Renovadores: o que são, para que servem e que tipos existem?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que é necessário?
  3. Princípio da Operação
  4. Visualizações
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Componentes
  7. Como escolher?

A ferramenta renovadora multifuncional apareceu na Fein há meio século. Inicialmente, esse dispositivo era usado para consertar carrocerias de automóveis e caminhões. Há dez anos, encerrada a patente, essa ferramenta maravilhosa começou a ser produzida por várias empresas, que encontraram ampla aplicação para ela: é procurada nas mais diversas áreas.

O que é isso?

O renovador na Rússia foi apresentado no popular programa “Shop on the Sofa” há 10 anos. Por outro lado, o renovador é denominado "multitool": na tradução do inglês, ferramentas significa ferramenta. Este dispositivo é vantajosamente distinguido pelo fato de que vários acessórios podem ser fixados nele, com os quais você pode fazer uma ampla gama de trabalhos:

  • esmerilhamento;
  • limpeza;
  • raspagem;
  • perfuração
  • criação de ranhuras e ranhuras.

O renovador é baseado no princípio de oscilação (Oszilação em alemão O significado da palavra sugere: o mecanismo de acionamento não possui torque em torno de seu eixo (o que pode ser observado em uma turbina, uma furadeira); ele faz impulsos oscilatórios frequentes. Uma característica distintiva de tal funcionamento dá, em alguns casos, preferências significativas sobre outros tipos de instrumentos.

O próprio dispositivo consiste em um case resistente, ao qual você pode anexar uma variedade de acessórios-acessórios. Os bicos são elementos de trabalho que estão em contato direto com o material.

Agora vamos passar para os prós, contras e, em geral, falar sobre as capacidades do renovador e as áreas de uso.

Se falamos dos países negativos deste instrumento, então esta é uma oportunidade de trabalhar com pequenos volumes de material por um curto período de tempo.

Para que é necessário?

O propósito do renovador encontra seu lugar na vida cotidiana para o uso mais amplo possível. Se você precisar fazer alguns reparos menores, por exemplo, remova um prego que está saindo de um bloco ou remova uma "mancha" de cola velha e seca. A multiferramenta pode até cortar chapas de aço ou tubos, mas de forma estritamente limitada. Para tal, ainda é melhor usar uma turbina.

Se for necessário cortar uma folha de madeira compensada de acordo com um desenho, ele lidará com um trabalho tão fácil quanto descascar peras. Mas se o volume for muito grande (10 metros quadrados), então é mais racional usar uma serra elétrica para cortar. O renovador é conveniente para uso em locais de difícil acesso:

  • espaço estreito entre tubos;
  • nichos profundos e estreitos;
  • pisos do sótão e assim por diante.

Os artesãos conhecem e apreciam esta característica do instrumento. Os movimentos oscilatórios do renovador podem chegar a 330 por segundo, não possuem grandes amplitudes, portanto, os dispositivos são muito solicitados no acabamento durante a construção.A multiferramenta é boa para fazer pequenas ranhuras e ranhuras na árvore. Com a ajuda de um bico especial, essa ferramenta inovadora pode ser usada para remover revestimentos antigos (vernizes, tintas, primários). O renovador é adequado para remover ladrilhos antigos ou grés porcelânico de paredes e pisos, mas essa ferramenta de câmara é inadequada para grandes volumes de trabalho (processamento de grandes áreas).

O renovador é apreciado por sua versatilidade e tamanho compacto. Na fazenda, ele guarda todo um "conjunto de ferramentas para cavalheiros", que são opcionais:

  • moedor;
  • quebra-cabeças;
  • moedor e muito mais.

Princípio da Operação

O renovador funciona segundo o princípio da oscilação, ou seja, o bocal se move ao longo do eixo em 1,6-3,1 graus para frente e para trás. A frequência é alta, mais de 14 mil vibrações por minuto, ou seja, ocorrem pelo menos 250 ciclos por segundo. A ferramenta pode ser imersa em material macio de até 10 mm sem nenhuma interferência. A usina elétrica da unidade é um motor elétrico, podendo ser encontrado em qualquer ferramenta elétrica.

A essência do trabalho do renovador está no funcionamento do excêntrico, que está localizado na extremidade do poço, ele cria impulsos vibratórios na área de trabalho. É submetido a cargas consideráveis, portanto, geralmente fica imerso em uma substância oleosa para que não ocorra abrasão ativa. O renovador também se destaca por poder utilizar um grande número de diferentes acessórios. Este fato torna a multiferramenta uma unidade versátil que pode ser usada em uma ampla variedade de áreas.

Renovadores poderosos são caracterizados por um impulso de alto torque, o desempenho de tais dispositivos é visivelmente superior. Ao trabalhar com material denso, essas "máquinas" não ficam muito quentes. Para pequenos volumes, renovadores com capacidade de no máximo 200 watts são suficientes. Se for necessário processar o grés porcelanato, então é necessário utilizar dispositivos a partir de 350 watts. As ferramentas vibratórias podem ser apenas um complemento, elas nunca terão um desempenho tão eficiente quanto as ferramentas que funcionam por meio de um mecanismo alternativo.

O ângulo de deflexão do elemento vibratório é de apenas 1,6 graus, os aparelhos são seguros e não podem prejudicar a saúde do trabalhador. O número máximo de vibrações em multiferramentas pode chegar a até 600 ciclos por segundo, com indicadores semelhantes, até mesmo concreto e grés porcelânico podem ser cortados.

Definir a frequência de vibração é uma funcionalidade importante que deve ser retirada separadamente, combinada com o gatilho. Neste caso, será possível alterar o modo de operação em um segundo.

Visualizações

A multi-ferramenta elétrica é dividida de acordo com o princípio de potência; uma multiferramenta elétrica pode ser:

  • rede;
  • recarregável.

Os recarregáveis ​​são compactos, necessários, por exemplo, para trabalhos em gesso cartonado, quando devem ser instalados clipes por baixo do tecto. O instrumento leve pode ser segurado com o braço estendido por um longo tempo.

A desvantagem das baterias é que os carregadores são bastante caros e têm uma vida útil limitada. Com o tempo, as baterias, "gastas", param de funcionar.

Nos carregadores, as mais confiáveis ​​são as baterias de íon de lítio, a energia nessas células é armazenada por mais tempo, sua vida útil é mais longa. A desvantagem de tais baterias é que é totalmente proibido descarregá-las até zero, caso contrário, a vida útil da bateria será significativamente reduzida. Recomenda-se levar em consideração o fato: em temperaturas negativas, as baterias de íon de lítio param de funcionar. A capacidade de um carregador é medida em amperes-hora ou watt-hora; quanto menos custa o dispositivo, mais fraca é a bateria.

Quanto mais seções na bateria, mais garantias de que ela funcionará de forma mais confiável por um longo tempo. Existem modelos onde existem baterias enormes, às vezes tais dispositivos são extremamente necessários quando você precisa fazer uma quantidade impressionante de trabalho em um curto período de tempo. Na maioria das vezes, eles compram unidades de rede (em 80% dos casos); Vários acessórios são muito populares. Existem renovadores de alta potência, respectivamente, o tamanho dos dispositivos é muito maior.

Você pode até mesmo trabalhar com eles em concreto, mecanismos de grande porte raramente são necessários em casa.

Avaliação das melhores modelos

De acordo com as avaliações dos usuários, as avaliações das avaliações são compiladas todos os anos, incluindo as dos renovadores. No ano passado, os melhores renovadores domésticos foram:

  • "Enkor" MFE 400E;
  • "Interskol" EShM-125270E - este fabricante russo é amplamente conhecido por ferramentas baratas e de alta qualidade não apenas em casa, mas também no exterior;
  • Bosch GOP 10.8 V-LI é considerado um bom modelo da Bosch - esses dispositivos são versáteis, confiáveis ​​e duráveis.

Makita é um concorrente de longa data da Bosch do Japão na área de ferramentas elétricas - também se destacou no ano passado com o Makita TM3000CX3 e Makita BO5041.

O mais confortável de usar são os mecanismos nos quais você pode usar a mudança de anexos sem usar uma chave. A empresa Bosch da Alemanha está promovendo ativamente essas unidades no mercado. Os bits sem chave são simples e confiáveis. Eles não são desenroscados aleatoriamente durante a execução das operações de trabalho.

Os modelos mais populares e mais simples são os renovadores da empresa Enkor:

  • O MFE-260 tem uma potência de 265 W;
  • O MFE-400E tem uma potência de 410 W.

No primeiro caso, o fabricante vende apenas uma ferramenta, no segundo caso, o kit contém um pequeno conjunto de acessórios despretensiosos.

O segundo modelo é mais funcional, capaz de fazer uma grande quantidade de trabalho, enquanto o preço do "400" é comparável ao do "260"

Faz sentido comprar a primeira opção se você precisar de uma unidade compacta. Os renovadores das corporações Skil e Ryobi são bem conhecidos no mercado. Por exemplo, o modelo Skil 1472 LA tem um motor de 200 watts e se mostra da maneira mais positiva.

O modelo Ryobi RMT 200S é mais caro, mas tem mais desempenho (vendido em uma mochila especial).

O "rei" dos renovadores é considerado a priori Bosch PMF 250 CES. O preço deste "brinquedo" é quase 2 vezes mais caro, mas há (e esta é uma grande vantagem) fechos sem chave para vários acessórios.

A empresa Bosch é conhecida nos cinco continentes, os produtos desta empresa são fiáveis ​​na operação, dispendiosos e distinguem-se pela durabilidade.

Se os fundos permitirem, é melhor comprar um item de boa marca da Bosch ou da Interskol do que gastar quantias ainda maiores mais tarde no conserto de uma multiferramenta defeituosa.

Outro fabricante conhecido dos EUA é a DeWalt. O renovador DeWalt se distingue por sua confiabilidade na operação e produtividade. É conveniente usar tal unidade em obras:

  • remoção do selante antigo;
  • desmontagem de estruturas de madeira;
  • aparar laminado e parquete;
  • polimento de painéis de grés porcelânico;
  • afiação de ferramentas;
  • compactação da massa de concreto.

A potência das usinas da maioria das unidades (são profissionais) desta empresa não excede 360 ​​watts. Todos os mecanismos têm uma função de proteção contra ligar e desligar não autorizado.

Componentes

Um grande número de diferentes conjuntos de acessórios determina em grande parte a versatilidade da multiferramenta. Cada operação individual requer um bico de tamanho especial; esses elementos úteis podem ser instalados em diferentes ângulos. Os fabricantes geralmente detalham a finalidade de cada acessório e a melhor forma de trabalhar com ele. Os mais populares são:

  • arquivos;
  • facas;
  • lâminas;
  • elementos abrasivos;
  • todos os tipos de espátulas e assim por diante.

É importante lembrar que a ferramenta que está presente no renovador não pode substituir, por exemplo, um cinzel vitorioso ou corindo, que pode processar concreto armado ultra-resistente por muito tempo.

Os anexos geralmente são vendidos em um determinado layout temático:

  • encanamento;
  • massa;
  • auto;
  • reparação de janelas.

É melhor usar anexos que são anexados com um método de liberação rápida. (uma invenção da empresa Bosch). É confortável trabalhar com tal ferramenta: a alavanca é girada, o bico é instantaneamente fixado. Graças aos adaptadores, as ferramentas podem ser rapidamente substituídas, portanto, é possível comprar acessórios diferentes da Bosch e da Makita.

Para trabalhos mais sérios, são usados ​​conjuntos de equipamentos semi-profissionais, listaremos os mais populares.

Para o trabalho de encanamento, são necessários modelos de grande potência com controle de frequência de vibração obrigatório. Quando o controle de energia está à vista, é fácil lidar com os seguintes nós:

  • rosca de tubo;
  • chanfragem;
  • expansão das costuras;
  • limpeza de superfícies de solução, selante, primer velho;
  • corte de ladrilhos ou grés porcelânico;
  • furos de perfuração.

Para decoração de interiores, a multiferramenta é usada como acessório. É mais frequentemente usado para serrar madeira, gesso, contraplacado. Também será necessário instalar esquadrias de drywall, esmerilhar os planos de paredes e tetos. Desmonte várias barras, elementos de metal, restos de tubos e assim por diante.

Ao consertar um carro, é freqüentemente usado para cortar vários metais da carroceria e elementos de PVC. Em oficinas de reparação de automóveis, os renovadores são frequentemente necessários e devem estar sempre disponíveis. Os acessórios para carros são vendidos em grandes kits separados.

Muitos modelos podem ser equipados com uma alça adicional, o que é muito conveniente em alguns casos.

Exemplos adicionais de diferentes pontas de superfície dura:

  • "solas" especiais de formato triangular são usadas para polir;
  • para lascar superfícies de concreto, você pode encontrar bicos especiais com revestimento vitorioso ou de diamante;
  • muitos acessórios diferentes para trabalhar com madeira;
  • existem raspadores especiais que permitem a remoção de substâncias secas (cola PVA, primer, etc.);
  • Lâminas afiadas em ambos os lados para corte de linóleo e placas de PVC.

Quando o renovador está funcionando, você pode conectar um aspirador de pó, então as micropartículas estarão quase completamente ausentes na atmosfera da sala. Outra vantagem indiscutível dos renovadores: seu trabalho não está associado ao aparecimento de grandes quantidades de pequenas partículas (fragmentos, aparas) que podem voar em diferentes direções. Em uma residência privada, esse recurso contém vantagens inegáveis.

Como escolher?

A escolha de um lar é um assunto sério que exige o máximo de atenção. A ferramenta deve funcionar adequadamente por mais de um ano, enquanto executa o número máximo de tarefas diferentes. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao indicador de potência da usina do dispositivo, bem como o número de rotações. Se você tiver que processar materiais duros (metal, concreto, mármore), o número de revoluções pode ser baixo.

A ferramenta de diferentes marcas tem vantagens e desvantagens. Faz sentido comprar itens de marca, mesmo que sejam mais caros. Qualquer marca eminente carrega consigo uma mensagem informativa: a coisa é confiável, vai funcionar por muito tempo sem reclamar. Os melhores renovadores são produzidos por empresas:

  • Interskol;
  • Bosch;
  • Makita;
  • AEG;
  • Martelo.

Vamos considerar a escolha de uma multiferramenta usando dois modelos como exemplo:

  • "Enkor MFE-260";
  • "Diold MEV-0.34".

O primeiro “representante” tem uma potência baixa, mas a velocidade é visivelmente maior, é contra-indicado trabalhar com tal unidade em concreto, pois irá queimar rapidamente. A segunda “máquina” tem grande potência, pode interagir por muito tempo com materiais sólidos.

Se o renovador estiver com uma potência baixa, o acessório irá "grudar", o trabalho ficará improdutivo. As unidades que têm um motor com potência de mais de 360 ​​W são bastante adequadas para materiais sólidos. Se a usina "produzir" até 210 W, o mecanismo aquecerá significativamente, o que afetará adversamente sua vida útil. Esses mecanismos fazem um bom trabalho com esses materiais:

  • drywall;
  • Madeira compensada;
  • Placas de PVC;
  • plástico.

Na renovadora, é importante a função do regulador de velocidade, que deve estar presente em local visível. Selecionar a velocidade ideal permite estender a vida útil da ferramenta e resolver problemas de processamento de material com mais eficiência.

Para informações sobre como escolher o renovador certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.