Escolha de uma pistola de pulverização pneumática

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos
  4. Variedades na localização do tanque
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Como escolher?
  7. Como usar?

Rolos e pincéis não são as únicas ferramentas de pintura, embora seja muito cedo para falar sobre sua obsolescência. E, no entanto, existem volumes e tipos de trabalho em que o processo gostaria de, se não automatizar completamente, pelo menos aproximá-lo dele. Uma pistola de pulverização pneumática é adequada para esta missão.

Dispositivo e princípio de operação

O objetivo principal deste dispositivo é pulverizar vários tipos de tintas e vernizes com ar comprimido. Não se trata exatamente de tinta, embora o nome do dispositivo signifique isso, pode ser primers, anti-sépticos, até borracha líquida e outros agentes que podem se espalhar pela superfície dessa forma aérea. Os modelos pneumáticos são combinados com compressores que bombeiam ar para o pulverizador de tinta por meio de uma mangueira. Sob pressão, ele funciona como um quebrador de tinta, e se quebra em pequenas partículas e é empurrado para fora do bico do dispositivo.

A taxa de fluxo de ar nos compressores pode ser diferente - de 100 a 250 litros por minuto. Tudo depende da potência do dispositivo. Estão à venda aparelhos para alta e baixa pressão. Os eletrodomésticos costumam ser compactos, com potência de cerca de 2 kW, pistão com acionamento elétrico.

Para armazenar o ar comprimido, possuem receptores com capacidade de até 100 litros.

E você pode controlar o fluxo da mistura de tinta usando uma pistola. Parece um frasco de spray doméstico simples, mas o recipiente não contém água, mas tinta. Para regular com mais precisão o fluxo de tinta, existe uma agulha especial no bico da arma. O instrumento possui parafusos de ajuste para controlar o fluxo de ar, a quantidade de tinta (ou outra substância fornecida) e a largura da tinta spray.

O tanque no qual o corante ou outra substância pulverizada é armazenado é fixado à arma de ambos os lados: de lado, de baixo, de cima. Depende dos recursos de design do dispositivo. Se for um pulverizador caseiro, uma garrafa de plástico com um adaptador pode ser usada como recipiente de tinta.

É possível trabalhar com a pistola na faixa de temperatura de +5 a +35 graus, a umidade relativa não deve ultrapassar 80%. Os materiais usados ​​para a pistola devem ter uma temperatura de ignição de pelo menos 210 graus. A pessoa que trabalha com a pistola deve zelar pela sua própria segurança.

Ele deve funcionar em um respirador, óculos e luvas para que o líquido químico não entre nos tecidos do corpo. O espaço para pintura deve ter ventilação de abastecimento e exaustão.

A própria superfície a pintar deve ser limpa, seca e sem gordura, além disso é tratada com lixa e depois despoeirada.

Vantagens e desvantagens

A pistola de pulverização pneumática tem um grande concorrente - um dispositivo elétrico. Opera em sistema de pulverização sem ar, expelindo uma corrente de material sob pressão. Essas pistolas pulverizadoras são de fato muito eficazes e muito bem solicitadas, mas em alguns aspectos são inferiores à pneumática.

Existem algumas vantagens de um dispositivo pneumático.

  • A qualidade da camada de tinta criada por este dispositivo é praticamente incomparável. O método sem ar nem sempre cria uma pintura tão ideal.

  • A confiabilidade das peças da pistola de pulverização pneumática é muito alta.É composto por elementos metálicos que não têm tanto medo do desgaste e da corrosão, ou seja, é até difícil de quebrá-lo. Mas a ferramenta elétrica geralmente é feita de plástico, o que não requer nenhuma explicação quanto à resistência.

  • O dispositivo é considerado universal, você pode alterar seus bicos, pulverizar materiais com características de viscosidade diferentes. Os modelos elétricos possuem bicos substituíveis, mas quanto à consistência da mistura, são mais caprichosos. É possível que uma composição muito líquida vaze, e muito viscosa - é difícil de pulverizar.

A pistola de pulverização pneumática também tem desvantagens.

  • Um compressor é necessário para o fornecimento de ar ininterrupto. Isso só pode ser chamado de uma desvantagem do dispositivo com um trecho, especialmente se o compressor já estiver disponível. Mas se um dispositivo for comprado na forma de uma pistola e não houver compressor na fazenda, ele terá que ser comprado separadamente. E então esse dispositivo será várias vezes mais caro do que um aparelho elétrico.

  • Experiência e personalização exigidas do mestre. Um iniciante ao pegar uma pistola de pulverização e cobrir imediatamente a superfície com alta qualidade e sem reclamações é um cenário muito otimista. Por exemplo, a pistola tem vários controles que controlam o fluxo de ar, fluxo de material e largura da tocha. Para calibrar com precisão o dispositivo, você precisa entender seus requisitos, ter uma caixa de engrenagens com um manômetro. Somente a configuração correta do dispositivo proporcionará uma cobertura uniforme e ideal.

  • Limpeza obrigatória do suprimento de ar. Por exemplo, se o ar estiver muito úmido, se contiver sujeira e óleos, surgirão defeitos na superfície pintada: manchas, crateras, saliências. Se um trabalho muito importante está à frente, um separador de umidade (e às vezes até uma unidade de preparação de ar) é conectado entre a pistola e o compressor. Mas, falando francamente, a pneumática nesse sentido ainda supera a ferramenta elétrica, que não chega perto dessa barra de qualidade.

Com o critério principal denominado "criar uma camada uniforme", a pistola pneumática ainda é a escolha mais bem-sucedida.

Tipos

O princípio de funcionamento do dispositivo será o mesmo para todos os modelos, independentemente do ano de lançamento ou da localização do tanque. E, no entanto, existem diferentes tipos de dispositivos pneumáticos.

Alta pressão

Marcado como HP. Esta é a primeira pistola de pintura que apareceu há quase um século. Por muito tempo foi considerado o aparelho mais avançado. Mas ele não fez sem inconvenientes, por exemplo, ele consumia muito ar, e a tolerância de tintas e vernizes à superfície não era particularmente alta. A força da corrente de ar borrifou a tinta com muita força, ou seja, até 60% da substância realmente se transformou em névoa e apenas 40% atingiu a superfície. Tal unidade raramente é observada à venda, porque outras mais competitivas surgiram entre os dispositivos portáteis.

HVLP

É assim que os instrumentos de alto volume e baixa pressão são marcados. Este tipo de pulverização é considerado mais ecológico e eficiente. Esses dispositivos surgiram na década de 80 do século passado. Seus requisitos de suprimento de ar são maiores (350 l por minuto), mas a pressão de saída é reduzida em quase 2,5 vezes devido a um design especial. Ou seja, a formação de névoa durante a pulverização é significativamente reduzida.

Essas pistolas de pulverização distribuem pelo menos 70% da tinta na superfície. Portanto, eles são usados ​​hoje, não sendo considerados uma relíquia.

LVLP

Marcado como baixo volume, baixa pressão. Esta categoria inclui dispositivos de pulverização avançados que são usados ​​com sucesso em aplicações profissionais. Nós os desenvolvemos para otimizar, aperfeiçoar o processo de pintura e reduzir os requisitos do compressor. O sistema redesenhado requer um volume mínimo de entrada de ar de apenas 150 litros por minuto. Mais de 70% da tinta (ou outro material aplicado) aparece na superfície. Essas pistolas são, com razão, consideradas as mais populares hoje em dia.Eles são usados ​​por profissionais e por aqueles que resolvem de forma independente pequenas tarefas do dia a dia.

Variedades na localização do tanque

Como já mencionado, pode estar em locais diferentes. Principalmente acima ou abaixo.

Com top

Funciona com base no princípio da atração. A própria composição pulverizada flui para o canal onde o material é alimentado. O tanque é instalado em uma conexão roscada, pode ser interno e externo. Um filtro "soldado" é colocado no ponto de junção. O próprio tanque em tal sistema tem suas peculiaridades: o recipiente é representado por um corpo com uma tampa e um orifício de ventilação para que o ar possa entrar quando o volume da composição de coloração diminuir. O tanque pode ser feito de metal e plástico.

O metal é mais confiável, mas pesa muito. O plástico é mais leve, é transparente, ou seja, dá para ver o nível de volume da tinta pelas paredes. Mas, com o uso prolongado, o plástico corre o risco de reagir com os componentes das misturas de tintas e vernizes, por isso o material se deforma e até deixa de ser hermético. O dispositivo top-cup é mais adequado para pulverizar formulações mais espessas. Melhor pulverizar uma tinta de viscosidade, formando uma camada bastante espessa. Normalmente, esses modelos com tanques superiores são utilizados por profissionais que pintam carros, móveis e outras superfícies que requerem uma camada perfeita e impecável.

Com fundo

Dizer que tal construção é menos procurada seria falso. O princípio de funcionamento de tal dispositivo é baseado na queda dos indicadores de pressão no tanque como uma reação ao fluxo de ar que passa por seu tubo. Devido à forte pressão acima da saída do tanque, a mistura é empurrada para fora e, recolhida, é pulverizada para fora do bocal. Esse efeito, aliás, foi descoberto pelo físico John Venturi já há cerca de 2 séculos.

O desenho deste tanque é representado pelo tanque principal e a tampa com um tubo. Os dois elementos são conectados por rosca ou por terminais especiais fixados acima da tampa. A tampa, fixada no tubo, é dobrada em um ângulo obtuso no centro. Sua ponta de sucção deve apontar para a lateral do fundo do tanque. Para que você possa usar o aparelho em uma vista inclinada, pinte as linhas horizontais de cima ou de baixo. Quase todos os modelos de pistolas pulverizadoras com tal tanque são feitos de metal polido, em média suportam um litro de mistura. Eles são adequados se você precisar realizar uma grande quantidade de trabalho.

A propósito, com um pouco menos de frequência, mas você ainda pode encontrar pistolas pulverizadoras com tanque lateral à venda. É chamado de giratório (às vezes ajustável) e atua da mesma maneira que uma ferramenta de fixação superior. A composição se encaixa no bocal sob a influência da gravidade, mas não de cima, mas de lado. Geralmente é uma estrutura de metal.

Avaliação das melhores modelos

Existem muitas classificações e, frequentemente, os mesmos modelos aparecem nelas. Vale a pena meditar sobre eles.

  • Walcom SLIM S HVLP. Uma ferramenta bastante avançada que trará 85% da tinta para a superfície tratada. O sistema de pulverização nele é considerado otimizado, o volume mínimo de consumo de ar é de 200 litros por minuto. Na configuração básica, existe uma caixa de plástico para guardar e transportar a pistola de pintura o mais confortavelmente possível. Há também um regulador equipado com manômetro, óleo, chave inglesa e escova para limpeza estão presentes no kit. Custa em média 11 mil rublos.

  • Anest Iwata W-400 RP. Tem uma transferência muito rápida da composição para um objeto ou plano, um alto nível de consumo de ar comprimido (cerca de 370 litros por minuto), bem como uma largura máxima permitida da tocha de 280 mm. Embalado em papelão, vendido com filtro para as formulações aplicadas e escova de limpeza. Vai custar 20 mil rublos.
  • Devilbiss Flg 5 RP. Entre os modelos baratos, é muito procurado. 270 l / min - consumo de ar comprimido. Largura da tocha - 280 mm. O corpo é feito de alumínio e os bicos com agulha são feitos de aço inoxidável.Interage bem com qualquer tipo de material de tintas e vernizes, exceto aqueles à base de água. Não possui caixa para armazenamento ou transporte. Custa cerca de 8 mil rublos.
  • Walcom Asturomec 9011 HVLP 210. Dos dispositivos não muito caros, é considerado eficaz e, portanto, o modelo preferido. A configuração básica inclui anéis de retenção, juntas, molas, haste da válvula de ar e óleos de limpeza. Essa pneumática custará 10 mil rublos.
  • "Kraton HP-01G". Uma boa opção para uma reforma despretensiosa da casa, pois custa apenas 1.200 rublos. O corpo é feito de liga de alumínio durável. O recipiente com tinta é conectado lateralmente, o que ajuda a não obstruir a visão e é adequado até para iniciantes. O formato da tocha facilmente ajustável, a conveniência de colocar a pistola reabastecida na mão e o alto rendimento do bico também são atraentes.
  • Jonnesway JA-6111. Modelo adequado para uma ampla gama de trabalhos de pintura. Adequado para todos os tipos de vernizes e tintas. Ele pulveriza bem com o mínimo de nuvens, tem componentes de qualidade e promete uma longa vida útil. Vai custar cerca de 6 mil rublos.
  • Huberth R500 RP20500-14. É considerada uma excelente opção para pintar um carro, pois funciona muito bem com estruturas de formas complicadas. Equipado com um corpo de metal durável, ranhurado, alça muito confortável, um tanque de plástico que permite controlar o nível de volume da tinta. Custa um pouco mais de 3 mil rublos.

As pistolas de pulverização mais preferidas do comprador são feitas na Itália, Alemanha. Mas os dispositivos russos também não são ignorados.

Como escolher?

A primeira regra é definir claramente a tarefa para a qual a pistola foi adquirida. E você também precisa entender quais são os indicadores de viscosidade nominal da composição que será inserida na arma. Você também precisa estudar a qualidade de construção da ferramenta e o tipo de spray.

Vamos dar uma olhada no que precisa ser avaliado ao escolher um dispositivo.

  • Produza qualidade. Este é talvez o ponto mais importante. Todos os elementos estruturais devem se ajustar o mais firmemente possível uns aos outros: se algo balançar, cambalear, esta já é uma opção ruim. Também não deve haver lacunas e folgas no dispositivo. E isso se aplica a absolutamente todos os tipos de pistolas pulverizadoras.

  • Verificar o contorno da pistola de pulverização. Nem todos os pontos de venda oferecem essa oportunidade ao cliente, mas mesmo assim é um ponto de inspeção obrigatório. A ferramenta deve ser conectada ao compressor, despeje o solvente no tanque (e não verniz ou tinta). A verificação é feita em um pedaço de papelão normal. Se após a pulverização for formado um ponto de formato uniforme, o produto é adequado para uso. É sobre o solvente que é feito este teste, pois a pistola permanece limpa após a aplicação.

  • Avaliação da capacidade de produzir o volume máximo de ar comprimido. Os indicadores mínimos deste parâmetro não permitirão pulverizar a composição da tinta e do verniz com alta qualidade, que está repleta de manchas e outros defeitos.

Será útil falar com um consultor: ele dirá quais modelos são mais adequados para usar tinta a óleo, quais são levados para fachada, quais são projetados para pequenos volumes e assim por diante.

Como usar?

As instruções são simples na teoria, mas na prática, podem surgir dúvidas. O processo precisa ser resolvido.

Veja como usar uma pistola de pulverização.

  1. Antes de pintar, você precisa dividir condicionalmente o plano de pintura em zonas: determine as mais importantes e as ligeiramente menos importantes. Eles começam com o último. Por exemplo, se esta for uma sala, a pintura começa nos cantos. Antes de iniciar o funcionamento da pistola, ela é levada para o lado, até a borda da superfície, e só então o aparelho é acionado.

  2. Mantenha o dispositivo paralelo à superfície, sem inclinar, mantendo uma distância específica. A pintura será feita em linhas retas e paralelas, movendo-se de um lado para o outro. As listras ficarão com leve sobreposição. Você precisa excluir todos os movimentos arqueados e semelhantes.

  3. Você pode verificar se a tinta foi bem aplicada em um ângulo oblíquo. Se um fragmento sem pintura aparecer, você precisará pintar imediatamente sobre o vazio.

  4. Ideal se a pintura for feita de uma só vez. Até que toda a superfície seja pintada, o trabalho não para.

  5. Se você pintar em ambientes fechados, precisará fornecer ventilação. E na rua é preciso pintar em locais protegidos do vento.

Os tetos são especialmente difíceis de trabalhar. A pistola deve ser mantida a uma distância não superior a 70 cm da superfície. O jato deve ser aplicado exatamente perpendicular ao plano. Para aplicar a segunda demão, deixe a primeira secar. O teto é pintado em movimentos circulares, sem se deter em um segmento.

A pistola, como qualquer técnica, requer cuidados. Você precisa puxar o gatilho, segurando-o neste estado, até que a composição caia de volta no tanque. As partes componentes do dispositivo são lavadas com um solvente. Em seguida, o solvente é despejado no tanque, o gatilho é pressionado e o spray é limpo. Basta lavar o restante com água e sabão. O bico de ar também pode ser limpo com um palito. A etapa final é a utilização de um lubrificante recomendado pelo fabricante da pistola.

Ajuste, afinação, limpeza - tudo isso é necessário para o aparelho, assim como um manuseio cuidadoso. Existem muitos tipos de pistolas pulverizadoras, algumas são adequadas para a manutenção de cilindros anti-cascalho e para uma variedade de trabalhos de pintura. Alguns modelos são mais simples e é melhor limitar sua funcionalidade para que durem mais.

Mas poucos diriam que esses dispositivos simplificaram os processos de pintura, automatizaram-nos e os tornaram mais acessíveis a uma ampla gama de usuários.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário