Ferramentas de carpintaria: tipos básicos, dicas para escolher

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos principais
  3. Ferramentas adicionais
  4. Sutilezas de escolha

Os proprietários de casas de campo e chalés de verão devem ter sempre à mão um bom conjunto de ferramentas de carpintaria, pois não podem passar sem elas na quinta. Hoje o mercado da construção civil é representado por uma enorme seleção de ferramentas, mas você não deve comprar uma falsificação inútil e bonita, mas sim aparelhos profissionais e de alta qualidade. Além disso, todos os conjuntos de carpintaria devem ser constituídos pelo mínimo necessário de acessórios, graças aos quais qualquer trabalho com madeira será rápido e fácil.

Peculiaridades

O conjunto de carpinteiro é um conjunto completo, que consiste em um enorme sortimento de várias ferramentas projetadas para fazer artesanato sólido e processamento de madeira de alta qualidade. Para organizar adequadamente o trabalho de uma carpintaria, você não deve apenas adquirir um conjunto mínimo de ferramentas, mas também ter um canto bem equipado.

Também é importante garantir a segurança do trabalho e a disponibilidade de materiais de carpintaria. Para fazer isso, todas as ferramentas devem ser colocadas nas prateleiras ou prateleiras em uma ordem específica.

Muitos artesãos novatos costumam confundir ferramentas de carpintaria com carpintaria, chaveiro e ferramentas mecânicas. Mas a principal diferença entre esses kits é que eles são usados ​​para trabalhar em bruto de madeira que já passaram pelo corte preliminar e lixamento. A carpintaria pode ser cortada e dimensionada para detalhes futuros. Eles permitem que você processe a matriz para obter a máxima qualidade de superfície. Para carpinteiros novatos e amadores, os especialistas recomendam comprar conjuntos em malas, consistindo dos acessórios mais necessários, enquanto para artesãos experientes, conjuntos contendo 50 ou mais acessórios são adequados.

Tipos principais

A ferramenta de carpintaria, dependendo da sua finalidade, divide-se nos seguintes tipos: marcação e medição, serrar e percussão, furar, cortar e adicionais ou chamados auxiliares (pinças, prensas manuais e pinças de parafuso). Vale ressaltar que a ferramenta de fixação desempenha um papel fundamental, pois proporciona a comodidade de trabalhar com madeira. Os kits domésticos mais simples geralmente consistem em dispositivos para serrar, processar e fixar as peças de madeira, são manuais. O profissional é considerado universal, pois inclui todos os aparelhos necessários, inclusive aparelhos elétricos. Cada tipo de instrumento é caracterizado por sua própria finalidade.

Choque

É usado para fixar peças aplicando força de impacto. O principal representante dos instrumentos de percussão é o martelo, que possui um lado de golpe plano, e sua parte oposta é dotada de um pregador e bifurcada na forma da letra "V".

    Na obra também é utilizado um macete, que parece um martelo, mas é feito de madeira. Dá um golpe na madeira sem possíveis danos. Além disso, as ferramentas de percussão também incluem um doboinik (projetado para martelar cabeças de pregos), um machado (sua coronha atua como uma parte marcante) e um enxó (uma das variedades de machado usadas para cortar tábuas).

    No trabalho do carpinteiro, o machado também é uma ferramenta importante, que possui vários tipos. Os eixos são divididos em classes, dependendo do ângulo dos eixos na alça. Sua lâmina, via de regra, é afiada nos dois lados, o que torna o dispositivo multifuncional, podendo ser utilizada para corte e gofragem. No caso de o machado em relação ao cabo ser colocado em um ângulo de até 90 graus, o machado é geralmente denominado de ângulo agudo. Eles podem realizar o processamento primário da madeira e remover nós ou casca dos troncos.

    Com a ajuda de um machado, no qual a machadinha é colocada em um ângulo de até 100 graus ou mais, eles costumam realizar trabalhos grosseiros na construção de um balneário ou casas de toras.

    Para cortar e serrar

    Esse tipo é necessário para cortar pedaços de madeira em um determinado tamanho e para serrar formatos diferentes. Essas ferramentas incluem uma serra convencional, uma serra de arco (que corta em um ângulo em ambas as direções), uma serra de metal e uma serra de vaivém. Além do mais, Freqüentemente, os artesãos também usam uma faca de carpinteiro, que pode ser de vários tipos: para cortar verniz e cortar ranhuras.

    Para aplainar

    Essas ferramentas são utilizadas na preparação de superfícies de madeira para a obra principal. Estes incluem um sherhebel (realiza o corte de grandes irregularidades), um plano (usado após o corte para nivelar a superfície) e uma junta (permite processar e alisar grandes superfícies). Além do mais, no trabalho de carpintaria, também são necessárias aplainadoras especiais: um zenzubel, um falzgebel, uma garra, um moedor, um grampo e um zinubel. A lista de ferramentas projetadas para quilting pode ser complementada com arquivos. Eles diferem em vários formatos, tamanhos de grãos e são usados ​​para acabamento de madeira.

      A ferramenta que lembra um avião - o tsinubel - também merece atenção especial. A sua principal finalidade baseia-se no alinhamento da superfície das tábuas e tábuas de madeira, que deve ser realizado antes da colagem.

      Graças ao zinubel, a superfície da madeira é uniformemente alisada, primeiro ao longo das fibras, depois através delas, obtendo-se um produto perfeitamente liso.

      Além disso, os cinzéis são freqüentemente usados ​​no trabalho de carpintaria. Essa ferramenta pode lidar com coisas que estão além do poder de uma serra ou avião. Basicamente, os cinzéis são adquiridos para formar depressões retangulares. Neste caso, o tamanho dos furos é regulado pela largura da ferramenta, que pode ser grande ou pequena. A largura mínima do cinzel é de 3 mm, a máxima é de 6 cm.

      Dispositivos semicirculares são usados ​​se houver necessidade de fazer reentrâncias ou orifícios redondos, ou para alinhamento. A principal vantagem dos cinzéis semicirculares é que eles permitem criar linhas suaves e uniformes que nunca são obtidas com cinzéis retos. Este tipo de acessório é dividido em vários grupos dependendo da profundidade do processamento da madeira, do raio da circunferência e da largura do painel.

      Os artesãos geralmente escolhem cinzéis redondos, profundos e inclinados.

      Todo carpinteiro, independente do nível de habilidade, deve ter no mínimo 2 cinzéis semicirculares com largura não superior a 12 cm no conjunto de ferramentas. A opção ideal seria ter um cinzel redondo e outro inclinado. Para obter indentações geométricas mais precisas da árvore, são usados ​​cinzéis de canto. Eles diferem no ângulo entre os chanfros e no tamanho do painel. Um cinzel de cranberry, que parece um painel curvo, não interfere no conjunto. Pode ser carvão, reto e semicircular. Além disso, cada modelo é caracterizado por sua própria quantidade de dobra, profundidade de chanfro e raio.

      Para cinzelar e furar

      Muitas vezes, ao fazer peças de madeira, torna-se necessário fazer ranhuras, entalhes e orifícios. Para esses fins, os artesãos adquirem não apenas uma broca comum, mas também um gimbal, uma braçadeira. Além dos dispositivos acima, você deve comprar conjuntos especiais de brocas de vários diâmetros. Talhadeiras e cinzéis também são necessários para fazer ranhuras e ranhuras.

        As brocas para trabalhar madeira são equipadas com um espigão especial ou com rosca no centro da aresta de corte, o que simplifica muito o processo de furação e torna as saliências ao longo das arestas mais lisas.

        No caso em que seja necessário fazer uma ranhura de vários formatos, use um cinzel ou cinzel.

        Nenhum trabalho de carpintaria está completo sem uma marcação cuidadosa. Portanto, ao completar um conjunto de ferramentas, você precisa ter um quadrado (representado na forma de barras perpendiculares, uma das quais possui uma régua), um localizador central (um triângulo isósceles), um absurdo (permitirá que você controle o uniformidade dos ângulos em 45 e 135 graus), um chanfro (parece uma barra presa com uma dobradiça especial), nível, medidor solar, fita métrica e fio de prumo.

        Para aumentar a precisão das marcações, use um medidor de espessura, uma bússola de marceneiro, um arrasto e um pente.

        A ferramenta de medição mais simples é considerada uma régua.mas pode ser feito de plástico, madeira ou metal. Existem marcações de 1 mm nele. Com uma régua, você pode medir comprimentos curtos (até 30 cm). Se você precisar fazer marcações em pranchas grandes, os artesãos usam uma régua dobrável com 100 cm de comprimento. Geralmente é feito de seções dobráveis ​​de madeira, plástico ou metal e se assemelha a um mecanismo de roleta em muitos aspectos.

        As seções são colocadas em uma caixa especial e podem ser desenroladas independentemente, mas ao contrário de uma régua dobrável, as fitas métricas têm até 30 m de comprimento.

        Ferramentas adicionais

        Além das ferramentas básicas incluídas no kit de carpintaria, vários dispositivos caseiros e padrão são usados ​​para trabalhos de alta qualidade. Na maioria das vezes, são pinças, rodas de afiar, pinças, prensas, pinças e batentes com almofadas. Graças a eles, é mais fácil cortar madeira em diferentes ângulos, assim como lascas de tábuas compridas.

        Uma mesa de serragem também é considerada um bom "ajudante" na carpintaria. Geralmente é equipado com um alicate para segurar as peças de trabalho, uma bancada e uma serra de vaivém.

        Sutilezas de escolha

        Depois de arranjado um lugar para carpintaria, o mestre precisa se preocupar com a disponibilidade de todas as ferramentas necessárias para trabalhar a madeira. Os iniciantes neste negócio às vezes têm dificuldade em fazer uma escolha a favor deste ou daquele dispositivo e compram muitas ferramentas desnecessárias, perdendo de vista as mais importantes, sem as quais será difícil fazer bem o trabalho. Para evitar esses erros, especialistas recomendam comprar um conjunto especial em uma mala... Ele consiste nos gadgets mais importantes e é convenientemente armazenado sem ocupar muito espaço.

        Hoje no mercado você encontra conjuntos de fabricantes nacionais e estrangeiros.

        Todos eles diferem em preço e configuração, por isso é importante atentar para o fato de que o conjunto inclui as seguintes ferramentas.

        • Serrote. É preferível dar preferência a modelos com tela larga e não muito longa. Quanto aos dentes, considera-se que sua altura ideal é de 5 cm, podendo ter a forma de um triângulo equilátero ou isósceles.
        • Plano. Caso pretenda realizar trabalhos simples de carpintaria, pode sobreviver com um avião duplo.
        • Cinzel. Esta ferramenta difere na forma e largura da lâmina. Os artesãos iniciantes em um conjunto precisam comprar um cinzel de até 18 mm de largura e outro de até 7 mm com um tipo de lâmina reta. Para o profissional, uma ferramenta com borda semicircular será uma excelente escolha, pois permite processar peças em diferentes direções.
        • Ferramentas de layout. Nas primeiras etapas, basta ter um medidor de espessura, uma régua e um esquadro. Ao escolhê-los, você deve prestar atenção à qualidade de construção e ao processamento das laterais de trabalho. Além disso, as marcações devem ser aplicadas de forma visível e com tintas duráveis, pois durante a operação serão rapidamente apagadas.
        • Torno. Esta é uma das ferramentas de carpintaria mais importantes, sem a qual não é possível cortar peças compridas e pequenas. Ao mesmo tempo, você não pode comprar teixos, eles devem ser apenas carpintaria. Esses modelos têm um design que consiste em duas pranchas planas e barras.
        • Grampos. Eles são projetados para fixar peças de trabalho em uma posição e são frequentemente usados ​​para colar peças individuais de uma peça. As braçadeiras são feitas de metal, madeira e plástico, mas a primeira opção é considerada mais durável e confiável na operação.
        • Arquivos. É aconselhável comprá-los em um pequeno conjunto de uma vez, pois cada tipo tem sua própria aplicação. Assim, por exemplo, um arquivo triangular é necessário para perfurar ranhuras rasas, um arquivo plano é útil para trabalhar com uma superfície lisa e um arquivo expansor para processar partes indiretas e extremidades. Os arquivos japoneses têm se mostrado bons no mercado, são caracterizados por alta resistência, uso conveniente, mas são caros.
        • Perfure ou fixe. Se você precisa fazer o trabalho rapidamente, é melhor comprar uma furadeira elétrica de médio a pequeno porte. Quanto ao colete, é preciso ter um comum na fazenda (pesa até 400 g) e um de "hora" (é usado em trabalhos cuidadosos e pequenos).

          Um dos principais componentes do conjunto de carpintaria é o avião. Sua escolha deve ser feita com muita responsabilidade, atentando para os seguintes indicadores.

          • Compromisso. As plainas estão disponíveis para corte de formas, acabamento e uso geral.
          • Qualidade da lâmina. As lâminas serrilhadas devem deixar ranhuras perfeitas na árvore.
          • Único. Deve-se escolher uma ferramenta com sola plana, sem violar a geometria, também não deve apresentar lascas e danos.
          • Alavanca. Sua escolha depende de preferências pessoais e sentimentos ao trabalhar com madeira. O dispositivo deve ser fácil de usar e caber confortavelmente na mão.

            Hoje, entre os conjuntos comuns para carpinteiros que receberam boas críticas estão esses conjuntos.

            • Intertool. Consiste em tais ferramentas: um quadrado conveniente, uma fita métrica (100 cm), uma faca, um lápis de marcação e uma serra manual. Graças à serra, é possível cortar barras, tábuas, pedaços de madeira e pequenas toras. Para fazer o corte corretamente, são utilizados marcadores em várias cores, cada uma desenhada para uma espécie de madeira específica, e um quadrado com ângulos retos. Assim, este conjunto permitirá ao carpinteiro novato realizar o trabalho mais simples.
            • Prêmio. É um conjunto profissional, pois inclui todas as ferramentas necessárias não só para o corte, mas também para o processamento de superfícies de madeira. A principal vantagem deste kit é que ele está localizado em uma caixa confortável e espaçosa. O conjunto é composto por cinzéis da empresa Narex (seus tamanhos são 6, 12, 16 e 26 mm), uma plaina dupla da empresa comercial Pinie (45 mm) e um Pinie falzgebel (27 mm). Além disso, o conjunto é complementado com um martelo, 5 tipos de alicate, uma régua de 2 metros, um martelo, uma serra e duas limas (uma para acabamento e outra para limpeza bruta).

            Graças a este conjunto, você pode realizar qualquer tipo de trabalho de carpintaria sem limitar suas capacidades.

            Antes de fazer uma escolha a favor desta ou daquela ferramenta, você deve decidir que tipo de trabalho eles planejam realizar. Os artesãos iniciantes podem sobreviver com um conjunto mínimo, mas para os “especialistas” em marcenaria é melhor adquirir conjuntos profissionais, embora sejam mais caros.

            Veja abaixo para mais detalhes.

            2 comentários
            O convidado 15.02.2020 20:37
            0

            Obrigado.

            0

            Resumidamente e muito.

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário