Tudo sobre chaves de fenda reversíveis

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Propósito
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Variedades
  5. Critérios de escolha
  6. Visão geral dos fabricantes

As chaves de fenda reversíveis foram inventadas há relativamente pouco tempo e ganharam popularidade imediatamente entre os artesãos. A demanda estável e a alta avaliação dos profissionais se devem à facilidade de uso, versatilidade e preço razoável.

Dispositivo e princípio de operação

A chave de fenda reversível é uma ferramenta composta por um cabo equipado com um revestimento de borracha antiderrapante, uma chave que permite que a ferramenta trabalhe em três modos e uma haste de metal com mecanismo de catraca embutido.

A maioria dos modelos já vem equipada com um conjunto de brocas que possuem diferentes configurações e são projetadas para torcer / desenroscar ferragens de vários tamanhos e formas. O material para fabricar as peças de trabalho da chave de fenda e da broca é uma liga de cromo-vanádio, cuja resistência na escala Rockwell chega a 45-50 unidades.

O princípio de funcionamento de uma chave de fenda é bastante simples e consiste no seguinte: uma "lingueta" especial é pressionada contra a roda dentada por meio de uma mola e não permite que ela gire na direção oposta. Por causa do som característico, esse mecanismo é chamado de catraca. O sentido de rotação da broca é ajustado por meio de uma chave que pode ser ajustada em três posições: para torcer, desenroscar e bloquear. Por seu projeto, os interruptores são divididos em interruptores em anel que podem girar em torno do eixo longitudinal, interruptores de sinalização equipados com uma pequena alavanca e interruptores deslizantes equipados com uma chave.

Na posição de “torção”, a direção do curso de trabalho é no sentido horário, e quando você tenta girar a ferramenta na direção oposta, a catraca entra em ação e muda o curso da ferramenta para marcha lenta. O cabo da chave de fenda pode girar livremente na outra direção, enquanto a broca é fixada com segurança em uma determinada posição. Quando a chave está no modo "torção", tudo é igual, apenas com a restrição do movimento da ponta no sentido horário. Na posição "travada", a ferramenta reversível se transforma em uma chave de fenda convencional e qualquer uma das direções de movimento especificadas estará funcionando.

Propósito

O âmbito de aplicação das chaves de fenda reversíveis com catraca é bastante amplo. São utilizados na construção civil e na montagem de móveis, na reparação de automóveis, bicicletas e motocicletas, bem como no trabalho com aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que possuem conexões rosqueadas. A ferramenta tem se mostrado bem para desaparafusar fixadores oxidados, enferrujados e presos, para controlar o aparafusamento de ferragens, bem como para trabalhar em locais de difícil acesso onde é impossível apertar um parafuso com uma chave de fenda clássica.

Para tais casos, utilizam-se modelos flexíveis, em forma de T ou angulares, que se encontram disponíveis no mercado em grande variedade. A presença de bicos especiais no kit possibilita trabalhar com conexões aparafusadas e soquetes, o que amplia significativamente a área de utilização da ferramenta e permite a substituição da chave por ela. Graças à catraca, o trabalho com uma chave de fenda pode ser realizado com uma mão sem interceptação. Isto é especialmente valioso quando se torna necessário segurar o elemento a ser aparafusado com a outra mão.

Vantagens e desvantagens

A popularidade das chaves de fenda reversíveis devido a uma série de vantagens indiscutíveis deste instrumento em relação aos modelos clássicos.

  • A capacidade de trabalhar sem remover a ponta do slot do hardware permite que você faça o trabalho com muito mais rapidez e eficiência.
  • Todas as manipulações com a chave de fenda podem ser realizadas com uma mão sem interceptação. Isso coloca menos pressão na mão e não causa fadiga.
  • A caixa de acessórios que vem com a maioria dos modelos é dividida em vários compartimentos, onde cada broca, cabeça, bico e cabo de extensão têm seu próprio lugar. Isso é muito conveniente e, se necessário, permite que você encontre rapidamente o item desejado.
  • Graças à grande variedade de acessórios, a chave de fenda catraca pode substituir todo um conjunto de ferramentas de chaveiro.
  • Todas as chaves de fenda reversíveis são totalmente compatíveis com as brocas, cabeças e outros acessórios disponíveis no mercado, o que permite a compra das brocas necessárias, se necessário.
  • O cabo da ferramenta é feito de material repelente de água e sujeira com propriedades dielétricas. Isso torna possível trabalhar com hardware ativo. Além disso, o cabo é resistente a produtos químicos e ácidos, o que permite seu uso em diversos ambientes agressivos. No entanto, com o contato prolongado com gasolina ou diluente, a camada de borracha pode começar a se deteriorar.

Junto com um grande número de vantagens óbvias, a ferramenta ainda tem suas desvantagens. Isso inclui falha rápida da catraca e baixa resistência a quedas e impactos. Quando o hardware está travado, você não pode acertar essa ferramenta, pois o mecanismo pode simplesmente quebrar.

Variedades

A classificação das chaves de fenda reversíveis é feita por tipo de design e tem quatro tipos de dispositivos.

  • Modelos rotativos feito em forma de cabo conectado à cabeça por meio de uma dobradiça. Essas chaves de fenda são indispensáveis ​​ao trabalhar em locais com acesso limitado e são capazes de alterar o ângulo de inclinação do cabo em relação ao eixo da ferramenta de trabalho.
  • Chaves de fenda de pistola têm uma estrutura em forma de L ou T e atuam como uma alavanca. Graças a este design, muito menos esforço é gasto para desparafusar o hardware e o formato ergonômico confortável elimina o estresse excessivo da escova. Os modelos a pistola são indispensáveis ​​para a reparação de veículos e outros mecanismos que exijam uma força considerável para serem desmontados.

As chaves de fenda deste tipo são geralmente equipadas com um cabo de extensão projetado para funcionar em espaços confinados, um conjunto de brocas de diferentes tamanhos padrão, cabeçotes de até 13 mm de diâmetro e adaptadores para os mesmos.

  • Modelos de alavanca têm um design universal em que o cabo pode ser dobrado em relação à ferramenta de trabalho em um ângulo de até 90 graus. Isso permite que você transforme uma chave de fenda tradicional em uma chave de fenda em forma de L com um movimento de sua mão. É conveniente usar esses modelos ao arrancar ferragens pegajosas do local, bem como para puxar o controle de quaisquer conexões rosqueadas.
  • Modelos especiais para trabalhos de precisão são equipados com um conjunto de pequenas brocas e são usados ​​para consertar relógios, aparelhos eletrônicos e outros mecanismos que utilizam pequenos fechos. A ferramenta geralmente é equipada com cabos de extensão, sem os quais os dispositivos eletrônicos modernos não podem ser desmontados.

Critérios de escolha

Ao comprar uma chave de fenda reversível, você deve prestar atenção a parâmetros técnicos importantes como o material de fabricação da ferramenta, a resistência da haste e a configuração básica. Portanto, o valor ideal da resistência da haste está na faixa de 47–52 unidades. Os mesmos requisitos se aplicam à resistência das brocas e soquetes que entram em contato direto com o hardware de fixação.Quanto ao metal com o qual são feitas as peças de trabalho da ferramenta, é melhor escolher uma liga de cromo-vanádio, que tem alta resistência mecânica e pode suportar cargas significativas. O equipamento básico também é um critério de seleção importante e depende do tipo de trabalho para o qual a ferramenta foi adquirida.

Para uso doméstico, um conjunto padrão de brocas planas e cruzadas geralmente é suficiente, enquanto para atividades profissionais ou reparos de automóveis, você precisará adquirir adicionalmente um conjunto de cabeças de boné, que deve incluir modelos de seis e doze lados, bem como a modificação SuperLock (SL), que tem uma área de contato aumentada com o hardware. A última cabeça é projetada especificamente para desaparafusar as bordas rasgadas da cabeça do fixador. Além disso, é necessário adquirir um adaptador para os cabeçotes da tampa, que atua como um adaptador que prende o cabeçote à ferramenta. Por seu design, os adaptadores são monolíticos e articulados, portanto, se você pretende desparafusar o hardware em um ângulo, é melhor escolher o último.

Visão geral dos fabricantes

Avaliação de empresas produtoras de chaves de fenda reversíveis, do seguinte modo:

  • Empresa alemã Wera;
  • American Stanley;
  • Bahco sueco;
  • as firmas Wiha, Felo e Gross, também da Alemanha.

Das marcas russas, os produtos das empresas "Enkor" e "Zubr" revelaram-se bastante bons, cujos produtos não são de forma alguma inferiores aos eminentes homólogos estrangeiros.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral das chaves de fenda reversíveis Haupa e Bosch.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário