Alicate: características, tipos e dicas para escolher
Os alicates destinam-se a trabalhos onde o acesso ao local de trabalho é difícil ou para facilitar as operações com peças pequenas, pregos, fios e semelhantes.
Descrição
Alicate de bico longo (esta ferramenta também é chamada de alicate de bico fino) é um grupo de alicates para alicates com mandíbulas alongadas, estreitas nas pontas, semicirculares ou planas. Eles têm a capacidade de realizar operações mais refinadas do que os alicates convencionais. É a forma fina e achatada das pontas das mandíbulas que permite que o instrumento penetre nos locais mais inacessíveis de instrumentos e dispositivos.
O alicate de bico longo articulado é denominado por apresentar em seu desenho a conexão articulada das alavancas, que garante o movimento suave das alavancas entre si sem emperrar, e o nome "alicate" surgiu devido ao uso de suportes em a forma de mandíbulas.
Os alicates vêm em uma variedade de tamanhos. Na maioria das vezes, existem ferramentas equipadas com um dispositivo que ajuda a morder fios ou fios de pequena espessura. Os alicates de ponta fina possuem cabos de metal e, para as operações de instalação elétrica, são fornecidos com tampas dielétricas ou de plástico. Apesar de qualquer trabalho em equipamentos com tensão não liberada ser estritamente proibido, a presença de tais cabos exclui qualquer acidente que possa causar choque elétrico no trabalhador. As superfícies de fixação são dotadas de ranhuras (entalhes) para que a fixação da peça seja mais confiável. É permitido não cobrir toda a superfície da esponja com ondulação, mas sim fazer algum entalhe na ponta.
Âmbito de aplicação
Os principais usos do alicate são:
- segurar pequenas ferragens, que nem sempre é possível segurar com os dedos, o que torna mais seguras operações como martelar pregos, por exemplo;
- destorção / aperto de conexões roscadas de difícil acesso;
- facilitação das operações elétricas realizadas com o auxílio de alicates finos, preparam fios, cortam e endireitam cabos;
- a sua utilização na reparação de motores e motores elétricos de eletrodomésticos (aspiradores, máquinas de lavar, eletrodomésticos de cozinha);
- várias operações precisas relacionadas com joalheria e fabricação de joias.
Variedades
O alicate de junta dupla pode ser dividido em vários tipos.
- Em forma de esponja, são retas e curvas. Mordentes retos são usados se for difícil trabalhar em um espaço confinado enquanto segura a peça de trabalho. As mandíbulas curvas do alicate têm extremidades curvas que facilitam o trabalho em locais de difícil acesso. Portanto, são necessários quando é necessário instalar fechos de pequeno porte em aparelhos e aparelhos eletrônicos, e o ângulo de acesso não corresponde a um alicate de ponta fina com formato de mandíbula reta. Um bom exemplo é toda a família de alicates de ponta fina Zubr. Destes, um modelo é produzido nos comprimentos de 125, 150, 160 e 200 mm, possui extremidades dobradas das mandíbulas e está equipado com cabos isolados dielétricos com permissão para trabalhar em tensões de até 1000 V.
- Outra classificação é feita de acordo com o comprimento do alicate. As ferramentas estão disponíveis em comprimentos de 500 mm ou menos. Seu uso depende da tarefa que está sendo realizada, do tamanho das peças que planejam segurar.Os alicates de ponta fina mais comuns são 140 +/- 20 mm.
Os alicates de bico redondo mais compridos são usados na execução de encanamentos, e os mais curtos - se houver necessidade dos serviços de um eletricista, quando for necessário consertar aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos como celulares ou computadores. Mais compridos que os alicates da família Zubr são os alicates Gross retos, também equipados com cabos dielétricos, que permitem trabalhar com equipamentos sob tensão de até 1000 V. Além disso, as mandíbulas do alicate Gross são equipadas com bordas que permitem o uso da ferramenta como um chave inglesa.
- Um lugar especial é ocupado pelos mini alicates de ponta fina, utilizados por joalheiros e especialistas na fabricação de joias diversas. São os modelos menores, não possuem entalhe nos lábios (o entalhe pode danificar o frágil material da joia) e não precisam ter alças isoladas, embora ainda existam almofadas que deixam o punho mais confortável.
Como escolher?
A escolha do alicate geralmente é feita com base no escopo de sua aplicação. Mas também é preciso levar em conta os materiais de que são feitas as esponjas e o revestimento das alças. A presença de um revestimento dielétrico também é muito importante.
Em primeiro lugar, é recomendável verificar a simetria das esponjas. Se os alicates não proporcionam um fechamento justo e uniforme de ambas as mandíbulas sem enviesamento, se os entalhes não coincidem, não há mola que abra os cabos da ferramenta, ou não há possibilidade de instalá-lo, é melhor não adquirir tal uma modelo.
Os alicates mais simples são feitos inteiramente de aço ferramenta. Eles não podem realizar uma série de trabalhos eletromecânicos sob tensão, mas são bastante adequados para fixar com segurança pequenas peças em locais de difícil acesso e fornecer acesso em espaços confinados.
Ao fazer alicates de ponta fina, o fabricante é obrigado a afixar marcações bem legíveis nos mesmos. Outros sinais e símbolos são opcionais.
Se o alicate for feito usando métodos combinados (aço cromo-vanádio ou aço cromo-molibdênio é usado para esponjas e aço ferramenta para canetas), tal ferramenta será mais versátil. E também às vezes ligas de titânio são utilizadas na produção da área de mandíbulas equipadas com pinças, o que já classifica os alicates como ferramentas profissionais.
Além disso, a superfície do alicate é revestida com compostos anticorrosivos especiais, que consistem em substâncias que impedem a corrosão e a ferrugem.
O revestimento das alças do alicate é de particular importância. Se não houver revestimento adicional nas alças de aço, esta é a versão mais simples da ferramenta. Mas hoje, esses modelos são raros, eles produzem principalmente alicates de ponta fina com almofadas de diversos dielétricos, que, além da função protetora, são mais convenientes durante a operação, já que costumam ter um formato ergonômico.
O fabricante do alicate também ocupa um lugar importante na escolha. Tal como acontece com outras ferramentas, as mesmas leis existem para os alicates de ponta fina - um fabricante conhecido se preocupa com sua imagem e não permite a deterioração da qualidade, como é o caso de empresas menos conhecidas. Isso significa uma operação mais longa e segura da ferramenta, embora custe um pouco mais. Além disso, é necessário ter certeza de que um determinado modelo de ferramenta corresponde a uma opinião positiva de especialistas e, pelo menos, deve ter uma quantidade razoável de avaliações positivas na web.
Os requisitos mais sérios são impostos à qualidade da produção de alicates de ponta fina, eles devem ser produzidos de acordo com uma série de padrões estaduais, passar por testes mecânicos após a fabricação e por ferramentas que são planejadas para serem utilizadas no reparo de equipamento elétrico com tensões de até 1000 V, requisitos adicionais são fornecidos de acordo com GOST 11516.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.