Como fazer uma caixa de esquadria com as próprias mãos?
A execução de reparos ou qualquer tipo de construção raramente é concluída sem o corte das peças em um determinado ângulo, por exemplo, quarenta e cinco graus. Normalmente, os rodapés de madeira e de teto, caixilhos de portas e janelas, molduras e dutos de cabos estão sujeitos a esse processamento. Via de regra, este processo é realizado com o auxílio de uma caixa de esquadria, o que é bastante fácil de fazer por conta própria a partir de meios improvisados.
Prós e contras de uma caixa de mitra caseira
Se falamos das vantagens de uma caixa de esquadria caseira, vale a pena começar pela possibilidade de escolher o comprimento ideal do dispositivo, o que é extremamente importante nos casos em que são processados elementos longos, por exemplo, rodapés. Além disso, vários cantos de corte podem ser colocados em uma caixa, e apenas aqueles que são mais frequentemente necessários são selecionados.
Ao escolher um material resistente e durável, será possível aumentar a vida útil e proteger o aparelho de todos os tipos de danos.
Uma caixa de esquadria é criada literalmente em poucas horas a partir de materiais de sucata. Por exemplo, se a família possui um estoque de pranchas usadas anteriormente, a fabricação de um dispositivo de serra é totalmente gratuita.
Não devemos esquecer que comprou as caixas de esquadria são geralmente feitas de plástico. Este material dificilmente pode ser chamado de durável e confiável., e após vários de seus usos, muitas vezes é encontrada deformação das ranhuras, o que afeta negativamente o desempenho direto do trabalho.
Faz sentido mencionar o alto custo dos equipamentos adquiridos. Como resultado, é fácil concluir que uma caixa de esquadria feita em casa não tem desvantagens - apenas vantagens sólidas. A única coisa que pode ser observada é a incapacidade de corresponder aos caros modelos elétricos de alta tecnologia. Os últimos são uma combinação de uma caixa de esquadria giratória e um fogão elétrico, completo com marcação a laser.
As sutilezas de escolher uma serra
Mesmo antes de começar a criar uma caixa de esquadria, você precisará escolher a serra certa. Uma ferramenta de qualidade tem dentes pequenos, lâminas finas, alta rigidez e resistência... O pequeno tamanho dos dentes permite um corte preciso que não prejudique o estado da superfície da madeira. A finura das lâminas garante cortes mais precisos - em linha reta ao longo da linha pretendida.
No caso da rigidez da teia, o estado necessário é alcançado com a ajuda de um elemento adicional denominado suporte.
Se rodapés ou moldagem de estuque de poliuretano tiverem que ser processados, a serra deve ser necessariamente feita de metal.
Ferramentas e materiais
Normalmente, uma caixa de esquadria caseira é feita de madeira seca de alta qualidade, sem lascas ou outros danos.
Os especialistas recomendam escolher variedades duras, mas se isso não for possível, pegue uma tábua de coníferas, com espessura superior a 2 centímetros. Se o carvalho ou o freixo forem adquiridos, a espessura do material pode ser reduzida para um e meio ou até um centímetro.
Os blanks para a caixa de esquadria devem ter ângulos retos e ser polidos com alta qualidade. Os profissionais não aconselham o uso de plástico, pois este material não é durável e se deteriora facilmente durante os processos de trabalho.
Além do material principal, para criar uma caixa de esquadria, você vai precisar de um lápis com régua, lixa, torno, uma serra com dentes pequenos, uma broca com brocas, além de confirmações.O hexágono usado para torcer as confirmações também não interfere.
Como fazer isso sozinho?
Os numerosos desenhos disponíveis na Internet permitem fazer várias variações da caixa de esquadria, das mais simples às mais complexas.
Como regra, as ranhuras de guia são feitas para o dispositivo na bandeja, mas se desejar, você pode adicionar uma ranhura reta, bem como batentes e grampos integrados.
A largura da caixa de esquadria é determinada dependendo dos espaços em branco disponíveis. Geralmente é baseado nos parâmetros dos materiais que estão sendo processados. Por exemplo, a largura da caixa de esquadria pode corresponder à largura do pedestal, igual a 150 milímetros. Recomenda-se fazer as laterais semelhantes ao rodapé para maior comodidade. Em média, a largura das laterais vai variar de 1 a 2 centímetros, a altura vai variar de 3 a 5 centímetros e o comprimento é de 25 centímetros. Em alternativa, no caso de rodapés de tectos, utiliza-se uma altura de três centímetros e uma altura de cinco centímetros para rodapés de madeira.
Fazer a caixa de esquadria mais simples começa com a criação de uma caixa. Duas paredes laterais absolutamente idênticas são cortadas e a base é preparada. Os elementos utilizados são fixados em parafusos auto-roscantes, além disso, as buchas são adicionalmente coladas. Para uma fixação mais confiável, vale a pena pensar na utilização de uma pinça. Todos os fragmentos de adesivo em excesso são cuidadosamente removidos com um pano, e a estrutura é removida para secar.
Na etapa seguinte, são formadas marcações na superfície, inclusive para confirmações. Nas laterais, você precisa encontrar o meio e selecionar os ângulos de 90 e 45 graus em ambos os lados. Para fazer cortes diagonais, você precisa de uma serra de metal para atingir a profundidade necessária... Já é necessário alargar o furo com uma serra para madeira, uma lixa de grão grosso de duas camadas ou uma serra circular. A profundidade de corte não deve exceder o ponto base da caixa de esquadria... No final, é formado um orifício perpendicular à vontade, adequado para cortar trastes em um ângulo de 90 graus.
Tudo termina com a limpeza dos cortes por dentro dos furos.
É importante mencionar que os especialistas aconselham fazer cortes mesmo na fase quando não estão fixados na base.
Neste caso, as paredes são colocadas lado a lado e fixadas com um torno. A marcação é a etapa mais importante na fabricação de uma caixa de esquadria., pois cálculos errados levarão ao aparecimento de equipamentos que não podem ser usados. Todos os pontos e linhas devem ser verificados novamente várias vezes.
Quando os orifícios foram feitos em placas não conectadas, eles devem ser conectados no futuro. Os lados e a base são combinados em um ângulo de 90 graus para que a junção ocorra com as extremidades.
Em certos lugares, corte buracos para confirmações. É melhor fazer o furo com brocas de diâmetros diferentes. - crie um recesso com os grandes e, em seguida, defina a direção exata com os pequenos. A estrutura está conectada com confirmações e cortes são adicionados à base.
Alguns especialistas também aconselham adicionar borracha na parte inferior da caixa de esquadria, para que o dispositivo não escorregue e o processamento possa ocorrer em qualquer superfície.
A caixa de esquadria giratória tem uma base fixa e uma parte giratória que permite criar o corte mais preciso. A serra manual também é móvel neste caso.
Na maioria das vezes, o dispositivo rotativo é feito de metal., então fazê-lo em casa é bastante difícil. A caixa de esquadria giratória tem ângulos de 15 a 135 graus. O comprimento da serra rotativa é de 60 centímetros. Este dispositivo é perfeito para cortar molduras de estuque.
A caixa de esquadria magnética é muito popular, na qual a lâmina da serra é mantida por ímãs. Existem várias versões deste dispositivo, por exemplo, em forma de quadrado compacto com ímanes em ambos os lados, com retentor ou em forma de U com excêntricos.Também é difícil desenvolver um dispositivo magnético por conta própria.
Recomendações
Não é difícil usar uma caixa de esquadria e todos podem fazê-lo. Primeiro, as marcações são feitas no material a ser cortado para novos cortes. Em seguida, a peça é colocada na caixa de esquadria de modo que essas marcas coincidam com suas ranhuras e, se possível, é fixada adicionalmente. Por fim, o próprio corte é executado com uma serra manual, por cuja regularidade são responsáveis as paredes da caixa de esquadria, que desempenham o papel de guias.
Se estamos falando de uma caixa de esquadria rotativa, então a peça a ser processada é primeiro fixada na placa com grampos especiais. O ponto de corte é marcado nele, após o que a parte inferior é ajustada de acordo com a marca, o corte é feito.
A caixa de esquadria elétrica permite fixar a placa no dispositivo, fazer marcações com equipamento especial de desenho e, em seguida, fazer um corte graças a um ângulo especial. Antes de iniciar o trabalho, os especialistas aconselham a prática em pranchas ou restos desnecessários para entender as características do processo.
O material deve ser sempre medido com margem de cinco centímetros para evitar erros. Além disso, é importante colocar os rodapés na caixa de esquadria na mesma posição em que serão instalados na sala. Isso evitará juntas desiguais após o ajuste.
O processamento de rodapés em uma caixa de esquadria tem especificações especiais. É importante entender que o rodapé sempre tem os lados esquerdo e direito, que são processados de forma diferente... O pedestal direito é fixado na caixa de esquadria à direita, e o canto é cortado no lado oposto. O pedestal esquerdo é colocado na caixa de esquadria à esquerda, e o canto, por sua vez, é recortado do lado direito.
A propósito, os profissionais identificaram quatro erros comuns ao trabalhar em uma caixa de esquadria, e todos eles estão relacionados à medição e determinação dos cantos interno e externo dos rodapés.
É importante notar que os rodapés do teto e do piso são serrados de forma diferente.
Uma caixa de esquadria feita em casa, se desejar, é desmontável - neste caso, para consertar basta limitar-se a confirmações e não usar cola. Se o equipamento for usado em um nível profissional, é importante não apenas prendê-lo o máximo possível, mas também fixá-lo em uma superfície plana., por exemplo, a área de trabalho.
Para informações sobre como fazer uma caixa de esquadria com as próprias mãos de meios improvisados, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.