Dobradores de tubos manuais: o que são e como funcionam?
Durante o trabalho de reparo, muitas vezes é necessário alterar a forma dos tubos. Você pode obter o resultado desejado usando uma ferramenta especial - um dobrador de tubos manual. Em nosso artigo, vamos falar mais sobre o dispositivo desta ferramenta, suas variedades e dar uma visão geral dos modelos mais confiáveis.
O que é isso?
Um dobrador de tubos é uma ferramenta projetada para dobrar tubos feitos de uma ampla variedade de metais. A utilização do equipamento permite garantir a deformação mais uniforme no ângulo desejado. A curvatura ocorre suavemente, o aparecimento de quebras, dobras inestéticas são excluídas - isso é extremamente importante se os tubos servem para transferir substâncias líquidas e gasosas, caso em que sua vazão permanecerá no mesmo nível.
Usando um dobrador de tubo manual, você pode deformar metais como aço inoxidável, cobre, titânio, alumínio ou latão... A compressão e a mudança de forma ocorrem sob a influência da força física de uma pessoa - um operador. Esta máquina não está presa a um lugar, é móvel e pode ser facilmente transportada de um lugar para outro. Para reduzir o estresse nas mãos do operador, o mecanismo é equipado com alavancas estendidas.
A principal desvantagem de tal ferramenta é que não pode ser usada para realizar trabalhos em grande escala. A deformação de tubos requer grandes custos físicos, portanto, após várias deformações consecutivas, o operador fica muito cansado - uma pessoa não consegue trabalhar por muito tempo. No entanto, se o trabalho de reparo for executado por uma equipe de trabalhadores, eles podem se substituir, e esse defeito não será tão significativo.
Os dobradores de tubos manuais são baratos, leves e fáceis de manobrar, por isso são freqüentemente usados no trabalho de gasicultores, encanadores e outros artesãos envolvidos em sistemas de aquecimento.
Com a ajuda de uma máquina manual, se necessário, a dobra pode ser realizada diretamente no local de instalação, sem gastar tempo e esforço no transporte de tubos de grande porte para a oficina de produção.
Com a ajuda de um dobrador de tubos manual, você também pode dobrar os elementos das estruturas de quadro:
- equipamentos esportivos;
- Suportes para vinhas de jardim;
- mobiliário;
- estufas e estufas;
- dosséis da varanda.
A utilização de um dobrador de tubos permite a produção de peças unilaterais, estas obras são muito procuradas na montagem de estruturas de caixilhos, por exemplo, estufas e estufas.
Dispositivo e princípio de operação
O mecanismo de operação da dobradeira de tubos é baseado na possibilidade de deformação dos tubos ao longo de um determinado raio. Para de modo que dobras não apareçam no interior quando o metal é dobrado, é necessário que o tamanho da zona de dobra corresponda a aproximadamente 3-4 diâmetros da peça... Se a usinagem for mais curta, a geometria desejada será quebrada.Como resultado desse impacto, um material com paredes finas se dobra em uma ondulação ou simplesmente se quebra.
Ao usar um dobrador de tubos manual para trabalhar com tubos soldados, há sempre o risco de divergência de costura - produtos dobrados de alta qualidade só podem ser obtidos ao trabalhar com peças sem costura feitas de material macio.
O princípio de funcionamento da ferramenta é simples: o tubo é preso dentro da máquina, os braços são dobrados, produzindo pressão mecânica nas paredes da peça. Os pontos de contato são em forma de rolos, de forma que a ferramenta rola sem problemas em todo o perímetro do tubo, garantindo uma pressão uniforme em todo o comprimento. Esse processamento permite eliminar completamente o aparecimento de amassados em locais de pressão.
As bordas das peças de trabalho são bloqueadas por travas de roletes durante a operação, para que o tubo não se mova - o que garante a máxima segurança no trabalho.
Visão geral da espécie
Alavanca
É uma ferramenta útil que pode ser usada em tubos de cobre, plástico reforçado com metal e paredes finas. O princípio de funcionamento de tal dispositivo é bastante simples: cada mecanismo tem uma suspensão de rolos, bem como um meio rolo e um par de alavancas. A peça é formada sob a influência da força física do operador e é fixada com uma braçadeira. Este processamento permite que os tubos sejam dobrados em 180 graus.
As vantagens indiscutíveis de uma ferramenta de alavanca incluem:
- a capacidade de dobrar o peso do metal sem um ponto de apoio;
- um grande número de tubos com um ângulo de curvatura igual pode ser processado com um rolo;
- a presença de uma alavanca multiplica a pressão sobre o metal e ao mesmo tempo reduz a força de aplicação necessária do operador.
Carregado com mola
Do ponto de vista técnico, este dobrador de tubos portátil é a ferramenta mais simples - uma mola elástica comum, que é capaz de manter sua forma perfeitamente. Não existem elementos complexos neste desenho, o impacto é realizado com a ajuda da força muscular. Disponível em duas versões - externa e interna... No primeiro caso, a mola é aplicada ao tubo, no segundo ela é inserida no tubo. Ótima para trabalhar cobre laminado, assim como torneiras em metal-plástico.
O uso de uma ferramenta de mola permite que você crie o ângulo necessário, enquanto minimiza o risco de danos ao metal... As vantagens de tal unidade também incluem a capacidade de dobrar tubos "por peso", bem como dar a forma desejada ao tubo já conectado ao sistema de abastecimento de água. No entanto, havia algumas desvantagens: não há rolo sob a peça de trabalho, portanto, a dobra pode ter um formato arbitrário. Além disso, cada mola pode ser usada exclusivamente para tubos de determinado diâmetro.
O escopo do equipamento é limitado a encanamentos de paredes finas.
Auto
Tal dispositivo é uma versão automática de uma ferramenta de dobra manual de tubos, de seu "protótipo" herdou o mecanismo de ângulo de trabalho, a capacidade de trabalhar "com peso" e dobrar ao longo de um rolo em movimento. Tal dobrador de tubos pode ser movido de um lugar para outro e suas dimensões, como regra, não excedem as dimensões de um perfurador padrão.
Adequado para deformação dos seguintes tipos de produtos laminados:
- tubos de cobre de paredes finas com diâmetro inferior a 1 polegada;
- tubo de aço de parede fina com diâmetro de até 25 mm.
Quanto melhor for a caixa de engrenagens, mais tempo a ferramenta servirá.
Tipo de besta
Trata-se de um dispositivo universal, cujo funcionamento se realiza graças a bicos substituíveis para tubos de determinado diâmetro. Parece uma estrutura em forma de T, em um dos lados da qual um porta-cachimbos está preso. Uma alavanca que transmite força física está localizada perpendicularmente. A força muscular é usada com mais frequência na operação do equipamento, mas existem modelos em que a força vai para a sapata de dobra.
O dobrador de tubo de besta fornece curvatura de tubos laminados na faixa de 0-90 graus, o dispositivo funciona com metais macios e razoavelmente duros, permite dobrar cobre, latão, aço, metal-plástico. Este tipo de dobrador de tubos tem sua própria desvantagem, e uma desvantagem bastante significativa. Cada tipo de metal laminado requer seu próprio bico, se escolhido incorretamente, pode levar a uma alteração no tamanho interno do tubo ou até mesmo rompimento da peça.
Antes de iniciar o trabalho com peças de paredes finas, é aconselhável enchê-las com areia. Isso permitirá que a pressão seja redistribuída corretamente.
Top models
Hoje, existem dobradores de tubos manuais de vários fabricantes à venda - Ridgid, Rems Sinus, Zubr, Stalex, Blacksmith. De acordo com análises de usuários, esses modelos têm as características de desempenho mais altas.
Stalex TR-10 100308
Este dobrador de tubos manual é ideal para uso em uma oficina pessoal ou pequena empresa. O custo do instrumento é baixo - cerca de 5.000 rublos, as características do mecanismo permitem trabalhar com tubos de vários diâmetros sem alterar o equipamento. O projeto prevê três tipos de caixilhos, além de batente alto para fixação da peça. A plataforma possui três orifícios para permitir a montagem do equipamento em um suporte horizontal. O mecanismo é feito de aço ferramenta, pintado com pintura a pó, o que cria uma proteção eficaz do material contra a corrosão.
As vantagens do modelo incluem:
- custo acessível;
- moldura reforçada com espessura de 6 mm;
- adequado para tubos de 20, 25 e 32 mm;
- faixa de trabalho de flexão de 0-180 graus;
- tamanho compacto, graças ao qual o módulo se encaixa facilmente no porta-malas;
- o peso é de apenas 15 kg, o que cria conveniência adicional ao trabalhar na estrada.
Entre as desvantagens estão:
- uma alça encurtada, portanto, na maioria das vezes é adicionalmente alongada para tornar a dobra mais conveniente;
- má qualidade das soldas, o que dita a necessidade de digeri-las novamente;
- o orifício central tem formato de matriz, portanto, ao trabalhar com tubos de 32 mm, surgem algumas dificuldades, é preciso pensar para onde deslocar o ponto de fixação.
Smart & Solid BendMax-200
A dobradeira manual de tubos ideal para trabalhar perfis quadrados e retangulares. É feito de aço denso, devido ao qual existem cargas significativas durante a dobra. Um par de roletes localizado na parte inferior da estrutura atua como batente, o terceiro é complementado com uma manivela para um rolamento eficiente das peças. A deformação é realizada pressionando passo a passo o parafuso; uma escala com divisões em graus é fornecida na placa frontal.
Profissionais do modelo:
- corpo feito de aço espesso extra forte;
- alça trançada fisiológica para fácil aderência e prevenção de deslizamento;
- tamanho compacto;
- permite trabalhar tubos com diâmetro de 15 a 40 mm e espessura de parede de até 2 mm.
Desvantagens:
- alto preço do equipamento - de 13.000 rublos;
- falta de limitadores nas bordas e no final;
- o peso é de cerca de 23 kg.
Como usar?
É muito importante seguir as regras de segurança ao trabalhar com o dobrador manual de tubos, pois o dispositivo apresenta um certo risco de ferimentos. Para evitar danos, é importante observar os seguintes requisitos. É proibido aproximar-se do tubo pela borda a partir da qual a curva é formada.... Quando a guia desliza, a peça de trabalho de metal começa a saltar na direção oposta e o tubo pode atingir o estômago ou o peito e o impacto será bastante alto. Isso pode causar costelas quebradas e danos aos órgãos internos. Ignorar essa regra traz as consequências mais perigosas. Existe também um grande risco de que o eixo onde o rolo está fixado simplesmente saia voando sob a influência de uma forte pressão.
Se a peça de trabalho for fisicamente influenciada a fim de se deformar, não a segure com as mãos, você pode tocar no tubo somente depois que os esforços forem interrompidos... Se a dobradeira de tubos é capaz de operar em velocidades diferentes, então não é recomendado definir a velocidade máxima. Uma alta taxa de deformação geralmente causa a quebra da peça de trabalho, como resultado, o tubo cai e pressiona as pernas do operador e, se o tubo for bastante longo, também agarra os membros das pessoas próximas a ele.
Você pode descobrir como fazer um dobrador manual de tubos abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.