Semi-espátula de reboco: tipos e aplicações
A tecnologia de reboco de paredes tem milhares de anos de história. O processo básico e as ferramentas usadas não mudaram ao longo dos séculos, mas melhoraram.
O que é meio ralador?
Uma das ferramentas necessárias para construção e reparo é um meio ralador. Este artigo o ajudará a descobrir, se você for um novato em reparos, que tipo de ferramenta é, para que serve e como usá-la de maneira correta e eficaz. No artigo, até mesmo um profissional poderá encontrar técnicas úteis para trabalhar com um ralador. Portanto, sua principal tarefa como ferramenta é aplicar uma solução de nivelamento de superfície.
Tipos e aplicação
A ferramenta é usada durante o trabalho de acabamento para aplicar, ou melhor, revestir uniformemente a superfície da parede com uma mistura de construção. O raspador é uma placa com uma espessura de cerca de 10 mm, suas dimensões padrão são 60 cm de largura e 60 a 100 cm de comprimento, com uma alça acoplada no meio da ferramenta. Seu pequeno tamanho deve-se ao fato de ser utilizado apenas para a aplicação da mistura em pequenas áreas - como a área ao redor de portas, janelas ou elementos arquitetônicos especiais, também desempenha a função de nivelar o material aplicado nos cantos.
Variedades de meio ralador:
- Poliuretano, que na prática é usado com mais frequência do que outros. É o material mais comum no mercado de construção porque é fácil de usar. Parece uma placa de plástico, mas na hora de escolher é importante não confundir esses dois materiais.
- Madeira Os polidores são muito mais fortes do que muitos outros, por exemplo, espuma e poliuretano. A desvantagem desse tipo é que o material pode começar a aderir à sua superfície, ou seja, o raspador começará a "crescer" com a mistura.
Devido à perda de sua forma original, pode resultar em cantos não muito desgastados.
- Espuma adequado para pequenas áreas de processamento. Tem vida curta, mas é barato. Deve-se esclarecer que basta para alguns golpes, mais tarde pode quebrar ou grudar na superfície. A qualidade do trabalho executado também será significativamente afetada. Apesar de todos os inconvenientes do uso, ele é encontrado na construção de supermercados.
- Metal a ferramenta é usada para o processo de passar a ferro a superfície, é adequada para quem planeja aplicar tinta na parede no futuro.
São necessárias habilidades especiais para usar essa ferramenta.
- Plástico assim como metal, requer destreza e é usado em ocasiões especiais para fácil manuseio em áreas pequenas.
- Outros materiais - borracha, látex, esponja - também usado para criar um meio ralador. Essas ferramentas são utilizadas para a decoração final, mas não para a obra principal.
Obviamente, é melhor dar preferência a uma ferramenta de poliuretano: com ela vai economizar tempo e melhorar a qualidade da aplicação. Além disso, problemas com a ferramenta grudada na parede são improváveis.
É melhor selecioná-lo de acordo com o tamanho da palma da mão.
Uso
Em primeiro lugar, é preciso decidir o tamanho da área a ser tratada e não preparar muita mistura com antecedência, principalmente se for de cimento. O primeiro é sempre o processo de gesso. Ele começa aplicando a mistura em um movimento circular no sentido anti-horário.Será preciso muita força e habilidade para aplicar o material na superfície, já que a mistura, apesar de sua consistência espessa, não é totalmente maleável e requer pressão para aplicação uniforme, e ações repetidas e repetitivas cansarão rapidamente uma pessoa despreparada.
A principal tarefa é manter a mesma pressão, então o uso de uma bóia ajudará, pois sua principal finalidade é compactar a solução aplicada. O uso da espátula inicia-se após uma pausa de 5 horas, necessária para a secagem da parede. A tecnologia de tratamento de superfície com espátula é mais semelhante ao processo de reboco descrito acima, com apenas um acréscimo: ao aplicar a solução, não se deve tirar a mão da superfície a ser tratada para criar uma camada uniforme.
Existem algumas nuances que devem ser levadas em consideração no trabalho com espátula, entre elas:
- É importante levar em consideração não apenas a qualidade da ferramenta e da técnica ao realizar o trabalho, mas também fazer uma escolha em favor de soluções de alta qualidade para a mistura. Deve ser bem misturado, homogêneo, grosso, sem grumos. É muito importante não se confundir com a quantidade de água, e também areia fina deve estar incluída na composição. Uma alternativa a esse processo demorado é comprar uma solução pronta.
- Os métodos de rejuntamento do gesso podem ser divididos em dois principais: são movimentos circulares e movimentos dispersos, ou seja, para cima e para baixo. O primeiro método é mais simples.
- Durante o trabalho com a ferramenta, o excesso de solução não completamente seca pode se acumular, eles devem ser removidos imediatamente, caso contrário, isso pode complicar o processo e encurtar a vida útil da ferramenta.
- A limpeza com espátula é um processo demorado, por isso existe o risco de a parede secar antes de ser totalmente nivelada, portanto, no processo, as paredes devem ser umedecidas de vez em quando, na maioria das vezes utiliza-se uma escova para isso.
A tecnologia de nivelamento de superfície não requer despesas especiais ou ferramentas caras, portanto, todos podem implementá-la. A única coisa fundamentalmente importante neste processo é a destreza e a força física.
Você pode aprender a rejuntar adequadamente o gesso no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.