Tudo sobre bancadas de marcenaria
Na oficina de um marceneiro profissional, a bancada de carpinteiro é um atributo invariável e importante.... Este dispositivo, necessário para o trabalho, permite equipar de forma cómoda e ergonómica o espaço de trabalho, independentemente da ferramenta - manual ou eletromecânica - que se pretende utilizar.
Um ciclo de marcenaria é executado na mesa de carpintaria. As características de design e vários dispositivos disponíveis na bancada tornam possível processar blanks de madeira em qualquer plano desejado. Além da montagem dos produtos, é possível realizar seu tratamento de acabamento utilizando diversas composições de composições de tintas e vernizes.
Peculiaridades
A bancada do marceneiro é um dispositivo estável e confiável em forma de mesa de trabalho, com a finalidade de realizar trabalhos de carpintaria.
O requisito mais importante para esse equipamento é sua durabilidade e facilidade de uso.
Qualquer bancada de carpintaria está equipada com um conjunto de dispositivos adicionais que são necessários para fixar as peças durante o seu processamento.
Parâmetros do ambiente de trabalho dependem de quais massas e dimensões são assumidas para os blanks de madeira processados, bem como das dimensões e disponibilidade de espaço livre na sala. Além dos designs em tamanho real, também existem opções compactas.que pode ser usado para uso doméstico ou em casa de campo.
O complexo de obras que são realizadas em uma bancada de carpintaria é realizado usando tipo de ferramenta elétrica ou manual. A carga na bancada pode ser muito significativa, por isso feito com o uso de madeira forte e grossa de espécies de madeira extra forte: faia, carvalho, carpa.
Uma superfície de bancada feita de madeira macia, por exemplo, abeto, pinho ou tília, deterioram-se rapidamente, especialmente com o uso intensivo de tais equipamentos, o que acarretará em custos adicionais para renovações periódicas de cobertura.
A bancada do carpinteiro possui vários elementos que são fundamentais para este projeto: base, tampo da mesa e fechos adicionais. Tampo da mesa deve ser forte, e você pode verificar assim: coloque alguns pequenos objetos na bancada e, em seguida, bata na superfície da bancada com um martelo de carpinteiro - objetos que estão sobre a mesa não devem pular durante esta ação.
Tradicionalmente, um tampo de mesa de bancada é feito de forma que não tenha elasticidade excessiva. - para isso, vários blocos de madeira são colados em posição vertical, devendo a espessura total ser de 6 a 8 cm. Às vezes, o tampo da mesa é feito de dois painéis, entre os quais fica um vão longitudinal. Tal modificação permite processar peças e engatar serrando-as sem apoiar-se no rebordo da bancada e fixando a peça devido ao seu apoio no tampo da mesa com toda a sua área.
Base para bancada de carpintaria parece com dois suportes de quadro que estão conectados com duas gavetas. A peça de suporte deve ter boa rigidez e resistência, seus elementos constituintes se encaixam de acordo com o princípio de uma conexão espinho-ranhura, que são mantidos juntos por cola de madeira. As gavetas, por sua vez, passam pelos furos passantes e são fixadas com cunhas acionadas - ocasionalmente precisam ser acrescentadas cunhas, pois a madeira encolhe e perde o volume original,e também a mesa está solta com cargas pesadas e regulares.
Em termos de dispositivos adicionais, as mesas de carpintaria diferem dos modelos de chaveiro, o que reside no fato de que as peças de prensagem não são de aço, mas de madeira. Os tornos de metal não são adequados para o processamento de blanks de madeira, pois deixam marcas na superfície do produto.
Normalmente, a bancada é equipada com um par de tornos posicionados na superfície da bancada. Os vários batentes são inseridos nas ranhuras correspondentes da mesa e são usados apenas quando necessário, enquanto o resto do tempo são armazenados em uma caixa separada. A bandeja de ferramentas é boa porque nada se perde ou cai da bancada no processo.
Tipos e sua estrutura
Bancada de trabalho profissional de madeira É uma ferramenta de trabalho versátil e multifuncional para marceneiro e carpinteiro. As opções de desenho da mesa de carpintaria podem ser diferentes e dependem da funcionalidade daquelas tarefas que são determinadas pelos processos tecnológicos de processamento de blanks.
Estacionário
isto visual clássico de carpintaria, que se encontra constantemente na mesma divisão e não implica qualquer movimento durante a sua utilização. Uma simples bancada de trabalho permite trabalhar peças de diversos tamanhos e pesos. Via de regra, trata-se de uma estrutura maciça e durável, composta pelas partes principais e dotada de equipamentos adicionais - parafuso, grampos, batentes que fixam as peças.
Uma bancada de trabalho fixa pode ser concluída a critério do mestre. Por exemplo, uma serra de vaivém, uma fresadora, uma esmeril, um dispositivo de perfuração podem ser instalados nela. Esse vagão, 4 em 1, é conveniente porque o mestre tem tudo o que precisa à mão, o que significa que sua produtividade aumenta.
O tampo da mesa em bancadas fixas é feito de configuração de tipo ou feito de madeira maciça. Não é recomendado o uso de placas de aglomerado para a bancada de trabalho, pois esse revestimento terá vida curta. Na opinião dos profissionais, o comprimento do tampo da mesa é mais cómodo na medida de 2 m, e a sua largura será de 70 cm, que permite processar de forma cómoda peças grandes e pequenas.
Para o pórtico da estrutura, é utilizada uma barra, cuja seção transversal deve ser de pelo menos 10x10 cm... A espessura das pinças deve ter uma seção transversal de 5-6 cm ou mais. As juntas são feitas com espigão ou pino, e também utilizam parafusos e porcas.
Para instalar o batente da mesa, são feitos orifícios na mesa, e eles são colocados de forma que o torno adjacente possa fazer pelo menos metade do curso.
Pára assim como as mandíbulas do torno, são de madeira maciça, não se utiliza o batente de metal, pois irá deformar as peças, deixando-as amassadas.
Móvel
Existe também um tipo de bancada de marcenaria compacta e portátil. É usado se não houver espaço livre suficiente para o trabalho. O comprimento de uma bancada móvel geralmente não é superior a 1 m, e a largura pode chegar a 80 cm. Essas dimensões permitem que você transfira a bancada de um lugar para outro, seu peso é em média 25-30 kg.
O dispositivo compacto é conveniente porque pode ser usado com o propósito de processar pequenas peças, executar vários reparos, fazer entalhes em madeira.
A bancada de trabalho do marceneiro móvel é conveniente em casa, garagem, casa de veraneio e até mesmo na rua. Como regra, os dispositivos compactos possuem um mecanismo de dobragem, que permite armazenar essa bancada de trabalho mesmo em uma varanda.
Pré-fabricado
Este tipo de marcenaria consiste em módulos separados, que podem ser substituídos se necessário, desde a construção desmontável da bancada tem conexões aparafusadas. Modelos pré-fabricados são usados para realizar vários métodos de processamento de peças de trabalho e também são indispensáveis onde o espaço livre é limitado.
Na maioria das vezes, as bancadas de marcenaria pré-fabricadas têm tampos de mesa removíveis e uma base de estrutura equipada com um mecanismo dobrável. A bancada de trabalho pode se tornar um local de trabalho para uma ou duas pessoas ao mesmo tempo. A construção da bancada permite transferi-la a certas distâncias ou movê-la dentro da oficina.
Para modelos pré-fabricados, as bancadas costumam ser feitas em dobradiças especiais, graças ao qual ele pode reclinar, e pernas do quadro ao mesmo tempo, eles serão dobrados sob a parte dobrável. As bancadas de trabalho pré-fabricadas são utilizadas para trabalhar peças de pequeno tamanho e peso. A estrutura de suporte de tais estruturas é muito menor em tamanho do que suas contrapartes massivas estacionárias. A bancada de uma bancada pré-fabricada pode ser feita não apenas de madeira maciça, mas também de compensado ou aglomerado, uma vez que não se espera que essas bancadas sejam muito carregadas.
Dimensões (editar)
As dimensões da bancada de carpintaria dependerão de quantas pessoas trabalharão nela ao mesmo tempo. O modelo pode ser executado em formato mini, fácil de transportar ou com dimensões padrão para uso estacionário. O dispositivo deve ser conveniente para a pessoa que trabalhará por trás dele, portanto, os modelos mais populares são com ajuste de altura de mesa. Além do mais, as dimensões da bancada também dependem da disponibilidade de espaço livre na sala onde está prevista a execução dos trabalhos de marcenaria.
As bancadas mais ergonômicas são consideradas opções levando em consideração todas as dimensões.
- Altura do nível do chão... Para a comodidade de realizar o trabalho e minimizar o cansaço do mestre, recomenda-se escolher uma distância do chão ao tampo da mesa não superior a 0,9 m. Este parâmetro é adequado para a maioria das pessoas com altura de 170-180 cm. além disso, é necessário levar em consideração o local de instalação da máquina de trabalho - ela deve ser acoplada ao dispositivo para ter um acesso conveniente e a capacidade de fazer movimentos livres no processo de trabalho.
- Comprimento e largura. Os especialistas consideram a largura mais conveniente de 0,8 m, e o comprimento da bancada é geralmente escolhido não mais do que 2 metros. Se você planeja criar uma bancada de trabalho para si mesmo, ao desenvolver um projeto, deve levar em consideração não apenas as dimensões, mas também o tamanho e o número de bandejas, prateleiras e gavetas adicionais.
- Acessórios adicionais. Para que uma bancada de marcenaria seja confortável e multifuncional, é necessário equipá-la com pelo menos dois grampos para fixação de peças de madeira. A localização das peças de trabalho depende se uma pessoa canhota trabalhará em uma bancada ou uma pessoa destra. Normalmente, 1 grampo é instalado no lado direito da extremidade da mesa e o segundo grampo está localizado no lado esquerdo, na frente do tampo da mesa. Para canhotos, todos os grampos são redefinidos na ordem do espelho.
Na hora de escolher as dimensões da bancada, é importante não esquecer que parte da mesa será ocupada por locais para fixação de ferramentas manuais ou elétricas, além de tomadas e lâmpadas elétricas.
Como escolher?
Escolhendo uma mesa confortável para o trabalho de carpintaria de várias maneiras depende das preferências do próprio mestre. As dimensões e adições funcionais dos modelos de bancada são determinadas gama de tarefas, o que será feito ao trabalhar em madeira em branco.
As dimensões das peças, o seu peso, a frequência de utilização da bancada - tudo isto desempenha um papel na escolha da sua versão. Além disso, também existem padrões gerais nos quais você pode se concentrar ao escolher:
- Determine qual bancada você precisa para trabalhar - um modelo fixo ou portátil;
- a bancada da marceneira deve ter peso e dimensões tais que a estrutura fique absolutamente estável durante a operação;
- é necessário decidir com antecedência quais dispositivos você vai precisar em seu trabalho, quais acréscimos funcionais a bancada deve ter;
- ao escolher um modelo, preste atenção às suas dimensões e compare-as com a superfície sobre a qual irá instalar a bancada - haverá espaço suficiente para acomodar o equipamento escolhido;
- decida quais as dimensões e pesos máximos que terão as peças de trabalho com as quais você tem que trabalhar;
- Se precisar de uma bancada compacta, determine se há espaço suficiente para armazená-la quando dobrada e se pode instalá-la no local pretendido para trabalhar quando desdobrada;
- a altura da bancada deve ser selecionada levando em consideração a altura da pessoa que deve trabalhar atrás dela;
- Ao escolher as dimensões da bancada, pense sobre onde todos os dispositivos adicionais serão colocados para que o mestre possa alcançar sem esforço qualquer ferramenta.
Para escolher uma bancada de carpinteiro conveniente sem pagar a mais por aqueles extras que você não precisa em seu trabalho, pese cuidadosamente todos os prós e contras dos modelos de que você gosta. Os especialistas recomendam a seleção de uma bancada, focando principalmente em sua finalidade. Se você deseja fazer apenas trabalhos de marcenaria, faz sentido prestar atenção opções de bancada de carpintaria.
E no caso em que você também tem que lidar com metalurgia, então é mais aconselhável escolher bancada de serralheiro. Para um artesão doméstico, é adequado um modelo universal que permite realizar os dois tipos de trabalho.
O mesmo princípio deve ser seguido ao escolher equipamentos funcionais adicionais para sua bancada.
Escolher uma bancada de trabalho de marceneiro para o trabalho, preste atenção ao material de que é feita sua bancada. A mesa de madeira só é adequada para trabalhar com moldes de madeira. A bancada com bainha metálica também pode ser utilizada para trabalhar peças metálicas. Se você embainhar a superfície da mesa com linóleo, essa bancada é adequada para trabalhar com peças de pequeno porte, e o revestimento de polipropileno permitirá que você trabalhe com componentes químicos que são usados, por exemplo, ao pintar peças - estes podem ser vernizes, tintas, solventes.
A bancada de trabalho de um marceneiro pode ser comprada pronta, em redes de varejo especializadas, ou você mesmo pode fazer. Uma bancada do tipo "faça você mesmo" será conveniente porque pode atender a todos os desejos do mestre e seu custo, via de regra, é inferior ao dos modelos de fábrica.
No próximo vídeo, você aprenderá sobre as principais diferenças e vantagens das bancadas de marcenaria clássicas.
O comentário foi enviado com sucesso.