Esclerômetros: recursos e dicas para escolher
O esclerômetro é um dispositivo que permite avaliar algumas das características de diversos materiais pelo método de avaria. Os primeiros métodos sérios de testar a resistência de metais e minerais surgiram no século 19, eles eram baseados em fazer cortes com objetos pontiagudos e limas. Com o tempo, os métodos de avaliação tornaram-se mais sofisticados e precisos.
O primeiro protótipo de um esclerômetro moderno foi um dispositivo criado pelo físico alemão Seebeck em 1833.
Finalidade e âmbito
Já o termo "esclerômetro" se refere a qualquer aparelho com o qual as superfícies estudadas são arranhadas, verificando, assim, indicadores como:
- a capacidade de resistir ao impacto de um objeto mais duro (dureza);
- a capacidade de restaurar sua estrutura após a exposição (plasticidade);
- capacidade de resistir à abrasão (resistência ao desgaste).
Em um caso particular, essa ferramenta é um testador de dureza para um material como o concreto, portanto, também é chamada de "martelo de concreto". A área de utilização desta ferramenta é a indústria da construção.
A ferramenta permite determinar a qualidade dos materiais a partir dos quais várias estruturas, edifícios e estruturas são erguidos. Isso é necessário para estudar sua integridade, prevenir a destruição em tempo hábil e excluir o aparecimento de vítimas.
Tipos e princípios de trabalho
O moderno mercado da construção civil produz três tipos de esclerômetros: mecânico, eletrônico e ultrassônico. Os primeiros dois tipos realizam medições de acordo com o método de impulso de choque padronizado por GOST. Consiste em determinar a duração do ressalto do mecanismo embutido, que transmite o impacto a uma superfície dura.
Instrumento mecânico tem uma forma alongada, semelhante a uma caneta esferográfica ampliada. Um pino de disparo de impacto com uma mola é montado dentro dele, e fora há uma escala que mostra a pressão suportada pela superfície. Este é o mais simples dos dispositivos existentes, que possui um erro significativo e uma pequena gama de aplicações.
Aparato eletronico Externamente semelhante a um mecânico, mas tem um tamanho muito menor e, adicionalmente, está equipado com um dispositivo eletrônico. Este dispositivo exibe os valores medidos levando em consideração o erro de temperatura e funciona com apenas duas baterias. O dispositivo eletrônico tem um erro menor e pode ser usado não só em concreto, mas também em superfícies de compósitos, metais, tijolos e mármore.
Tipo ultrassônico calcula a resistência dos materiais pelo tempo e velocidade da onda emitida. O corpo da ferramenta é de plástico, na parte frontal existem chaves e um display e na lateral dois contatos. Assim como o eletrônico, esse dispositivo tem a função de salvar as medições realizadas e funciona com bateria.
Peculiaridades
Cada tipo de aparelho tem suas próprias características.
Para modelos de ultrassom, são:
- a capacidade de trocar dados com um computador;
- controle conveniente e configuração do dispositivo usando botões e interface;
- desligamento com uma longa pausa no uso;
- memória para salvar medições;
- sondando o processo de trabalho;
- mudança automática de ondas;
- a capacidade de pesquisar defeitos e rachaduras.
As características distintivas dos modelos eletrônicos são:
- capacidade de registrar medições;
- a capacidade de transferir indicadores para um PC;
- função de classificação de dados medidos;
- mudando a direção do impacto.
Deve-se notar que os modelos eletrônicos têm um preço ótimo em relação às alternativas.
A especificidade dos modelos mecânicos é a seguinte:
- a capacidade de trabalhar a uma temperatura de - 40 °;
- baixo custo;
- erro alto;
- grande peso.
Características dos modelos modernos e dicas de escolha
Qualquer modelo moderno de testador para a resistência de materiais sólidos facilita os processos de todas as áreas de trabalho de construção. Com a ajuda de um pequeno dispositivo, é fácil realizar o controle de qualidade mesmo em alvenaria sem danos graves.
As principais características de todos os tipos de esclerômetros incluem vários parâmetros.
- Erro de medição... O maior erro em modelos mecânicos. Geralmente não é indicado, mas costuma chegar a 20%. E também os modelos mecânicos têm a maior frequência de avarias. Para eletrônicos, esse valor é de 5%, e o menor para equipamentos de ultrassom: 1%.
- Faixa de força de trabalho... Para dispositivos mecânicos, é 60 MPa, para dispositivos eletrônicos - 100. Para dispositivos ultrassônicos, o intervalo varia no tempo e na velocidade.
- Conforto de uso... É menos conveniente o uso de dispositivo mecânico devido à falta de preservação dos resultados e ao grande peso (1 kg).
- Preço... Nesse indicador, ocorre o contrário: o mais caro é um aparelho ultrassônico.
Se você fizer uma avaliação do melhor aparelho, então o líder, sem dúvida, será ultrassônico, pois está à frente dos demais em todos os aspectos, exceto no preço.
É melhor escolher os modelos mais recentes de fabricantes populares de instrumentos de medição para compra. As principais empresas que produzem produtos de qualidade incluem Interpribor com dispositivos Onyx, Condtrol com o mesmo nome, bem como Schmidt Hammer e RGK.
Para uma visão geral do esclerômetro IPS-MG4, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.