Caixa de esquadria: o que é e como usar?
Qualquer trabalho de construção e reparos não são concluídos sem o corte de materiais de espuma, plástico ou madeira. Para isso, os artesãos usam uma ferramenta especial para a caixa de esquadria. Graças a este dispositivo, é possível fixar e cortar convenientemente a peça de trabalho necessária.
O que é isso?
A caixa de esquadria é uma ferramenta popular de marcenaria projetada para cortar materiais em ângulos diferentes. Esta ferramenta permite cortes verticais em 45, 60 e 90 e horizontais em 45.
Na maioria das vezes, uma caixa de esquadria é testada para serrar platibandas, piso, rodapés decorativos, bem como tábuas de madeira e blocos, em que a instalação fornece uma conexão de bigode. Até o momento, a ferramenta é produzida em uma grande variedade e pode diferir no tipo de dispositivo, material de fabricação e design.
Dispositivo e características
A caixa de esquadria tem um desenho simples em forma de bandeja, à qual são fixados os lados com recortes. Uma lâmina de serra é instalada neles em um determinado ângulo. Em uma ferramenta profissional, a base é complementada por um mecanismo giratório que permite cortar em qualquer ângulo com uma precisão de 1. A serra em tais modelos é fixada por um elemento guia.
A caixa de esquadria, via de regra, é produzida a partir de um material durável que tem maior rigidez; na maioria das vezes, as seguintes opções de ferramentas estão à venda.
- Feito de madeira... Caracteriza-se pela operação confiável (a madeira possui alto índice de resistência) e garante o corte preciso das peças. A maioria dos produtos é feita de faia. Se um trabalho único for planejado, você mesmo pode fazer uma caixa de esquadria de madeira compensada.
- Plástico... É considerado o tipo de aparelho mais comum vendido a um preço acessível. A caixa de esquadria de plástico tem uma estrutura oca, a espessura das paredes não ultrapassa 1 mm. Como a resistência do plástico é baixa, as ranhuras são rapidamente retificadas sob a influência dos dentes da serra e a ferramenta se torna inutilizável. A principal característica de tais dispositivos é a presença de grampos, eles facilmente fixam e prendem as peças de trabalho.
- Feito de metal... Para a produção de modelos metálicos, utiliza-se principalmente o alumínio, que se destaca pela durabilidade e confiabilidade.
Quanto às características gerais, o peso médio do aparelho pode ser de 0,1 a 0,6 kg. Depende do tamanho e do material de que o dispositivo é feito. Os modelos giratórios pesam de 2 a 4 kg.
As caixas de esquadria são as seguintes em tamanho.
- Pequena... Suas dimensões são 212 × 44 × 42 mm (comprimento × largura × altura). Essas ferramentas permitem cortar 35 × 35 mm.
- Média... Eles estão disponíveis nos tamanhos 290 x 85 x 50 mm e podem cortar peças de 65 mm de largura e 40 mm de altura.
- Grande... Eles têm um comprimento de 320 mm, uma largura de 125 mm e uma altura de 70 mm. Com a ajuda dessas caixas de esquadria, você pode cortar material com 90 mm de largura e não mais do que 55 mm de altura.
Os parâmetros acima podem variar dependendo dos recursos de um modelo específico. Como regra, a maioria dos fabricantes produz ferramentas com comprimentos de 290 a 310 mm. Também existem aparelhos altos à venda com uma altura superior a alguns centímetros de largura.Nesse caso, a base é mais larga do que a bandeja, o que aumenta sua estabilidade, e o alumínio é utilizado como material de fabricação.
Compromisso
A caixa de esquadria é a ferramenta de carpintaria mais comum usada para vários trabalhos de construção. Dependendo do modelo, ele pode cortar vários materiais em ângulos retos e em um determinado ângulo.
A caixa de esquadria pode ser usada nos seguintes casos:
- para a formação de encaixes, cantos internos e externos na moldura da porta e rodapés;
- para cortar baguetes, grandes cornijas, contas de vidro, tubos e perfis metálicos;
- para tábuas de corte e material plástico.
Além disso, este dispositivo permite fazer vários elementos decorativos e molduras. É freqüentemente usado para aparar elementos de estuque. Esta ferramenta também pode realizar outros tipos de trabalhos de carpintaria que requerem precisão e não são adequados para serras circulares, serras para madeira e metal.
Visualizações
Hoje os fabricantes apresentam vários tipos de caixas de esquadria no mercado, desde modelos simples até modelos profissionais. Uma caixa de esquadria de plástico com uma serra é muito popular entre os artesãos. Sua principal vantagem é o custo acessível, embora o dispositivo de plástico seja em muitos aspectos inferior em resistência aos outros, ele pode cortar blocos de madeira e metal.
Este dispositivo é mecânico e, via de regra, é escolhido para trabalhos de reparação e construção em casa. Se o corte volumétrico de peças de trabalho for planejado, é melhor comprar uma caixa de esquadria profissional de alumínio ou madeira.
A marcenaria de aspecto profissional distingue-se pela sua qualidade e características técnicas. É altamente preciso, ajustável e disponível em tamanhos grandes. Possui uma tela alta, em alguns modelos é larga. Além disso, o dispositivo manual é equipado adicionalmente com dois excêntricos, o que aumenta a confiabilidade da fixação das peças. A vantagem desses tipos é a pulverização angular, que pode ser feita em dimensões e ângulos precisamente definidos.
Comum
Este tipo de ferramenta tem um design simples em que a base é feita de um perfil em forma de U de metal, plástico ou madeira. Freqüentemente, uma caixa de esquadria comum é chamada de "formato de caixa", devido ao seu formato.
Nesta visão, um dispositivo de modelo é fornecido, portanto os cortes podem ser realizados apenas ao longo dos cortes colocados, sem possibilidade de ajuste... Usando uma caixa de esquadria convencional, como regra, as peças de trabalho são cortadas em um ângulo de 30, 45, 60 (em qualquer direção) e 90 no centro. O fabricante completa esses modelos com uma serra. Eles são caracterizados por uma longa vida útil e são vendidos a um preço acessível.
Swivel
Esse dispositivo difere do usual porque oferece a capacidade de ajustar o corte em um ângulo selecionado. O tipo de ferramenta de precisão permite que você altere o ângulo de corte em dois planos.
O dispositivo vem completo com um suporte ajustável e uma serra. O material de corte pode entrar em qualquer ângulo, tanto vertical quanto horizontalmente, isso torna a ferramenta biplanar e simplifica a formação de chanfros em uma peça de trabalho de qualquer configuração.
Essa caixa de esquadria é adequada para trabalhos complexos de carpintaria.
Elétrico
Além das ferramentas manuais, existe também uma ferramenta elétrica no mercado. O seu design é representado por um suporte ajustável e uma serra de esquadria. Graças a este anexo de serra você pode cortar vários materiais em qualquer ângulo.
A caixa de esquadria elétrica é indispensável para cortes precisos do mesmo tipo. É mais frequentemente usado em construção e trabalho industrial na formação de juntas em pente e cauda de andorinha.
Universal
Este é um tipo raro de instrumento, parece uma moldura na qual dois discos são fixados.Entre eles está a tela da laje, na qual o ângulo pode ser definido em dois planos. Essa caixa de esquadria é menos conveniente de usar, uma vez que requer um ajuste preliminar.
Geralmente é usado para trabalhos simples de carpintaria.
Magnético
Em comparação com os modelos anteriores, neste dispositivo a lâmina da serra é mantida por ímãs especiais. Essas mariposas podem diferir em termos de usabilidade, design e finalidade. Os modelos mais comuns são aqueles em que um quadrado com imãs é colocado na base em ambos os lados. Para expandir a funcionalidade, a maioria dos fabricantes complementa a ferramenta com elementos auxiliares.... Por exemplo, no desenho da caixa de esquadria, pode haver um retentor na forma de vários grampos móveis instalados no corpo.
A caixa de esquadria magnética com excêntricos é muito popular entre os artesãos.... Eles são colocados no plano horizontal da base e externamente se parecem com cunhas arredondadas. Durante as voltas, os excêntricos fixam a peça lateralmente, proporcionando uma boa fixação.
A ferramenta de inclinação também se provou bem, o ângulo de inclinação em que muda horizontalmente. Esses modelos são dotados de estrias e dentes especiais na lima, o que aumenta sua produtividade.
Qual é melhor escolher?
O mercado da construção é representado por um sortimento chique de marcenarias, por isso muitas vezes é difícil fazer a escolha certa em favor de um modelo ou outro. Antes de adquirir esta ferramenta, você precisa decidir sobre o tipo e a quantidade de trabalho planejado.
Para um apartamento e uma casa de verão, você pode escolher a caixa de esquadria mais simples projetada para serrar peças em ângulos comuns. É ideal para combinar molduras e acabamentos de teto de plástico.
Se você deseja cortar o material em todos os ângulos possíveis, então é melhor dar preferência aos modelos profissionais, a solução certa nesta situação serão ferramentas de precisão de dois planos.
Além disso, ao comprar um dispositivo, é importante prestar atenção aos seguintes parâmetros.
- Material do produto e espessura da parede... Cadeiras feitas de metal e madeira têm provado seu valor. Eles são caracterizados por alta resistência e longa vida útil. Quanto à espessura, é aconselhável escolher uma ferramenta com paredes vedadas.
- Altura e largura máximas de corte... Este indicador é definido dependendo do tamanho da peça de trabalho, mas a ferramenta deve ter a capacidade de ajuste.
- Serra... Para não pagar a mais, os especialistas recomendam comprar caixas de esquadria, que são vendidas completas com uma serra. Via de regra, é equipado com um fundo e é facilmente instalado na tela graças aos quebra-cabeças especiais.
- Golpe... Ao cortar ou serrar material, a serra deve mover-se livremente sem folga.
- Lacaios... Em muitos modelos da ferramenta, elementos de fixação adicionais são fornecidos para fixar a peça de trabalho com segurança. Para facilitar o fluxo de trabalho, é melhor dar preferência a cadeiras de meia-esquadria com grampos.
- Número de cantos... Quanto mais houver, melhor. É importante garantir que a ferramenta tenha marcações de canto visíveis.
Quanto ao fabricante, no mercado encontra caixas de esquadria de marcas nacionais e estrangeiras.
Em termos de qualidade do produto e críticas positivas, a classificação das empresas é apresentada da seguinte forma: FIT, Zubr, Gross, Stanley, Kuper, Profi e Stayer... Eles produzem vários tipos de caixas de esquadria para uso doméstico e profissional. Todos os produtos são certificados, possuem alta resistência ao desgaste e são projetados para um consumidor de renda média.
Como usar?
Depois que a caixa de esquadria é selecionada e comprada, é importante estudar as regras básicas para seu funcionamento. Isso vai garantir um trabalho seguro e melhorar a qualidade do corte.O dispositivo é preso a uma mesa ou rack especial por meio de parafusos auto-roscantes ou grampos. Em seguida, são feitas marcações na peça de trabalho e esta é colocada em uma bandeja, pressionada contra a lateral, alinhando a marca com a ranhura.
Em seguida, a lâmina de serra é montada nas ranhuras e o corte começa, enquanto para melhorar a precisão dos cortes é necessário escolher uma serra especial equipada com uma coronha.
De maneira semelhante, os artesãos iniciantes costumam realizar trabalhos em casa: serrar mais complexo requer uma ferramenta profissional e uma certa experiência. O corte de peças com configuração complexa é realizado por meio de ferramenta com mecanismo rotativo. Ângulos e caminhos de corte são definidos de forma independente nele.
Para cortar peças de trabalho com uma caixa de esquadria elétrica, você deve seguir as seguintes regras.
- Primeiro você precisa estudar as instruções que vêm com o dispositivo. Isso é necessário para saber definir os ângulos de corte e fazer a marcação a laser.
- Em seguida, o mosto é fixado na mesa e o contorno das linhas de corte é iniciado de acordo com os desenhos.
- No painel digital, as luminárias definem o ângulo desejado e passam a trabalhar diretamente.
Independentemente do tipo de caixa de esquadria, ao usá-la, você deve aderir às precauções de segurança. Para isso, são utilizados óculos de proteção e luvas grossas.
O trabalho só pode ser executado com uma ferramenta bem fixada. Caso a caixa de esquadria não esteja equipada com grampos, a peça de trabalho deve ser segurada com a mão durante o corte.... Para isso, com o polegar posicionado a uma distância segura, encostam-se ao material de corte, pressionando-o firmemente contra a lateral, enquanto os demais dedos devem cobrir a própria lateral. Além disso, antes do trabalho, a serra deve ser instalada nas ranhuras ao longo da altura dos dentes.
Para evitar que o mestre salte para fora da ranhura, recomenda-se que a marcação seja realizada com movimentos lentos e suaves. Um modelo de caixa de esquadria devidamente selecionado também ajudará a facilitar o corte.
Uma visão geral da caixa de esquadria e as regras de uso são apresentadas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.