Alicate: o que é e o que são?
O termo "alicate" veio até nós da língua francesa, na tradução significa "prender a haste". As características de design do alicate correspondem totalmente a esta descrição - existem ranhuras redondas ou ovais nas bordas de fixação, que são projetadas para agarrar e segurar peças tubulares em forma de um poço cilíndrico.
O que é isso?
Os alicates são uma ferramenta muito popular no conjunto de artesãos domésticos, e os artesãos - chaveiros, mecânicos, bem como eletricistas e outros especialistas - não podem passar sem eles. Com toda a riqueza da escolha de uma variedade de ferramentas, o produto mais necessário, talvez, não exista. Os alicates pertencem ao equipamento de trabalho do tipo alicate de dobradiças, são indispensáveis para agarrar tubos finos e peças de diversos formatos.
Alicates combinam os elementos estruturais de alicates e alicates. Entalhes especiais são aplicados às esponjas de tal dispositivo; a força de fixação da parte capturada depende em grande parte de sua configuração e tamanho. Também podem ser feitos entalhes na parte de trás da dobradiça, um pouco mais perto da extremidade do cabo, graças a essas características, a peça pode ser presa com qualquer um dos lados do alicate.
Do ponto de vista da geometria, quase todas as modificações do alicate são feitas da mesma forma, enquanto quanto mais longos, mais força tangível precisa ser criada nas mandíbulas.
Na criação de modelos modernos, muita atenção é dada ao afiamento das arestas de corte, geralmente elas são afiadas em diferentes ângulos, e o endurecimento é realizado de acordo com condições especiais que variam para cada fabricante. A montagem da ferramenta afeta muito a sua qualidade: em um projeto ideal, as dobradiças não devem ter folga e nenhuma folga, enquanto os cabos da ferramenta devem se afastar sem esforço com os dedos de uma das mãos.
Muitos usuários inexperientes confundem alicates e alicates. São dispositivos com finalidade semelhante, mas, no entanto, completamente diferentes.
- A principal diferença é que, além da reentrância oval, o alicate também possui um gume cortante e, na ponta da junta da dobradiça, é previsto um entalhe para o corte de materiais metálicos.
- Tecnicamente, o alicate é uma ferramenta mais poderosa do que o alicate, pois é feito de aço cromo vanádio, que se caracteriza por maior resistência e durabilidade, o grau de endurecimento chega a 53 HRC.
- Além disso, os alicates são geralmente maiores do que os alicates, eles têm mandíbulas de fixação mais maciças, mas ao mesmo tempo são mais curtos.
- A multifuncionalidade é inerente ao alicate, enquanto o alicate é usado de forma restrita.
Tipos e características
O mercado moderno de ferramentas domésticas e profissionais oferece uma ampla seleção de alicates de diversos tipos, tamanhos e designs. Eles são deslizantes, ajustáveis, ajustáveis, expansíveis, multifuncionais (universais). Os alicates podem ser usados para instalar ilhós, remover anéis de retenção ou tiras de fios, também existem modelos de pinças e produtos com retentor, o comprimento da ferramenta pode ser 160, 180 ou 200 mm.
São muito populares os modelos que permitem ajustar a força de compressão das mandíbulas e os parâmetros da distância entre elas, ampliando significativamente a gama de dimensões dos elementos a serem agarrados.Muitos modelos estão equipados com cortadores laterais, graças aos quais é possível descascar o isolamento dos núcleos, bem como cortar fio grosso; nas ferramentas para cortar metal durável, são fornecidas lâminas de facas especiais na parte frontal.
Dielétrico
Os alicates dielétricos estão equipados com cabos especiais com um revestimento isolante confiável, tais dispositivos são adequados para a realização de trabalhos elétricos realizados em alta tensão, e também permitem a substituição de equipamentos e dispositivos de medição com eficácia. Graças às alças macias e ergonômicas, todas as manipulações necessárias podem ser realizadas de forma rápida e fácil.
Como regra, o plástico aqui é reforçado com fibra de vidro, o que contribui para um aumento da resistência.
As alças são nervuradas, o que evita o escorregamento das palmas na hora do trabalho. As mandíbulas são equipadas com pequenos dentes para uma aderência mais fisiológica do material. O peso e as dimensões da ferramenta são relativamente pequenos, por isso o trabalho não causa fadiga para o operador.
Luvers
Os modelos de ilhós são os mais populares; eles são necessários principalmente para resolver os problemas do dia-a-dia associados à necessidade de pendurar cortinas e cortinas novas. Todos sabem que quando se usam tecidos para costura, anéis de metal ou plástico, geralmente seu diâmetro não ultrapassa 7 mm, são chamados de ilhós. Graças ao alicate especial, o trabalho fica bastante simplificado: é necessário fazer um pouco de esforço físico e os anéis ficarão fixados com segurança no material.
Combinado
Esses modelos são necessários para executar várias funções, eles combinam os elementos de cortadores laterais, alicates, pinças e outras ferramentas. Como a maioria dos modelos semelhantes, eles são feitos de aço carbono de alta resistência, as bordas dessas ferramentas são certamente endurecidas para aumentar sua vida útil.
Em ferramentas combinadas, todas as peças de metal são adicionalmente polidas e revestidas com compostos especiais.
Se necessário, essas ferramentas podem ser reforçadas com a utilização de dispositivos que permitem agarrar e segurar tubos uniformes, pois oferecem a possibilidade de ajustar os parâmetros de abertura das mandíbulas.
Modelos
Os modelos modernos de alicates são caracterizados pela confiabilidade, ergonomia, funcionalidade e, ao mesmo tempo, exigem um mínimo de esforço durante o trabalho. As mais procuradas são ferramentas de fabricantes de renome mundial como Zubr, Wiha, Gross, bem como Knipex e Sparta.
Gross 16972
Este é um modelo conveniente e prático. O pivô da ferramenta é deslocado em direção à extremidade de trabalho, o que aumenta a força de corte em 20% em comparação com o alicate padrão. Ao mesmo tempo, a quantidade de esforço aplicada permanece inalterada. As alças são emborrachadas, o que proporciona uma pegada confortável e distribuição uniforme da carga.
Todas as peças metálicas são protegidas da corrosão pelo Titan Finish, o que aumenta significativamente o tempo de uso da ferramenta.
As arestas de corte são de aço endurecido por correntes de indução, por isso mantêm o seu corte por muito tempo. A parte interna do instrumento é equipada com um loop, o que facilita muito seu armazenamento.
Knipex KN-0202180
O modelo distingue-se pela excepcional dureza das arestas de corte, o que permite morder fios metálicos de vários graus de dureza e até cordas de piano sem problemas. O design é equilibrado, os esforços durante o trabalho são distribuídos de maneira uniforme, o que torna o trabalho confortável e seguro.
Em comparação com os alicates convencionais, o trabalho requer 30-35% menos esforço.
Os elementos de metal são feitos de aço para ferramentas forjado e endurecido em óleo. O formato das arestas de corte é alongado, o que permite morder até um cabo de cobre com diâmetro de 11,6 mm. As alças são feitas de polímero com gaxetas anatômicas emborrachadas.
Sparta 17826
Alicates combinados que permitem trabalhar nas áreas mais difíceis de alcançar. As vantagens do modelo incluem o pequeno tamanho da ferramenta, devido ao qual todas as manipulações podem ser realizadas com a máxima precisão. Os elementos de trabalho são feitos de aço durável e revestidos com compostos niquelados, que prolongam a vida útil, protegem contra ferrugem e desgaste mecânico.
Uma característica distintiva da ferramenta é a presença de um suporte de fixação automática, que permite manuseá-la com mais eficiência em situações em que a outra mão está ocupada.
As alças são ergonômicas, proporcionam um aperto perfeito, evitando que o alicate escorregue durante o funcionamento.
Como escolher?
A eficiência do trabalho depende muito da qualidade da própria ferramenta.
- Para verificar o alicate, basta inspecionar visualmente o final das mandíbulas comprimidas: se você notar dois retângulos de formato alongado regular, do mesmo tamanho, provavelmente você tem um produto à sua frente que atende a todos os requisitos técnicos e requisitos operacionais. Os fabricantes geralmente não prestam atenção a este detalhe, enquanto a configuração correta das mandíbulas indica diretamente a qualidade da construção.
- Atenção especial deve ser dada ao metal que foi usado para criar a ferramenta. Quando fabricados em condições de fábrica, a composição das matérias-primas deve ser observada com muito rigor. Além disso, uma técnica especial de tratamento térmico deve ser observada, o que confere aos elementos de trabalho a dureza e a resistência necessárias.
- As arestas de corte e as mandíbulas dos modelos da mais alta qualidade são adicionalmente endurecidas com correntes de alta frequência. Esses modelos custam muito mais, mas a qualidade do seu trabalho é muito superior.
- O tipo de revestimento da ferramenta pode dizer muito sobre a qualidade do modelo, uma vez que a resistência das peças metálicas à corrosão depende disso. Na maioria das vezes, é utilizado o tratamento de superfície, no qual a ferramenta é colocada em vapor oleoso quente, após o qual é revestida com um verniz especial.
Este tratamento é frequentemente denominado de oxidação e esta proteção não é particularmente eficaz se o trabalho for executado em condições de alta umidade.
É por isso que essas ferramentas são adequadas apenas para trabalhos de interiores. Se você pretende trabalhar ao ar livre, precisa de uma proteção mais durável, por exemplo, cromagem - tais produtos são facilmente distinguidos por seu brilho estético de aço.
O revestimento de zinco da mais alta qualidade é considerado, não só não é inferior ao anterior, mas em alguns pontos até o supera. Em particular, ele protege o instrumento de forma mais eficaz contra danos mecânicos e deformação, mas a aparência do produto não é mais tão estética.
É importante cuidar do conforto ao trabalhar com a ferramenta, por isso atenção especial deve ser dada aos cabos, que podem ser de vários tipos.
- Padrão - são feitos de plástico que não emite substâncias tóxicas. Essas ferramentas são bastante acessíveis.
- Ergonômico - feito de plástico, equipado adicionalmente com almofadas emborrachadas. Este recurso permite aumentar significativamente a facilidade de uso. No entanto, é importante certificar-se de que a borracha é feita de matéria-prima de alta qualidade, caso contrário a pessoa pode desenvolver alergias ao entrar em contato com a ferramenta.
- Isolante elétrico - são feitos de materiais que protegem o funcionário de choques elétricos durante manipulações sob tensão de até 1000 V.
Também é importante certificar-se de que os revestimentos estejam firmemente presos. A maioria dos modelos baratos de fabricação chinesa não difere em qualidade: as alças de plástico freqüentemente escorregam e isso complica significativamente sua operação. Nos modelos mais econômicos, as alças de plástico são coladas, mas um ajuste a quente é considerado mais confiável.Em seguida, os cabos são colocados ainda quentes e, à medida que esfriam, começa a diminuir a temperatura, devido ao qual o cabo é fixado com segurança na base da ferramenta.
Se você tem capacidade financeira, dê preferência aos modelos profissionais feitos de acordo com as exigências da GOST, pois são muito mais convenientes para se trabalhar.
Se você comprar um modelo de marca, e não um falso, uma compra pode ser suficiente para o resto de sua vida.
Dicas de uso
Para fazer seu instrumento durar o maior tempo possível, é necessário seguir algumas regras para trabalhar com alicates.
- A ferramenta deve ser sempre lubrificada.
- A preensão envolve a aplicação de um esforço para segurar o produto, por exemplo, necessário para guiar a peça e evitar que ela escorregue. A empunhadura deve ser não violenta, caso contrário o alicate pode ser danificado, o que prejudicará a aderência de todos os elementos planos da peça.
- Se você estiver trabalhando com elementos vivos, só poderá segurar a ferramenta pelas alças isoladas.
Para obter informações sobre quais alicates são melhores, bem como testar diferentes modelos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.