Características e seleção de serras de imersão

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo
  3. Vantagens e desvantagens
  4. O que eles são?
  5. Como é diferente de um circular?
  6. Como escolher?

Ao processar madeira com uma ferramenta elétrica, muitas vezes surge o problema de um corte preciso. Infelizmente, mesmo os modelos de disco modernos não podem se orgulhar de um trabalho executado com perfeição. Isso se deve à impossibilidade de exercer o controle adequado sobre a posição da ferramenta de corte em relação à peça de trabalho. Para resolver o problema da precisão do corte, uma serra circular submersível foi inventada e lançada em produção, que imediatamente ganhou popularidade entre os artesãos de marcenaria e se tornou um líder de vendas.

O que é isso?

A serra de imersão é um tipo de serra circular elétrica destinada a cortar superfícies de madeira não apenas pela borda, mas também pelo meio da peça de trabalho. Uma característica do dispositivo é a capacidade de ajustar a profundidade do corte, que é realizado posicionando o disco em uma posição predeterminada em relação à placa de base.

Graças ao mecanismo de ajuste, a profundidade do corte pode ser ajustada até um milímetro, o que é impossível de se conseguir com uma ferramenta convencional.

O princípio de funcionamento da serra de imersão é bastante simples e consiste no seguinte: o operador define a profundidade necessária e a inclinação desejada do disco de trabalho. Em seguida, a ferramenta é ligada, removida da fechadura, inserida na madeira e cuidadosamente guiada ao longo da linha marcada. Quando o motor é ligado, o eixo de trabalho começa a girar junto com o disco montado nele e corta a superfície. Muitos modelos modernos de serras de imersão estão equipados com uma função de ajuste de velocidade, de modo que o número de rotações pode ser alterado dependendo do tipo de material a ser cortado.

No final do trabalho, quando a pressão sobre o disco enfraquece, a unidade de corte é acionada por mola e se esconde atrás da sola. A área de aplicação das serras de imersão é ampla o suficiente. A ferramenta é utilizada para confecção de móveis, corte de ranhuras, corte de aberturas e sarjetas em produtos de madeira, bem como para consertar telhados e trabalhar materiais laminados.

Dispositivo

A serra circular de imersão tem uma estrutura ligeiramente diferente de uma ferramenta circular convencional e está equipada com uma unidade especializada. Assim, a precisão de corte e a ausência de folga proporcionam um mecanismo de precisão complexo, que aumenta significativamente o custo da ferramenta. O resto do design da serra é semelhante aos modelos básicos. O dispositivo consiste em uma caixa resistente, onde está localizado um motor elétrico, durante o qual o torque é transmitido a um eixo especial. Um dispositivo de travamento está localizado neste eixo, que segura o disco de trabalho de forma confiável e não permite que ele se mova em relação ao eixo do eixo.

A lâmina de serra, quando em posição de descanso, fica sob a tampa protetora e está localizada no mesmo plano da base de montagem. Este projeto permite um posicionamento mais preciso da ferramenta na superfície de trabalho em comparação com os modelos circulares convencionais. Todos os controles estão localizados em um painel, o que torna o trabalho com o dispositivo muito conveniente e compreensível.

Alguns modelos de serras de imersão são equipados com dois discos ao mesmo tempo, o que permite cortar uma tábua de qualquer largura, realizando dois cortes de uma vez em uma passagem.

Sem exceção, todos os dispositivos são equipados com uma base inferior acionada por mola, por isso, se o disco de corte atingir um prego ou outro elemento de terceiros, o dispositivo irá parar de funcionar a tempo. As características das serras de imersão incluem a função de inclinação do disco, que é especialmente conveniente quando é necessário fabricar produtos de configuração complexa.

Além do design padrão e do conjunto tradicional de funções, muitos dispositivos modernos costumam ter opções adicionais. Eles não afetam fundamentalmente o funcionamento da serra, no entanto, tornam seu uso mais conveniente e seguro. Entre eles estão a retroiluminação, um controlador de velocidade, réguas de diferentes tamanhos e um aspirador de aparas que remove à força produtos serrados.

Vantagens e desvantagens

Alta demanda do consumidor por serras de imersão e O feedback positivo dos profissionais se deve a uma série de vantagens importantes desse equipamento.

  • A capacidade de realizar cortes longitudinais e transversais expande significativamente o escopo de uso de tais modelos e permite que você execute cortes curvos complexos. A única limitação ao cortar formas não padronizadas é o raio de arredondamento. Para serras de corte por imersão, não deve ser muito pequeno.
  • Devido ao posicionamento mais preciso da lâmina de corte em relação à superfície de trabalho, o material é cortado com extrema precisão, o que nenhum outro tipo de serra pode fazer.
  • Devido às peculiaridades da localização do disco de trabalho, a serra de imersão pode trabalhar diretamente perto da parede, da qual simples circulares não podem se orgulhar.
  • Ao equipar todos os modelos de corte por imersão com um disco de acabamento, os cortes são completamente lisos e perfeitos. Excluem-se rebarbas, rugosidade e pequenas fissuras.
  • Graças ao equipamento de muitos modelos com trilho-guia, a geometria do corte formado não é perturbada e a madeira é cortada com a maior precisão possível. Além disso, para evitar a folga lateral da lâmina da serra, o design da ferramenta prevê a presença de excêntricos especiais.
  • A limpeza do local de trabalho ao trabalhar com uma serra de imersão deve-se à presença de um sugador de cavacos, que instantaneamente puxa a serragem gerada e o pó fino de madeira.
  • A alta potência de 1000 W e mais permite o corte de peças de madeira com espessura de 6 centímetros ou mais. Além disso, com o auxílio do modelo de mergulho, é possível cortar plástico e plexiglas, embora a principal especialização da ferramenta seja a marcenaria.
  • Muitos modelos estão equipados com um ajuste contínuo do ângulo de corte, que é executado por meio de um mecanismo de parafuso. Isso permite que você meça com rapidez e precisão o ângulo desejado e não o corte com menos precisão.
  • A alta segurança na utilização dos dispositivos se deve ao fato de que a maioria dos modelos são dotados de dupla isolação protetora, proteção eletrônica de sobrecarga do motor e função de estabilizar o número de rotações em altas cargas.

No entanto, como qualquer outra ferramenta elétrica, os modelos submersíveis também apresentam desvantagens. As desvantagens incluem muito alto, em comparação com as serras circulares convencionais, o custo e a complexidade do corte transversal de peças muito estreitas, se sua largura não exceder o suporte da serra.

O que eles são?

Os modelos submersíveis são classificados de acordo com vários critérios, sendo o principal deles a forma como o dispositivo é alimentado. De acordo com este critério, os dispositivos são divididos em dois tipos: rede e bateria. Os modelos on-line são alimentados por uma fonte elétrica e oferecem maior potência e desempenho. As vantagens de tais modelos incluem a ausência da necessidade de carregamento regular da bateria e baixo peso. As desvantagens incluem a impossibilidade de usar a ferramenta no campo, bem como em quaisquer outros locais onde não haja eletricidade ou o acesso à tomada seja difícil. A velocidade de rotação nos modelos de rede varia entre 4-5 mil rpm, e a potência média é de cerca de 2 kW.

Os modelos sem fio funcionam com bateria e são ligeiramente inferiores aos modelos em rede. Uma carga de bateria dura cerca de 50 minutos, o que o obriga a interromper o processo e perder tempo carregando. Uma saída para a situação pode ser uma bateria substituível, que permite que você continue trabalhando por um tempo. A tensão da bateria é normalmente de 36 V e a velocidade do motor varia de 2500 a 6300 rpm, dependendo do modelo. A profundidade de corte para tais dispositivos varia de 38 a 60 mm.

    Outro critério de diferenciação é o tamanho e o peso dos modelos. Nesta base, distinguem-se mini-serras, modelos de classe média e unidades pesadas. Os indicadores de peso dependem diretamente da potência do motor e do tipo de alimentação do dispositivo. Quanto mais poderoso o produto, mais ele pesa.

    Como é diferente de um circular?

    A principal diferença entre uma serra de imersão e uma serra tradicional está na posição da lâmina. Imediatamente chama sua atenção e não permite que você confunda os modelos. Se em uma serra convencional, embora seja fechada por cima com uma caixa de proteção, ela ainda é claramente visível por baixo, nos modelos submersíveis ela está localizada acima do nível da sola e é totalmente coberta por uma caixa. A posição horizontal do disco em relação à sola também difere: nas serras de imersão ele é deslocado ao máximo para a borda, enquanto nas serras comuns ele está localizado quase no meio.

    A próxima diferença é o princípio da execução do trabalho. Portanto, se ao usar os modelos tradicionais, o lixamento começa na borda da peça de trabalho, então, com os modelos submersíveis, ele pode ser iniciado de qualquer lugar. Para isso, basta definir os parâmetros de profundidade de corte necessários, destravar a "cabeça" equipada com mecanismo de mola e colocar o dispositivo exatamente no local onde se deseja aprofundar na madeira. Após o disco estar imerso no material, é necessário guiar suavemente o dispositivo ao longo da linha demarcada.

    Outra característica distintiva das serras de imersão é a barra. Isso permite o corte uniforme de tábuas compridas, o que não pode ser feito com uma circular convencional, apesar de ter um batente paralelo.

    Também deve ser destacado que as serras de imersão contêm uma pastilha anti-lasca e discos de “corte limpo”, graças aos quais é possível formar uma superfície de corte de serra absolutamente lisa e eliminar completamente a formação de aparas.

    Como escolher?

    Antes de ir ao mercado comprar uma serra de imersão, certifique-se de que ela é necessária novamente. Este equipamento é mais destinado ao uso profissional, por isso na hora de escolher um modelo para a casa, assim como em casos de uso raro, é preferível optar pelos produtos circulares clássicos.

    Se a decisão de comprar uma serra de imersão já foi tomada, então, ao escolhê-la, é recomendável levar em consideração uma série de fatores importantes.

    • É necessário decidir sobre o tipo de fonte de alimentação do modelo. Portanto, se o aparelho for adquirido para a construção de uma casa, no local onde não haja eletricidade, deve-se escolher o modelo da bateria. Apesar das características operacionais mais baixas, em comparação com os modelos de rede, a ferramenta lida muito bem com sua tarefa e não corta madeira pior do que sua contraparte elétrica.
    • O próximo critério de seleção deve ser a potência do dispositivo. Assim, para uso doméstico, pode-se limitar-se a modelos com capacidade de até um quilowatt, enquanto para equipamentos profissionais é melhor escolher um motor de 2,5 quilowatts. Também é necessário atentar para a presença de um mecanismo de desligamento de emergência, que evitará o superaquecimento do motor devido a um aumento acentuado da carga.

    Não será supérfluo verificar a comodidade dos mecanismos de controle e ajuste, bem como certificar-se de que existem centros de serviços e disponibilidade de peças de reposição para um determinado modelo.

    • Outro parâmetro que merece atenção especial é a ergonomia do modelo. E apesar do fato de que a maioria dos instrumentos está equipada com uma empunhadura antideslizante confortável, é melhor segurar o instrumento em suas mãos e experimentá-lo.
    • É necessário ler uma visão geral das características técnicas dos diferentes modelos e a classificação de popularidade. Será útil ler as avaliações do modelo selecionado, bem como comparar o custo dos aparelhos em diferentes lojas. A última recomendação se deve ao fato do preço do instrumento já ser considerável, e levando em consideração as marcações dos dealers, pode aumentar ainda mais.

    Para obter uma visão geral da serra de imersão Makita SP 6000, consulte o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário