Tudo sobre associadores
Uma junta é uma ferramenta mecânica ou elétrica usada para nivelar a superfície de uma marcenaria de madeira. Está presente no arsenal de qualquer mestre - o processamento de nenhuma madeira maciça pode ser feito sem esta ferramenta.
Detenhamo-nos com mais detalhes nas características da junta e em suas variedades populares, bem como façamos recomendações sobre a seleção e operação segura do equipamento.
O que é uma jointer?
Esta ferramenta de marcenaria é necessária para alterar a qualidade do tratamento de superfície da madeira em branco.
Depende de quão bem funcionará, quão tátil e visualmente agradável será o produto finalizado na saída.
Uma junta pode ter diferentes características de design, mas em modelos mecânicos ela é, em qualquer caso, representada por uma combinação das seguintes peças básicas:
- canetas;
- cascos;
- faca.
Na maioria das vezes, o corpo é feito feito de madeira, embora à venda você também possa encontrar ferramentas de metal... Os modelos em versão de madeira são ideais para trabalhar com tipos de madeira mais macios, o metal é projetado para exposição a cargas significativas com alta intensidade.
Muitas vezes, os usuários novatos têm uma pergunta sobre qual é a diferença entre uma junta e um plano semelhante - ambas as ferramentas permitem remover camadas de madeira da superfície.
Apesar da semelhança funcional, existe uma diferença entre eles, que é a seguinte.
- Plano no encanamento é necessário para o processamento primário da superfície da madeira. Normalmente, uma fina camada de material de uma determinada espessura é removida da superfície da peça de trabalho. O aplainamento é feito para remover solavancos e nós. As características de design prevêem a presença de uma faca, bem como de um bloco; em alguns modelos, um par de superfícies de corte afiadas é instalado.
- Jointer, na verdade, é uma versão separada do plano, é considerada sua versão mais alongada. Graças a esta estrutura, o dispositivo é pressionado contra a superfície de madeira a ser tratada com força máxima. Nesta versão são instaladas duas lâminas - são elas que dão acabamento. Assim, é óbvio que a junta, ao contrário do plano, é utilizada para o acabamento da peça.
Para que é necessário?
Se nos determos mais especificamente nas funções da junta, deve-se notar que esse equipamento é usado nesses casos quando é necessário alinhar grandes fragmentos, embora inicialmente a peça de trabalho possa ter parâmetros significativos de comprimento e largura.
Ao aplainar uma superfície inicialmente irregular as aparas são obtidas na forma de pequenos pedaços, com tratamentos repetidos torna-se contínuo - isso indica que a superfície se tornou perfeitamente plana.
Classificação
Nas lojas existem juntadores de diferentes tipos, cujas características dependem diretamente da solução de certas tarefas atribuídas ao chaveiro.
Para dimensionar
Dependendo do tamanho e da configuração, as seguintes opções de junta são diferenciadas.
- Moedor - é um tipo de equipamento separado, que se distingue por um corpo curto e um ângulo de ataque ligeiramente aumentado.Este equipamento possui um pequeno slot de descarga de cavacos. O escopo de uso de tais juntadoras se resume à remoção de todos os tipos de marcações, bem como ao nivelamento das seções em forma de extremidade.
- Em alguns casos, o encanamento é usado meio juntador, distingue-se pelo seu comprimento reduzido. Nesse caso, a largura permanece no nível necessário. O semi-finalizador é indispensável no processamento de blocos de madeira de grande porte.
- Falzebel - indispensável para amostragem e quarteamento. As características incluem uma sola removível. Ao contrário de outras variedades, este instrumento é caracterizado por uma largura notável e tem um design bastante especializado.
- Zenzubel - fornece uma faca de dupla face feita de aço de alta qualidade. A largura desta peça é de 33 mm.
Também em promoção mini juntadores, são mais utilizados no dia a dia, pois têm um tamanho bastante compacto, mas ao mesmo tempo têm um desempenho muito elevado.
Por material
Os materiais com os quais o corpo da junta é feito podem variar significativamente. Mais frequentemente encontrado à venda ferramentas de madeira, pois possuem um design simples e ao mesmo tempo seu preço é bem mais barato. Essas opções são adequadas para uma oficina doméstica e, consequentemente, para uso doméstico.
Construções de metal projetado para uso em ambientes industriais particularmente agressivos. O metal é indispensável para trabalhos de alta intensidade, bem como no processamento de madeira dura.
Por nomeação
A classificação de juntadores é frequentemente realizada de acordo com a finalidade do equipamento e como a tarefa é definida. Em geral, as ferramentas podem ser divididas em dois grupos - doméstico e profissional.
- Ferramentas domésticas têm aparência pequena e custo acessível, diferenciam-se por parâmetros técnicos e operacionais reduzidos.
- Associados profissionais os maiores, eles encontraram sua aplicação no setor industrial. A principal vantagem de tais modelos é considerada um longo período de operação, operação contínua por muito tempo e alta produtividade.
Para o processamento de blanks de madeira não processados previamente, é utilizado um sherhebel. Na grande maioria dos casos, o metal é usado aqui, ele pode suportar até mesmo o uso mais intenso.
Se após o processamento for necessário fixar as peças acabadas umas às outras, então a preferência deve ser dada tipo jointer tsinubel... Este modelo se distingue pela presença de entalhes nas lâminas - como resultado do processamento com tal ferramenta, sulcos leves são formados no revestimento.
Como mostra a prática do encanamento, essa superfície é ótima para a colagem subsequente, uma vez que proporciona a máxima aderência das superfícies. Se os produtos obtidos na saída não precisam ser colados, então você pode fazer junta simples ou dupla.
Pelo princípio do trabalho
Existem dois tipos básicos de junta, dependendo do princípio de operação: manual e elétrico.
- Associadores manuais de desktop pode ser encontrado em quase todas as oficinas. A sua peculiaridade reside na simplicidade do design, bem como no preço bastante acessível.
- No entanto, nos últimos anos, juntadores elétricos. Eles se distinguem pela simplicidade e alta eficiência de uso. A única desvantagem de tais produtos é o custo bastante elevado.
Avaliação da marca
Entre os fabricantes de marceneiros mais populares estão as seguintes marcas.
"Anchor Corvette".
O equipamento desta empresa é conhecido pela sua versatilidade, é desenhado para calibração de baixa intensidade de madeira serrada. Graças ao layout bem pensado do equipamento, a ferramenta permite realizar o desbaste, bem como o aplainamento em diversos ângulos e espessamento de blanks de madeira. Marceneiros desta marca equipado com uma partida magnética adicional e um revestimento de proteção térmica para o motor... O potencial de trabalho da ferramenta é projetado para uso em um ambiente doméstico.
Interskol RS.
Um dos desenvolvimentos mais orçamentais e ao mesmo tempo bastante bem sucedidos. Distingue-se não apenas pela alta qualidade e ergonomia, mas também por um potencial de trabalho muito impressionante. O relé de proteção térmica do motor coletor é responsável pela duração do trabalho em modo intensivo. O sistema de segurança também está em um nível bastante alto - o botão para ativar a ferramenta está escondido sob a caixa e o botão para desligar o equipamento é duplicado por um grande "fungo" que é transportado para fora da tampa protetora.
Este é um modelo de orçamento destinado exclusivamente para uso doméstico... A ferramenta pode ser usada de forma irregular, em condições de baixa intensidade. Suficiente será um bom bônus baixo nível de ruído, e alimentação automática, o que permite obter um resultado eficaz de espessamento de madeira de qualquer tipo
JET JWR.
Representa um grupo de ferramentas de máquinas portáteis amadoras que chamam a atenção dos consumidores boa relação de velocidade do bloco de corte, velocidade de alimentação automática e potência do motor do coletor... Os designs desta marca distinguem-se por um sistema bem pensado de remoção de aparas, pela qualidade de execução de mesas dobráveis. O sistema de proteção do motor é mantido exclusivamente em altura - assume um mecanismo de "garra" que liga quando o relé térmico o atinge, graças ao qual o mecanismo é capaz de pegar as peças de trabalho.
As máquinas deste fabricante são procuradas por marceneiros para tarefas que requerem maior precisão. A única coisa que não permite que o equipamento seja classificado como categoria profissional é a necessidade de limpeza constante dos seios da junta das aparas acumuladas.
"Kraton" WMT.
Equipamento de suprimentos tamanho compacto e peso bastante baixo - Este é um fator muito significativo para uso em oficinas caseiras. Essas juntas se distinguem pela precisão e confiabilidade, o modelo é móvel, portanto, pode ser usado na estrada.
O botão de partida está localizado sob a tampa de proteção, ao lado dele há um botão que aciona a unidade de termorregulação. A plaina fica parada sob a mesa de trabalho, após ligar a unidade começa a se mover no plano vertical. Entre as vantagens estão a facilidade de uso e o processamento de madeira de alta qualidade.
Hitachi.
As ferramentas desta marca são diferenciadas por ajuste preciso da profundidade de aplainamento e aumento da velocidade do eixo. Tudo isso nos permite classificar a ferramenta como equipamento profissional e semiprofissional.
O potencial de trabalho de tais juntadoras torna possível processar materiais de construção usados para a fabricação de portas, janelas e outras estruturas espaciais de madeira.
Forneceu sistema automático de alimentação de peças. Com as configurações corretas e a seleção de uma madeira ou tábua de dimensões adequadas, não surgem problemas no trabalho. A única tarefa do usuário é levar a peça de trabalho até o cilindro que a recebe, configurar a ferramenta e remover imediatamente o elemento pontiagudo da mesa.
Dicas de Seleção
Ao comprar uma jointer é necessário antes de mais nada proceda das condições, em que a ferramenta será operada, dessas finalidades e tarefas que você define para o equipamento. A ferramenta, destinada ao uso doméstico e industrial, possui uma estrutura diferenciada e diferentes propriedades técnicas e operacionais.
É muito importante focar em parâmetros como:
- o número total de facas na parte de trabalho da ferramenta;
- características de potência do motor instalado;
- peso e dimensões do equipamento;
- a velocidade de movimento da peça a ser processada;
- maneira de remover aparas;
- potencial de trabalho da unidade;
- Material do corpo.
Instruções de uso
Juntar é um processo de processamento de superfícies de madeira de densidades muito diferentes. Os especialistas fornecem as seguintes recomendações para trabalhar com a ferramenta:
- o dispositivo é segurado pela alça com a mão esquerda, enquanto as almofadas são seguradas com a direita;
- a junta passa perto da linha de direção das colunas;
- a superfície inferior da placa de madeira deve ser nivelada com precisão, este resultado pode ser obtido usando a junta preliminar;
- o processamento simultâneo de várias peças só é permitido quando se utiliza uma máquina que possua as capacidades técnicas necessárias.
Chamamos atenção especial para o fato de que ao utilizar a junta, todas as regras de segurança devem ser observadas:
- usar óculos e roupas de proteção;
- no processo de trabalho, é estritamente proibido colocar as mãos no local de corte, bem como tocar nas lâminas;
- antes de iniciar o trabalho, a junta deve estar bem fixada.
Em geral, deve-se notar que a junta é considerada uma ferramenta bastante popular. Hoje em dia, pode ser encontrado em quase todas as carpintarias, seja para uso doméstico ou industrial. Você pode escolher a jointer certa apenas com base na compreensão do tipo de trabalho que pretende realizar com esta ferramenta e em que modo.
Para exemplos de operações realizadas em uma plaina, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.