Como os alicates são diferentes dos alicates?

Contente
  1. Características do alicate
  2. O que são alicates?
  3. Qual é a diferença?

Ferramentas multifuncionais podem ser encontradas em qualquer casa. Alicates e alicates são indispensáveis ​​na canalização, ao reparar trigêmeos e mecanismos, durante o trabalho elétrico. Algumas pessoas acreditam erroneamente que essas ferramentas são as mesmas. Na verdade, eles pertencem ao mesmo grupo, mas diferem em propósitos e não podem ser intercambiáveis.

Características do alicate

Se você precisar consertar um item com peças de metal ou realizar obras, use um alicate. A parte funcional assemelha-se a uma pirâmide, os lábios são planos, daí o nome. Existem entalhes especiais no interior. As duas partes de metal do alicate são conectadas transversalmente. Por baixo da parte de trabalho existem pegas que se movem graças à dobradiça. A superfície lisa permite dobrar, prender e fixar produtos de liga de metal macio, fios, folhas de metal. Às vezes, o alicate é usado para afrouxar as porcas, mas isso não se aplica às funções principais.

A ferramenta pode ter uma aparência diferente. Os alicates são divididos em 6 tipos, cada um deles projetado para manipulações específicas.

  • Com uma superfície de trabalho alongada e estreita. A ferramenta tem uma força de compressão baixa. Usado para pequenas peças de liga de metal macio.
  • Extremidades curvas. Ajuda a trabalhar com peças de difícil acesso. Excelente alicate para electrónica, permite-lhe chegar aos elementos por baixo das placas.
  • Com pontas finas e alongadas. Mais frequentemente usado para fixar pregos pequenos. As alças ajudam a aumentar a força de preensão conforme necessário.
  • Para trabalhar com materiais delicados. A peça de trabalho tem acabamento amolecido ou liso. Pode ter almofadas de silicone. Eles são usados ​​ao trabalhar com materiais que podem quebrar ou ser riscados quando imprecisos.
  • Combinado pode ser feito em duas versões. A primeira subespécie distingue-se pela presença de um recesso na superfície de trabalho. A segunda subespécie tem uma borda afiada. Alicates combinados são úteis quando você precisa segurar um tubo arredondado ou arrancar um pedaço de arame fino.
  • Alicate dielétrico. Eles se diferenciam pela presença de isolamento nas alças. Usado ao trabalhar com eletricidade. Observe que as alças indicam em qual tensão máxima pode ser aplicada.

    Lembre-se de que o alicate é usado para prender peças médias e pequenas, mas as grandes não funcionam. Lembre-se de lubrificar as peças móveis periodicamente. Certas regras de trabalho ajudarão a aumentar a vida útil da ferramenta.

    • A pinça ajuda a segurar a peça na posição para que ela não escorregue. Você pode orientar o produto com um alicate. A função é exigida nos casos em que é impossível realizar fisicamente a tarefa com as mãos ou a força dos dedos simplesmente não é suficiente.
    • Você não deve fazer ações violentas ao apreender um objeto. O manuseio descuidado pode danificar a própria ferramenta ou danificar a superfície da peça.
    • Os alicates clássicos agarram apenas partes planas. Para arredondados, use uma aparência combinada.
    • Ao trabalhar com eletricidade, segure a ferramenta apenas pelas alças. Se possível, desligue a tensão antes de iniciar as manipulações.
    • Apenas metais macios podem ser mordiscados com um alicate.Não use para cortar peças de aço: isso danificará a ferramenta.
    • A funcionalidade do alicate é mais exigida no trabalho de instalação de rádio.

    O que são alicates?

      Os alicates são usados ​​com mais frequência para serviços de encanamento e eletricidade. Uma ferramenta versátil é amplamente utilizada no dia a dia devido ao fato de poder ser utilizada em quase todos os campos. A superfície de trabalho da ferramenta tem ranhuras especiais com entalhes, graças às quais é produzida uma pega e uma fixação fiável de várias superfícies. A maioria dos que fazem você mesmo usa alicates combinados que podem lidar com muitas tarefas. Existem também tipos de ferramentas de perfil mais estreito.

      • Dielétrico externamente e em funcionalidade, eles duplicam completamente os combinados, mas são equipados com alças de material isolante. Esta parte permite que você trabalhe com fios e dispositivos sob tensão. Alicates são usados ​​para substituir ou instalar fiação, equipamento elétrico, medidores. Todo eletricista deve ter uma ferramenta.
      • Alicate de ilhó muito procurado. Nenhuma habilidade especial é necessária para trabalhar com a ferramenta. Alicates são usados ​​na instalação de anéis para prender cortinas, banners publicitários e estrias. Eles o ajudarão a instalar ilhós em roupas ou sapatos, para que possam ser úteis para todos os membros da família.
      • Combinado os alicates ajustáveis ​​às vezes são chamados de alicates ajustáveis ​​ou de tubo. Externamente, eles se parecem com os combinados convencionais, mas permitem que você ajuste a abertura das mandíbulas. Essa ferramenta ajudará a agarrar e segurar peças redondas de qualquer diâmetro. Pode ser usado como uma chave inglesa, se desejado.

        Evite a corrosão do metal, sempre lubrifique a superfície de trabalho. Isso ajudará a prolongar a vida útil do alicate. Além disso, existem algumas regras de uso.

        • Preste atenção à distância entre as alças para evitar prender os dedos.
        • Os alicates permitem agarrar peças planas e cilíndricas.
        • Pode ser usado para segurar nozes. É melhor não desapertar as porcas apertadas com um alicate.
        • É importante não empurrar, mas puxar a ferramenta durante o trabalho.
        • Se você precisar cortar o fio, defina-o perpendicularmente à extremidade de corte.
        • Ao trabalhar com eletricidade, segure a ferramenta pelas alças isolantes.

        Qual é a diferença?

        De acordo com a GOST, os alicates e alicates pertencem às ferramentas do instalador manual. É muito fácil distingui-los visualmente por suas características essenciais.

        • O tamanho. O alicate tem mandíbulas curtas e maciças, alças grandes. A ferramenta é menor.
        • A diferença na forma da área de trabalho. Os alicates são caracterizados por entalhes ovais, enquanto os alicates têm lábios lisos.
        • Apenas o alicate está equipado com uma junta giratória.
        • Os alicates são mais versáteis e os alicates são mais estreitos.
        • Os alicates funcionam com peças planas. Se você precisar pegar uma rodada ou cilíndrica - com um alicate.
        • O alicate tem uma superfície mais contornada, então a empunhadura será mais segura.

        É melhor que os especialistas comprem uma ferramenta com base em suas necessidades. Os alicates são mais adequados para uso doméstico devido à sua versatilidade. Uma ferramenta de qualidade deve ser escolhida e usada apenas para o propósito a que se destina.

        Para obter informações sobre como os alicates diferem dos alicates, consulte o vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário