Tudo sobre caixa de esquadria de precisão

Contente
  1. Visualizações
  2. Instruções para usar a caixa de esquadria
  3. Como escolher uma caixa de esquadria

Para o trabalho de carpintaria, muitos dispositivos foram inventados para melhorar a precisão do processamento. Uma delas com um nome interessante, caixa de esquadria, destina-se ao processamento facial de peças e à obtenção de juntas lisas e perfeitas. Com a ajuda desta ferramenta são processados ​​rodapés, caixilhos de portas e janelas, molduras, cornijas - tudo onde existe uma união angular.

Visualizações

A caixa de esquadria mais simples é uma caixa em forma de V ou U com as extremidades abertas e uma fenda nas paredes laterais feita em um determinado ângulo. A caixa é feita de perfis de plástico, madeira ou metal. Os cortes são feitos em incrementos de 15 °, o que é suficiente para obter os cortes angulares necessários. A serrar é feita com uma serra sem presa com dentes finos, a chamada fenda. Neste caso, o melhor é usar uma serra de topo, pois a placa de aço na parte traseira da ferramenta confere-lhe uma rigidez adicional e ao mesmo tempo serve como um limitador da profundidade de corte.

Para o processamento de peças em escala industrial, é mais conveniente usar um dispositivo rotativo com uma serra ou uma caixa de esquadria de precisão. Uma placa com fenda e uma serra especial substituível, montada em uma base em forma de disco rotativo com uma graduação aplicada a ela para determinar o ângulo de serra correto, permite que você corte em qualquer ângulo desejado. Para alguns modelos de uma caixa de esquadria de precisão, o ângulo de inclinação em relação à superfície da peça também pode mudar para obter um corte final em um ângulo em dois planos ao mesmo tempo.

O processamento manual é adequado para trabalho em pequena escala, mas se você precisar executar o mesmo tipo de corte em um grande volume, uma caixa de esquadria de precisão elétrica é usada. A unidade é uma serra circular fixada em uma base giratória com a capacidade de alterar o ângulo de inclinação para peças de trabalho de frente.

Além de uma caixa de esquadria simples e giratória, existem ferramentas projetadas para um tipo de trabalho. São dispositivos para a obtenção de juntas em cauda de andorinha e pontas retas.

Instruções para usar a caixa de esquadria

Inicialmente, a caixa de esquadria foi inventada para trabalhar com produtos de madeira, mas agora, tendo selecionado a lâmina de corte correta, com a ajuda da caixa de esquadria, você pode cortar materiais de várias durezas do metal à espuma, obtendo cortes perfeitos.

Trabalhar com uma caixa de esquadria não é particularmente difícil, mas ainda é necessária uma habilidade mínima. O algoritmo de trabalho pode ser representado como uma sequência de várias operações.

  • A base do acessório é fixada à superfície de trabalho por meio de uma braçadeira ou parafusos auto-roscantes.
  • Marcas são feitas na peça de trabalho para indicar a localização do corte.
  • A peça de trabalho é fixada na plataforma da caixa de esquadria com uma marca oposta à fenda na placa lateral.
  • O grau do ângulo de corte é definido e fixo para que a serra se mova apenas em um plano.
  • O fim está cortado.

Ao trabalhar com o aparelho, é importante levar em conta várias nuances e não esquecer a conhecida regra, segundo a qual é preciso medir sete vezes e cortar uma vez.

  • Qual ângulo deve ser obtido - interno ou externo. Para obter um canto interno, a parte traseira da peça é alongada; se um canto externo for necessário, o lado externo da peça será mais longo.
  • Lembre-se de que qualquer vértice tem dois raios - direito e esquerdo, portanto, as fatias devem ser posicionadas de forma que uma linha sólida se forme quando forem unidas.

Como escolher uma caixa de esquadria

Ao escolher uma caixa de esquadria, você precisa prestar atenção ao material do qual o dispositivo é feito e ao número de opções para definir os ângulos de corte. As caixas de esquadria convencionais são feitas de madeira, plástico ou metal e são fáceis de fazer você mesmo. A serra pode ser incluída no kit ou pode ser selecionada de forma que a lâmina se encaixe na fenda sem esforço. Para uso não profissional, uma caixa de esquadria simples é suficiente, o que permite cortar seções em um ângulo de 45 e 90 °.

Caixas de esquadria de precisão podem ter uma base de plástico ou metal e são equipadas com um arco ou serra de arco. Como o dispositivo pode lidar com materiais de diferentes durezas, é possível substituir a lâmina da serra por uma lâmina adequada para um determinado tipo de material, uma vez que é impossível trabalhar metal e espuma com uma serra. A serra deve ser bastante resistente, fina e com dentes finos. O comprimento da lâmina, adequado para um trabalho específico, é selecionado na faixa de 29 a 60 cm.

Quando uma alta precisão de encaixe das juntas do produto e obtenção das extremidades de uma forma não padronizada for necessária, é melhor escolher um dispositivo com funções adicionais: a capacidade de fixar com segurança a peça de trabalho usando uma braçadeira ou dispositivos especiais, um inclinação fixa da lâmina de corte aplicada à plataforma com uma régua para obter peças do mesmo comprimento, um limitador de profundidade de corte.

E também há mariposas com carro móvel, conveniente porque não há necessidade de mover a própria peça de trabalho. Modelos de carro inclinados são usados ​​para cortes geométricos complexos. Devido ao fato de que a caixa de esquadria é uma ferramenta bastante simples em termos de configuração, nenhuma peça de reposição é fornecida para ela. De todas as peças, apenas as serras são substituídas.

Na avaliação dos modelos de segadeiras de precisão, os mais renomados Fit Profi e Champion 180, além do modelo da marca Zubr. A caixa de esquadria sob a marca Stayer está em boa posição entre os consumidores.

No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada da caixa de esquadria giratória Gross 22759 com uma serra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário