Serra de esquadria "Zubr": características e alcance
Entre a vasta gama de ferramentas de construção que hoje são utilizadas para fins domésticos ou em objetos de grande escala, as serras de esquadria destacam-se pela sua procura. Isso se deve à capacidade dos dispositivos de trabalhar com diversos materiais e realizar tarefas de maior complexidade.
Esta categoria inclui equipamentos da marca Zubr, onde o sortimento inclui uma grande seleção de ferramentas de corte produtivas.
Peculiaridades
As ferramentas desta linha são muito procuradas devido ao grande sortimento da gama de modelos, onde pode escolher um equipamento moderno e produtivo para as necessidades profissionais e domésticas. A principal característica das serras de corte transversal Zubr é a disponibilidade de modelos com funcionalidade combinada, permitindo-lhes realizar as tarefas de equipamentos de marcenaria de alta qualidade.
O poder dos dispositivos, bem como a presença de lâminas de serra adicionais, permite que a ferramenta corte não apenas madeira, mas também plástico, e estruturas e peças feitas de tipos de metal macio.
As guarnições da marca comercial Zubr podem ser classificadas da seguinte forma:
- serras clássicas;
- ferramenta combinada.
A última classe, de acordo com as características da lâmina de serra de trabalho e desempenho do motor, também é dividida em vários grupos separados de equipamentos de construção.
Uma característica dos dispositivos combinados é a capacidade de executar as funções de uma ferramenta de serra de mesa e de uma serra de esquadria padrão.
Vantagens e desvantagens
Para uma consideração detalhada da ferramenta deste fabricante, é necessário estudar as características positivas e negativas do equipamento.
As vantagens das serras de esquadria Zubr incluem qualidades como:
- devido à disponibilidade de várias opções de lâminas de serra, os dispositivos desta linha podem ser atribuídos a ferramentas multifuncionais; como mostra a prática, você pode realizar várias tarefas, bem como transformar a serra, sem o auxílio de um especialista no menor tempo possível;
- a ferramenta pertence à categoria de inventário universal, pois pode ser utilizada em oficinas profissionais ou em casa; essa característica positiva se deve ao peso mínimo da maioria dos modelos, bem como à alta potência das unidades;
- serras de corte transversal com brocha permitem trabalhar peças de madeira ou matérias-primas poliméricas de comprimento impressionante;
- o equipamento se distingue por funcionalidades adicionais como um coletor de poeira, um marcador a laser, bem como várias opções para componentes de desmontagem rápida;
- todos os modelos de serra diferem em custo democrático e longa vida útil;
- a ferramenta se distingue por um alto nível de confiabilidade, uma vez que o fabricante utiliza ligas de alumínio duráveis, porém leves, durante a fabricação da estrutura;
- Os dispositivos de corte combinados têm mesas rotativas, graças às quais você pode ajustar facilmente o ângulo de corte do material de trabalho.
Entre as desvantagens deste produto, deve-se observar o seguinte:
- alguns modelos da ferramenta só podem ser operados no modo estático, excluindo manual;
- modelos combinados para alguns trabalhos podem ser muito pesados e incômodos, o que complica o corte de elementos de trabalho.
Visão geral do modelo
No ranking das serras mais populares de marca nacional, vale destacar várias modificações.
- ZPT-190-1100-L... Trata-se de uma versão desktop do aparelho, que se destaca pelo seu custo democrático e pequeno peso, não ultrapassando 5 quilos. O fabricante recomenda a utilização desta serra para trabalhar produtos de madeira para cortar em linha reta, em diagonal ou opções não padronizadas em um ângulo de 45 graus. O diâmetro da lâmina da serra do aparelho é de 19 centímetros, o aparelho funciona por meio de um motor elétrico com potência de 900 watts. Entre as principais características deste revestimento pode-se destacar uma boa fixação da mesa rotativa, bloqueio adicional do botão “Iniciar”.
O equipamento está equipado com um coletor de pó que pode ser conectado a um aspirador de pó doméstico.
- ZPT-210-1400 L... O poderoso dispositivo da motosserra a distingue de outros modelos de ferramentas domésticas. A unidade é alimentada por um motor de 1300 W. Como elementos adicionais, a serra possui um marcador a laser que simplifica o trabalho, além da possibilidade de ajustar o funcionamento da ferramenta em diversos modos. Na configuração básica, a serra é oferecida com lâmina de 21 mm de diâmetro.
Com a ajuda de tal elemento, o dispositivo é capaz de cortar até produtos fora do padrão, cujo comprimento excederá as normas estabelecidas.
- ZPT-210-1500 PL... Este modelo pertence à classe combinada, devido ao qual pode lidar com várias tarefas. A ferramenta multifuncional possui as capacidades de uma serra circular e de uma serra de esquadria. Como mostra a prática, o equipamento executa cortes de alta precisão. Além disso, o dispositivo possui muitas opções para definir modos e ajustes. O acionamento elétrico tem uma potência de 1500 W, graças ao qual a serra funciona sem interrupção, mesmo durante o uso prolongado. O conjunto ZPT-210-1500 PL é oferecido com um disco de 21 mm de diâmetro. A profundidade de corte possível dos produtos varia na faixa de 20–35 mm.
- ZPTK-305-1900 Master... De acordo com a descrição da unidade e as respostas dos proprietários, este modelo deve ser classificado como equipamento multifuncional. O dispositivo permite o corte transversal, longitudinal e inclinado de madeira, incluindo trabalho padrão, bem como o corte de peças longas. De acordo com as características disponíveis, a profundidade de corte com este dispositivo pode chegar a 85 mm, com uma faixa ajustável de largura de corte pode ter um valor máximo de 180 mm. Mas o equipamento também se destaca pelo peso - 20 quilos com uma potência elétrica de 1900 W. A serra de esquadria é fornecida de série com um saco para o pó e uma capa protetora. O dispositivo possui um início bastante suave, além disso, a reposição de peças e reconfiguração de modos é realizada de forma simples e rápida.
Se você trocar a lâmina de serra no aparelho, o equipamento pode ser usado com segurança para resolver problemas básicos não só com produtos de madeira, mas também com polímeros e tipos de metais leves.
Dicas de Seleção
A seleção de tais equipamentos para uso profissional ou doméstico deve ser baseada nas seguintes recomendações de especialistas:
- a tarefa principal é definir claramente a finalidade para a qual o dispositivo será usado no futuro; para trabalhos raros e simples, seria mais correto optar por unidades com uma lista padrão de possibilidades; para cargas pesadas, você precisará de uma serra potente e profissional que aguenta cargas pesadas;
- durante a seleção, vale atentar para a questão da segurança, para isso o dispositivo costuma ser dotado de uma capa protetora que cobre a lâmina da serra durante a operação;
- um ponto importante são as dimensões e o peso da serra - com uma ferramenta pesada, via de regra, será muito mais difícil trabalhar, principalmente com o mínimo de experiência no manuseio do equipamento, então a questão da ergonomia será relevante para ambos os profissionais e artesãos domésticos;
- deve-se prestar atenção ao diâmetro da lâmina da serra, que não deve ser inferior a 20 mm;
- uma característica importante do instrumento são os parâmetros de seu corte reproduzível no material; é dependendo da profundidade e largura do corte que o equipamento é selecionado, e esses indicadores podem ser ajustados pelas dimensões do disco utilizado na operação do dispositivo.
Operação e manutenção
Após a compra, toda a gama de modelos de serras de esquadria Zubr terá de ser ajustada, pelo que este problema diz respeito à manutenção inicial e posterior da ferramenta. Trabalho semelhante diz respeito ao ajuste da precisão do ângulo de corte. Para isso, todos os acréscimos ou extensões que dificultem a manutenção são removidos do equipamento.
O instrumento deve ser preso com segurança à base antes do uso.
Ao usar o dispositivo para fazer um corte chanfrado, o mestre deve girar a mesa, a faixa de ângulo em ambas as direções deve ser de 45 graus. Via de regra, para fazer um corte em um ângulo diferente, o equipamento possui pinças especiais no corpo, para que a tintura possa ser ajustada na escala adequada.
Nos modelos de serras de esquadria "Zubr", o disco pode ser inclinado de acordo com a forma da abertura da lâmina de corte.
Se houver uma fenda no batente longitudinal, a ferramenta cortará apenas na vertical; nos cantos direito e esquerdo do corte, a cabeça pode ser desviada em ambas as direções.
Para fixar um ângulo de corte fora do padrão, defina o valor necessário, girando o botão de ajuste enquanto pressiona o botão de configuração, de modo que não haja falha geral de valores e uma quebra na fixação.
Ao usar serras de esquadria, todas as precauções de segurança pessoal devem ser observadas. Para isso, o operador deve usar máscara, luvas e fones de ouvido. É proibido o uso de discos com dentes deformados. Esses componentes podem ficar presos no material de trabalho, fazendo com que o equipamento e a própria peça de trabalho se tornem inutilizáveis.
Para evitar falhas no equipamento, o aquecimento do acionamento elétrico da serra deve ser controlado, sendo que em temperaturas muito altas é necessário fazer pausas no trabalho.
Avaliações do proprietário
Devido à demanda por serras de corte transversal Zubr, os consumidores formaram respostas durante a operação em relação a esta linha de modelo de equipamento de serração. Assim, entre os aspectos positivos, destaca-se a presença do laser nas ferramentas, que permite o corte preciso do material. Além disso, pela sua potência e versatilidade, a serra de marca nacional tem um custo totalmente acessível, o que mais do que justifica a qualidade do trabalho executado.
Entre as desvantagens da ferramenta, alguns proprietários apontam falhas nos modelos profissionais que se relacionam à falta de uma partida suave, de forma que o aparelho treme na primeira fase de operação.
Para versões leves da ferramenta, a rigidez do equipamento pode não ser suficiente, diante do que será necessário criar um batente manualmente para fixar com segurança e realizar o corte correto.
Os prós e contras da serra de esquadria Zubr estão no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.