Como fazer uma bancada dobrável com as próprias mãos?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e materiais necessários
  3. Recomendações

Bancada de trabalho dobrável DIY - versão "móvel" da bancada de trabalho clássica. É muito fácil fazer você mesmo. A base de uma bancada de trabalho artesanal é um desenho desenvolvido levando em consideração os tipos de trabalho (montagem, chaveiro, torneamento e outros).

Peculiaridades

A bancada dobrável quando dobrada ocupa 10 vezes menos espaço do que uma de trabalho.

Portátil - uma versão semelhante em princípio a uma cadeira dobrável ou a uma mesa deslizante convencional, que é fácil de transportar. A desvantagem é a ausência quase total de caixas que pesem visivelmente a estrutura: em vez delas há uma ou duas prateleiras sem paredes traseiras, a própria bancada de trabalho se assemelha a um rack.

Universal - uma estrutura que é fixada na parede, mas ao contrário de uma mesa convencional montada na parede, essa mesa tem quatro pés. O esquema é complicado por rodas retráteis, que permitem que você use a bancada como um carrinho. Essa versão lembra uma mesa móvel de cachorro-quente popular entre os vendedores de fast food nos anos 90 do século passado: há prateleiras com paredes traseiras (ou gavetas completas). Ele pode ser dobrado contra a parede, levantado e fixado e rolado para outro lugar. Carregar requer a ajuda de mais duas pessoas: o peso é significativo - dezenas de quilos.

Uma bancada dobrável montada na parede é usada no "escritório" da casa ou na despensa - fora da casa. É estilizado para o design geral do interior da casa, pode ser feito como um minitransformador, cuja aparência os hóspedes não perceberão imediatamente que se trata de uma bancada de trabalho. Um tubo de perfil pode ser usado como pedestal.

Ferramentas e materiais necessários

Na fabricação de uma bancada para uma casa ou apartamento, utiliza-se um kit de chaveiro manual: um martelo, uma chave de fenda universal com diversos acessórios, um alicate, uma plaina, uma serra para madeira. Ferramentas elétricas irão acelerar significativamente o trabalho - uma furadeira com um conjunto de furadeiras, uma retificadora com um disco de corte para madeira, uma chave de fenda com pontas cruzadas e planas, uma serra de vaivém e aplainadoras elétricas.

Como materiais, você precisará:

  1. tábuas (madeira) com espessura de pelo menos 4 cm - são utilizadas para forrar um piso áspero ou final;
  2. folhas de contraplacado - a espessura mínima é de 2 cm.

Painéis de partículas e painéis de fibras não são adequados - eles não suportam uma carga significativa: com uma pressão de pelo menos 20-50 kg por centímetro quadrado, ambas as folhas simplesmente quebram.

A madeira natural é obrigatória. Em vez de compensado, a melhor opção é também uma placa de folha única com espessura de pelo menos 2 cm. Use madeira dura - a madeira macia se desgasta rapidamente.

E você também precisará de fixadores.

  1. Parafusos e porcas com arruelas de pressão - seu tamanho é de pelo menos M8. Alfinetes são permitidos.
  2. Parafusos auto-roscantes - com diâmetro de pelo menos 5 mm (tamanho da rosca externa). O comprimento deve ser tal que o parafuso auto-roscante quase alcance o lado reverso das placas a serem fixadas, mas sua ponta não fica visível ao toque.
  3. Se a bancada for feita com rodízios, são necessários rodízios para móveis, de preferência totalmente em aço.
  4. Cantos de móveis.

    Um resultado ainda melhor pode ser obtido usando cola de marceneiro junto com os cantos - por exemplo, "Marceneiro de momento", recomendado para colar madeira natural e madeira serrada.

    Processo de manufatura

    O contraplacado de madeira nobre, por exemplo, bétula, com uma espessura de pelo menos 1,5 cm, também pode ser adequado como material principal.

    Base

    A produção da caixa de base inclui várias etapas.

    1. Marque e corte uma folha de compensado (ou várias folhas) de acordo com o desenho.
    2. Como base - uma caixa com caixas. Por exemplo, suas dimensões são 2x1x0,25 m. Conecte as paredes laterais, a parede posterior e as divisórias para caixas com um pedestal (parede inferior da caixa transportadora).
    3. Para os compartimentos de gaveta resultantes, monte as gavetas - é aconselhável fazer isso com antecedência. O tamanho externo das gavetas é ligeiramente menor do que as dimensões internas dos compartimentos delas - isso é necessário para que deslizem para dentro e para fora sem esforço. Instale guias espaçadores, se necessário. Também instale os puxadores nas gavetas com antecedência (você pode usar puxadores para portas, armários, janelas de madeira ou outros).
    4. Instale a parede superior da caixa. Ainda não é uma mesa, mas uma base sobre a qual será instalada.
    5. Use um quebra-cabeças e uma lixadeira para arredondar as partes das pernas - no lugar onde cada perna forma um joelho.
    6. Coloque as tiras das pernas no centro da estrutura de suporte sem desviar da simetria. Por exemplo, se o comprimento das pernas é de 1 m, então a principal e as contrapartes podem ter meio metro de comprimento (sem contar os mecanismos de rolo). As pernas podem ter até 15 cm de largura, a espessura - de acordo com o número de camadas de madeira compensada.
    7. Prenda as rodas giratórias da mobília da marca Joker na parte inferior da caixa principal. Eles são colocados em parafusos de tamanho 10 e dão à estrutura a funcionalidade de um transformador.
    8. Instale as contrapartes das pernas nos parafusos da mobília. Realize uma montagem de teste, verifique seu bom funcionamento. Para evitar o afrouxamento de cada "joelho", grandes arruelas são colocadas (você pode usar arruelas de pressão).
    9. Para que no desdobramento não haja dificuldades, travessas sincronizadoras são instaladas nas partes móveis - como as que são colocadas nos bancos superiores e inferiores do passageiro, mesas rebatíveis em vagões de trem. Eles permitem dobrar e desdobrar rapidamente a bancada sem movimentos desnecessários.

    A bancada está pronta para mais refinamento.

    Tampo da mesa

    Depois de fazer a caixa e a marca "running gear", corte o tampo da mesa de uma nova folha de madeira compensada. Deve ser ligeiramente maior em comprimento e largura do que a caixa. Por exemplo, se o tamanho da caixa (vista de cima) é 2x1 m, então o tampo da mesa tem uma área de 2,1x1,1 m. A diferença no tamanho da caixa e do tampo da mesa dará a esta última estabilidade adicional.

    Algumas ferramentas elétricas, como uma máquina de serrar, exigem um tampo de mesa deslizante feito de duas metades divergentes. A lâmina da serra é posicionada de forma que a parte a ser cortada não se mova no caminho da lâmina da serra. Nesse caso, você precisará de guias (incluindo um perfil de metal), que não permitem que as metades do tampo da mesa se dispersem em outro plano. Aqui, pares curvados de perfis são usados ​​de forma especial (como espinho e ranhura), onde a lingueta e a ranhura vão ao longo de todo o comprimento do perfil (e do tampo da mesa como um todo).

    No caso mais simples, um perfil de canto convencional é usado: a parte superior do canto desliza ao longo da estrutura de suporte, a inferior evita que as metades divergentes do tampo da mesa se movam. Este tampo da mesa funciona tão bem como um torno. Aqui, o tampo da mesa deslizante substitui parcialmente o torno sem garras de aperto.

    Não há caixa com caixas em tal bancada - isso interferiria no trabalho, seria impossível prender as peças de trabalho no tampo da mesa. Para fixar as metades do tampo da mesa a uma distância selecionada uma da outra, use parafusos de avanço longitudinal com travamento e porcas de avanço, como em um torno real, ou grampos.

    Recomendações

    Para um contato mais claro, os pontos de contato das peças são revestidos com cola de madeira. Reforce as juntas coladas com cantos de móveis prontos ou perfis de canto recortados. Reforce as juntas de canto onde não haja contato com as gavetas com espaçadores triangulares.

    É aconselhável montar imediatamente um cabo de extensão com várias tomadas na bancada acabada - elas serão necessárias para a operação de algumas ferramentas elétricas.

    Uma bancada dobrável dificilmente é projetada para trabalhos pesados, como montagem de janelas e portas. Tornar o trabalho de fabricação de peças maciças pesando mais de uma dúzia de quilos é difícil. Para trabalhos "pesados", é melhor montar uma bancada de trabalho fixa de madeira que possa suportar um peso de mais de cem quilos.

    Não importa quanto tempo a bancada pode ser dobrada (incluindo um transformador). É improvável que um apartamento de um cômodo ou uma pequena casa de campo de 20 a 30 metros quadrados acomodem uma bancada de trabalho fixa que não possa ser dobrada. Concentre-se principalmente na filmagem do espaço vital. O mesmo conselho se aplica a uma despensa ou garagem ao ar livre.

    Não use compensado com menos de 15 mm de espessura ou madeira macia para a bancada. Tal bancada de trabalho servirá apenas para trabalhos de costura ou atividades que não requeiram o uso de força física bruta.

    Não trabalhe em uma bancada com reagentes fortes, especialmente se eles forem salpicados com frequência. Para trabalhos quimicamente ativos, são utilizadas mesas e suportes especiais, por exemplo, de vidro.

    O vídeo abaixo fornece instruções passo a passo para uma das opções de bancada dobrável do-it-yourself.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário