Tudo o que você precisa saber sobre bancadas de trabalho
As bancadas de trabalho são usadas para equipar garagens, serviços de automóveis, várias oficinas de pequeno e grande porte. Eles vêm em diferentes tipos. Eles são classificados de acordo com a finalidade, design, material de fabricação. Cada modelo possui certos recursos com os quais você precisa se familiarizar antes de comprar um produto.
O que é isso?
Uma bancada de trabalho é uma bancada projetada para realizar uma ampla gama de tarefas. O design é indispensável para:
- afiar, cortar, montar e desmontar peças;
- dobragem de produtos metálicos;
- soldar peças;
- trabalhar com madeira.
A maioria dos modelos inclui não apenas uma superfície de trabalho, mas também acessórios para ela. Eles podem ser pedestais, prateleiras abertas e fechadas, caixas - eles são projetados para acomodar ferramentas manuais, fresas, equipamentos elétricos, vários fixadores e peças. As bancadas ajudam a organizar o espaço de trabalho do chaveiro, carpinteiro, eletricista e dono da garagem. Tendo instalado tal projeto, artesãos profissionais e proprietários de automóveis poderão armazenar convenientemente os acessórios necessários para o trabalho.
Requisitos
Equipar as instalações com bancadas de trabalho ajuda a acelerar a produtividade dos encarregados, além de criar um ambiente de trabalho mais confortável e seguro para eles. Produtos confortáveis devem atender a uma série de requisitos:
- ter resistência e confiabilidade suficientes para suportar as cargas que o trabalho do mestre assume;
- diferem em funcionalidade - o local de trabalho deve incluir prateleiras ou caixas para guardar ferramentas;
- ser ergonômico - a altura da superfície de trabalho e sua área devem corresponder ao crescimento do funcionário e às suas necessidades;
- tem boa estabilidade para permanecer imóvel sob cargas de energia.
Uma bancada de trabalho industrial ou doméstica deve ser durável. Produtos de qualidade feitos de materiais duráveis são capazes de manter a funcionalidade por 10-50 anos.
Visualizações
A organização de uma oficina, oficina de produção ou garagem deve ser abordada com atenção especial. Nesse caso, o momento crucial é a escolha do layout. Para não se enganar na compra do modelo ideal, você precisa estudar as vantagens e desvantagens de todos os seus tipos. As bancadas de trabalho podem diferir de várias maneiras, cada uma das quais deve ser levada em consideração.
Por material de fabricação
As superfícies de trabalho são de madeira ou metal. Os produtos feitos de madeira natural são geralmente feitos pelas próprias mãos, raramente se encontram à venda modelos de marca.
As bancadas de madeira são feitas no todo ou em parte de madeira. As madeiras nobres como a faia ou o carvalho são adequadas para a sua produção. A fixação dos elementos estruturais é realizada com parafusos auto-roscantes, a estabilidade é alcançada devido aos espaçadores adicionais.
As vantagens dos modelos de madeira incluem:
- praticidade;
- baixo custo;
- funcionalidade.
Os produtos de madeira têm desvantagens significativas. Isso inclui a incapacidade de suportar cargas mecânicas graves, vida útil limitada durante a operação intensiva, risco de incêndio. A superfície de trabalho da madeira perde rapidamente sua estética externa em caso de derramamento acidental de tintas, solventes, óleos.
As bancadas de metal, ao contrário das de madeira, distinguem-se pela montagem complexa e pelo preço mais elevado. No entanto, essas desvantagens compensam as vantagens importantes:
- durabilidade - sujeito às regras de operação, o produto terá duração de 20 a 50 anos;
- multifuncionalidade - vários equipamentos elétricos podem ser instalados em tampos de mesa de metal, bem como vários tipos de trabalhos podem ser realizados sobre eles (incluindo torneamento, corte de metal, retificação);
- resistência - a superfície de trabalho é resistente à deformação sob vários tipos de esforços mecânicos.
As superfícies de trabalho em metal são fáceis de limpar e não requerem proteção adicional contra corrosão. Essas bancadas de trabalho são feitas por fabricantes nacionais e estrangeiros em uma ampla gama. À venda existem produtos universais e modelos com uma especialização limitada.
Por tamanho e peso
As bancadas de trabalho diferem em termos de peso e dimensões. Ao fazer com as próprias mãos, os parâmetros são selecionados de forma independente, levando em consideração as preferências e necessidades pessoais. E também algumas empresas se dedicam ao fabrico de bancadas de trabalho por encomenda, tendo em conta a área do local de instalação na sala.
Existem tamanhos médios:
- comprimento - 1,2-1,8 m;
- largura - 0,7-1 m;
- altura - 0,75-1 m.
À venda estão mini-bancadas de trabalho concebidas para o trabalho de uma pessoa. Seu comprimento geralmente não ultrapassa um metro e sua largura varia de 0,7 a 0,9 m. Via de regra, são modelos portáteis que podem ser movidos sem muito esforço de um lugar para outro. A maioria dessas soluções pesa até 50 kg.
Bancadas de trabalho industriais grandes e pesadas também estão disponíveis - foram concebidos para acomodar uma ferramenta eléctrica de grandes dimensões, o trabalho simultâneo de várias pessoas. O comprimento de tais modelos pode chegar a 6 m, enquanto sua largura deve ser de pelo menos 1 m. As estruturas metálicas em geral têm um grande peso, podendo chegar a várias centenas de quilos.
A maioria das bancadas de trabalho pesadas são modelos estacionários - devem ser fixados à superfície da parede com fixadores especiais. As grandes bancadas de trabalho costumam ser equipadas com telas de proteção e também fornecem muitos locais adicionais para armazenamento de ferramentas.
Por tipo de construção
Existem muitos projetos e configurações de bancadas. Na forma, as superfícies de trabalho são retas, angulares e em forma de U. Os primeiros são projetados para serem instalados próximos a qualquer uma das paredes da sala. Os modelos de canto são colocados no canto direito ou esquerdo da oficina - esse arranjo economiza espaço valioso. Em forma de U, devido às suas grandes dimensões, é aconselhável instalar em divisões amplas.
Bancadas de trabalho são:
- bestumbovy;
- pedestal único;
- dois blocos;
- três postes de amarração
As melhores estruturas de suporte são fornecidas com suportes - pernas. Eles também são chamados de pingentes. Dependendo do modelo, as pernas das bancadas são reguláveis em altura, removíveis, fixas ou dobráveis. Alguns modelos sem suporte têm uma prateleira sob a superfície de trabalho para armazenar itens pequenos.
As variações de pilar único têm um pedestal localizado sob a mesa do lado direito ou esquerdo. Podem ser modelos com gaveta e porta articulada ou variações com gavetas. A bancada de amarração simples é compacta, tornando-a ideal para uso em espaços confinados.
Nos modelos de dois pedestais, a superfície de trabalho repousa sobre 2 pedestais localizados em lados opostos. Entre eles existe uma prateleira ou divisória especial que reforça a estrutura. Uma bancada de trabalho de três pedestais é semelhante a uma bancada de trabalho de dois pedestais, mas consiste em 3 gavetas nas quais o tampo da mesa é apoiado.
As gavetas podem ser equipadas com gavetas. Eles são equipados com divisórias que dividem o espaço em partes, é conveniente armazenar fixadores, ferragens e várias peças pequenas neles. Alguns modelos de bancadas de trabalho possuem telas - são painéis verticais localizados ao longo de todo o comprimento do tampo da mesa.Possuem orifícios para fixação da ferramenta. É fácil instalar prateleiras, vários suportes e ganchos na tela perfurada.
Além do mais, as bancadas de trabalho são pré-fabricadas - esses modelos permitem a instalação de várias partes da estrutura com uma conexão roscada. Às vezes, há soluções de parede à venda. Eles são feitos em forma de tábua de canto, equipados com pernas ou batentes de canto, que reduzem o risco de quebra sob a influência de cargas de energia.
Por nomeação
As bancadas de trabalho são produzidas para vários tipos de trabalho. Por exemplo, as bancadas de marcenaria são feitas para artesãos de madeira. Estes são principalmente modelos de madeira. Os produtos profissionais podem ser simples ou duplos. Eles são equipados com um torno transversal ou longitudinal.
Existem orifícios especiais na superfície de trabalho das bancadas de marcenaria para a instalação de batentes.
As bancadas de trabalho são serralheiros. Trata-se de montagens metálicas ou estruturas fixas projetadas para a disposição de oficinas de automóveis profissionais ou garagens privadas. Eles são equipados com robustos tampos de mesa de 3 lados. As bancadas de serralheiro são equipadas com caixas de ferramentas, prateleiras ou prateleiras.
Outro modelo popular de bancada de trabalho é para uma serra de esquadria. Visualmente, esse produto se parece com uma cabra de construção. Em seu centro existem fechos para instalação da serra. A maioria das variações oferecidas pelos fabricantes são equipadas com batentes retráteis. Graças a eles, é possível aumentar o comprimento da mesa para o corte de placas dimensionais.
À venda existem bancadas de trabalho multifuncionais universais. Eles são feitos de metal e podem ser desmontados. Essas superfícies de trabalho são adequadas para um eletricista, soldador e operador de fresadora. Podem ser equipadas com furadeira automática, equipamento elétrico, torno e outras ferramentas.
As bancadas de trabalho combinadas são populares. Eles podem ser usados por marceneiros e serralheiros. As superfícies de trabalho versáteis são confortáveis para trabalhar com peças de metal e espaços em branco de madeira.
Também existem raros modelos de bancadas para os quais há demanda limitada:
- estrutura de tubo - equipado com uma braçadeira de corrente e suportes de tubo;
- torno de bancada - uma estrutura dobrável, cujo tampo da mesa é dividido em 2 partes iguais - móvel e fixa;
- tripés - modelos portáteis projetados para a fixação confiável de produtos de grande comprimento.
Para o armazenamento de equipamentos e ferramentas caros, foram criadas bancadas à prova de vandalismo. Esses modelos são mais duráveis e confiáveis. Em seu design, dobradiças e fechaduras são fornecidas para proteger gavetas e mesinhas de cabeceira contra roubo. Para aumentar a mobilidade dos produtos à prova de vandalismo, eles são equipados com rodas.
Principais fabricantes
Bancadas de trabalho confiáveis, práticas e duráveis são feitas por muitas empresas. Várias empresas são classificadas como os melhores produtores nacionais.
- Verstakoff. A empresa dedica-se à produção de bancadas de trabalho em metal, sistemas de armazenamento para garagem, estantes e outros equipamentos. Eles oferecem soluções prontas e estão engajados na produção de produtos sob encomenda. As bancadas com esta marca, dependendo do modelo, suportam cargas de 200 a 3000 kg.
- "Praticante". Dedica-se ao fabrico de bancadas de carpintaria para produção industrial, oficinas de formação ou garagens.
- "Âncora". As bancadas de trabalho dobráveis e as mesas de apoio são produzidas com esta marca. Os produtos são projetados para trabalhar madeira, são acessíveis e fáceis de usar.
- "Mestre". A empresa é conhecida dos consumidores domésticos desde 1996. Oferecemos bancos de ferramentas compactos equipados com um painel traseiro perfurado.
- "Búfalo". Fabricante nacional de ferramentas, estantes e outros sistemas de armazenamento para garagens.Sob esta marca, são produzidas bancadas de trabalho de madeira e combinadas para trabalhos de marcenaria.
Os melhores fabricantes estrangeiros de bancadas de trabalho incluem as seguintes empresas: AEG (Alemanha), Ryoby (fabricante japonesa), Bosch (Alemanha), Stayer, propriedade da empresa alemã Kraftool GmBH.
Critérios de escolha
As lojas oferecem uma grande variedade de diferentes tipos de bancadas, por isso às vezes é difícil para o consumidor fazer a escolha certa. Ao comprar uma superfície de trabalho, em primeiro lugar, você precisa decidir sobre as dimensões - as dimensões do produto são selecionadas levando em consideração o espaço livre na sala. Se o espaço permitir, você pode dar uma olhada em modelos profissionais fixos com vários espaços de armazenamento. Devido à grande área da mesa, a maioria das ferramentas existentes podem ser instaladas nela.
Se você precisa de uma bancada de trabalho profissional, é recomendável examinar mais de perto os produtos com tomadas - eles fornecem energia para equipamentos elétricos sem a necessidade de um cabo de extensão. Bancadas de trabalho semelhantes podem ser adquiridas para uma garagem normal. Se a área for pequena, é aconselhável dar preferência a bancadas simples e simples com pouca profundidade. E também neste caso, soluções com configuração angular são adequadas.
Ao escolher uma bancada, você precisa levar em consideração sua carga máxima permitida. Os modelos seriais podem suportar uma carga de 200-500 kg. As estruturas reforçadas são capazes de suportar cargas de energia da ordem de 1500-3000 kg.
Ao escolher uma bancada de trabalho para apartamento ou residência de verão, deve-se dar preferência aos modelos compactos de madeira. É melhor que eles forneçam espaço para armazenar ferramentas. Uma bancada de trabalho portátil sem banco pode ser retirada na rua ou na varanda. Esses produtos cabem facilmente em salas com espaço limitado.
Como usar?
Antes de iniciar o trabalho em uma bancada de trabalho, é importante vestir roupas que não deixem marcas e se familiarizar com as regras de segurança das ferramentas elétricas utilizadas. O uso correto minimiza o risco de danos à mesa.
Certifique-se de que a mesa esteja nivelada antes de colocar a ferramenta na superfície de trabalho da bancada. Para esses fins, você pode usar um dispositivo especial - um nível hidro. Então você deve se certificar de que a bancada não balança. Para fazer isso, você precisa pressionar seus cantos.
Se for constatado que a superfície de trabalho está oscilando, é necessário mover o produto ou colocar placas de metal sob os suportes. Neste caso, não é recomendado o uso de tampas de papel, papelão ou madeira.
Além disso, você precisa se certificar de que a máquina-ferramenta está firmemente pressionada contra o tampo da mesa. Para um ajuste mais apertado entre o torno e outra ferramenta de bancada, use uma chave inglesa. Depois de realizar essas atividades, você pode começar a trabalhar.
Para que a bancada funcione o máximo possível, ela deve ser limpa imediatamente após a conclusão do trabalho. Após o uso, o tampo da mesa deve ser limpo com um pano úmido, removendo-o de aparas de metal e resíduos de madeira. Graças à limpeza oportuna e ao cumprimento das recomendações de uso, a bancada manterá sua funcionalidade e estética por muitos anos.
Convidamos você a assistir a um ótimo vídeo de revisão de bancadas de trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.