Cinzel de chaveiro: finalidade e dicas para escolher
Alguns trabalhos requerem uma ferramenta especial projetada para impacto mecânico com força destrutiva. Esse dispositivo é um cinzel. Ele será discutido no artigo.
O que é isso?
Um cinzel é um dispositivo de corte por impacto para processar metal ou pedra. É feito de aço carbono ferramenta. A ponta da ferramenta tem a forma de uma lâmina.
A ferramenta é multifuncional, mas é usada principalmente para:
- quebrar pedras;
- corte de metal;
- derrubando telhas;
- Cabeças de pregos / rebites "cortantes" e fechos semelhantes;
- desaparafusar / apertar parafusos e porcas com bordas "lapidadas".
Dispositivo
O diagrama mostra o dispositivo de um cinzel de carpinteiro: 1 - cabeça, 2 - haste, 3 - lâmina.
Em geral, o cinzel é uma barra reta, em cuja seção se pode traçar uma forma retangular, redonda, oval ou multifacetada. É afiado de um lado (lâmina de trabalho). A outra extremidade é destinada a golpes de martelo. Para garantir a segurança do mestre durante o trabalho, um "cogumelo" de proteção pode ser instalado no cinzel. É um cabo oco com uma conta de borracha, madeira ou plástico. No entanto, deve-se ter em mente que apenas as opções de construção da ferramenta são normalmente equipadas com um cogumelo protetor. Nos mesmos cinzéis, ele, via de regra, está ausente.
A lâmina de trabalho tem afiação dupla-face com ângulos de corte primários e secundários. Para aumentar a vida útil da lâmina de corte, ela é ligeiramente cega. A haste e a lâmina de trabalho do cinzel são sujeitas a endurecimento por calor sem falha.
Tipos e características
Existem cerca de 20 tipos diferentes da ferramenta em questão. Vamos listar os mais famosos deles.
- Formão - usado para trabalhar com metal não endurecido.
- Cinzel pique - usado com dispositivos pneumáticos (martelos jack e picador).
- Cruz de cinzel - equipado com uma aresta de corte cônica. Usado para puncionar ranhuras ou ranhuras em metal.
- Cinzel de ranhura - uma subespécie de um cortador transversal com uma borda cortante modelada.
- Cinzel de ferreiro - montado em um cabo longo de madeira (como um martelo). Isso permite que a mão que segura o dispositivo seja removida do metal quente. O uso de metal frio para corte não está excluído.
- Escarpelo cinzel - um dispositivo mais afiado em comparação com o modelo convencional, utilizado para trabalhar pedras. A lâmina de trabalho desta opção é semelhante a uma lâmina. Ajuda a alisar a pedra, usada principalmente por escultores. A ferramenta está equipada com um cogumelo de borracha, que protege o mestre não só de golpes nas mãos, mas também da dispersão de fragmentos.
As principais características da ferramenta incluem o tipo de fixação, sua finalidade (para o processamento de metais moles, semiduros e duros). O tipo de parte marcante (cônica ou reta) também é levado em consideração. Os cinzéis são fabricados em diversas variações de peças componentes (de acordo com os requisitos de GOST 7211-86). Alocar ferramentas com uma alça:
- seção oval plana;
- seção oval;
- seção hexagonal;
- Seção I.
Pelo tipo de parte impactante, existem opções que possuem:
- trabalho cônico e parte marcante na largura;
- parte marcante de trabalho reto na largura.
Se o dispositivo se destinar ao corte de metais, ao criá-lo será utilizado aço carbono dos graus U7, U8, U9, U7A, U8A, etc.Se a ferramenta for criada para trabalhar rochas, eles levam opções estruturais para aço 45, 50, 50X, que podem ser equipados adicionalmente com pastilhas de metal duro, por exemplo, da Pobedit.
O cinzel com brasagem vitoriosa é adequado para trabalhar concreto, metal, raças diversas. Esse cinzel vai durar mais do que um dispositivo sem solda. Ele também vai durar mais sem nitidez.
De acordo com os requisitos técnicos do GOST, a dureza dos cinzéis deve corresponder a certos parâmetros. Para uma superfície de trabalho com comprimento de pelo menos metade da aresta de corte para aço graus 7ХФ, 8ХФ, esse valor é 56-60 HRC. Para U7A, 8HF, é fornecido um valor de 54-58 HRC. Para a parte de impacto em um comprimento de pelo menos uma vez e meia a partir da extremidade de impacto para 7HF, 8HF, a norma estabelecida é 41-46,5 HRC. Já para U7A, 8HF, aqui os indicadores estão na faixa de 36,5-41,5 HRC.
Outros tipos de aço podem ser usados para criar produtos. O principal é que as propriedades mecânicas do material no estado processado não são piores do que as das variedades descritas acima.
Os cinzéis devem ter um revestimento protetor e decorativo. De acordo com GOST 9.306 e 9.032, isso pode ser:
- óxido com óleo, fosfato com óleo ou cromo com espessura de 9 mícrons;
- cromo de 1 mícron de espessura com uma subcamada de níquel aplicada por redução catódica com espessura de 12 mícrons;
- galvanizado com espessura de 15 mícrons com cromatização e fosfato, seguido de pintura das superfícies do cinzel com esmalte nitrogliftálico NTs132 de várias cores de acordo com a classe II;
- cádmio com 21 mícrons de espessura com cromatização;
- cromo 1 mícron com uma subcamada de níquel de 14 ou 7 mícrons de espessura.
Os tamanhos do cinzel variam. O comprimento varia de 100 a 200 mm, incluindo opções com indicadores de 125, 160 mm. A largura da peça de trabalho pode ser de 5 a 20 mm. Em termos de peso, as versões mais leves podem pesar entre 210 e 380 g e as pesadas (usadas com ferramentas elétricas) podem pesar entre 590 e 750 g.
Os ângulos de nitidez também podem variar. Para metais macios, são usados produtos com um ângulo mais agudo (cerca de 35 graus). Para metais duros, é necessário um ângulo maior (45-70 graus).
Dicas de Seleção
Antes de comprar um cinzel, vale antes de mais nada determinar para que tipo de trabalho ele será utilizado: construção ou chaveiro. A principal diferença entre as ferramentas é a presença ou ausência do elemento de segurança, que foi mencionado no início do artigo. Devido a isso, as dimensões são reduzidas e a área de trabalho da ferramenta aumenta.
Também vale a pena prestar atenção ao tipo de aço com o qual o cinzel é feito. A lista de tipos de materiais recomendados é fornecida acima. Os cinzéis da mais alta qualidade têm boa tenacidade. Isso reduz o risco de lascas de partículas da lâmina durante a operação, tornando a ferramenta mais segura. Os cinzéis feitos de aço macio ou com lâminas não endurecidas deterioram-se rapidamente.
Você não deve escolher modelos baratos de fabricantes pouco conhecidos, eles podem acabar sendo de baixa qualidade. Dê preferência a marcas confiáveis.
Como usar?
- Antes de começar a trabalhar com um cinzel, você precisa se certificar de que sua superfície de trabalho está intacta. Para isso, basta inspecionar o gume da lâmina em busca de rachaduras, lascas e defeitos semelhantes. Se você encontrá-los, não é recomendável trabalhar com a ferramenta para evitar ferimentos.
- Certifique-se de usar óculos e luvas ao trabalhar. É possível complementar o dispositivo com uma almofada protetora de borracha, o que aumentará o nível de segurança do mestre. Lembre-se de que a ferramenta deve estar seca, caso contrário, ela pode escorregar para fora da mão (isso se aplica tanto ao martelo quanto ao cinzel). Ao trabalhar, é necessário monitorar cuidadosamente para que não haja estranhos por perto.
- Não se esqueça de marcar o material. Uma folha de metal fina, mas volumosa, pode ser cortada em uma bigorna. O cinzel deve ser mantido na posição vertical. Se a peça de trabalho for pequena, mas tiver uma grande espessura, é melhor fixá-la em um torno. As esponjas devem estar alinhadas com as marcações.Se a espessura do metal for significativa, a linha de marcação deve estar localizada 4 mm acima deles. O martelo atinge de forma curta e clara a parte de trás do cinzel no ângulo certo.
- Ao trabalhar com chapas de metal, leve em consideração seu tipo e espessura (chapas grossas devem ser cortadas em várias passagens). Se precisar cortar um pedaço de arame com um cinzel, não tente fazer de uma só vez, porque a parte cortada pode voar em uma direção aleatória, o que fará com que você perca tempo procurando por ela. Melhor dar um golpe leve (corte) de tamanho pequeno e quebrar a peça que você precisa, que no final ficará em suas mãos.
- Não se esqueça que o peso do martelo deve ser pelo menos várias vezes maior que o peso do cinzel. Caso contrário, o trabalho se tornará um problema real: o martelo escorregará da superfície da parte de impacto do cinzel e a produtividade ficará próxima de zero. O estado do martelo também é importante, em particular, a confiabilidade de sua fixação ao cabo. Se a parte impactante da ferramenta saltar para fora do suporte durante a operação, há risco de ferimentos.
- Lembre-se de que o cinzel deve ter o ângulo de afiação correto. Quanto mais difícil for o metal para trabalhar, maior será o ângulo. Para ferro fundido, aço duro e bronze, um ângulo de afiação de 70 graus é assumido. Para materiais de maciez média e aço macio (latão, zinco, cobre) - 60 graus. Para o alumínio, é necessária uma ferramenta com um ângulo de afiação de 40 graus.
Recursos de nitidez
Para fazer a autoafiação, é necessário preparar um pequeno tanque com água limpa, no qual colocará periodicamente a ferramenta aquecida (para evitar o amolecimento do seu endurecimento inicial). A afiação é realizada na extremidade da roda de esmeril. A lâmina do cinzel deve estar contra a direção do movimento da roda de esmeril (para garantir que as faíscas sejam desviadas para baixo). Dependendo da temperatura ambiente e da velocidade de rotação da lixa / pedra, o cinzel deve ser resfriado por 30 a 60 segundos.
Se você expor demais a borda, ela pode superaquecer e perder sua dureza. Isso tornará impossível o manuseio de materiais duros. Ao afiar, mude o lado de contato da lâmina de corte, pois o cinzel tem um escape de duas vias. A inversão periódica torna possível manter a geometria correta. O afiamento também pode ser feito sobre uma lixa, mas isso levará mais tempo (neste caso, o processo é feito avançando).
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.