Alicates: o que são, tipos e aplicações

Alicates: o que são, tipos e aplicações
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Tipos e suas aplicações
  5. Como escolher?
  6. Regras de segurança no trabalho

Nem todas as pessoas conseguem distinguir um alicate de um alicate, mas para muitas delas isso não é tão importante. No entanto, para os trabalhadores ou artesãos domésticos que muitas vezes se deparam com essas ferramentas e suas variedades em seu trabalho, é simplesmente necessário saber sobre isso. E as diferenças tanto na aparência quanto na forma e na aplicação são bastante significativas. Vamos dar uma olhada mais de perto no que são os alicates e onde eles serão mais úteis.

O que é isso?

Os alicates são ferramentas manuais com bordas de aperto planas e principalmente entalhes na superfície de trabalho. Com esta ferramenta, é conveniente agarrar vários objetos, folhas de metal, arame, dobrar, segurar, remover e realizar outros trabalhos de engenharia elétrica e hidráulica.

Os alicates podem ser chamados de alicates, que os combinam com os alicates. Ambos os tipos de ferramenta permitem agarrar objetos diferentes. As mandíbulas do alicate têm forma piramidal e secção transversal rectangular. Os alicates são semelhantes em alguns aspectos aos alicates, mas têm entalhes arredondados na forma de esponjas, o que lhes permite segurar objetos redondos.

A descrição dos alicates domésticos pode ser vista em GOST 7336-93. De acordo com o documento, podem ser com peça útil encurtada ou alongada. O tamanho do primeiro é 2,5-5,5 cm e o segundo é 5,5-6,3 mm. O comprimento das mandíbulas geralmente está relacionado às dimensões das alças de fixação. Os últimos são simples ou com sobreposições isoladas.

Os parâmetros do alicate de mão são regulamentados pela GOST 11563-94. As ferramentas fabricadas podem ter 12,5–22 cm de tamanho. Além do comprimento total, os materiais com os quais a ferramenta pode ser feita também são regulamentados. O aço carbono U7A é caracterizado pelo duplo endurecimento com parâmetros de alta resistência. O envernizamento decorativo deve fornecer proteção contra a corrosão. Existem três métodos de aplicação possíveis:

  1. o método de oxidação química dá ao instrumento um tom cinza escuro do revestimento com um brilho escuro;
  2. o método de fosfatização química oferece uma opção de cor cinza fosco, mas a cor do instrumento pode ser clara ou escura;
  3. cromagem, que tem as características anticorrosivas de maior resistência.

Especificações

    Alicates e alicates diferem nas características técnicas. Os primeiros não parecem tão sólidos quanto os segundos e podem fazer menos trabalho. O alicate permite apenas agarrar ligeiramente o produto. Somente alicates podem prendê-los com segurança. Além disso, os primeiros não se dão bem com objetos redondos. Este último tem, como mencionado acima, um entalhe especial com um grande entalhe, com o qual você pode agarrar com segurança hastes, pinos, parafusos e até porcas.

    Cortadores laterais com alicate permitem cortar não apenas arame, mas também pregos finos. Devido às funções adicionais, a ferramenta recebeu um segundo nome - "alicate combinado".

    Este último, aliás, tem um eixo rotativo imóvel das alças. Muitos tipos de alicate têm duas posições de pivô, que expandem sua capacidade de segurar objetos (pequenos e grandes).

    No entanto, alguns tipos de alicate podem funcionar em locais que não podem ser alcançados com outra ferramenta. Para isso, os alicates individuais são especialmente equipados com uma superfície de trabalho curva. Os alicates de bico longo e estreito são considerados adequados para condições de espaço pequeno. Anexos especiais, que consistem em materiais macios, ajudam a segurar materiais frágeis. Os alicates para eletricistas, assim como os alicates, possuem cabos isolados que fornecem proteção contra choques elétricos. Esses produtos contêm marcações que indicam a tensão máxima com a qual o instrumento pode ser operado (geralmente até 1.000 volts).

    Vantagens e desvantagens

    As principais vantagens estão contidas nos parágrafos seguintes.

    • Tamanho de ferramenta conveniente, que permite um trabalho de alta precisão.
    • Peça de trabalho niquelada. Isso protege o metal da corrosão prematura.
    • A peça de trabalho em aço é altamente durável. Isso aumenta a resistência ao estresse.
    • Os cabos confortáveis ​​permitem o uso da ferramenta com uma só mão. A escova não ficará sobrecarregada mesmo com trabalho prolongado.
    • Conforto adicional é fornecido por coberturas de punho de polímero. Isso melhora a ergonomia do instrumento.

    O menos de quase todos os alicates está contido na direção de perfil estreito (doméstico) da ferramenta. Esta ferramenta raramente é usada por artesãos profissionais. Eles geralmente preferem a ferramenta mais versátil, o alicate.

    Tipos e suas aplicações

    A escolha do alicate é difícil, pois eles vêm com um retentor pequeno, dobrável, grande, estreito. A divisão principal da ferramenta por tipo implica uma diferença no tamanho das mandíbulas de trabalho. Dependendo disso, o propósito muda.

    • Alicate de bico redondo. Por exemplo, os condutores do cabo são mais fáceis de manusear com um alicate de bico redondo. A superfície de trabalho deste tipo de ferramenta tem um formato longo e cônico. Essas opções geralmente são fornecidas com cortadores de fio. Os modelos são fáceis de usar, pois possuem acessórios de plástico especiais. É conveniente usar um alicate de bico redondo para fixar as placas durante a soldagem. Se o ângulo de inclinação da parte de trabalho do alicate de bico redondo for diferente, você pode chegar aos locais mais inacessíveis de pranchas complexas.
    • Deslizando. Elas são chamadas de ferramentas ajustáveis ​​e são consideradas ferramentas adequadas para dobrar chapas de metal e remover grampos. Com esse alicate, você também pode realizar outros trabalhos relacionados ao processamento de materiais.
    • Ajustável. Aço muito forte é usado para a fabricação desses modelos. A ferramenta é caracterizada por um revestimento galvanizado. Portanto, é adequado para oficinas de montagem, uso doméstico e uso em estação de ônibus.
    • Aperto ou crimpagem. Os alicates de aperto são feitos de aço robusto e são versáteis e compactos. Eles podem ser usados ​​para crimpar fios comuns, como fios de telefone.
    • Dielétrico. As opções também são chamadas de alicates de eletricista. Classe base - aço elétrico. Os lábios de liberação são endurecidos de maneira especial em óleo. As bordas são adicionalmente reforçadas com uma corrente de alta frequência. A ferramenta pode cortar, prender e dobrar qualquer fio. Os alicates são ideais para grandes redes de cabos. Os alicates são adequados para remover anéis de retenção, para descascar fios, para descascar isolamento.
    • Alongado. A ferramenta também é chamada de "alicate ornitorrinco". Eles diferem nas características externas dos lábios ativos. Os alicates são convenientes para prender tubos e objetos com formatos diferentes. A base da peça de trabalho desta ferramenta é caracterizada por uma maior resistência.
    • Curvado. Esses alicates são os melhores na fabricação de joias. O instrumento apresenta um diâmetro de ponta cônica e fina de apenas 2 mm. A plataforma de trabalho é caracterizada por uma superfície sem ranhuras.
    • Montagem. Esses tipos são fornecidos com acessórios especiais que permitem que você trabalhe com objetos frágeis.A ferramenta é caracterizada por uma qualidade aprimorada e um funcionamento suave.

    Como escolher?

    Ao escolher o alicate, você precisa examinar mais de perto alguns de seus recursos, por exemplo, o material das peças de trabalho. As opções de aço com características de resistência e cromagem são mais caras do que os tipos convencionais. Mas é melhor comprar exatamente esse, prolongando assim a vida útil do produto.

    Se a ferramenta for usada em eletricidade, então deve necessariamente ser com superfícies isoladas dos cabos. É melhor escolher arestas de ferramenta endurecidas.

    • A largura do vão entre as mandíbulas do produto feito à mão é importante. A precisão ao agarrar fornecerá uma distância de 1 mm.
    • O tamanho ideal da aresta de corte (quando disponível) é 0,1 mm.
    • Os cabos da ferramenta devem ter uma boa conexão com o eixo e o curso deve ser suave e sem atrasos.
    • As opções e recursos do kit de ferramentas são selecionados para um trabalho específico.

    Regras de segurança no trabalho

    As ferramentas corretamente selecionadas não só facilitam as tarefas de execução do trabalho, mas também trazem um certo grau de proteção à saúde, principalmente se, junto com isso, forem observadas todas as regras necessárias para a segurança pessoal.

    O perigo para a saúde é causado não apenas pelo uso de ferramentas para outros fins, mas também pelo mau funcionamento até mesmo de equipamentos de trabalho que são adequados para todos os padrões. Os defeitos incluem: rachaduras nas superfícies de trabalho do alicate, entalhes nas bordas da empunhadura, movimento rígido das alças, violação do isolamento das alças, aperto solto das mandíbulas e muito mais. Daí a conclusão: é importante verificar a operacionalidade da ferramenta, e a verificação deve ser feita antes de cada tipo de trabalho.

    A vida útil da ferramenta prolongará seu uso cuidadoso. Parâmetros importantes da área de armazenamento são limpeza e secura. Componentes defeituosos, como tampas dos punhos ou punhos desgastados, devem ser substituídos. Se o resto da ferramenta for de boa qualidade, você pode continuar a usá-la.

    Para transportar ferramentas manuais, é ideal ter uma caixa especial. Não aplique força ou pressão excessiva no alicate. Não é recomendável trabalhar com a ferramenta, direcionando a parte cortante em sua direção. Não há necessidade de calçar luvas grossas nas mãos. É melhor evitar alicates com cabos desajeitados. As alças largas são consideradas confortáveis, caracterizadas por um revestimento macio. Nesse caso, deve haver distância suficiente entre as próprias alças para evitar que os dedos fiquem entalados. Idealmente - 6-9 cm.

    Os alicates vêm em uma variedade de formas e tamanhos, mas não é recomendado expor nenhum deles a altas temperaturas. O fio rígido não deve ser cortado com um alicate leve. A ferramenta não é recomendada para uso como martelo. Você não pode atingi-los no fio para cortá-lo. Não é recomendado alongar pequenos alicates. É melhor usar chaves para porcas e parafusos.

    A lubrificação regular é recomendada para qualquer ferramenta. Recomenda-se a aplicação de óleo de alicate nas dobradiças. Uma gota após cada uso é suficiente e sua ferramenta ficará mais fácil de trabalhar. As alças de uma ferramenta não lubrificada serão difíceis de separar.

    Para uma visão geral do alicate Gross, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário