Tudo sobre facas térmicas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Medidas de segurança

Lâminas térmicas para corte de espuma e tecido, para painéis SIP e plástico, fitas de cetim e filmes, modelos para soldagem tornaram-se firmemente estabelecidos por pessoas engajadas na criatividade ou no trabalho de construção e instalação. Essas ferramentas são muito fáceis de aprender, podem ser de mesa ou manuais, facilitam significativamente muitas operações tecnológicas que são colocadas em funcionamento no bordado. As facas quentes realizam afiação e corte simultâneos do material, exigindo mínimo esforço físico durante o uso.

Peculiaridades

A thermoknife é uma ferramenta moderna usada para corte em linha de materiais sintéticos. A ferramenta elétrica é capaz de processar a borda para que ela não se desintegre. Uma faca quente ou cortador térmico aquece até uma temperatura de +600 graus em poucos segundos. A fonte de alimentação do equipamento é geralmente cabeada, o instrumento é conectado a 220 V.

O princípio de operação de tais dispositivos é bastante simples. A peça de corte a quente corta em contato com o material de origem sintética, não deixando vestígios de queima ou depósitos de carbono. Uma operação leva menos de um segundo, o que é muito conveniente ao fabricar um grande número do mesmo tipo de peças de trabalho. E também com a ajuda de um cortador térmico, você pode soldar os materiais dobrados ao meio ao longo da borda com que se tocam.

Para obter comprimentos iguais, modelos de papelão e espaços em branco são usados.

Visualizações

A faca termoelétrica, dependendo das características de seu desenho, pode ser equipada com lâmina fina ou produzida com fio. Modelos com um elemento de filamento largo são usados ​​no campo da construção e instalação. Algumas opções de cortador vêm com acessórios adicionais. Modelos industriais e profissionais são capazes de corte automático de materiais - isso é usado na impressão, impressão de bandeiras e outros produtos. Mas a classificação principal inclui apenas 2 tipos de instrumentos.

Tabletop

Modelos fixos são compactos em tamanho, cabem facilmente na superfície da bancada. O dispositivo se parece com uma fonte de alimentação - é um suporte e uma base, com 2 hastes de metal verticais e uma corda esticada entre elas. Seus recursos incluem:

  • corte reto apenas;

  • restrição na largura do material;

  • alto grau de segurança elétrica;

  • fácil de usar;

  • preparação rápida para o trabalho;

  • versatilidade;

  • mobilidade.

As facas térmicas de mesa são as mais procuradas atualmente no campo do bordado. Ao trabalhar na técnica kanzashi, as fitas sintéticas devem ser cortadas em muitas partes separadas. É aqui que o cortador elétrico se torna um componente necessário para ajudar a acelerar o processo. Ao mesmo tempo, a ferramenta é posicionada de maneira estável, aquece instantaneamente e consome pouca energia.

Manual

Este tipo de ferramenta térmica se parece externamente com uma pistola de cola com um bloco de ponta substituível. É constituído por um suporte e um elemento tubular de aquecimento metálico fixado na pega do suporte. O dispositivo possui um cabo de alimentação, cujo comprimento determina em grande parte a liberdade do operador.

Uma série de características de facas quentes manuais podem ser distinguidas.

  1. Dimensões compactas. A ferramenta é fácil de guardar e cabe confortavelmente na sua mão.

  2. Grande variedade de operações disponíveis. É possível cortar cortes de tecido de largura considerável, para realizar não apenas cortes retos, mas também cortados em relevo.Essas lâminas são adequadas para trabalhar com foamiran, cetim e outros materiais sintéticos.

  3. Pressão e velocidade controladas. O próprio operador determina a rapidez com que ele conduzirá a faca quente, ele pode passar repetidamente por áreas problemáticas com ela.

  4. A necessidade de usar uma base incombustível. O vidro ou folha de metal mais comumente usado. É nele que são colocados os esboços ou cortes de tecidos.

  5. Opções Alguns modelos possuem um calcador para ajudá-lo a cortar os tecidos com mais facilidade. E também os dispositivos portáteis têm blocos de resfriamento - resfriadores que ajudam a lâmina a esfriar rapidamente e não superaquecer.

  6. A capacidade de ajustar o aquecimento. Nem todos os modelos têm. Será útil se o mestre trabalhar com diferentes tipos de materiais.

As facas térmicas feitas à mão são divididas em domésticas e profissionais. A primeira opção tem uma configuração mínima, a temperatura de aquecimento nela pode não ser regulada automaticamente. Os modelos profissionais vêm com um grande número de acessórios de reposição. Suportam corte de materiais de diferentes tamanhos e espessuras, possuem iluminação embutida da área de trabalho.

Formulários

O desejo de adquirir um cortador térmico surge tanto entre os amantes do bordado quanto entre os mestres da construção. O âmbito de aplicação das facas quentes é o mais amplo possível. Eles são usados ​​para diferentes materiais.

  1. Para isopor. O material é preparado para modelagem em floricultura e outras tarefas criativas.

  2. Para painéis SIP. Aqui, o corte preciso evita o esfarelamento do material.

  3. Para penoplex. Os materiais de isolamento térmico deste tipo também podem ser facilmente cortados com uma lâmina quente. Eles são usados ​​principalmente para criar um piso quente.

  4. Para tecido. A ferramenta é usada para cortar e soldar peças feitas de cetim, fita de náilon e outros materiais sintéticos.

  5. Para embalagem termoencolhível. É assim que as estampas de camisetas e outros tecidos são feitas.

  6. Para cortar plástico. Pode ser facilmente cortado com uma faca quente.

  7. Para foamiran. Aqui, o corte térmico ajuda a cortar rapidamente várias camadas de material, criando elementos crespos. Mas é importante não superaquecer o foamiran - para ele, a temperatura de aquecimento de 400-600 graus é bastante alta.

Numerosas áreas de aplicação de cortadores térmicos não se limitam a isso. Eles lidam com sucesso com o corte e colagem de quase todos os materiais sintéticos - de filmes de construção para impermeabilização, barreira de vapor a bases decorativas especiais em folhas.

Medidas de segurança

Trabalhar com facas térmicas requer cuidado e atenção. Antes de iniciar o trabalho, o dispositivo deve ser inspecionado, verificar a integridade do fio, realizar um teste de ligamento. É imprescindível seguir as instruções fornecidas pelo fabricante.

A lâmina ou fio da faca térmica é aquecida a temperaturas muito altas. Evite o contato direto da pele com eles. Mesmo com exposição de curto prazo, podem ocorrer queimaduras graves. O elemento de aquecimento deve esfriar completamente antes de ser armazenado. Apesar dos modelos de mesa serem bastante estáveis, ainda vale a pena considerar a presença de um pedestal de material incombustível para o caso de cair.

No local de trabalho com o dispositivo, também é necessário observar as medidas de segurança. É necessário isolar crianças e animais de estimação do contato com ele. Ao cortar materiais sintéticos, produtos de combustão também podem ser liberados na atmosfera, especialmente se não estivermos falando de tecidos, mas de painéis de construção. É importante garantir que haja fluxo de ar suficiente para a sala ou para mover o trabalho ao ar livre. O corte de PVC com ferramentas térmicas é estritamente proibido - os fumos emitidos por ele são extremamente tóxicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário