O que é um raspador e como faço para usá-lo?
A madeira é considerada um material durável e flexível, portanto, fazer vários produtos com ela é popular há séculos e hoje. Com o desenvolvimento desta direção, ferramentas para marcenaria foram modificadas e aprimoradas. Hoje, todo carpinteiro possui o conjunto de ferramentas necessárias, nas quais uma lima está necessariamente presente. Este último é caracterizado pela facilidade de uso, custo acessível e versatilidade.
O que é e por que somos necessários
Uma grosa é uma ferramenta de corte com um grande número de lâminas. Este dispositivo pode ter entalhes acentuados e grandes. Tem encontrado a sua aplicação na eliminação de uma camada grosseira de madeira com o seu posterior nivelamento, bem como na lixagem e dando-lhes uma determinada forma. Este produto é encontrado tanto em garagens quanto em serralheria. É considerado universal, pois pode ser útil para desbaste e trabalhos primários com madeira.
A grosa pode ser usada para processar madeira, materiais macios e chapas de acabamento. Devido à praticidade de uso em diversos procedimentos tecnológicos, esse atributo da carpintaria vem ganhando popularidade entre os artesãos. Seu objetivo principal é o de lixamento, ou seja, a eliminação da camada superficial da peça, para posteriormente dar-lhe a forma, o tamanho, a rugosidade desejados. A ferramenta é necessária para a remoção rápida, fácil e de alta qualidade de irregularidades de qualquer superfície.
Ao usar esse atributo de carpintaria, a precisão de processamento pode ser de cerca de 0,05 mm.
Apesar de a lima ser considerada um processo trabalhoso, o uso de uma lima de qualidade pode tornar o trabalho mais fácil, rápido e também eliminar a formação de defeitos. A parte principal do design da ferramenta é considerada dentes de metal, que têm alguma semelhança com um ralador. A parte funcional do dispositivo é feita de aço e a superfície é produzida por entalhes e dentes de estampagem. Os últimos estão localizados no lado comprido, sobrepondo-se uns aos outros.
Para tornar a ferramenta conveniente de usar, ela tem uma alça. Geralmente é feito de madeira dura ou plástico.
Devido às peculiaridades da estrutura do cabo, o master fica protegido de lesões e deformações dos produtos.
Qual é a diferença dos arquivos
Uma lima, como uma lima, é uma ferramenta de corte. A diferença entre esses dispositivos está na disposição da superfície de trabalho. A peculiaridade da grosa é a presença de dentes triangulares convexos, que são escalonados. O eixo da lima é caracterizado pela presença de dentes planos simples ou cruzados.
Além disso, as seguintes características podem ser consideradas as diferenças entre o raspador:
- usado para processamento bruto de material;
- tem alto desempenho;
- a presença de um corpo principal maciço, o que permite que mais esforço seja transferido.
Os especialistas afirmam que ao usar uma lima, a superfície processada é melhor do que ao trabalhar com uma lima.
Descrição das espécies
Raspas para metal, como outros tipos, são divididas nos seguintes tipos, dependendo dos entalhes na superfície de trabalho:
- com um grande entalhe na quantidade de 8-12 peças por cm2;
- médio - 12-18 elementos por cm2;
- pequeno - 18-22 elementos por cm2.
À venda pode encontrar um grande conjunto de limas de carpintaria, que inclui muitas das suas variedades.
Plano
O raspador plano é geralmente usado para superfícies côncavas. Graças ao uso dessa ferramenta, as rebarbas são efetivamente removidas, bem como as peças de trabalho feitas de metal não ferroso ou madeira são aparadas.
Os modelos modernos de raspagem plana têm cabos de duas peças confortáveis com orifícios para pendurar.
A parte funcional do atributo carpintaria é feita de aço de alta resistência, que se caracteriza pela resistência ao desgaste. Dependendo das configurações, esta ferramenta pode ser cônica ou reta.
Semicircular e redondo
Raspas redondas encontraram seu caminho para trabalhar em metais instáveis ou superfícies irregulares. É comum usar esses atributos no processo de encanamento. Graças ao cabo ergonômico, o raspador redondo é bastante confortável de usar.
Dispositivos semicirculares são usados para limpar e lixar uma superfície plana. Além disso, orifícios de grande diâmetro são processados com essas limas. O cabo de um produto semicircular é geralmente antiderrapante.
Os modelos, bem como a finalidade de tal ferramenta, podem ser diferentes, pois o grau de seu arredondamento é diferente.
Sapato
Raspas de sapato são retas, curvas, frente e verso, unilateral. O uso de tais produtos contribui para o processamento de alta qualidade de produtos feitos de materiais macios.
Como hoje existe uma grande variedade de raspas no mercado, pode ser difícil para os artesãos escolher uma ferramenta. O tamanho e outros recursos dos entalhes no dispositivo são selecionados dependendo do tipo de trabalho executado.
Para cortar material áspero, é necessária uma lima grossa. Nesse sentido, os especialistas recomendam ter em casa um conjunto de raspas com características diferenciadas.
Materiais de manufatura
Raspas de metal, como limas, são feitas de aço. Em alguns casos, os produtos são feitos de aço carbono para ferramentas, como U10, U11, U12, U13. Além disso, a base das raspas geralmente é a liga de aço - ШХ6, ШХ9, ШХ15.
Para entender quanto carbono existe no aço grosso, vale observar a natureza das fagulhas.
Uma pequena quantidade de C2 será expressa por faíscas do disco abrasivo, que apresentam coloração amarelo-palha e espalham-se.
Os aços com alto teor de carbono criam faíscas que separam um pequeno número de rodas dentadas da saliência. A liberação abundante de muitas rodas dentadas vem do tipo de aço para ferramentas com alto teor de carbono.
Longas faíscas de cor laranja-avermelhada aparecem do metal cromo.
Se no fabrico da grosa se utilizou aço rápido com crómio e tungsténio, aparecem ao mesmo tempo faíscas curtas e alongadas, de cor vermelha escura e com espessamento na extremidade.
Recursos do aplicativo
O uso correto da grosa ajuda a aumentar sua vida útil e também evita a probabilidade de defeitos e quebras da mesma.
Um dispositivo de tamanho médio deve ser usado de acordo com as recomendações de especialistas.
- Para tornar o trabalho mais confortável, a peça de trabalho deve ser fixada com um torno ou grampos.
- Durante o trabalho, os cotovelos devem ser colocados nas garras do torno. Nesse caso, a alça é segurada com a mão direita e a extremidade com a esquerda. Essa distribuição de esforços pode aumentar significativamente a eficiência do trabalho executado.
- Para eliminar a camada de material, o produto deve ser realizado em relação ao tamanho total da peça de trabalho.Se for necessário alinhar um desnível específico, vale a pena usar um golpe curto.
- Os artesãos costumam usar tipos planos de ferramentas. Ao remover a camada superior de madeira, o raspador deve ser guiado diagonalmente ao grão. Não se esqueça que ao final deste procedimento, podem aparecer vestígios na superfície. Este último desaparecerá após o término.
- Na primeira etapa de trabalho, o artesão deve pressionar cuidadosamente a grosa, pois esta manipulação aumentará significativamente a produtividade. No final do procedimento, a pressão pode ser reduzida e, assim, uma superfície de alta qualidade é obtida.
Basicamente, a natureza do uso da grosa é influenciada pela peculiaridade do procedimento que está sendo realizado. Uma superfície bem acabada geralmente é obtida de artesãos com experiência em carpintaria.
A ferramenta deve estar sempre em bom estado de funcionamento, pronta para uso. Em uma lâmina de grosa boa e não gasta, os defeitos são excluídos e, no cabo - lascas e rachaduras, o anel do cabo fica bem encaixado. O trabalho com o raspador deve ser acompanhado de limpeza periódica com escova de aço. Durante o trabalho, não coloque a ferramenta na borda da bancada, ela deve estar bem embalada na bandeja.
Dicas de cuidados
A grosa, como outras ferramentas de carpintaria, necessita de manutenção constante, o que pode aumentar sua vida útil.
Listamos as características de cuidar deste dispositivo.
- Durante a operação, as ranhuras e entalhes do material costumam ficar obstruídos. Este incômodo pode ser manifestado pelo fato de que a camada necessária de material não é mais removida da superfície tratada. Além disso, a lima caminha mesmo quando o mestre não faz nenhum esforço para fazê-lo. Limpe a grosa batendo levemente na superfície. Durante o procedimento, o mestre deve ter muito cuidado, pois um forte impacto pode causar a quebra do dispositivo.
- Quando os entalhes estão entupidos com aparas, eles podem ser limpos com uma escova comum.
- Antes de usar a grosa, o artesão não deve colocá-la sobre uma superfície de metal. Caso contrário, a lâmina de corte da ferramenta se desgastará rapidamente.
- O raspador não deve entrar em contato com lubrificantes. Mesmo uma pequena quantidade desta substância pode prejudicar o desempenho dos produtos.
Depois de concluído o trabalho com o raspador, deve-se verificar o estado do dispositivo. Se mesmo o menor defeito surgisse nele, logo será necessário trocar o produto, pois sua funcionalidade será perdida.
Ao trabalhar com peças de plástico, torna-se necessário eliminar os cavacos sintéticos. Para limpar o produto, você precisará mergulhá-lo em um recipiente com água fervente. Depois de amolecer as partículas de plástico e seu encalço atrás dos entalhes, o instrumento deve ser limpo com um pano macio, deixando-o secar ao ar livre.
Após tal evento, a ferramenta deve ser lubrificada com óleo vegetal ou de máquina.
Uma lima é um tipo de lima áspero. Normalmente é usado quando é necessário remover uma camada espessa de material da superfície. A capacidade de usar tal dispositivo é considerada uma habilidade bastante útil. É preciso muito trabalho e um pouco de diligência para se tornar um mestre da raspagem.
Os especialistas recomendam enfaticamente o uso de modelos de grosa de qualidade, pois ferramentas de baixa qualidade podem transformar o fluxo de trabalho em trabalho duro.
O que é raspador e como usá-lo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.