Tudo o que você precisa saber sobre pedras de amolar

Tudo o que você precisa saber sobre pedras de amolar
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Tamanho do grão da pedra de moagem
  4. Fabricantes populares
  5. Acessórios
  6. As nuances de escolha
  7. Como usar corretamente?
  8. Regras básicas de atendimento

As pedras de amolar, embora sejam usadas da maneira antiga (isto é, são afiadas à mão), em muitos aspectos superam as suas contrapartes elétricas. Se as máquinas operando em altas velocidades podem danificar acidentalmente o produto (não a velocidade e o tempo de afiação), então com uma pedra de amolar esses riscos são minimizados. E também são compactos, você pode levá-los para passear, pescar, etc. Sim, e uma grande seleção, um grande número de opções seduzem o comprador, o que significa que vale a pena entender esse assunto com mais detalhes.

O que é isso?

Uma pedra de amolar é uma ferramenta versátil necessária tanto para manutenção e reparo de facas e navalhas, quanto para outros dispositivos com fio. Este é um produto ideal para afiar, uma vez que a intensidade do processamento, a força de pressão é escolhida por uma pessoa de forma independente (na mesma comparação com as máquinas elétricas, esta vantagem já foi mencionada). As pequenas dimensões das pedras de amolar também são uma condição conveniente para o uso. Todo mundo enfrenta a necessidade de afiar uma faca. Mesmo a faca de mais alta qualidade precisa ser afiada mais cedo ou mais tarde. E é mais conveniente fazê-lo manualmente de todos os lados - nem todo mundo tem uma máquina, mas carregá-la para onde ela está e onde se possa afiar uma faca é uma tarefa complicada.

Os camponeses, que de vez em quando afiavam suas foices, usavam para isso barras chamadas de "pedras de amolar". Mas aquelas pedras de amolar simples não eram tão confortáveis ​​quanto as modernas: elas tinham que ser embebidas em água por um dia inteiro antes de serem usadas. Na verdade, é daí que vem o nome "pedra da água". Posteriormente, as barras começaram a ser produzidas, sua marcação já era utilizada na URSS. Em tal barra havia a marca do fabricante, o tipo de produto, suas dimensões e classe de precisão, tamanho do grão, características técnicas e, claro, o padrão.

Alinhe, afie, dê polimento, limpe - as funções da barra podem ser diferentes.

Descrição das espécies

Hoje, a escolha de dispositivos de afiação é enorme, porque os materiais usados ​​para criá-los não se limitam a alguns nomes. As pedras diferem no tamanho do grão, na presença de acessórios no conjunto e no preço. A produção em grande escala de pedras é observada nos EUA, Japão e Rússia. Se distinguirmos os principais grupos de pedras de amolar, serão os seguintes: naturais, diamantados, cerâmicos e abrasivos.

Aquático

As pedras d'água são conhecidas por muitos desde a infância, embora nem todos entendam o que são e como funcionam. Bem, essa instância é até interessante de usar. Não funciona muito rápido, você não pode contar com um resultado expresso e, além disso, ainda precisa ser capaz de lidar com isso. Nomeadamente - calcular e controlar a uniformidade dos movimentos e pressão, realizar cuidados regulares para eles. Mas a qualidade do processamento do metal será a mais alta.

O que é necessário para tal afiação: uma placa maciça de mármore ou vidro, água, bem como uma grande quantidade de pele grande (esta última deve ser à prova d'água). A pele é aplicada sobre uma placa de mármore ou vidro, e a própria pedra se move fácil e suavemente sobre a pele mergulhada em água ou em água corrente. A pele muda com o desgaste. E o plano da pedra de trabalho é trazido de volta à sua forma original.

Isso pode ser feito exclusivamente com pedra natural.Se esta pedra já estiver visivelmente gasta, se ficar mais fina, mas ainda estiver pronta para servir, pode ser colada a um bloco de faia (ou outra madeira dura). A desvantagem das pedras de água é a lubrificação necessária durante o trabalho, bem como a remoção de poeira de metal e abrasivos gastos.

E a moagem das pedras naturais é uma característica delas, infelizmente, elas não são necessariamente lixadas uniformemente.

Diamante

Eles podem ter diferentes tamanhos de grãos, estão disponíveis em todos os tipos de formas. Freqüentemente, eles têm montagens padrão para facilitar o uso em dispositivos de nitidez. É aconselhável o uso de lubrificante nos trabalhos com pedras diamantadas: pode ser uma solução com sabão ou a mesma água. A lubrificação apenas adiciona limpeza ao trabalho.

A pedra diamantada importada é uma base de plástico ou metal, sua superfície de trabalho é dotada de um padrão de diamante, que é aplicado com ligantes especiais. O padrão é em forma de favo de mel ou em forma de anel.

Essa barra deve ser limpa de poeira de metal com menos frequência do que a pedra de água, mas também funciona de forma mais agressiva.

A principal e indiscutível vantagem de uma pedra de diamante é a alta velocidade de trabalho.... E também tem baixo desgaste e você não precisa editar a superfície de trabalho. A lubrificação pode ou não ser usada. Mas a ferramenta também tem uma desvantagem: ela pode arruinar a borda se usada inadvertidamente. No entanto, no campo, uma pedra de diamante é considerada um excelente acessório. Após o uso, lembre-se de lavá-lo com qualquer composição detergente.

A pedra de Elbor é frequentemente considerada um análogo de uma barra de diamante.

O nitreto de boro não é muito inferior em desempenho ao mesmo diamante e, portanto, a resistência e a durabilidade das barras de elbor são garantidas.

Esmeril

Normalmente, este termo se refere a rebolos para esmeril. O esmeril também é chamado de máquina elétrica com rebolos. Em tal máquina, eles geralmente afiam ou esmerilham. Os discos abrasivos são vendidos em uma ampla variedade e são usados ​​com mais frequência precisamente para o processamento inicial bruto. Os círculos de esmeril são brancos e verdes e têm tamanhos de grão diferentes.

Natural

As pedras naturais são consideradas um instrumento clássico, tradicional e antigo. O fato é que muitos minerais naturais têm qualidades suficientes para afiar com eficácia uma aresta. Um dos representantes mais famosos desta espécie é a pedra de Arkansas, seu nome oficial é novaculita. Naturalmente, ele deve seu nome ao estado de Arkansas, ou seja, à sua terra natal.

A pedra de Arkansas é composta por cristais de quartzo pressionados por forças naturais. Para afiar as lâminas, essa barra é ideal, porque as bordas afiadas do quartzo podem remover facilmente a camada de metal superior. Deve-se notar que tais produtos naturais custam caro, o que se explica pelo número bastante limitado de depósitos onde as pedras são mineradas. E para funcionar corretamente com este produto, você ainda precisa aprender. Ou seja, comprar tal produto para um iniciante não é a decisão mais racional.

A arte de tornear pode ser aprendida com algo mais simples e barato.

Também é impossível dizer que se trata de uma pedra ideal e sem falhas. Apesar de sua singularidade em operação, requer muito óleo. As pedras de água japonesas também pertencem a modelos naturais. Possuem grão fino, ou seja, são adequados para afiação suave. A vida útil de tal pedra pode ser aumentada se você ligar a máquina de esmeril de vez em quando.

Acredita-se que as pedras japonesas foram levantadas do fundo de reservatórios, por isso são chamadas assim. Não, esta ferramenta natural se refere ao primeiro ponto, que descreve o princípio das pedras d'água. Pedra mais água - é daí que vem o nome, mas o japonês é uma conexão com um depósito dessas pedras.

Cerâmica

Refere-se a materiais sintéticos que também apresentam resultados convincentes. E os fabricantes que fabricam tais produtos conhecem as fragilidades dos materiais naturais e excluem o aparecimento de tais características nos artificiais. Os sintéticos são geralmente entendidos como pedras de cerâmica. Normalmente são amostras simples para facas de acabamento, pois trabalhar com elas é demorado, ou seja, para a retirada inicial da camada de metal é melhor pegar outra coisa. Mas o que exatamente é bom na pedra cerâmica é que é muito difícil para ela estragar a borda de um objeto cortante - ou seja, a pedra será uma boa aquisição para iniciantes.

Geralmente são feitos na forma de blocos não muito grandes, que são compactos e fáceis de transportar. Os modelos mais baratos e simples são feitos de pedras artificiais à base de aparas de carboneto ou aparas de alumina.

No entanto, a durabilidade desses produtos não é particularmente alta.

Óleo

Ao trabalhar com algumas pedras, sugere-se o uso de óleo. Ele retém substâncias ferrosas com mais eficiência do que a água. Uma fina camada de óleo garante o acesso do material abrasivo ao metal. Se a pedra em si for fina, ela também precisará de uma camada líquida mais fina. Cada pedra tem seu próprio óleo. Lascas formadas de metal devem estar contidas no líquido de óleo.

A principal função do óleo ao afiar uma faca é evitar o entupimento por partículas de metal... Óleo orgânico e de girassol são excluídos, pois salgam a barra. Ao limpar a faca, é usado um óleo leve especial, após o qual a barra é limpa com uma escova. As facas de cozinha são geralmente tratadas com óleos comestíveis, algumas gotas são suficientes para melhores resultados. Os aparelhos dobráveis ​​são tratados com óleo de rícino, funciona bem em aço.

O óleo de camélia é caro, mas tem uma composição ideal sem ácido. É inodoro e neutro. E para utensílios de cozinha, é uma ótima opção anti-ferrugem.

Alguns especialistas afirmam que o óleo pode ser substituído por estearina ou ácido oleico.

Volta

Estes são os rebolos descritos acima. Eles são usados ​​principalmente para usinas de energia. Eles diferem em diâmetro e material, cor, propósito. Pode ser aço, alumina fundida, etc. Outro nome para este dispositivo é uma roda abrasiva. E, no entanto, na maioria das vezes são pedras sintéticas, porque a máquina produz rotações muito altas.

Uma pedra redonda também pode ser produzida em tamanhos pequenos, parece um cilindro com o qual as facas são afiadas.

É verdade que não se deve esperar grandes resultados deles, mas essa pedra redonda é muito boa como ferramenta para enfeitar.

Tamanho do grão da pedra de moagem

Mesmo um amador afiando em pedras não é algo simples, sempre bem-sucedido na primeira vez. Aqueles que nunca usaram tais abrasivos se deparam com o primeiro problema na forma de "que pedra comprar". E a proporção de grão também é importante nesta escolha. Grit é o gritness (às vezes eles escrevem "gritness"), este termo de especialistas muitas vezes pode ser ouvido em relação a esta característica das pedras. O valor deste parâmetro depende da agressividade com que a pedra agirá sobre o metal.

Grit significa um índice digital de tamanho de grão, é um parâmetro técnico.

Descrição do efeito de granulação.

  • Grãos grandes inevitavelmente, ranhuras profundas e cavacos são deixados na superfície do metal e ninguém quer isso. Porque idealmente, após a afiação, uma borda afiada e uniforme deve se formar, de preferência como um espelho, sem quaisquer defeitos visíveis. Portanto, grãos grossos só podem ser usados ​​ao trabalhar com blanks, por exemplo, para uma lâmina recém-forjada.
  • Grãos pequenos - trata-se de lixamento de metal e polimento de acabamento. Levará mais tempo para mexer com essa pedra, mas tudo para obter um resultado ideal.
  • Grão médio as facas são afiadas se uma leve aspereza da lâmina for evidente.

Acontece que, idealmente, o conjunto deve incluir 3 pedras de dupla face: com o menor grão, médio e grande. A mesa de areia com notas de 1 a 14 também pode ser um guia na seleção.

Fabricantes populares

Os melhores países produtores deste produto são os Estados Unidos, Rússia, China e Japão. Mas é interessante que muitas pessoas ainda estão procurando conjuntos de pedras de amolar de fabricação soviética, e esses conjuntos vintage são altamente considerados por especialistas. Embora em alguns casos essas pedras sejam compradas com um toque de nostalgia, porque os fabricantes modernos também oferecem produtos de alta qualidade.

Das marcas bem conhecidas com boa reputação, devem ser distinguidas as seguintes.

  • "Petrogrado" - modelos feitos de carboneto de silício, vários em dureza superficial. Aspereza igual aos padrões japoneses.
  • "Grinderman" É uma marca de São Petersburgo que não só produz uma ferramenta de afiar, mas também oferece um serviço completo.
  • "Gritalon" - a empresa apresenta um abrasivo artificial, utilizado tanto para máquinas-ferramenta quanto para operação manual.

São fabricantes nacionais, com os quais as marcas japonesas entram no mercado - Samura, Yaxell, Suehiro, Yoshikin. Os japoneses produzem muitos produtos excelentes com diferentes funcionalidades, suas pedras de água são consideradas de alta qualidade, pois seu desempenho é o mais alto. Eles só podem ser comparados com amostras de diamante.

Os padrões japoneses de grãos são reconhecidos por organizações internacionais, eles são usados ​​na designação da maioria dos fabricantes... Marcas famosas de Arkansas incluem Lanskye o fabricante chinês mais famoso Ganzo... A propósito, o análogo russo é considerado uma pedra de língua branca.

Acessórios

Quase todo mundo que usa pedras de amolar precisa de uma montanha-russa para elas. Você pode comprar um estande ou fazer você mesmo. São diferentes, com guia angular, possibilidade de ajuste, etc. Muitas vezes são suportes de plexiglass, assim como parafusos de aço inoxidável. Em peso, eles geralmente não são muito leves, monolíticos.

Mas, por exemplo, você mesmo pode fazer um adaptador para um apontador com um parafuso comum - há várias instruções de vídeo claras sobre como fazer esse dispositivo em apenas 15 minutos. Da mesma forma, você pode fazer uma manga para uma pedra de amolar com as próprias mãos, ou melhor, para uma retificadora artesanal.

As nuances de escolha

A principal questão de escolha é para que é necessária a pedra, ou seja, é necessário proceder desde a funcionalidade básica do produto.

Dicas para escolher.

  1. Para facas de cozinha, é melhor escolher pedra d'água, pois funciona mais rápido e você pode editar o elemento de corte sem problemas. É verdade que nem todos os materiais podem entrar em contato com a água, existe o risco de ferrugem. Nesse caso, os modelos a óleo servem, a afiação dura mais, mas isso não prejudica a qualidade. A areia para facas de cozinha é 1500 e, por exemplo, 240 é um valor inaceitavelmente baixo, muito áspero para esses fins.
  2. Você precisa decidir sobre o material do abrasivo. No dia a dia, as cerâmicas são cada vez mais utilizadas, no formato será uma barra em forma de barco. A opção mais comum era uma pedra de dupla face com uma superfície lisa e áspera. Mas as barras de diamante para facas de cozinha são consideradas um luxo.
  3. O tamanho da barra também é importante, deve exceder o comprimento da lâmina em duas ou pelo menos uma vez e meia.

As pedras de amolar são necessárias não apenas para facas e outros utensílios de cozinha, mas também para afiar brocas, chaves de fenda, moinhos, moedores de carne, cortadores, correntes. Normalmente, marcando, você pode entender para que servirá esta pedra.

Como usar corretamente?

Para a pedra comprada para tornear, geralmente há uma instrução - você precisa se familiarizar com ela. Diferentes tipos de apontadores têm diferentes nuances de uso. Como afiar uma faca com uma pedra?

  • Faz sentido praticar - segure as facas em um ângulo de 20 graus em relação a uma superfície plana.Para encontrar um ângulo adequado, você precisa levar a faca à sua frente de forma que o gume da lâmina fique exclusivamente para baixo. Em seguida, a faca deve ser inclinada até a metade para o lado, em um ângulo de 45 graus. Em seguida, novamente a faca deve ser inclinada para o lado e novamente até a metade, de modo que a ponta romba do produto fique ligeiramente acima da mesa. Este será o ângulo de 20 graus. Mas se a lâmina da faca for muito grande ou grossa, o ângulo de afiação pode ser um pouco maior.

Ou se for usada uma pedra com granulometria maior, o ângulo de afiação pode, ao contrário, ser menor.

  • Se esta é uma pedra de amolar molhada, deve ser colocado na água por 45 minutos. Se a pedra estiver seca, arranhões na superfície da faca não são excluídos. Se for usada uma pedra estritamente para uso com óleo, não deve ser mergulhada em água.
  • Um pano deve ser umedecido com água, torcido e colocado sobre a superfície de trabalho. A pedra de amolar é colocada no topo. Para que serve um pano: impede que a pedra se mova. Isso pode ser feito com praticamente qualquer tipo de afiador - com óleo e diamante também.
  • Se este for um amolador de dupla face com diferentes tamanhos de grãos, deve ser coloque o lado áspero.
  • Se for uma pedra destinada a afiar com óleo, você pode borrifá-la com óleo ou derramar óleo diretamente sobre ela. Em seguida, o óleo é esfregado na pedra com os dedos. Ele deve estar completamente coberto por ela.
  • Agora, finalmente, a faca pode ser aplicada à pedra. Com uma das mãos, você deve segurar o cabo da faca, aplicando-o na pedra em um ângulo de 20 graus. A lâmina cortante deve estar voltada para longe da pessoa. As pontas dos dedos da outra mão devem estar no lado plano da aresta cortante.
  • Os dedos localizados na lâmina (ou melhor, suas pontas) irão pressionar a pedra e ajuste a posição da lâmina durante a afiação.
  • Um lado da lâmina deve ser puxado sobre o apontador. A lâmina deve passar lentamente sobre a pedra, deslocando-a suavemente em um arco. E todo o fio da faca deve passar sobre a pedra, do início à ponta. E você precisa afiar até que a faca fique afiada.
  • Se a pedra for água ou óleo, deve ser umedecido ou oleado no processo para evitar que resseque.
  • É hora de virar a faca para o outro lado... A ação é repetida até que a faca fique afiada ao toque. Lembre-se de ter cuidado nesta ação.
  • Em seguida, o afiamento pode ser continuado em uma pedra com um grão mais fino, isso irá garantir um polimento de alta qualidade. Isso deve ser feito com os dois lados da faca.
  • Verificar a nitidez da faca é um passo importante. Você precisa lavá-lo, limpá-lo e, em seguida, pegar um pedaço de papel e cortá-lo com uma faca recém-afiada. Uma faca afiada abrirá o papel sem nenhum problema.
  • A etapa final consiste na limpeza da faca e da pedra. Tudo é feito de acordo com as instruções do fabricante. Se for, por exemplo, uma pedra de óleo, deve ser limpa periodicamente com uma escova dura e também embebida no mesmo óleo.

E para que as facas não fiquem cegas com frequência, elas devem ser armazenadas em um suporte magnético ou usar tampas especiais.

Regras básicas de atendimento

Cuidar de facas em casa é fácil, assim como pedras para amolá-las. Você precisa se concentrar nas características de qualidade dos apontadores. Por exemplo, as pedras de água só devem ser armazenadas em caixas de vinil que não permitam que a umidade evapore. Mas a água também pode retê-los. Um ponto muito importante: não se deve permitir que tal pedra congele. Ele pode estourar e não será mais possível usá-lo para nenhum perfil.

Todas as outras pedras de amolar devem ser mantidas em um local onde o acúmulo de poeira seja virtualmente impossível. Deve ser uma caixa fechada, limpa por dentro da mesma poeira. A poeira obstruirá o espaço entre os elementos abrasivos e a pedra reduzirá rapidamente sua eficácia. Pois bem, para proteger o produto da salga, deve-se limpá-lo bem após cada limpeza.

Quer se trate de uma pedra de carborundo da marca ou de qualquer outro produto para afiar, para ter uma longa durabilidade, deve ser protegida do contacto com outras superfícies, limpa a tempo e utilizada de acordo com a sua classificação e funcionalidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário