Ferramentas de chaveiro: requisitos, tipos e dicas para escolher
Ferramentas de serralheiro são um conjunto complexo de dispositivos, cuja tarefa é facilitar a usinagem de metais e alguns outros processos de reparo. A gama de aplicação desses dispositivos é muito ampla e, portanto, sua variedade é grande. Basta dar exemplos de operações em metal que não podem ser realizadas sem as ferramentas adequadas para entender a importância e as especificidades de sua aplicação: furar, dobrar, rosquear, serrar, cortar.
Peculiaridades
Cada ferramenta de chaveiro, dependendo da área de aplicação, tem suas próprias características.
Em primeiro lugar, é o material de que é feito. Visto que o campo de aplicação, por exemplo, de uma ferramenta de corte é o metal, a dureza das ligas com as quais ela é feita também deve ser correspondente. Elevados requisitos de resistência e ferramentas de montagem. Feitas de aço especial e às vezes com condições especiais de endurecimento, as ferramentas são amplamente utilizadas para uma ampla variedade de trabalhos.
O equipamento deve ser confortável o suficiente para o chaveiro. Trabalhar com materiais duros é estressante e pode causar ferimentos graves se os cabos forem de baixa qualidade ou desajeitados.
Requisitos
O uso da ferramenta também dita os requisitos para sua condição. Separadamente, deve-se pensar naquele que foi projetado para trabalhar com objetos sob tensão elétrica. Por exemplo, a instalação de fiação elétrica. Aqui já só a ergonomia é indispensável.
Ferramentas especiais com cabos isolantes não devem ser usadas para este ou trabalho semelhante. Ao contrário de outras ferramentas de montagem, ele tem juntas menos fortes e pode ser seriamente danificado se não for usado para o fim a que se destina. Especialmente durante esse trabalho, os cabos de isolamento que não são projetados para cargas significativas sofrem. Por sua vez, você não deve usar uma ferramenta reforçada que não tenha isolamento elétrico para trabalhos elétricos - as consequências podem ser terríveis.
O requisito mais importante ao trabalhar com ferramentas de chaveiro são as medidas de segurança. GOST regula claramente sua aplicação.
Os principais tipos e sua finalidade
A classificação de toda a variedade de ferramentas de chaveiro é baseada na variedade de suas aplicações. Mesmo que forneçamos uma lista simples em ordem alfabética, será necessária uma quantidade significativa, portanto, daremos, no entanto, a classificação geralmente aceita de um instrumento profissional.
Percussão manual
São todos os tipos de marretas e marretas, incluindo ferreiros. Eles são usados para cortar e dobrar metal, fazendo furos nele.
O grupo de percussão inclui o soco central necessário para a marcação. Cortar metal é impossível sem um cinzel - esta também é uma ferramenta de serralheiro de percussão. Um cinzel especial para fazer depressões em metal é um cortador transversal, na verdade, como um convencional, mas com uma superfície de corte estreita que permite perfurar uma ranhura ou depressão. Não pode ser aplicado sem martelo, como no caso do cinzel. Assim, o martelo é outra ferramenta padrão do conjunto.
Fixação
Um grupo separado é formado por ferramentas de serralheiro de alicate de aperto ou articulado: alicate, alicate, tenaz, alicate. O torno estacionário também é uma ferramenta de fixação. É impossível segurar uma peça de metal com a mão durante o processamento e, às vezes, é perigoso. Foi para essa operação que as ferramentas deste grupo foram inventadas.
Para threading
Durante séculos, as peças de metal foram conectadas por meio de conexões roscadas. Ferramentas especiais também foram desenvolvidas para rosqueamento. A rosca externa é cortada com um molde, fixada em um porta-molde, conectado a um botão, girando o qual a linha é cortada.
A torneira fêmea também é mantida no lugar com uma ferramenta especial. Ambas as ferramentas possuem ranhuras para coleta de cavacos. Eles são feitos de aço ferramenta de alta qualidade.
Para usinagem
O processamento mecânico do metal é realizado por meio de arquivos e a revisão secundária ou o processamento de pequenas peças por meio de arquivos de arquivo. Com a ajuda desses dispositivos, você também pode serrar metal.
Para cortar metal
Uma serra é usada para cortar peças de metal. Esta ferramenta pode ser usada para serrar uma folha de metal, barra, tubo, canto. Uma folha de metal pode ser cortada com uma tesoura especial, manual ou estacionária, uma das superfícies de corte da qual é fixada de forma inamovível. O raspador permite retirar uma camada fina da superfície dos produtos, esta operação é necessária para criar juntas de peças metálicas de alta qualidade.
Para perfuração
Os furos no metal são feitos por perfuração. Para fazer isso, use:
- brocas de diâmetros diferentes feitas de aço de liga;
- para um melhor processamento dos furos, são usados alargadores;
- para fazer uma conexão aparafusada ou rebitada, chanfros são selecionados - isso permite que a cabeça do parafuso ou rebites sejam embutidos;
- escareadores também são usados para realizar essa operação;
- se for necessário melhorar a qualidade do furo acabado, por exemplo, ajustá-lo para um diâmetro um pouco maior ou alinhar um furo feito a um determinado ângulo, usa-se um escareador.
Montagem e montagem
Um grupo especial é formado pelas ferramentas necessárias para a montagem, as chamadas ferramentas de encaixe e montagem ou encaixe e montagem. Para conexões roscadas (parafuso - porca), são utilizadas chaves inglesas. Chaves abertas são comuns; chaves de boca, chaves de soquete, chaves ajustáveis (podem ser ajustadas dependendo do tamanho da cabeça do parafuso ou da porca), catraca e chaves articuladas também são usadas.
A variedade de chaves sugere seu uso em uma variedade de ambientes. Em alguns casos, é necessário dosar a força de aperto da conexão roscada, para isso inventaram-se as chaves dinamométricas. Para parafusos ou parafusos (parafusos auto-roscantes), as chaves de fenda foram desenvolvidas com uma cabeça reta ou Phillips.
Ferramentas de medição
O processamento de metal é impossível sem instrumentos de medição de precisão. O mais simples deles é a régua. No entanto, seu comprimento é sempre limitado, sendo inconveniente o uso de uma régua muito longa. Para evitar tais inconvenientes, uma régua flexível foi inventada - uma fita métrica.
Calibres, medidores de profundidade e medidores de altura foram desenvolvidos para medições precisas. Não menos importantes são todos os tipos de padrões, sondas e barras e placas de nivelamento. Essas ferramentas permitem determinar os valores microscópicos de vários tipos de lacunas com seus ajustes subsequentes. Vários níveis e transferidores também são usados para medir os ajustes. Dispositivos de indicação são necessários ao trabalhar com equipamentos elétricos.
Além da classificação acima, há uma divisão de ferramentas de chaveiro em ferramentas domésticas e profissionais. É muito fácil distingui-los, em primeiro lugar, em termos de preço. O primeiro, via de regra, é mais caro, mas sua qualidade é muito superior.
Dicas de Seleção
A escolha de uma ferramenta de chaveiro é determinada por sua aplicação.Em primeiro lugar, é necessário compreender a diferença entre as chamadas ferramentas domésticas e profissionais.
Comprar uma ferramenta cara de serralheiro, se for para ser usada para reparos domésticos irregulares e trabalhos de instalação, pode acabar sendo excessivamente cara. Claro, em qualquer casa deve haver um conjunto padrão de ferramentas elementares: um martelo, um alicate, uma chave inglesa ajustável ou mesmo duas, uma chave de fenda plana e Phillips. Eles podem ser úteis para pequenos reparos - por exemplo, o parafuso de ajuste da porta do armário foi desparafusado, a caixa do guindaste se deteriorou e outras avarias domésticas.
Mas para atividades profissionais sérias, tais ferramentas não devem ser utilizadas de forma alguma. Para ferramentas profissionais, está sendo desenvolvido aço especial para ferramentas, o que as torna mais caras, mas também aumenta a resistência ao desgaste. Além disso, a ferramenta profissional distingue-se pela elevada qualidade dos cabos, não só em termos do material de que são feitos, mas também em termos de forma. Essa ferramenta ergonômica não escorrega da mão, o cabo não gira em nenhuma circunstância, é confortável e não esfrega a mão durante o uso prolongado com considerável esforço.
Ao comprar uma ferramenta para o lar, não se iluda com um preço muito baixo. Nesse caso, em breve você terá que gastar dinheiro novamente com a ferramenta.
Pode falhar na primeira vez que for usado. No entanto, dificilmente vale a pena comprar muito caro. Os custos, como dizem, não serão compensados se a aquisição ficar parada por meses.
Abaixo, você pode se familiarizar com as ferramentas de serralheiro da marca de aço.
O comentário foi enviado com sucesso.