Características e seleção de serras circulares para metal
O sucesso de um trabalho na direção da construção depende de muitos fatores, entre os quais a experiência dos operários e a escolha competente dos equipamentos. Equipes de profissionais que constroem instalações há muitos anos podem dizer com segurança que encontrar a ferramenta certa é uma tarefa bastante difícil. No mundo moderno, essa abordagem é especialmente relevante, uma vez que existe um grande número de dispositivos diferentes no mercado projetados para realizar determinadas tarefas. O dispositivo deve ser de alta qualidade, simples e compreensível de usar, além de atender aos requisitos do operador.
Hoje, as máquinas de corte são especialmente populares. Por vários anos, eles se tornaram um equipamento indispensável em qualquer produção.
Peculiaridades
O dispositivo é um projeto baseado em um disco giratório especial. O dispositivo pode ser usado para serrar madeira, aço, cerâmica e outras superfícies. Além disso, muitas vezes os instaladores o utilizam durante o trabalho de concreto com uma fundação, para o corte de uma barra de reforço, na fabricação de grés porcelânico ou ao trabalhar com tijolos maciços. Essa ferramenta é popular apenas em canteiros de obras ou na produção, uma vez que em casa não há necessidade de cortar materiais de grande porte em grandes quantidades. O dispositivo deve ser usado com muito cuidado e, antes de iniciar o trabalho, deve ser configurado corretamente, caso contrário, até mesmo um operador experiente pode se ferir.
As máquinas de corte são utilizadas para fins industriais, quando é necessário cortar de forma rápida e eficiente vergalhões ou placas de reforço. A ferramenta profissional possui um grande diâmetro de corte capaz de cortar uma grande variedade de objetos.
As empresas fabricantes também apresentam no mercado versões de pequeno porte do aparelho, criadas especificamente para uso doméstico. Vários estágios de proteção são fornecidos aqui para a segurança do operador. O principal componente do dispositivo é a base fixa da máquina - isso garante um fio perfeito. O quadro possui corpo fechado - o que garante a proteção das mãos do trabalhador contra cortes e resíduos voando em todas as direções.
Também vale a pena observar elementos importantes da máquina como o corpo robusto e o disco de corte. Esses projetos podem ser divididos em subgrupos, dependendo da finalidade e da direção de rotação do cortador:
- aparelhos verticais;
- horizontal;
- dispositivos capazes de cortar em diferentes ângulos.
Nas grandes empresas, utilizam-se na produção máquinas elétricas automatizadas, que se diferenciam pelo alto preço. Existem outras opções - são dispositivos de pequeno porte que exigem a presença constante de um operador. Esses modelos são mais comuns em empresas. A principal característica do projeto é a alta qualidade, bem como a resistência ao desgaste. Os fabricantes afirmam que tal dispositivo, com cargas constantes e uso cuidadoso, durará cerca de 15 anos. A unidade é capaz de processar qualquer superfície em alta velocidade sem criar defeitos ou danos.
Classificação
Se dividirmos todas as ferramentas em grupos, começando pela variedade da própria serra, então eles vêm com fundo, pêndulo e alimentação central.
- Máquinas de corte de fita. O dispositivo difere de seus concorrentes porque, em vez de um disco, o principal elemento de corte é uma serra de fita circular, cujo material é feito de uma liga metálica de alta resistência. A correia é uma superfície serrilhada de aço. Essa ferramenta é muito usada na indústria, pois pode ser usada para fazer cortes estreitos.
- Máquinas de corte de disco. Eles são especialmente populares nas indústrias de processamento de superfície de metal e em outras áreas de atividade onde você tem que lidar com objetos de metal. O dispositivo é um conjunto com uma base confiável e um suporte ergonômico conveniente. Com este dispositivo, você pode cortar facilmente chapas de metal, no entanto, todas as regras de segurança devem ser rigorosamente cumpridas.
As serras circulares para corte de metal também são subdivididas de acordo com a plataforma. Na maioria das vezes, existem máquinas equipadas com uma base removível ou fixa de metal. Mas qualquer um desses dispositivos possui fechos confiáveis. Cada fabricante dá a garantia de que a superfície de corte ficará bem fixada durante o trabalho. A parte principal da ferramenta são cortadores duráveis de vários graus.
- Máquinas de corte de disco com roda abrasiva. Eles são projetados para cortar metais ferrosos e não ferrosos, barras de canal, vergalhões e outras superfícies. O líder fornece a capacidade de cortar objetos em um ângulo agudo. Uma característica distintiva deste tipo de ferramenta é a presença de pinças especiais, que garantem a imobilidade do material durante o trabalho.
- Máquina de corte de pêndulo. O design difere de outras opções na especificidade do movimento do cortador. O fabricante oferece a capacidade de ajustar a velocidade de rotação do disco para várias tarefas. O dispositivo é bastante potente e alta produtividade pode ser alcançada devido à alta velocidade do cortador. A unidade é durável.
- Máquinas de afiação de mesa. Eles são especialmente populares na produção em pequena escala e atendem a todos os padrões governamentais. Essa técnica se diferencia pela alta produtividade para o corte de uma grande variedade de superfícies, independente da estrutura e do tamanho.
Como escolher?
Os vendedores em lojas de equipamentos de construção geralmente se preocupam apenas com seu próprio lucro e elogiam os produtos mais caros. Poucas pessoas podem admitir honestamente que a opção escolhida tem algumas limitações de aplicação ou não é adequada para uso doméstico. Abaixo estão alguns dos critérios, com base nos quais você pode selecionar a unidade desejada.
- Profundidade máxima de corte. Se uma ferramenta é adquirida para uso doméstico, então 6,5 cm é suficiente. Os representantes industriais desta técnica têm uma profundidade de corte de mais de 20 cm. Em primeiro lugar, é necessário partir do tipo de superfície a ser cortada.
- Automação. Um dispositivo projetado para cortar canos de água dificilmente será capaz de lidar com um vergalhão. Portanto, ao trabalhar com um material mais durável, a ferramenta funcionará em sua capacidade máxima. Essas ações desabilitarão rapidamente a unidade. Os especialistas recomendam comprar máquinas com sistema elétrico que irá controlar a velocidade do cortador.
- O início deve ser suave. Esta função protegerá a máquina e outras ferramentas na sala de picos de tensão. No entanto, essa opção é bastante rara. Se, no entanto, um projeto foi adquirido sem um sistema de partida suave, uma linha de alimentação separada deve ser conectada a ele.
- Monitoramento de congestionamento. Esta função é obrigatória, pois permite monitorar a carga durante a operação. Se sentir uma sobrecarga, a ferramenta simplesmente começará a deslizar para que os incisivos não se tornem inutilizáveis.
- Uma espécie de incisivo. Todos os fabricantes oferecem dois tipos de discos de corte - empoeirados e cortados. Se você precisa adquirir um aparelho com incisivos fortes, então você deve optar pela primeira opção.
Antes de adquirir tal unidade, você deve decidir sobre as tarefas que ela executará. Se você planeja apenas cortar os encanamentos, não há sentido em pagar a mais por um modelo industrial. Se você tiver que trabalhar com um grande número de objetos de metal, então o poder de uma ferramenta doméstica pode não ser suficiente. Para cortar folhas de metal finas de alguns milímetros, você pode usar serras de esquadria ou serras de vaivém para metal - isso pode economizar significativamente na compra.
Modelos populares
As pessoas que exercem atividades profissionais acompanham constantemente o surgimento de novos modelos de serras circulares para metal. Abaixo estão os modelos mais populares do dispositivo no mercado russo.
- 2414nb É uma serra elétrica manual para metal. O aparelho pesa 16 kg. Esta máquina é pequena e pode trabalhar não apenas na posição horizontal, mas também em um ângulo agudo. O fabricante oferece proteção contra partida não planejada, um invólucro isolado e um fio longo.
- Makita 2414 NB - alternativa vertical para a unidade acima descrita. O dispositivo é estacionário e opera em uma rede de 220 V. Uma característica distintiva da unidade é a capacidade de cortar em ângulos retos. Possui um encarte transparente para proteger os olhos do operador.
- Outro representante marcante é o elétrico Máquina de corte Dewalt... No entanto, neste modelo, a funcionalidade é muito limitada. O peso da ferramenta não é superior a 20 kg. É compacto e durável.
Características mais detalhadas podem ser encontradas no site do fabricante ou consulte um consultor no momento da compra. Assim, você pode obter o máximo dessa aquisição.
Para informações sobre como escolher uma serra circular para metal, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.