Serras circulares para madeira: características do modelo e dicas para a escolha

Serras circulares para madeira: características do modelo e dicas para a escolha
  1. Recursos e escopo
  2. Especificações
  3. Visualizações
  4. Dicas de Seleção
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Operação e manutenção

A serra circular para madeira é uma ferramenta elétrica exigida na carpintaria e é amplamente utilizada na construção e reparação. A grande popularidade do aparelho se deve à facilidade de uso, segurança de uso e ampla disponibilidade para o consumidor.

Recursos e escopo

A serra circular é um dispositivo compacto e moderno projetado para trabalhos relacionados ao processamento de madeira. O escopo da ferramenta é bastante amplo. É usado com sucesso para serrar placas, painéis de fibra e aglomerados, compensados ​​e chapas de MDF. Além de superfícies de madeira, o aparelho corta perfeitamente painéis laminados e plásticos, materiais laminados, ardósia e vidro orgânico. Além disso, as serras circulares são utilizadas para cortar chapas de qualquer formato, inclusive de metal, bem como para serrar ranhuras em diversos produtos e peças de trabalho.

A alta demanda do consumidor e um grande número de avaliações positivas se devem a uma série de vantagens importantes desta ferramenta.

  • A capacidade de trabalhar com muitos materiais expande significativamente o escopo dos dispositivos, permitindo que sejam usados ​​em uma ampla variedade de áreas da atividade humana.
  • Graças às características de design e à localização oculta do disco de trabalho, o uso de serras circulares é totalmente seguro. Isso se compara favoravelmente com as motosserras, nas quais a unidade de corte não tem proteção e, se usada de maneira inadequada ou descuidada, pode causar ferimentos.
  • A superfície de corte absolutamente plana e lisa e a ausência de rebarbas aumentam significativamente a qualidade do trabalho executado e tornam a ferramenta ainda mais popular.
  • Muitas empresas renomadas se dedicam à produção de serras circulares, o que garante sua excelente qualidade e longa vida útil.
  • No mercado de ferramentas elétricas modernas, os dispositivos são apresentados em uma ampla faixa de preços, o que permite escolher um modelo profissional poderoso e uma opção econômica para uso doméstico.

As desvantagens dos aparelhos incluem a necessidade de afiação periódica dos discos e o alto custo de alguns modelos da marca.

Especificações

As serras circulares são muito simples. Eles consistem em uma carcaça robusta com um motor elétrico assíncrono tipo coletor localizado dentro dela. Em seu eixo de trabalho, são fixados discos especiais com bordas dentadas afiadas, através dos quais o material é cortado. Acima e abaixo a lâmina da serra é protegida por tampas móveis e fixas, que impedem o contato da lâmina com as mãos e garantem a segurança total do dispositivo. O design também inclui interruptores de ajuste, uma alça com botões de início e bloqueio, uma alça frontal de parada e uma guia paralela.

A eficiência de corte e durabilidade do dispositivo são baseadas em suas características de desempenho, que são determinadas pela potência do motor, profundidade de corte, velocidade de rotação do eixo, corte de canto e disponibilidade de funções adicionais.

Potência do motor

É o indicador mais importante e determina o desempenho do dispositivo.Quanto maior for o valor, mais duro e mais espesso será o material que você poderá cortar. Com base nisso, os dispositivos são divididos em três categorias: baixa, média e alta potência.

  • Os primeiros são representados por eletrodomésticos baratos com uma potência de 500-1200 W, capazes de serrar uma placa de até 45 mm de espessura. Os discos montados nessas circulares geralmente não excedem 16 cm de diâmetro, e o escopo de uso dos dispositivos é limitado a reparos domésticos e pequenas construções.
  • A próxima categoria é representada por serras de 1200 a 1800 W, capazes de lidar com uma tábua de 6 cm de espessura e adaptada para discos com diâmetro de até 20 cm. A ferramenta pertence à categoria de semiprofissional e é considerado o tipo de serra elétrica mais comprado e comum.
  • E, finalmente, dispositivos profissionais sérios têm uma potência de até 2500 W, podem ser usados ​​com telas de até 350 mm de diâmetro e são capazes de lidar não apenas com madeira e plástico, mas também com metal.

Profundidade de entrada (corte)

Depende inteiramente do diâmetro do disco instalado na unidade. Serras com lâminas maiores têm um corte maior e vice-versa.

Velocidade do eixo

Este indicador também é um parâmetro técnico importante e tem impacto direto na qualidade do corte e no tempo de processamento do material. Quanto mais rotações o disco fizer por minuto, mais lisa e mais precisa será a superfície de corte.

Corte de canto

Este parâmetro técnico determina o ângulo em que o dispositivo é capaz de cortar. A maioria dos modelos pode cortar madeira em um ângulo de 45 graus, mas os modelos mais avançados podem ser definidos em 60. O peso e o tamanho também afetam a funcionalidade da unidade, e o peso do dispositivo tem um efeito decisivo neste caso. O peso do equipamento depende diretamente da potência do motor: quanto mais forte o motor, mais pesada é a ferramenta.

Funções adicionais

Ressalta-se que a presença de tais opções não tem efeito decisivo no funcionamento da unidade, mas apenas torna-o mais conveniente e seguro de usar.

  • Um dos "bônus" mais comuns é o controlador de velocidade. Esta é uma função bastante necessária e útil, que é extremamente necessária ao trabalhar com materiais de várias estruturas e densidades.
  • O soft start promove o soft start do disco, o que aumenta sua vida útil, tornando mais seguro trabalhar com o dispositivo.
  • A opção de frenagem brusca não é encontrada em todos os dispositivos e é útil no caso de um disco de trabalho emperrado. Assim que a ferramenta de corte para de girar por algum motivo, o motor desacelera imediatamente e não sobreaquece.
  • O feixe de laser permite fazer marcações precisas na superfície de trabalho, aumentando a precisão do corte.
  • A iluminação de fundo também é uma opção bastante comum e permite que você não pare de trabalhar com pouca luz ou à noite.
  • A função de despoeiramento também pertence à categoria de adicional, permite guardar a serradura em recipientes ou sacos especiais que acompanham o aparelho.
  • E outra opção útil é bloquear um início acidental. Aumenta muito a segurança do instrumento, evitando que o motor dê partida até que a unidade seja removida.

Visualizações

A classificação das serras circulares é feita de acordo com vários critérios, sendo o principal deles o tipo de alimentação do aparelho. De acordo com este critério, dois tipos de dispositivos são diferenciados: rede e bateria. Os primeiros operam em rede elétrica de 220 V e precisam de fonte de alimentação nas imediações. A vantagem desse tipo é baixo peso, alta potência e não há necessidade de carregamento regular da bateria. As desvantagens incluem a impossibilidade de uso em locais onde não há eletricidade.

O segundo tipo é representado por dispositivos autônomos alimentados por bateria. Em termos de energia, esses dispositivos são significativamente inferiores aos dispositivos de rede e podem operar com uma única carga de bateria por apenas cerca de uma hora. Isso impõe alguns inconvenientes na organização do fluxo de trabalho e reduz a produtividade. O próximo sinal de diferença é a mobilidade do dispositivo. De acordo com este critério, dois tipos de equipamentos são diferenciados: fixos e portáteis. O primeiro tipo é representado por dispositivos fixados em uma mesa de trabalho especial e geralmente requer conexão a uma rede trifásica. Serras fixas são usadas em oficinas de marcenaria, fábricas de janelas de plástico e produção de móveis.

O terceiro tipo é representado por dispositivos móveis portáteis, que são equipados com um estojo conveniente e podem ser movidos para trabalhar em qualquer lugar. A próxima característica da diferença é o mecanismo para segurar o disco de trabalho. De acordo com esse critério, os modelos são divididos em dois tipos. Na primeira, a retirada e recolocação do disco é realizada por meio de uma chave especial e requer certa habilidade e tempo. Esses dispositivos não são muito caros e são adequados para uso doméstico.

O segundo tipo é apresentado por modelos profissionais, nos quais o disco é substituído graças a um dispositivo especial de fixação, e não requer o uso de uma ferramenta adicional.

Dicas de Seleção

Antes de começar a comprar uma serra circular, você precisa determinar com que freqüência e para que fins ela será usada. Portanto, se o produto for escolhido para uso doméstico e não for usado com muita frequência, é melhor escolher um modelo de celular barato com uma potência de até 1200 watts. É claro que as placas de metal não podem ser serradas com esse dispositivo, mas suportam perfeitamente uma barra de madeira com 4 a 5 cm de espessura.

Se o modelo for escolhido para atividade profissional, a escolha aqui dependerá da organização do fluxo de trabalho. Portanto, se ele deve funcionar em uma oficina, é melhor comprar um modelo estacionário poderoso com uma "régua" a laser e a capacidade de formar ângulos de corte arbitrários. Se o trabalho for realizado na estrada ou ao ar livre, então o celular, e às vezes apenas a opção de bateria, servirá.

O próximo critério de seleção é o tipo de fonte de alimentação do dispositivo. Para trabalhar no campo, no jardim ou na garagem, é melhor comprar um modelo recarregável que possa ser usado longe de tomadas elétricas. Se a fonte de alimentação estiver sempre disponível, é mais aconselhável adquirir um modelo de rede leve. Na hora de comprar modelos de uso frequente, é preferível escolher um produto com funções adicionais: controlador, bloqueio de ligar, coletor de serragem e controlador de velocidade. Embora esses recursos sejam opcionais, eles tornam o instrumento muito mais fácil e seguro de usar.

Depois de selecionar a própria unidade, você deve prosseguir com a seleção dos discos. Portanto, para uma ferramenta profissional, é melhor escolher lâminas de metal duro de alta resistência. Eles são capazes de suportar cargas pesadas e têm uma longa vida útil. Para cortes muito finos, você deve comprar discos de aço com dentes variáveis ​​e lâminas de corte brasadas. Se a serração radial ou pendular de material de madeira for assumida, então é melhor escolher discos especializados projetados diretamente para esses trabalhos.

Avaliação das melhores modelos

O mercado de ferramentas elétricas modernas representa um grande número de modelos de marcas conhecidas e amostras de orçamento de pequenas empresas. E embora devido à alta competição, a maioria das ferramentas que entram no mercado são de alta qualidade e excelente desempenho, alguns modelos devem ser anotados separadamente.

  • 10 melhores discos manuais Modelo Makita 5704R... O aparelho é perfeito tanto para uso doméstico como para trabalhos em oficinas. A velocidade de rotação do eixo é de 4900 rpm e a potência do motor elétrico é de 1,2 kW.Essa serra custa cerca de 7.000 rublos.
  • Em segundo lugar na classificação está o aparelho da mesma marca japonesa - modelo Makita 5903R... O aparelho é mais adequado para uso profissional, tem uma potência de 2 kW e pode cortar madeira tanto ao longo como transversalmente. E também a serra é capaz de lidar com folhas finas de alumínio e plástico. Esse dispositivo custa 9.000 rublos.
  • Alemanha fecha os três primeiros Modelo Bosch da série PKS-40... Uma potência de 0,6 kW é suficiente para cortar pedaços de madeira de até 4,5 cm de espessura e plástico fino. A velocidade de rotação do eixo é de 4,5 mil rpm, peso - 2,2 kg, preço - 3.900 rublos.
  • Modelo japonês Hitachi C13U tem uma potência de 2 kW, a rotação do motor é de 3.400 rpm, o custo do dispositivo chega a 14.800 rublos. Este aparelho pesa 13 kg, razão pela qual se destina exclusivamente à instalação fixa e pode ser utilizado como serra de esquadria.
  • Saw Skil 5740 CA com uma velocidade do motor de 4.300 rpm também é um modelo doméstico que pode ser comprado. O aparelho é compatível com discos da Bosch, tem potência de 0,7 kW e custa 3.089 rublos.
  • Completando os 10 melhores recarregáveis Modelo DeWALT DCS576N e modelo em rede DeWALT DWE 550 custou 15.400 e 7.710 rublos, respectivamente, um dispositivo com um guia laser Ryobi RCS1600-K 5133002779 a um preço de 8.000 rublos, bem como uma serra "Interskol" DP210 por 6.200 rublos. e Hyundai М1500 com o mesmo custo.

Operação e manutenção

Devido às características de design, a operação de serras circulares é bastante segura, no entanto, algumas regras ainda precisam ser seguidas.

  • Ao trabalhar com a ferramenta, você deve usar equipamentos de proteção individual: óculos, fones de ouvido e respirador.
  • Substitua o disco apenas quando o dispositivo estiver desconectado da rede elétrica.
  • É desejável prender a peça de trabalho e a parte cortada com um torno ou outro dispositivo de fixação.
  • Coloque o cabo de alimentação o mais longe possível do disco de trabalho.
  • Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar a facilidade de manutenção das tampas de proteção e a integridade do cabo.
  • É estritamente proibido instalar discos de tamanho incorreto. Se for necessário compensar o diâmetro interno, devem ser usados ​​adaptadores.

Uma serra circular é um dispositivo mecânico complexo, portanto, só deve ser reparada em centros de serviço. No entanto, você mesmo pode afiar os discos de trabalho. Nesse caso, é necessário manter estritamente o ângulo de inclinação de afiação, e a formação dos dentes deve ser realizada de acordo com parâmetros padronizados. A modificação não autorizada da forma e inclinação dos dentes é estritamente proibida. A afiação é necessária apenas em equipamentos especiais. A nitidez da lima dos discos altera a superfície de corte e pode reduzir a qualidade do trabalho. A afiação de lâminas de corte de metal duro com ponta só deve ser feita com discos de desbaste de diamante.

Para informações sobre como escolher uma serra circular para madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário