Tudo sobre cortadores planos

Tudo sobre cortadores planos
  1. O que é isso?
  2. Para que é necessário?
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Como usar?
  6. Cuidado

O cortador plano é uma ferramenta agrícola popular e está em alta demanda entre os proprietários de terrenos particulares e chalés de verão. Sua demanda se deve a sua versatilidade e capacidade de substituir uma série de ferramentas manuais e, às vezes, um cultivador. Tendo um cortador plano disponível, você pode passar sem ferramentas agrícolas comuns como foices, forcados, ancinhos, picaretas, arados e pás.

O que é isso?

O cortador de aviões foi inventado e patenteado por uma pessoa notável e versátil, um talentoso jornalista, engenheiro e jardineiro Vladimir Vasilyevich Fokin da cidade de Sudogda, região de Vladimir. A ideia de criar uma ferramenta surgiu depois de um ataque cardíaco, em consequência do qual o trabalho completo no jardim estava fora de questão. O autor começou a estudar o comportamento de ferramentas agrícolas manuais em várias condições e a analisar seus pontos fortes e fracos. Após uma série de experimentos com várias variações Vladimir Vasilievich abordou a criação de um dispositivo completamente único em sua simplicidade e eficiência, que mais tarde foi chamado de cortador plano e foi testado com sucesso em seu próprio terreno pessoal. Hoje, a produção de fresas planas é realizada por uma oficina fundada por Vladimir Vasilyevich, que fica em sua terra natal - na cidade de Sudogda, e produz a melhor ferramenta da Rússia.

Estruturalmente, o cortador plano é um suporte de metal curvo, fixado em uma alça longa e exteriormente semelhante a um atiçador. Cada lado é nitidamente afiado, o que reduz significativamente a resistência do solo durante a operação e facilita muito o trabalho manual. Existem também modelos combinados, constituídos por duas lâminas de comprimentos diferentes. O segredo da eficácia da ferramenta está na combinação de suas formas geométricas com a magnitude dos ângulos nas curvas da estrutura. Isso permite o corte plano do solo sem afundar muito nele. De lado, o trabalho com um cortador plano se parece com uma vassoura varrendo a neve nas duas direções, o que se deve à lâmina de dois gumes da ferramenta e à capacidade de realizar manipulações em qualquer direção.

Para que é necessário?

Usar esta ferramenta única permite que você execute até 20 manipulações diferentes, entre as quais existem as operações mais simples e técnicas agrícolas complexas.

  • Remoção de ervas daninhas e soltura. A remoção de ervas daninhas com um cortador plano permite não violar a integridade da camada superior do solo fértil, mas sim cortar as raízes no subsolo. A sacha é feita com a parte larga da tesoura plana, cravando-se alguns centímetros no solo e cortando levemente a camada superior. Este método de remoção de ervas daninhas provou ser muito eficaz, especialmente nos estágios iniciais do desenvolvimento das ervas daninhas.
  • Formação de camas para cenouras, beterrabas, nabos e outras raízes também está incluída na lista de trabalhos que podem ser executados com uma faca plana. No entanto, uma ferramenta particularmente valiosa é a capacidade de agrupar feijão, milho e batata. Anteriormente, esse procedimento era tradicionalmente realizado com enxada ou pá, e sempre pertenceu à categoria de trabalhos manuais forçados. Mas com o advento do cortador plano, tudo mudou radicalmente.Agora o amontoamento é feito de forma rápida e fácil, o mais importante, devido ao design especial da ferramenta, não prejudica em nada a parte verde das plantas.
  • Nivelando o solo depois de arar ou afrouxar profundamente, bem como preencher buracos depois de plantar qualquer safra agrícola, o cortador de avião também pode fazer isso. Para isso, a estrutura é virada e o solo é nivelado por movimentos de aproximação e afastamento de si mesmo.
  • Desbaste de plantas. Para cortar culturas de crescimento denso, a ferramenta é colocada com uma borda estreita no canteiro do jardim e movida em direção a si mesma, aprofundando-se na camada superior da terra em 5 a 7 cm.
  • Quebrando grandes caroços após a lavra ou aproveitamento de terras virgens, é realizada com ponta afiada de cortadora plana, apresentando alta eficiência e velocidade de britagem.
  • Remoção de ervas daninhas com a ajuda de uma ferramenta, isso é feito de duas maneiras: cortando ou desenraizando. Ao arrancar, as raízes da erva daninha são cortadas e deixadas no solo para apodrecer. A roçada envolve o corte apenas da parte superior das ervas daninhas e não implica na remoção de rizomas.

Com a ajuda de um cortador plano, você pode não só soltar e amontoar o solo, mas também remover excrementos do galinheiro, aparar o bigode dos morangos, virar camadas de composto, raspar cascas de árvores velhas, coletar grama cortada e lixo de uma cabana de verão em pilhas.

Vantagens e desvantagens

Um grande número de críticas aprovadoras sobre o cortador de aviões e o interesse insaciável por parte dos residentes de verão se devem a uma série de vantagens indiscutíveis desta ferramenta. Com o uso regular do cortador plano, a fertilidade do solo aumenta significativamente. Isso se deve à possibilidade de afrouxamento profundo, que, por sua vez, contribui para a normalização das trocas de ar e o estabelecimento de um equilíbrio hídrico ótimo no solo.

O cortador de aviões pode ser posicionado como uma ferramenta anticrise popular de custo muito baixo., não requer manutenção e não quebra. As vantagens incluem a capacidade de alterar o ângulo de inclinação da lâmina de metal, o que permite ajustar com muita precisão a ferramenta para um determinado tipo de trabalho agrícola. Como qualquer outra ferramenta, os cortadores planos também apresentam desvantagens. Isso inclui a necessidade de afiação regular, a impossibilidade de processar áreas muito grandes e a baixa eficiência na luta contra ervas daninhas altas de crescimento denso. No entanto, alguns fabricantes começaram a produzir lâminas autoafiáveis, o que elimina a necessidade de afiação frequente.

Visualizações

A consideração das variedades de cortadores planos deve começar com as amostras desenvolvidas e implementadas pelo principal criador desta ferramenta única, V.V. Fokin.

Fokina

Muitos proprietários experientes de jardins e chalés de verão geralmente adquirem não um cortador, mas várias de suas variedades de uma vez. As ferramentas diferem no tipo de design, finalidade e tamanho. Oficialmente, existem 6 modificações do cortador plano Fokin, onde cada tipo se especializa na realização de um ou outro tipo de trabalho agrícola.

  • Grande subsolador de corte plano O Fokine tem um design clássico, mas é equipado com uma lâmina alongada e pode ser preso ao cabo de quatro maneiras. A ferramenta é utilizada principalmente para a formação e preparação de canteiros na primavera, para soltar o solo até 15 cm de profundidade e capinar. Com a ajuda de um grande cortador achatado, eles amontoam os círculos próximos ao caule das árvores frutíferas, amontoam as batatas, remexem e transferem o feno e até mesmo amassam a argamassa.
  • Cortador plano pequeno O Fokine repete exatamente a forma do "irmão mais velho", mas difere em dimensões menores e é usado para trabalhos delicados de "joalheria". O aparelho tem se mostrado bem como ripper e capinador, é utilizado para o cultivo de solos leves nos corredores, remoção de bigodes de morango e capina rasa.A lâmina pode ser conectada à alça tanto à esquerda quanto à direita, tornando-a acessível para usuários destros e canhotos.
  • "Krepysh" Equipado com lâmina encurtada em comparação com o modelo tradicional, é utilizado para o cuidado de solos pesados ​​e flácidos e virgens. Graças à faca curta, a ferramenta é muito fácil de trabalhar, razão pela qual se tornou especialmente popular entre os idosos.
  • "O Homem Poderoso" é um cortador de corte largo projetado para alto amontoado de batatas, repolho e cebola, bem como para arranjar canteiros altos.
  • "Tela grande" equipado com facas mais estreitas e mais compridas, usadas para sacar grandes hortas. Ao mesmo tempo, a profundidade de trabalho não é muito grande e é de apenas 3 cm.
  • "Tela pequena" tem uma superfície de corte ainda mais estreita e destina-se à formação de orifícios e remoção de espaçamentos de filas.

Devido à sua alta qualidade e facilidade de uso, as fresas planas Fokin são uma ferramenta bastante popular. Isso levou ao aparecimento no mercado de um grande número de falsificações, caracterizadas por uma qualidade inferior e uma violação da geometria dos elementos de corte. Portanto, ao comprar uma fresa plana, você precisa prestar atenção a alguns pontos. Em primeiro lugar, o cabo de um cortador plano Fokine real nunca é pintado e a lâmina é sempre preta. É sempre bem afiado e ligeiramente saltitante quando pressionado. Nas facas originais existe sempre uma impressão na forma da letra "F" e um autocolante com a marca "De Fokin". Uma falsificação também é emitida por um metal de baixa qualidade, que, com impacto mínimo, dobra em diferentes direções. Além disso, essas cópias geralmente vêm sem nitidez e não têm um logotipo.

Zholobova

Além de V.V.Fokin, outros especialistas também trabalharam na criação de uma ferramenta conveniente e confiável. Entre eles, deve-se destacar o candidato de ciências econômicas Alexander Fedorovich Zholobov. A ferramenta que ele criou está equipada com uma alça especial - um volante, que permite reduzir pela metade a carga nas mãos do trabalhador. O cortador plano é projetado de forma que uma pessoa simplesmente atravesse o campo e empurre o dispositivo à sua frente como um carrinho de bebê. Nesse caso, o trabalho é executado em posição esticada, sem dobrar as costas ou inclinar-se.

As lâminas em tais cortadores planos podem ser retas e ovais. Os primeiros são projetados para trabalhar em solos leves e soltos, e os segundos - para trabalhar em solos pesados. A largura de corte da lâmina varia de acordo com o modelo e pode ser de 8-35 cm. As fresas planas de Zholobov se diferenciam por sua alta produtividade e, graças ao design aprimorado do cabo, podem ser usadas no processamento de áreas bastante grandes. A ferramenta é capaz de realizar todos os tipos de medidas agrotécnicas inerentes a esta ferramenta, incluindo amontoamento, soltura, remoção de ervas daninhas, formação de leito, desbaste e fissura.

Mazneva

A ferramenta foi desenvolvida e introduzida na produção há relativamente pouco tempo. Ao contrário dos cortadores planos de Fokin, ele é equipado com um "bigode" ao qual são fixadas facas retangulares afiadas. A pega do aparelho é bastante comprida, o que permite a sua utilização em qualquer altura. O principal objetivo da ferramenta é nivelar o solo e distribuir fertilizantes.

A invenção de V.V.Fokin rapidamente ganhou popularidade e foi incorporada em um grande número de novos modelos, dos quais existem mais e mais a cada ano. Apareceram até dispositivos equipados com uma roda presa à alça com uma braçadeira e jumpers. Entre a grande variedade de instrumentos, uma série das amostras mais populares podem ser distinguidas. Assim, o modelo “Hydra” distingue-se por uma lâmina arredondada e uma ponta larga reforçada. O caule é feito de bétula e tem seção quadrada.

O dispositivo Aist é equipado com uma lâmina em forma de bico, que torna o solo que passa por ele mais macio e poroso.O modelo "Pyshka", como o "Caranguejo Sudogodsky", distingue-se pelo seu baixo peso e destina-se ao cultivo profundo. Kuzmich tem uma lâmina de aço endurecido a laser e é usado para trabalhos em espaços confinados. A pá de corte plana holandesa "Genius", produzida pela empresa DeWitTools, é de grande interesse. A ferramenta tem 4 pontas pontiagudas e é usada para cortar e remover grama, soltar terra e remover ervas daninhas.

Como usar?

Ao trabalhar com um cortador plano, você deve seguir uma série de recomendações simples:

  • a lâmina deve ser imersa no solo apenas em uma profundidade rasa e mover-se na direção horizontal;
  • ao formar cristas ou amontoá-los, o elemento de corte deve ser mantido perpendicular à superfície da terra;
  • é aconselhável trabalhar em posição esticada, inclinando-se ligeiramente para a frente, ajustando a posição da lâmina conforme necessário;
  • se a faca estiver enterrada no solo, deve ser fixada no cabo na posição de inclinação máxima;
  • Para remover ervas daninhas grandes, a parte estreita da faca é cravada no solo e o caule é retirado como uma pá.

Cuidado

Você mesmo pode afiar a lâmina do cortador. Para fazer isso, você precisa seguir o ângulo de afiação formado pelo fabricante. Você não deve afiá-lo muito ou, ao contrário, torná-lo muito cego. O ângulo de nitidez ideal é de 45 graus. Freqüentemente, apenas um dos lados precisa ser afiado, por isso é aconselhável simplesmente remover as rebarbas do outro. Para fazer isso, você precisa caminhar sobre ele com uma lima ou uma barra de nitidez. Ao usar lixa elétrica de disco, é necessário aplicar força mínima, evitando forte aquecimento do metal. Para o inverno, os elementos de corte são tratados com qualquer composto anticorrosivo e colocados em uma sala seca.

Para obter informações sobre como usar o cortador plano corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário