Pregador pneumático: características e dicas para escolher
As pistolas de pregos, também chamadas de naylers, são usadas em uma variedade de aplicações, desde construção até carpintaria e oficinas de móveis. Apesar da força motriz relativamente baixa, os pregos pneumáticos estão no topo das classificações.
Além disso, seus recursos, modelos e características são discutidos em detalhes.
Peculiaridades
Um pregador é um dispositivo usado para acionar os fixadores sem usar força física. Eles são divididos de acordo com a fonte de energia em gás, elétrico e pneumático (falaremos mais sobre pneumático) e pelo tipo de consumíveis em grampo, grampo de cabelo e unha.
O martelo pneumático funciona da mesma forma que o pregador. Apesar do fato de que o pregador pneumático está relacionado a ferramentas de martelar, há opiniões de que as ferramentas de martelo pneumático são carregadas com grampos em vez de pregos.
Com a ajuda de tal dispositivo, você pode acelerar significativamente o processo de construção ou trabalho com madeira, ripas ou outros materiais.
Os pregos pneumáticos têm várias vantagens.
- Boa taxa de pico de trabalho. Em geral, é de 3 a 5 batimentos por segundo.
- Baixo custo. Como o funcionamento do dispositivo é baseado no uso de ar comprimido, isso torna o custo total de uma ferramenta pneumática menor do que o de dispositivos com um tipo diferente de fonte de alimentação.
- Poder de impacto. O martelo pneumático pode enfiar os pregos até o fim com apenas um golpe.
- Fácil de usar. Para o funcionamento da ferramenta pneumática, não é necessária a obtenção de alvarás.
- Baixo peso do produto. Durante o trabalho, devido ao seu baixo peso, a mão não sente desconforto.
- Condições de trabalho. O princípio de operação e as nuances do projeto da pneumática permitem trabalhar em condições com alta umidade ou pouca ventilação.
Além das vantagens principais, os pregos pneumáticos têm alguns pontos fracos:
- para o funcionamento do compressor, é necessário ter fontes de alimentação ininterrupta de alta tensão;
- para conectar a ferramenta pneumática e o compressor, é necessário conectar a mangueira de ar, o que pode criar transtornos, apesar de ter comprimento e peso mínimos (para evitar isso, é necessário organizar bem o espaço de trabalho).
Modelos e suas características
Os pregos pneumáticos para construção estão divididos em vários grupos.
- Dispositivos que são usados para trabalhar com revestimentos de pisos. O dispositivo aciona fixadores especiais em ângulo.
- Equipamento de cobertura. Use fixadores de bitola até 14 com um comprimento de 19 a 45 mm.
- Pregos de revestimento. Eles são usados para a fixação de madeira compensada e diversos materiais de folha, usando fixadores de calibre 15 ou 14 com um comprimento de até 70 mm.
- Nailers de quadro. São utilizados para trabalhos com fixadores de grande porte com dimensões de 150-200 mm e destinam-se principalmente à montagem de pórticos e estruturas preliminares, em caixilhos - inclinados, retos e tambor com inclinação de 21 e 34, calibre até 11, comprimento 130 mm .
- Naylers para trabalhos de acabamento. São utilizados no isolamento de fachadas, na instalação de rodapés ou platibandas devido ao uso de pregos curtos sem chapéus, grampos de cabelo ou alfinetes, utilizam-se calibres de até 9 com comprimento de até 130 mm.
- Dispositivos de montagem direta. São utilizados para trabalhos de concreto, aço e tijolos, ou para fixação de placas de gesso cartonado, são utilizados fixadores com comprimento de 90 mm, 100 mm ou 130 mm.
Também deve ser notado que dentro de um determinado calibre e comprimento, vários tipos de pregos e pinos podem ser usados: liso, escovado, parafuso e assim por diante.
As ferramentas de martelo pneumático diferem em algumas características técnicas básicas, ao qual você deve prestar atenção ao comprar.
- Tambor (dispositivo para colocação de fechos). O peso da ferramenta depende do número de pregos acomodados.
- Ajuste de profundidade, no qual os fechos são martelados (nos casos em que os pregos não precisam de ser cravados até ao limite).
- Pressão de operação. Na ausência de ar comprimido, o pregador não funcionará.
- Dispositivo de segurança contra obstruções repetidas (acidentais). Fornece a capacidade de trabalhar com segurança e pode minimizar lesões.
- Consumo de ar comprimido por tiro - uma característica que afeta o desempenho da ferramenta.
- A quantidade de ar usada durante a operação (por exemplo, sem motor elétrico). O pregador pneumático é leve (o tipo mais leve das ferramentas de martelar), o que proporciona a máxima facilidade de uso, pois pode ser útil em trabalhos em que seja necessário manter a mão no ar por muito tempo.
Três empresas estão incluídas na classificação dos melhores fabricantes de martelos pneumáticos.
- Os produtos da empresa são muito populares Bosch... Com base nas avaliações dos proprietários, pode-se notar que as vantagens importantes desses dispositivos são a alça de borracha e o regulador de potência de impacto eletrônico.
- Além disso, os modelos da empresa não são menos populares. Makita... Embora não tenham dados de desempenho surpreendentes, essas ferramentas são robustas e podem fornecer fixação confiável de pregos longos em qualquer material sólido.
- Os dispositivos da empresa são de altíssima qualidade "Zubr", que traz no sortimento todas as variações de martelos de pregos, além de modelos para desmontagem de grampos e pregos.
Equipamento opcional
Uma característica das pistolas de pregar pneumáticas é que elas precisam de uma unidade de compressor para funcionar. Para uma seleção bem-sucedida do compressor, é necessário basear-se nas características da pressão operacional e do consumo de ar por injeção.
Para o funcionamento do pregador, é adequado um dispositivo totalmente normal com uma pressão de 8 bar. O fabricante especifica os dados específicos do compressor para cada pregador nas instruções.
Dicas de Seleção
Ao escolher tal dispositivo, não se esqueça de que todos eles têm diferenças de propósito. A este respeito, para não cometer erros na escolha do modelo necessário, vale a pena observar alguns pontos importantes ao comparar as várias opções.
Caso necessite de dispositivos para montagem de compensado, forro ou outros materiais de estofamento na caixa, deve-se escolher aqueles que sejam dotados de um tambor com a maior capacidade possível, uma vez que será necessária uma quantidade significativa de fechos para a finalização do trabalho. Para a fixação de chapas de drywall, recomenda-se a compra de pregos zincados de até 5 cm de comprimento e cabeça de grande diâmetro. Qualquer pistola de ar de uso geral (ou 2 em 1) pode lidar com este tipo de fixador e não haverá necessidade de considerar a potência de impacto e o desempenho. Para montar materiais com mais eficiência em superfícies duras, é melhor usar um pregador a gás ou pó.
Devido ao fato de que durante a operação deste tipo de ferramenta, são geradas altas temperaturas, que surgem devido ao atrito durante a entrada do fixador na superfície, irão garantir uma forte fixação dos pregos e minimizar o risco de sua queda depois de um certo tempo.
Também vale a pena considerar, com exceção dos parâmetros básicos, que o design da pistola de pregos apresenta um grande número de diferenças dependendo do modelo. Portanto, no caso de vários trabalhos de instalação, devem ser utilizados dispositivos cujo design preveja a possibilidade de ajuste da profundidade de cravação. Em algumas situações, o design do escapamento é importante. Os acessórios padrão usam um interruptor em forma de gatilho, mas os pregos pneumáticos são recomendados para o martelamento rápido, que dispara ao aplicar pressão na ponta. Além disso, os pregos diferem no método de aplicação dos fixadores. Por exemplo, para grandes volumes de trabalho, é recomendável usar dispositivos que funcionam em filas. A direção de alta precisão pode ser organizada apenas por dispositivos com um único disparo.
Você também deve estar ciente de que um dispositivo pneumático para cravar pregos é um tipo muito complexo de ferramenta para construção., você não deve comprar tal dispositivo para uso único ou para uma pequena quantidade de trabalho. Portanto, ao escolher uma pistola de percussão pneumática, deve-se atentar para aqueles produtos que apresentam boas recomendações, feedback positivo de uso e que dizem respeito a fabricantes de aparelhos semelhantes de marcas populares.
Como usar?
As principais seções estruturais de um pregador são a bainha da ferramenta e o êmbolo, que é acionado por um jato de ar comprimido. Todo o princípio de operação deste dispositivo é realizado em um ciclo de dois estágios.
No estágio inicial, o ar comprimido do cabo não entra na câmara principal do pregador, o que afeta a válvula, que está localizada na tampa. Devido ao compressor, o motor bombeia a quantidade necessária de gás para o receptor antes de disparar. Depois disso, o gás sob alta pressão passa pela mangueira existente para o neiler. Pressionar o gatilho interrompe o fornecimento de gás comprimido para a tampa. Devido à válvula, a pressão do jato de gás empurra o êmbolo - o pregador começa a cravar nos pregos. Depois que o gatilho é liberado, a válvula fecha quando exposta ao gás e o êmbolo retorna à sua posição original.
A velocidade de condução depende principalmente da habilidade do trabalhador.
Quase todas as pistolas são equipadas com um mecanismo especial que protege o dispositivo de tiros indesejados. (é referido como "grampo"). Por essas razões, os tiros são disparados apenas no momento em que o dispositivo entra em contato com a superfície de trabalho. Além disso, durante a operação de tais dispositivos, vale a pena prestar atenção aos cuidados de segurança: para deixar a ferramenta durante a pausa de trabalho, coloque o dispositivo no fusível.
Para mais informações sobre pistolas pneumáticas, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.