restauração, construção de casas, estradas, estudos geodésicos explica-se pelas suas vantagens inegáveis:
- a capacidade de fazer furos precisos rapidamente de qualquer diâmetro com uma superfície perfeitamente plana dentro;
- gama plana - existem diferentes configurações que permitem que você trabalhe em quase qualquer plano, sem restrições;
- exclusão de defeitos na superfície, devido à ausência de choques e vibrações típicas de outros métodos de perfuração;
- a relativa falta de ruído da obra realizada, mesmo no corte das armaduras, mas também sem o aparecimento de fissuras ocultas, distorções, enfraquecimento das estruturas adjacentes;
- manter a resistência da superfície interna tratada;
- garantia de longo prazo do uso da ferramenta - o apagamento da borda do diamante leva ao surgimento de uma nova camada de corte da matriz multicamadas, e a qualidade do trabalho executado é impecável por muito tempo.
Não existem ferramentas perfeitas, então alguns construtores também chamam pontos negativos - por exemplo, a capacidade de inutilizar rapidamente uma ferramenta cara sem seguir as tecnologias prescritas e até mesmo sem ter habilidades profissionais. Com qualquer método, há desperdício - seco e úmido... No entanto, há, sem dúvida, mais vantagens, portanto, mesmo o custo do reparo em caso de quebra e a necessidade de uma abordagem profissional para trabalhar não tornam a perfuração de diamante menos procurada.
Mais de mil tipos de instrumentos para este processo são produzidos na Federação Russa.
Compromisso
Qualquer perfuração é um processo de criação de orifícios e a perfuração de diamante não é exceção. Este também é um processo tecnológico, somente durante a construção, restauração ou coleta de amostras para exame em concreto ou rocha, é utilizada uma matriz diamantada.
No processo de construção, a perfuração de diamante pode ser usada para cada uma das muitas necessidades, onde é necessário fazer uma passagem, fazer um nicho ou uma abertura de passagem em concreto armado:
- ao estabelecer numerosas comunicações - para ventilação, esgoto, aquecimento, cabo;
- se necessário, leve todos esses benefícios indiscutíveis da civilização até a fundação;
- ao organizar qualquer tipo de duto de ar para um ar condicionado ou gasoduto;
- ao organizar aberturas de portas e janelas na parede, quando a tecnologia de construção monolítica é usada, para claraboias em porões;
- ao instalar corrimãos de escada, para tomadas, ventilação natural;
- ao colocar um alarme ou sistema automático de extinção de incêndio nos pisos;
- na montagem de instalações de produção a partir de estruturas de concreto armado e instalação de equipamentos tecnológicos.
Uma parede de concreto simples não é particularmente difícil para um construtor, ela pode ser facilmente trabalhada com um perfurador, assim como com um tijolo. Mas é mais difícil lidar com o concreto armado, pois além do concreto também há reforço de ferro. Teoricamente, você pode usar uma broca especial para metal.
No entanto, uma broca de diamante supera facilmente ambos os materiais, e uma parede de tijolos passa muitas vezes mais rápido, e consegue lidar com rochas de casca macia e pedras naturais duras.
Coroas e brocas com pó de miolo, pó de corindo são projetadas para realizar o seguinte trabalho:
- perfurar estruturas monolíticas, onde a parede ocupa toda a profundidade, parte da espessura para instalação da janela de visualização;
- passar pela base, laje, piso, verga da construção, onde o material é concreto;
- cunha na camada de tijolo da parede para formar uma lingueta e ranhura, um nicho para a instalação de caixas de junção;
- passe pela alvenaria, a parede principal, crie reentrâncias onde o material é um tijolo;
- fechos de equipamento, passagem de tubos tecnológicos, passagem com coroa a uma profundidade de 50-70 mm para tomadas de tomadas elétricas, interruptores;
- aberturas em lajes de concreto armado;
- criar um eixo para a passagem de tubos de processo de descarga de condensado, acionamento do ventilador e cabos de controle sob o ar condicionado;
- furar um teto para fazer uma janela tecnológica para a passagem de feixes de produtos de cabos, dutos de ventilação.
Sem poeira, sem necessidade de processamento posterior do furo, probabilidade zero de trincas, danos térmicos aos materiais localizados nas imediações, redução da resistência do concreto, segurança contra incêndio e ruído durante a obra - esses são apenas alguns dos bônus recebidos.
Tipos de corte
Ferramentas com discos de diamante são usadas em dois tipos de corte - seco e molhado. Em tese os dois métodos podem ser usados, e é o que acontece: onde não houver drenagem, pode ser atingido por uma corrente elétrica, use anidro, e em outros casos - supressão de poeira de água. Quem considera a lama líquida do corte úmido uma desvantagem também pode recorrer à tecnologia sem água, mas com características específicas.
Seco
Apesar de prevalecer a ideia de sua baixa demanda, é bastante difundido e invariavelmente figura no rol de serviços profissionais oferecidos.
A peculiaridade está na produção de furos com equipamentos operacionais:
- em empresas alimentícias;
- em fábricas têxteis;
- em gráficas;
- em tecnologia de couro;
- em laboratórios, instrumentação, onde pequenas partículas de concreto, migalhas, poeira prejudicam linhas industriais, produtos acabados, alimentos.
Em canteiros de obras a céu aberto, a pedra para meio-fio é processada desta forma, pequenos nichos são feitos, tijolos são cortados - isso requer uma rebarbadora convencional e um disco de diamante, cujo diâmetro é selecionado de acordo com a necessidade prevalecente.
Porém, em uma sala pequena, é possível, mesmo por cálculos simples, entender que em pouco tempo após o início do processo haverá uma verdadeira tempestade de poeira, perda de visibilidade e da capacidade de respirar ar. Se considerarmos a vantagem de trabalhar sem água a ausência de lama líquida, na qual as partículas do material triturado se transformam na perfuração com o método úmido, então ela se realiza plenamente somente onde já existe um acabamento ou uma fonte de corrente elétrica está localizado nas imediações. No resto, você terá que proteger o sistema respiratório e trabalhar quase às cegas.
Molhado
Uma direção promissora e principal com a ausência de ruído e poeira especiais, que é alcançada fornecendo água ao local de trabalho do perfurador ou cortador. Para quem não tem medo da liberação do lodo que surge na mistura da água com as partículas de poeira, há vantagens adicionais - a segurança de uma ferramenta cara, um exame preventivo mais raro.
O método seco é usado onde não há fonte constante de água e, em outros casos, os artesãos preferem o método úmido, por ser mais conveniente e ter uma gama muito maior de possibilidades. Mas é impossível fazer recomendações fortes para recorrer a apenas um método ou outro devido às diferentes situações que surgem, à escala ou às condições em que o trabalho é realizado. Alguns especialistas estão confiantes na importância de se levar em consideração a estrutura da superfície, mas também há indícios de que o segundo método não tem restrições, enquanto sem água podem ser feitos furos com diâmetro não superior a 200 mm.
Equipamento
Apesar da presença de mais de mil opções de acessórios de perfuração de diamante produzidos apenas pela indústria nacional, após um exame mais detalhado, verifica-se que uma ferramenta do tipo clássico, invariavelmente, consiste em coroas, tripé e motor... Essa simplicidade externa do dispositivo, após um exame mais detalhado, leva a um difícil dilema na compra de equipamentos caros.
Tripé ou cama - o sistema do qual dependem o modo de uso, o peso e a relativa facilidade de movimento. Pode ser um equipamento de perfuração manual ou um sistema complexo. O manual é usado para pequenos orifícios que podem ser manuseados como último recurso perfurador (se não fosse pelo perigo de rachaduras). Stanina em uma máquina especial permite mover a broca ao longo do eixo de rotação e fazer grandes aberturas na parede. Existem até veículos automotores com rodas, mas em vez deles você pode usar unidades especiais, que são simplesmente colocados em escavadeiras durante o trabalho.
Existem diferentes tipos de acionamento - do elétrico, o mais comum, ao hidráulico e pneumático, e às vezes até a gasolina. O tipo de fixação pode ser com a ajuda de uma âncora, uma bomba de vácuo ou uma barra espaçadora especial e para obras em estradas - em um local especialmente fornecido. Suportes de apoio pode ser reto ou com um dispositivo para criar um determinado ângulo de inclinação, que pode ser ajustado se necessário.
A divisão por potência e diâmetro não significa que você tenha que comprar um modelo que executa apenas tipos semelhantes de processos. Há classe média, no entanto, fixo na superfície, que é usado para estabelecer comunicações em um edifício e para instalar canalizações e para fazer orifícios de pequeno diâmetro. Uma broca de diamante pode ser fixada não só na extremidade do dispositivo, mas também na lateral, ser de diâmetros diferentes, o corpo pode ser maciço ou com orifícios. A própria unidade às vezes é projetada apenas para um determinado diâmetro, mas mais frequentemente há instalações que funcionam com diâmetros variáveis. Existem discos de perfuração ou brocas helicoidais (para pequenos orifícios).
Os modelos atualizados assumem controle eletrônico, funções adicionais (desligamento automático em marcha lenta, displays, painéis de controle e outras inovações que estendem o tempo de operação garantido). Brocas manuais para perfuração de diamante pode operar em vários modos.
Com uma ampla gama de aplicações e uma variedade de acessórios ingredientes essenciais para o sucesso a qualidade do equipamento, a escolha correta da tecnologia e a habilidade do executor são invariavelmente. Se não for possível adquirir uma instalação ou se não houver qualificação para o trabalho, é melhor confiar uma missão importante a um profissional.
Antes de comprar, você precisa levar em consideração vários componentes e fazer uma escolha somente após eles terem sido cuidadosamente pesados.
Tecnologia
Numerosas recomendações sobre como fazer um furo com o diâmetro necessário levarão a tecnologia a uma pessoa profissionalmente treinada quando se trata de uma instalação complexa, ou a alguém que trabalha constantemente com uma broca convencional e comprou uma ferramenta para perfuração manual de diamante. Para fazer até mesmo um furo de diâmetro médio, é preciso escolher uma ferramenta com reserva de marcha - são modelos da classe média com potência de até 4000 W, projetados inclusive para furos de 300 mm. Para perfurar em ângulo, eles compram suportes que permitem a inclinação e o ajuste, mas apenas ferramentas profissionais poderosas são adequadas para furos de grande diâmetro.
Eles geralmente são comprados por organizações que se dedicam à construção, reforma e grandes reparos. Se forem necessários para uma construção privada realizada por conta própria, você pode alugar um desses dispositivos. Este segmento do mercado da construção não carece de amostras de produtos populares, mas ouve a opinião de especialistas - em casos difíceis (locais de difícil acesso, ao colocar comunicações na fundação ou equipamento de um gasoduto), é melhor buscar a ajuda de um especialista com equipamentos profissionais.
O comentário foi enviado com sucesso.